sábado, 16 de outubro de 2021

Animagia - Lançamento do 1° Festival de Animação de Blumenau organizado pelo INARTI - Instituto de Artes Integradas de Blumenau - com a Apresentação da Peça "O Flautista de Hamelin"

Rodrigo Fronza, Tatiana e Willian Siewert - Trip Teatro - de Rio do Sul SC.

No dia 14 de outubro de 2021, registramos o Lançamento do 1° Festival de Teatro de Animação de Blumenau - Animagia no espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Uma promoção do INARTI - Instituto de Artes Integradas de Blumenau. O primeiro espetáculo do Festival foi feito pelo grupo   Trip Teatro da Cidade de Rio do Sul apresentou  a peça "O Flautista de Hamelin".

Se vocês tem mais curiosidade sobre o Teatro de Animação, Clicar sobreTeatro de Animação em Blumenau SC - Festival ANIMAGIA - Dias 15 A 16 de outubro

A apresentação de estréia contou com um bom público que também oportunizou o ambiente para jantar, pois o encontro contou com o apoio de Bar/Restaurante. Foram efetuados as apresentações das pessoas envolvidas nos trabalhos da noite bem como esclarecimentos sobre teatro de animação efetuados pela professora Maria Terezinha Heimann. 

O grupo de teatro de animação riosulense Trip Teatro efetuou suas pesquisas para compor o trabalho, entre outras fontes, diretamente na cidade onde surgiu a lenda, a cidade alemã da Baixa Saxônia,  Hamelin.

A história da lenda:

O flautista de Hamelin - ilustração de Kate Greenaway.
Em plena Idade Média, por volta de  1284, a cidade contava com  uma infestação de ratos, quando rege a lenda, que chegou um homem que dizia ter a capacidade de eliminar com os ratos. A cidade lhe prometeu pagar se conseguisse eliminar os ratos. Prometeram-lhe uma moeda por cabeça de cada rato morto. Aceito e fechado o acordo, o homem, com uma flauta hipnotizou os bichanos e os afogou no Rio Weser.
E assim aconteceu - o flautista exterminou os roedores. As pessoas se negaram a pagar o homem, pois este não lhes apresentaram as cabeças dos ratos mortos. O homem não deixou barato. Enquanto as pessoas estavam na igreja, o homem voltou a usar a flauta, so que desta vez, hipnotizou aa cranças de Hamelin. Conta a lenda que 130 crianças de Hamelin seguiram-no para fora da cidade, onde foram enfeitiçados e trancados em uma caverna.
Atualmente, a cidade vive, ainda, com esta atmosfera da lenda e tem inúmeras apresentações teatrais contando a lenda, com diversas versões e atrai milhares de pessoas, anualmente.

Animagia

A apresentação do espetáculo feito pelo grupo Trip Teatro - estrelando Rodrigo Fronza (música), Tatiana e Willian Siewert (animiação)  foi um sucesso, principalmente entre as crianças. Observar no vídeo.
E as imagens comunicam...

Elton Gomes e Clay Schulze.


Equipe do Animagia e o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau. .

Equipe do Animagia e o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Técnica do Trp Teatro.



Rodrigo Fronza, Tatiana e Willian Siewert - Trip Teatro - de Rio do Sul SC.












Clay Schultze - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau.






Professora Maria Terezinha Heimann - Presidente do INARTI e idealizadora do Festival.



Rodrigo Fronza.















Sempre prestigiando - Manfredo e Rita Bubeck.






Cenário completo do Teatro de animação da noite.











Um Registro para a História!!

Contribuição de Clay Schulze.












2 comentários:

  1. Angelina, obrigado pela bela matéria acerca do evento, da nossa peça teatral e todo o contexto que envolve a lenda. Foi uma noite muito marcante para nós, pois desde o início da pandemia não apresentávamos o Flautista de Hamelin. Fomos muito bem recebidos por todos. Obrigado pelo carinho e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a agradecer. Ficamos encantados com a arte, originalidade, sensibilidades e cuidados com a pesquisa. Tivemos o privilegio de estar e poder efetuar estes registros para a história. Muito obrigada por nos proporcionar sua arte. Abraço grandes à equipe.

      Excluir