sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A Igreja/Escola da Comunidade centenária de Warnow Alto - Indaial SC

Escrevemos, há algum tempo, sobre a preocupação das comunidades fundadas por pioneiros, imediatamente após a lida em seu novo chão, adquirido em território da Colônia Blumenau, com a criação do espaço relacionado à parte espiritual, educação e lazer/cultura, igreja - escola e sociedade. Quase sempre construíam estes espaços na forma de mutirão, e não esperavam muito tempo para construir a sede da igreja/escola e da sociedade. 
Desde o final do século XIX, início do século XX, se fosse efetuar um comparativo entre estas comunidades na região do Vale do Itajaí e da região norte do Estado de Santa Catarina - dentro das cidades fundadas por imigrantes alemães, poloneses, letos, ucraniamos e eslovenos e as comunidades portuguesas litorâneas, até bem pouco tempo atrás, era perceptível a diferença entre os níveis de alfabetização dentro das cidades, em função deste aspecto cultural.
Clóvis Marcelo Mandel.
Com objetivo de contribuir com esta pesquisa e comprovação, em 28 de outubro de 2021   recebemos de um filho de Warnow Alto - o Cheff Clóvis Marcelo Mandel, duas fotografias que ilustram um momento histórico desta comunidade, através da edificação de sua primeira igreja/escola. Foto de capa.
Warnow Alto foi uma comunidade fundada por imigrantes poloneses. Já ilustramos pedaços de sua história em dois momentos, repetindo neste, como uma questão importante para reflexão da formação identitária desta histórica comunidade do município de Indaial, outrora parte da Colônia Blumenau.

Arquitetura

A primeira igreja/escola de Warnow Alto apresentava uma arquitetura com a presença da técnica construtiva enxaimel pioneira, com aspectos da edificação temporária do imigrante alemão, na região. Observar que é muito semelhante àquela que se diz "arquitetura alemã", na região. 
Lembramos que no período que vieram as primeiras levas de imigrantes para a região da Colônia Blumenau, não existia a nação alemã. Portanto, esta denominação não condiz com a geografia européia da época, resultado da organização política dos ducados feudais, dentro de culturas diversificadas e também, com perfis culturais diferentes, oriundas de tribos originais - em destaque - após a queda do Império Romano e da formação da sociedade feudal européia
O que isto significa?  Isso é resultados das muitas trocas de técnicas, e também, culturais, através de inúmeras batalhas entre grupos distintos resultando a diversidade no interior das sociedades, na forma de viver, construir e morar - gerando muita confusão no entendimento, sob a ótica antropológica. Um dos motivos que nos fez chegar no período neolítico, para compreender a origem da técnica construtiva enxaimel, quase uma unanimidade no território europeu e não somente na Alemanha atual, como muitos imaginam. Aliás, a técnica construtiva enxaimel é encontrado e foi construída em todos os continentes do mundo.
Esta introdução é para explicar a técnica construtiva enxaimel presente nesta singela igreja polonesa no interior do município de Indaial, cuja nucleação urbana estava dentro da colônia alemã/italiana - Blumenau, como ilustra o mapa da Colônia Blumenau de José Deeke de 1905.
Mapa do Acervo da Fundação Histórica de Rio do Sul.

A construção de
primeira igreja de Warnow Alto apresenta elementos da casa temporária, somente que, elevada do chão, contando com a presença do assoalho de madeira estruturado com a presença dos elementos de madeira  verticais contraventadas com a presença dos "Stribe's", caibros inclinados, criados no período do Império Romano quando o arquiteto romano Vítruvius exigiu que as casas de estrutura de madeira fossem elevadas do chão, até então, feitas a partir de elementos de madeira redondos fixadas no chão, cobertas com ramos/palha e com fechamentos com taipa. Quase semelhante ao que acontece com esta pequena igreja de Warnow Alto - somente com a diferença da cobertura de tabuinhas de madeira mas com fechamento de taipa.
Do livro: Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel. WITTMANN, 2019.

1° Igreja de Warnow Alto.

O embrião do enxaimel, na Europa, surgiu na região da Europa Central, no Vale do Danúbio, por volta de 5 mil anos antes de Cristo. A técnica foi levada para a região onde, atualmente, está a Polônia, somente mil anos após, e sem as adaptações "sugeridas" por Vitrúvius, pois o Império Romana não conseguiu dominar aquela região. Portanto, podemos afirmar que esta interferência desta maneira na maneira de construir pode ter acontecido muito depois, em uma era recente, através de contatos culturais. Até mesmo, pode ter acontecido, aqui na região do Vale do Itajaí.
Após as ondas migratórias, surgimentos das primeiras aldeias de tribos nômades que se fixaram na Europa - tornando-se agricultor e pastor e não mais, caçador e coletor - Revolução agrícola. Do livro: Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel. WITTMANN, 2019.
Mudanças sociais a partir da revolução agrícola na Europa. Do livro: Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel. WITTMANN, 2019.






