terça-feira, 19 de outubro de 2021

Nordenmusikanten - Mais um opção de música alemã em Blumenau - nasceu a partir do Norden Bar e Biergarten

Nordenmusikanten.

Capa do Disco LP - Banda Cavalinho Branco na Frente do
Restaurante Cavalinho Branco.

Como surgiu a tradicional Banda Cavalinho Branco liderado por Rigobert Döring, no início da década de 1980, junto ao Restaurante "Im Weissen Rössel" (Cavalinho Branco) de Antônio Pedro Nunes e Marga Holzmann Nunes, também estreou, junto ao Norden Bar e Biergarten, em 7 de outubro de 2021, uma nova banda de Blumenau, a Nordenmusikanten - liderado pelo músico Thiago Pellense.
Nós acompanhamos o trabalho do folclorista, músico, estudante e professor de música Thiago Pellense, por mais de 11 anos e efetuamos alguns registros de suas práticas ligadas à cultura de Blumenau - desde tenra idade, neste Blog.
Também acompanhamos o belo trabalho de recuperação de uma tipologia arquitetônica de valor histórico imensurável, para Blumenau e região, construída no final do século XIX e adequado para um local de gastronomia, eventos culturais e contemplação. Um pouco antes da inauguração do  espaço do Norden - como o local foi batizado, perguntaram-nos sobre algum nome da música regional e local que dominasse um instrumento. Por um segundo, lembramos do nome do jovem Pellense e lembramos dos seus feitos e imagens. O nome foi citado após todas estas lembranças, as quais materializamos em fotografias. Eis algumas: 






























                                  























Os proprietários do Norden Bar e Biergarten contactaram com Thiago Pellense, com o qual conversaram sobre a modelagem e perfil da banda - música tradicional do sul da Alemanha e folclórica, de outras regiões e também de Blumenau. Selecionaram canções dentro deste perfil e iniciou o ensaio do Nordenmusikanten que contou com as presenças de Fernando Rothenburg, no trompete, Leonardo Andrietti na ClarineteJoão Ribeiro de Carvalho Junior no Trombone e Trompete e Thiago Pellense no Acordeon.
O Nordenmusikanten segue uma agenda semanal da casa, que destina um espaço não somente para dança folclórica, mas também, para a música ao vivo.
Pedimos, em nosso último encontro com Nordenmusikanten, que ensaiassem a versão de Bömischer Traum, composição de Norbert Gälle, gravada por DJ Ötze. Link' no final.
Será Show!















Vídeos

Em Breve mais imagens do Nordenmusikanten em ação

Thiago Pellense.
"O projeto do Norden Musikanten é a realização de um sonho, em uma cidade com tantos bons músicos e ótimas bandas. Ter a oportunidade de criar uma banda e tocar um estilo de música que eu tanto gosto, é uma grande realização. Espero que o Nordenmusikanten possa trilhar uma longa trajetória, assim como outras bandas que iniciaram da mesma forma que a nossa e até hoje abrilhantam nossas festas típicas. 
Em nossa banda, também temos uma filosofia de tocar músicas diferenciadas e também, resgatar historicamente, músicas que foram gravadas pelas bandinhas que tocavam em nossa região. Claro, que a Nordenmusikante também toca alguns grandes sucessos, que o público pede e aprecia.
Nós da Nordenmusikanten, somos muito gratos aos grandes amigos e proprietários do Norden Bar e Biergarten, Maico e Julien pela oportunidade e confiança em nosso trabalho." Thiago Pellense - Lider do Nordenmusikanten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário