terça-feira, 26 de outubro de 2021

Igreja Enxaimel - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade - Benedito Novo SC

Arquitetura Religiosa - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade – Benedito Novo SC.
As primeiras famílias pioneiras de imigrantes alemães, ou filhos de imigrantes, que chegaram à região da Colônia Blumenau assentadas longe do Stadtplatz - centralidade (onde tinha um galpão do imigrantes para apoio), ocupavam seu lote colonial ou gleba de terra, construindo o seu primeiro abrigo (provisório), muito simples, coberto ramos, folhas ou palha, estruturados com galhos afixados no chão, semelhante ao embrião da técnica enxaimel surgida na Europa Central há mais de 6 mil anos atrás. Após esta providencia, derrubavam uma parte da mata, para a lavoura  e para o pasto da criação e com parte desta madeira oriunda da derrubada, construíam sua primeira casa permanente usando técnica construtiva enxaimel, sem os anexos, planta retangular, aproveitamento do sótão, com fechamento de tábuas, taipa ou tijolos maciços, com telhado formado por duas águas pontiagudas, quase com a mesma inclinação do embrião neolítico do enxaimel, igualmente. O espigão deste telhado era alinhado com a estrada de maneira paralela. 
Primeiros abrigos na mata, na região do Vale do Itajaí, foz do Ribeirão da
Velha, no Rio Itajaí-Açu - Atual cidade de Blumenau - F Hofmeister, 1873.
Fonte: 
WETTSTEIN, 1907.
Quase sempre, quando possível, a construção destas casas eram confeccionadas a partir de um mutirão coordenado por um carpinteiro e dentro destes, quase sempre haviam jovens aprendizes que aprendiam o ofício.
Obras de recuperação de uma tipologia enxaimel de Pomerode. Observar os anexos característicos da casa do pioneiro alemão - nas regiões com características rurais: varanda e espaço da cozinha, na frente e posterior respectivamente. A varanda desta tipologia em específico conta com pilares construídos com tijolos maciços com seção redonda. Guarda corpo feito com assentamento de tijolos com aspecto vazados. A residência tem as características da casa permanente, contando já com a evolução - ou seja, acréscimo dos anexos.  Espigão alinhado de maneira paralela à rua. Estas casas permanentes eram construídas - geralmente quando já existia uma igreja/escola e sociedade.
Uma vez, garantido uma casa melhor estruturada, o grupo construía espaços e infraestrutura para a comunidade, como: igreja/escola, a sociedade, pontes, entre outros.
Igreja e escola da comunidade de Ilse - Ascurra SC - parte da antiga Colônia Blumenau.
Nos primeiros tempos, quase sempre o edifício da igreja também era o espaço da escola para as crianças das famílias envolvidas nos mutirões da comunidade, e que também, contratavam um professor. Este edifício, enquanto tipologia não diferia muito da tipologia da primeira casa permanente - geralmente construída com a técnica construtiva enxaimel. Talvez com uma área um pouco maior e as janelas tipo guilhotina, usadas nos centros administrativos do litoral, por onde chegavam na região. Este processo teve início no final do século XIX e no início do século XX, no interior da Colônia Blumenau, após aberturas das primeiras picadas e estradas.
Com o passar de algumas décadas, ocorreram algumas mudanças  no método e no uso da técnica de construir.
Houve uma adaptação e foram agregadas influencias da geografia e cultura local. O  primeiro estilo usado na região, sofreu mudanças dentro de uma sequência cronológica e adaptações muito natural, ocasionadas pelo uso de elementos locais e a disponibilidade de novos materiais construtivos.  Também vieram novas tendências da Europa, como o Neoclássico e Art Decó.
As primeiras igrejas/escolas construídas na região eram feitas com a técnica construtiva enxaimel e sem torres, permitido somente às igrejas católicas, pois também exercia o papel oficial do estado. Isso foi assim até a data da Proclamação da República - em 15 de novembro de 1889, quando o Estado foi separado da Igreja Católica e todas as igrejas, então poderiam ter a torre/campanário no seu templo. Nas igrejas da região, construídas antes da Proclamação da Republica, geralmente recebiam um campanário improvisado, ou com alguma interferência, que alteravam um pouco a  arquitetura original primeira.
Igreja/Escola de Warnow Alto - Indaial.