Quanto ao uso do primeiro edifício religioso de Warnow, também foi semelhante ao que acontecia nas comunidades de imigrantes alemães - a partir da segunda metade do século XIX: a construção da Igreja/escola foi uma prioridade dentro desta comunidade pioneira polonesa.
Para ilustrar, a 1° igreja da comunidade de Warnow Alto foi substituída pela 2° igreja - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, restaurada dentro de um projeto do IPHAN e entregue a comunidade em  4 de outubro de 2016, momentos que registramos para a história (link no final desta postagem). Salientamos que a volumetria da 2° igreja de Warnow Alto, inteligentemente é semelhante ao da singela 1° igreja, trocando somente a técnica construtiva e materiais, primando, igualmente, pela arte e estética 
A 2° Igreja da comunidade de Warnow Alto - Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apresenta a  técnica do Backsteinexpressionismus - uma das técnicas da arquitetura que utiliza tijolos maciços comuns nas vedações ou paredes - elevações das edificações - norte da Alemanha. Os Klindern, como são denominados, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes. A técnica do Backsteinexpressionismus, a partir da ótica de uma linguagem arquitetônica,  se desenvolveu no mesmo período - contemporâneo à Escola da Bauhaus. Ao mesmo tempo que a Bauhaus defendia e implantava a "limpeza" das fachadas - retirando os adornos e o decorativismo, os arquitetos do Backsteinexpressionismus desenvolviam uma linguagem ornamental no design de suas fachadas, passando a sensação de movimento e inquietude, como que, além de expressar a dinâmica do tempo, também apresentava a sua gravidade e tensões.
A 2° IgrejaCapela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebeu autorização para ser construída em  22 de setembro de 1902. Portanto, podemos afirma que a 1° Igreja de Warnow Alto é seguradamente do século XIX. A 2° igreja foi construída - distante 100 metros  do local da 1° igreja - o que é muito pouco. 
Mesmo com a autorização em 1902, a 2° igreja começou a ser construída somente em 1924, pelo religioso alemão Júlio Stoy, integrante da Missão Franciscana Alemã e que por certo, tinha contato com a arquitetura do Norte da Alemanha - o Backsteinexpressionismus. Se tivesse sido construída em 1902 - sua linguagem seria outra. De acordo com um membro da comunidade - Marcelino Pachuczki, o altar original era também de tijolos, e foi trocado pelas mesas, posteriormente.
Para registro, a iniciativa e coordenação do restauro das pinturas murais do interior da 2° igreja de Warnow Alto foi do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que realizou, além da recuperação da pintura mural,  a recuperação da estrutura e imunizou a madeira contra ataque de cupins e a prevenção contra infiltrações. A edificação histórica foi tombada pelo IPHAN e pelo Estado de Santa Catarina, em 2007.
Retornamos ao local de Warnow Alto no dia 1° de julho de 2018 para prestigiar e registrar uma das tradições locais que é a festa da comunidade da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Warnow Alto - Indaial SC

Campanário da Igreja

Na foto detalhes do Backsteinexpressionismus.

Interior da igreja - é marcado pela presença de duas grandes colunas feitas de madeira macica e inteira - desprovida de emendas.


Escada para o coro

Piso - ladrilho hidráulico

Forro instalado na forma de arco, com t´buas beneficiadas em encaixe "macho fêmea", decorada com pintura mural.

Interior da igreja










Descendentes daquelas crianças que posaram na foto da 1° Igreja de Warnow Alto.














Crianças brincando de esconde esconde na festa














O Cemitério da Comunidade de Warnow Alto

Neste retorno em 1° de julho de 2018, também visitamos o pequeno cemitério junto à 1° igreja, no qual, por certo, estão os nomes de muitas das crianças fotografadas nestes registros históricos junto à 1° igreja de Warnow Alto e também, muitos dos adultos presentes nestas fotografias feitas no final do século XIX.
Pioneiros de Warnow Alto junto a sua 1° Igreja/Escola.
O que nos leva a crer que está comunidade era do século XIX, é a constatação de que muitos dos  pioneiros sepultados neste pequeno cemitério nasceram na primeira metade do século XIX e eram integrantes de famílias famílias polonesas. Uma lápide de um dos túmulos chamou nossa atenção.  Esta lápide pertencia a uma senhora de família polonesa - Josefa Kuskowski - que nasceu no ano de 1836 e faleceu no ano de 1946  com a idade de 110 anos. Josefa foi sepultada ao lado de seu esposo Adão Kuskowski, o qual, também faleceu com mais de 90 anos - com a idade de 96 anos.
No cemitério ao lado da  Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow Alto -  Indaial SC
Além dos nomes dos pioneiros poloneses nas lápides do pequeno cemitério, foi inevitável não observar traços da tipologia étnica polonesa no rosto dos descendentes na comunidade atual.
Família Ruczkdwski.

Família Liermann.



Família Gribroski.

Família Haut.




Família Salasik




Família Kuzkowski








Herança cultural de um lugar, 
presente nas suas práticas e no seu espaço - Warnow Alto - Indaial SC.
Viele Dank, Clovis Marcelo Mandel, por sua importante contribuição.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido
  1. Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí
  2. Proclamação da República do Brasil - Golpe Militar no Governo Imperial brasileiro
  3. Igreja Enxaimel - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade - Benedito Novo SC
  4. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  5. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais.
  6. Encontro na Igreja São Paulo Apóstolo - Congresso Mariano Regional - 1950 - Em Comemoração do Ano Santo e do Primeiro Centenário da Fundação de Blumenau - Blumenau SC
  7. NATAL 2020 - Projeção Mapeada no Campanário da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
  8. Um pouco do Aachener Domchor - Da catedral de Aachen para a catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
  9. Arquitetura - Igreja Matriz São Luiz Gonzaga - Brusque - Projeto Gottfried Böhm
  10. Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau
  11. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos

Referências

WETTSTEIN, Phil. Brasilien und die Deutsch-brasilieniche Kolonie Blumenau. Leipzig, Verlag von Friedrich Engelmann, 1907. 

WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk: A Técnica Construtiva Enxaimel / Angelina C. R. Wittmann. - 1.ed. - Blumenau, SC : AmoLer, 2019. - 405 p. : il.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário