quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Águas Mornas SC - 60° Aniversário de emancipação política

Neta do pioneiro José Adão Lehmkhul, Marlete Koerich da Rosa, foi a representante que recebeu a homenagem  à família no dia festivo do município.
Em 19 de setembro de 2021, o município de Águas Mornas comemorou o seu 60° aniversário de emancipação política.
Um pouco de História...

Sua história conta que  o parcelamento de terras no Vale do Rio Cubatão foi feito a partir da iniciativa e coordenação do Presidente da Província de Santa Catarina - Francisco Carlos de Araújo Brusque. Aconteceu, mais precisamente nos anos de 1859 e 1860. O território parcelado em lotes coloniais estava localizado também no Vale dos Cedros e no Vale do Cubatão.
primeiro grupo de imigrantes chegou ao Vale do Cubatão no dia 3 de junho de 1860. Dentre as primeiras famílias de imigrantes, destacaram-se as famílias de Albrecht Probst, Willheim Westphal, Friedrich Kirschner, Luiz Bran, Peter Schmitz e Johann Bernard Anton Lehmkuhl, mais tarde conhecido na região por Antônio Lehmkuhl ou Coronel Antônio Lehmkuhl, um dos nomes da História  na região. 
Johann Bernard A. Lehmkuhl
Johann Bernard Anton Lehmkuhl - Foi naturalizado brasileiro no dia 5 de setembro de 1924. Mas antes disto:
Foi intendente municipal de São José - 1890 até 1891. Em 1891, foi delegado literário nomeado de Santo Amaro da Imperatriz. Em 15 de janeiro de 1906, tornou-se Coronel comandante da 16° Brigada de Infantaria da Guarda Nacional - no Município de Palhoça e também nesta cidade, foi Conselheiro Municipal. Lehmkuhl nasceu no dia 8 de outubro de 1843, na cidade de Metelen - Westfalen - Antes da reunificação da Alemanha,em 1871.
Metelen.

Westfalen  é uma região histórica da Alemanha atual, parte do estado alemão - Renânia do Norte-Vestfalia e parte da Baixa Saxônia. Região inserida entre os rios Reno e Weser, ao norte da Bacia do rio Ruhr. Não é muito fácil definir com exatidão suas fronteiras, por que "Westfalen" foi usado para diferentes regiões dentro de vários recortes históricos. Por isto, a cultura e o modo de viver das pessoas que residem nesta região, diferem muito um dos outros.



Águas Mornas surgiu a partir da junção e desenvolvimento de colônias alemãs fundadas a partir do assentamento promovido pela Presidência da Capital da Província, anteriormente narrada, no Século XIX. 
Em 1837, a Colônia de Vargem Grande recebeu 44 imigrantes, oriundos de regiões da atual  Alemanha Dinamarca. Antes, estes imigrantes estiveram na colônia de São Pedro de AlcântaraFixaram-se ao longo da nova estrada que ia até Lages. Em 1847, também foi fundada, a Colônia de Santa Isabel, com a chegada de  164 imigrantes oriundo de regiões que atualmente pertencem a Alemanha. Eram 256 alemães, mas, somente 164 permaneceram na colônia neste primeiro momento. 
Mapa de lotes coloniais da Colônia Santa Isabel
Fonte: Blog - E como veio gente...
A fundação da Colônia de Teresópolis aconteceu de maneira planejada, nas proximidades da Colônia Santa Isabel, de acordo com a publicação do pesquisador - Toni Vidal Jochem.
Toni Vidal Jochem
"Baseada na política da pequena propriedade familiar, o Governo Imperial determinou, conforme recomendação contida no relatório de Luiz Pedreira de Couto Ferraz, a fundação de um núcleo colonial em um terreno já conhecido, nas imediações da Colônia Santa Isabel. De acordo com o citado relatório a nova colônia deveria ser localizada às margens da estrada de Lages em "terrenos devolutos, notáveis por seu clima benigno e fertilidade" e construída por colonos bem escolhidosA argumentação para a fundação da colônia estava na existência do "clima ameno e salubre, a uberdade das terras, a facilidade de comunicação com a cidade de São José, onde os produtos da sua lavoura encontrarão pronto e imediato mercado", além da conveniência de "atravessar a colônia a estrada de Lages". " Do livro - A formação da Colônia Alemã Teresópolis e a atuação da Igreja Católica (1860 - 1910) de Toni Jochem.
A fundação da Colônia Teresópolis aconteceu no dia 18 de novembro de 1859. Com a chegada de 40 famílias de imigrantes alemães.