Em 25 de outubro de 2021, a Jornalista do G1/Globo Clarissa Battistella nos procurou para saber mais sobre a Igreja de Benedito Novo e a técnica construtiva enxaimel. O questionamento da repórter foi o seguinte:
 
"Primeiro vou pedir pra senhora descrever um pouco a técnica. O que é enxaimel? Como é e o que significa (se significar algo). A senhora sabe se há outra igreja com a técnica enxaimel em SC? E no país, se tem registros de mais alguma? - Quando surgiu a técnica? Ela é considerada rara por aqui ou é comum, se vê ela em outras edificações, como casas, prédios?" Clarissa Battistella

Mais ou menos, são as perguntas que nos motivaram a escrever o livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", cuja pesquisa durou aproximadamente 20 anos. Também desconhecíamos o contexto do documentário, que seria escrever um documentário sobre 4 igrejas centenária da região. Há algumas outras igrejas centenárias na região e a Igreja de Benedito Novo não é a única no Brasil construída com a técnica construtiva e também não é centenária. Nós já publicamos sobre algumas igrejas no Blog. Este trabalho foi uma oportunidade muito boa para esclarecermos e relembrarmos questões sobre o enxaimel.
Para isto, resolvemos registrar um pouco sobre a Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade, a igreja enxaimel que será destacada no trabalho da equipe G1. E criar um conteúdo aqui, no nosso espaço.
Em 28 de outubro, fomos ao local da igreja enxaimel de Benedito Novo para estudar e registrar, cujo conteúdo enriquecemos esta postagem, já atualizada.

Igreja Enxaimel da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade - Benedito Novo SC
A igreja enxaimel de Benedito Novo, de acordo com o Portal Luterano, completou nesse ano de 2021 - 96 anos de existência. Mesmo não sendo a questão, tem semelhanças com igrejas como aquelas construídas do final do século XIX, antes da Proclamação da República, quando não poderia ser dotadas de torres/campanários.  A igreja de Benedito Novo foi construída com o corpo dotado de estrutura enxaimel e o campanário de alvenaria autoportante rebocado, central na sua frente, onde estava o sino aparente, e a porta de acesso frontal e principal, na parte inferior deste campanário saliente ao corpo da igreja. Pretendemos fazer uma reconstituição volumétrica - desenho - da igreja original.

Pequena história...

A Comunidade Ribeirão Liberdade nasceu da necessidade de atender espiritualmente os residentes que já estavam vivendo na nucleação urbana, após o avanço da imigração alemã para o interior da Colônia Blumenau. A primeira igreja foi  constituída em 1914, como  uma comunidade da Paróquia de Timbó. Seguindo a tradição, junto a igreja foi implantada uma escola  para os filhos e netos das famílias imigrantes. O projeto teve apoio da Sociedade para Alemães no Exterior, que tinha sede em Hamburg, Alemanha. 
A segunda igreja teve sua construção iniciada em 1917 e foi construída com a técnica construtiva enxaimel. Foi inaugurada somente em 1927, como vimos uma placa metálica marcando esta data, junto a cumeeira da igreja. A igreja ainda não completou 100 anos, como foi mencionado na publicação da G1, gravado recentemente.
As telhas tipo francesa, também não reporta a originalidade de edificações desta tipologia, de estrutura enxaimel regional. Geralmente são adotadas telhas tipo planas ou de zinco.

Achamos interessante que o Site Luterano descreve que esta igreja foi construída sem o campanário tal como ocorria antes da Proclamação da República, quando somente as igrejas católicas poderiam ter a torre/campanário. Mas foi nos informado no local que a torre/campanário foi construída junto com a igreja, de outra maneira, em alvenaria autoportante e esta composição foi modificado na década de 1970. A torre/campanário recebeu modificações, bem como partes da igreja. O espaço do sino, foi construído salientemente, sobreposto sobre a fachada frontal, em enxaimel da igreja e foi incorporado através de construções, modular de uma parede nova frontal, encobrindo a torre e criando dois ambientes em cada lateral da torre. A intervenção ocorreu em 1975 e foi feito com todo o cuidado e que pode passar, de fato, a ideia de que assim era a igreja original, ao leigo, não para nós.
A torre de alvenaria de alvenaria autoportante com "ripas na fachada", criando o fake a partir do fachadismo. Ou seja, a torre original foi maquiada com tijoletas, bem como a fixação de sarrafos na fachada, que transmitem, através do decorativismo, a falsa ideia de acabamento de tijolos maciços aparentes. As abertura existentes, onde se poderia ver o sino, foram retiradas e criada um pano com tijolos vazados em todas as fachadas da torre/campanário, na altura do sino.
Torre/campanário de alvenaria maquiada.
A igreja apresenta indícios que na reforma de de 1975 foi ampliada e conta com a presença de mais um Strebe - caibro inclinado, em cada lateral. Esta intervenção apresenta a execução da ampliação com a estrutura enxaimel muito bem feito, perceptível somente, pelo tom diferenciado do tijolos e algum ou outro detalhe de fixação e emenda da nova e antiga estrutura. Percebemos a preocupação dos executores em reproduzir os detalhes dentro do Backsteinimpressiunimus sem levantar suspeita dos anexos a mais, em cada lado da torre/campanário. Também é perceptível, através de uma modulação da estrutura, pois o conjunto apresenta um Strebe extra, bem como, a diferença na coloração do fechamento em tijolos maciços e os detalhes do Backsteinexpressiunimus - o decorativismo a partir do assentamento dos tijolos na parede, com cores diferente, formando um desenho.
Observar o desenho na fotografia.
Tijolos dispostos como no Backsteinimpressiunimus.

Esta ampliação da área da igreja coincide com a extrema da fachada posterior da torre/campanário. Há menção de que existia uma torre/campanário de madeira antes da atual de alvenaria. Os sinos vieram da Alemanha, doados por Gustav Adolf. 

Arquitetura Enxaimel - Igreja

Construída com a volumetria semelhante a uma residência usada pelas famílias da comunidade, com uma área um pouco maior e com uma torre/campanário construída posteriormente e que mais tarde ainda recebeu o fachadismo.
As fachadas são marcadas pela simetria, em um primeiro momento, pois as laterias tem a interferência de um novo "anexo", com a presença de mais um caibro inclinado, ou Strebe, em alemão. A torre/campanário formado por somente um na parte frontal, foi construída posteriormente em alvenaria autoportante com aplique de madeira na fachada. Na parte posterior foi fechada uma porta. Na parte frontal da empena, contando com a presença da torre/campanário, recebeu uma "quebra" na inclinação do telhado somente nesta parte do sótão, possibilitado pela presença da torre/campanário. O telhado, em dois panos na parte posterior do campanário foi executado desprovido de detalhe e a cumeeira seguiu em um só nível, desprovida de quebras até a parte posterior do templo.
O Backsteinexpressionismus é uma das muitas linguagens da arquitetura que utilizava tijolos maciços comuns ou Klinkern nas vedações ou paredes - elevações das edificações - norte da Alemanha. Os Klindern, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes. A linguagem arquitetônica do Backsteinexpressionismus se desenvolveu no mesmo período - contemporâneo à Escola da Bauhaus. Ao mesmo tempo que a Bauhaus defendia e implantava a "limpeza" das fachadas  - retirando os adornos e o decorativismo, os arquitetos do Backsteinexpressionismus desenvolviam uma linguagem ornamental no design de suas fachadas, passando a sensação de movimento e inquietude, como que, além de expressar a dinâmica do tempo, também apresentava a sua gravidade e tensões.
Muitas vezes o resultado era adquirido a partir de desenhos resultantes da organização de tijolos comuns e tijolos  Klinkern,  com variações de cores. Sua desvantagem técnica era e é a ausência do isolamento térmico, quando usado nas paredes, em locais com variações muito grandes de temperaturas em condições climática difíceis. Mas caiu no gosto das pessoas pelas inúmeras possibilidades de composições cores - do marrom, ao vermelho e violeta, denotando grande personalidade a fortalecendo a identidade desta arquitetura, tornando-a uma tendência neste momento - norte da Alemanha.
Composições a partir do Backsteinimpressiunimus.



Fomos a Benedito Novo, fazer fotos atualizadas da Igreja Ribeirão liberdade, as quais apresentamos nesta postagem.
Esta  é uma das igrejas construídas com a técnica construtiva enxaimel que publicamos no livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel.









A cruz, também foi trocada na reforma de 1975 e foram retiradas cruzes menores de cada canto da cobertura da torre/campanário.



















Rachaduras na paredes construída posteriormente, bem como madeira estrutural com problemas.























Em  Breve desenho volumétrico original.

Localização
Logradouro: Estrada Geral Ribeirao Liberdade, S/N
Bairro: Ribeirao Liberdade
Município: Benedito Novo
Estado: Santa Catarina
Para correspondência:
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Ribeirão Liberdade em Benedito Novo
Estrada Geral Ribeirão Liberdade S/N
Ribeirão Liberdade
Benedito Novo SC

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido
  1. Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí
  2. Proclamação da República do Brasil - Golpe Militar no Governo Imperial brasileiro
  3. Igreja Enxaimel - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade - Benedito Novo SC
  4. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  5. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais.
  6. Encontro na Igreja São Paulo Apóstolo - Congresso Mariano Regional - 1950 - Em Comemoração do Ano Santo e do Primeiro Centenário da Fundação de Blumenau - Blumenau SC
  7. NATAL 2020 - Projeção Mapeada no Campanário da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
  8. Um pouco do Aachener Domchor - Da catedral de Aachen para a catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
  9. Arquitetura - Igreja Matriz São Luiz Gonzaga - Brusque - Projeto Gottfried Böhm
  10. Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau
  11. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos
  12. A Igreja/Escola da Comunidade centenária de Warnow Alto - Indaial SC
Referências

PORTAL LUTERANOS. Ribeirão Liberdade completa 103 anos da Comunidade e 90 anos do templo. 21/05/2017. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/ribeirao-liberdade-completa-103-anos-da-comunidade-e-90-anos-do-templo. Acesso em: 27/10/2021.

WETTSTEIN, Phil. Brasilien und die Deutsch-brasilieniche Kolonie Blumenau. Leipzig, Verlag von Friedrich Engelmann, 1907. 

WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk: A Técnica Construtiva Enxaimel / Angelina C. R. Wittmann. - 1.ed. - Blumenau, SC : AmoLer, 2019. - 405 p. : il.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário