Neta do pioneiro José Adão Lehmkhul, Marlete Koerich da Rosa, foi a representante que recebeu a homenagem à família no dia festivo do município. |
Em 19 de setembro de 2021, o município de Águas Mornas comemorou o seu 60° aniversário de emancipação política.
Um pouco de História...
Sua história conta que o parcelamento de terras no Vale do Rio Cubatão foi feito a partir da iniciativa e coordenação do Presidente da Província de Santa Catarina - Francisco Carlos de Araújo Brusque. Aconteceu, mais precisamente nos anos de 1859 e 1860. O território parcelado em lotes coloniais estava localizado também no Vale dos Cedros e no Vale do Cubatão.
O primeiro grupo de imigrantes chegou ao Vale do Cubatão no dia 3 de junho de 1860. Dentre as primeiras famílias de imigrantes, destacaram-se as famílias de Albrecht Probst, Willheim Westphal, Friedrich Kirschner, Luiz Bran, Peter Schmitz e Johann Bernard Anton Lehmkuhl, mais tarde conhecido na região por Antônio Lehmkuhl ou Coronel Antônio Lehmkuhl, um dos nomes da História na região.
Johann Bernard A. Lehmkuhl |
Johann Bernard Anton Lehmkuhl - Foi naturalizado brasileiro no dia 5 de setembro de 1924. Mas antes disto:
Foi intendente municipal de São José - 1890 até 1891. Em 1891, foi delegado literário nomeado de Santo Amaro da Imperatriz. Em 15 de janeiro de 1906, tornou-se Coronel comandante da 16° Brigada de Infantaria da Guarda Nacional - no Município de Palhoça e também nesta cidade, foi Conselheiro Municipal. Lehmkuhl nasceu no dia 8 de outubro de 1843, na cidade de Metelen - Westfalen - Antes da reunificação da Alemanha,em 1871.
Metelen. |
Westfalen é uma região histórica da Alemanha atual, parte do estado alemão - Renânia do Norte-Vestfalia e parte da Baixa Saxônia. Região inserida entre os rios Reno e Weser, ao norte da Bacia do rio Ruhr. Não é muito fácil definir com exatidão suas fronteiras, por que "Westfalen" foi usado para diferentes regiões dentro de vários recortes históricos. Por isto, a cultura e o modo de viver das pessoas que residem nesta região, diferem muito um dos outros.
Águas Mornas surgiu a partir da junção e desenvolvimento de colônias alemãs fundadas a partir do assentamento promovido pela Presidência da Capital da Província, anteriormente narrada, no Século XIX.
Em 1837, a Colônia de Vargem Grande recebeu 44 imigrantes, oriundos de regiões da atual Alemanha e Dinamarca. Antes, estes imigrantes estiveram na colônia de São Pedro de Alcântara. Fixaram-se ao longo da nova estrada que ia até Lages. Em 1847, também foi fundada, a Colônia de Santa Isabel, com a chegada de 164 imigrantes oriundo de regiões que atualmente pertencem a Alemanha. Eram 256 alemães, mas, somente 164 permaneceram na colônia neste primeiro momento.
Em 1837, a Colônia de Vargem Grande recebeu 44 imigrantes, oriundos de regiões da atual Alemanha e Dinamarca. Antes, estes imigrantes estiveram na colônia de São Pedro de Alcântara. Fixaram-se ao longo da nova estrada que ia até Lages. Em 1847, também foi fundada, a Colônia de Santa Isabel, com a chegada de 164 imigrantes oriundo de regiões que atualmente pertencem a Alemanha. Eram 256 alemães, mas, somente 164 permaneceram na colônia neste primeiro momento.
Mapa de lotes coloniais da Colônia Santa Isabel Fonte: Blog - E como veio gente... |
A fundação da Colônia de Teresópolis aconteceu de maneira planejada, nas proximidades da Colônia Santa Isabel, de acordo com a publicação do pesquisador - Toni Vidal Jochem.
Toni Vidal Jochem |
"Baseada na política da pequena propriedade familiar, o Governo Imperial determinou, conforme recomendação contida no relatório de Luiz Pedreira de Couto Ferraz, a fundação de um núcleo colonial em um terreno já conhecido, nas imediações da Colônia Santa Isabel. De acordo com o citado relatório a nova colônia deveria ser localizada às margens da estrada de Lages em "terrenos devolutos, notáveis por seu clima benigno e fertilidade" e construída por colonos bem escolhidos. A argumentação para a fundação da colônia estava na existência do "clima ameno e salubre, a uberdade das terras, a facilidade de comunicação com a cidade de São José, onde os produtos da sua lavoura encontrarão pronto e imediato mercado", além da conveniência de "atravessar a colônia a estrada de Lages". " Do livro - A formação da Colônia Alemã Teresópolis e a atuação da Igreja Católica (1860 - 1910) de Toni Jochem.
A fundação da Colônia Teresópolis aconteceu no dia 18 de novembro de 1859. Com a chegada de 40 famílias de imigrantes alemães.
Comentário: Há algumas diferenças na forma de ocupação de terras do Vale do Cubatão e do Vale do Itajaí. A Colônia Blumenau tinha um coordenador que administrava a colônia nos primeiros anos de fundação - no papel de seu fundador - Hermann Blumenau. Com poder adquirido como empresário de sua colônia, determinava as diretrizes e a forma de ocupação a partir de um planejamento com foco e características de uma empresa agrícola. Distribuía os lotes coloniais de acordo com um plano pré estabelecido de ocupação do solo e a construção de infra estrutura básica, como meios de transportes (Fluvial e Ferroviário). No Vale do Rio Cubatão, as famílias recebiam as terras e estavam submetidas às orientações da Capital da Província. Em função da proximidade com esta - Nossa Senhora do Desterro, e outras localidades fundadas por açorianos, como Palhoça e São José, também recebiam influência desta cultura da etnias previamente fixada nos arredores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Águas Mornas |
Comemorações do 60° Aniversário de Emancipação Política
Entre outras atividades, aconteceu a reinauguração da Praça José Adão Lehmkuhl, marco - a partir do espaço urbano, importante para o município, que recebeu um Maibaum, ornada com o nome das famílias pioneiras.
Simultaneamente, no local, ocorreu a exposição de carros antigos - organizado por Alexandre Kuhnen, food truck, sonorização kombination e um Stammtisch, embora os munícipes não se deram conta de que estava ocorrendo, com o mesmo perfil daqueles que ocorrem na cidade de Blumenau.
O evento teve apoio do Deputado Estadual Nazareno Martins, Secretário de Turismo RogérioVambömmel e do Prefeito Omero Prim.
O Prefeito de Águas Mornas Omero Prim e Marlete Koerich da Rosa. |
Imagens Aéreas - Fonte: Prefeitura Municipal de Águas Mornas.
Nossos Registros - As imagens Comunicam...
Registrado para a História.
Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido
- Imigrantes alemães - Kaffeepfklücker - nas Fazendas de Café do Rio de Janeiro - São Paulo e depois Santa Catarina - Século XIX
- Colônias Alemãs no Vale do Rio Cubatão - Igreja Sagrado Coração de Jesus - Águas Mornas
- Angelina e Rancho Queimado
- Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
- História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
Nenhum comentário:
Postar um comentário