Comentário: Há algumas diferenças na forma de ocupação de terras do Vale do Cubatão e do Vale do Itajaí. A Colônia Blumenau tinha um coordenador que administrava a colônia nos primeiros anos de fundação - no papel de seu fundador - Hermann Blumenau. Com poder adquirido como empresário de sua colônia, determinava as diretrizes e a forma de ocupação a partir de um planejamento com foco e características de uma empresa agrícola. Distribuía os lotes coloniais de acordo com um plano pré estabelecido de ocupação do solo e a construção de infra estrutura básica, como meios de transportes (Fluvial e Ferroviário). No Vale do Rio Cubatão, as famílias recebiam as terras e estavam submetidas às orientações da Capital da Província. Em função da proximidade com esta - Nossa Senhora do Desterro, e outras localidades fundadas por açorianos, como Palhoça e São José, também recebiam influência desta cultura da etnias previamente fixada nos arredores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Águas Mornas
Retornando à História da cidade de Águas Mornas. Em 1865 aconteceu a unificação administrativa da Colônia Santa Isabel à Colônia Teresópolis. Em 1869Teresópolis é elevado a Distrito de Palhoça. Em 1943, o distrito muda de nome de Teresópolis para Queçaba e em 1958, o Distrito passa a pertencer ao território de Santo Amaro da Imperatrizquando em 19 de dezembro de 1961 é emancipado e passa a ser denominado Águas Mornas sob a Lei N° 790. A instalação do município aconteceu alguns dias depois - no dia 29 de dezembro de 1961. A sede do município não é o mesmo centro histórico de Queçaba, que permaneceu como uma localidade de Águas Mornas com o mesmo nome até 1974, quando voltou a ser chamada pelo nome do antigo - Teresópolis. 
Edificação em enxaimel pertencente a Família Heinz - construída em 1926 - Fotografia de Ricardo Fernandes de 2010 - Águas Mornas - Observa-se a mistura de técnicas construtivas - Telhado coberto com estrutura de madeira e telha colonial usado pelos descendentes açorianos em uma edificação com estrutura que lembra o enxaimel do imigrante alemão, feito com madeiras sem o uso do prego - a partir de encaixes.



























Edificação em enxaimel construída em 1900 - Fotografia de Ricardo Fernandes de 2010 - Águas Mornas.
Observa-se a mistura de técnicas construtivas - Telhado coberto com estrutura de madeira e telha colonial usado pelos descendentes açorianos em uma edificação com estrutura que lembra o enxaimel do imigrante alemão, feito com madeiras sem o uso do prego - a partir de encaixes. Um exemplar raro.

























Comemorações do 60° Aniversário de Emancipação Política

Entre outras atividades, aconteceu a reinauguração da Praça José Adão Lehmkuhl, marco - a partir do espaço urbano, importante para o município, que recebeu um Maibaum, ornada com o nome das famílias pioneiras.
Simultaneamente, no local, ocorreu a exposição de carros antigos - organizado por  Alexandre Kuhnen, food truck, sonorização kombination e um Stammtisch, embora os munícipes não se deram conta de que estava ocorrendo, com o mesmo perfil daqueles que ocorrem na cidade de Blumenau.
O evento teve apoio do Deputado Estadual Nazareno Martins, Secretário de Turismo RogérioVambömmel e do Prefeito Omero Prim.
O Prefeito de Águas Mornas  Omero Prim e Marlete
Koerich da Rosa.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário