segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Encontro Internacional de Danças Folclóricas - Semi Presencial - Blumenau SC - International Tanztreffen

As coreografias foram apresentadas na parte externa do Noden - no Biergarten. Ainda não está aberto para o público.


No início do mês de outubro, dia 3, foi  idealizado um encontro internacional de danças folclóricas alemãs e italianas por uma organização internacional de amantes, simpatizantes e folcloristas, envolvendo entidades e associações de grupos folclóricos de diversas regiões do Brasil - de estados como: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também, de grupos da Alemanha e da Itália. 
O evento contou com o apoio da FECCAB, Deutsche Gesellschaft für Volkstanz e. V., BrasilAlemanha, Der Hut, Associação Cultural de Gramado, Rádio Imperial, entre outros.
O International Tanztreffen foi um evento, que além de promover momentos de integrações entre os vários grupos folclóricos, de vários lugares, dançando várias coreografias simultaneamente, coordenados por várias pessoas de inúmeras cidades, permitiu o "retorno" do folclórico através de um encontro internacional, após a pandemia. A seguir informações da organização e o repertório dançado no encontro internacional.
"Caros amigos.
A pandemia muito nos afastou uns dos outros nestes últimos dois anos. Não pudemos tocar juntos, nem dançar coletivamente, nem integrar nossos grupos culturais. Estamos num período quase silencioso e sem movimento. Ainda hoje tudo está um tanto limitado, pois se busca preservar a saúde dos nossos amigos, familiares e a nossa própria.
Mas agora chegou a hora de darmos um novo primeiro passo para mudar essa situação. Faremos um encontro semipresencial de danças. Em muitas cidades pelo mundo pessoas se reunirão em praças, centros culturais e clubes para dançarem, cada um com suas regras de segurança, mas todos novamente unidos pelos corações e, desta vez, pela internet. Ritmos da Alemanha, Áustria, Itália e Suíça conectarão via plataforma Zoom, um espaço online, essas pessoas da América do Sul e da Europa.
Será dia 03.10.2021, domingo, às 11 horas de Brasília / 16 horas de Berlim, de modo gratuito. Reúna seus amigos com trajes típicos, escolha um local adequado para uma reunião com dança, tenha um computador/celular com conexão à internet e uma caixa de som para que todos possam ouvir as melodias que nos embalam. Vamos nos conectar neste grande desafio cultural para fortalecer nossas tradições e valores, pois não podemos parar.
Inscrições de 20.08.2021 a 20.09.2021 no site culturaalema.com.br. Mais informações serão em breve disponibilizadas via o site e redes sociais. Inscrições limitadas.
Esperamos contar com a presença de todos os amigos, pois chegou o momento de deixar de ser unicamente espectador e voltar a ser protagonista
Até breve.

Denis Gerson Simões
Thomas Martin
Patrick Zancanaro"
Repertório
        1. Bal dal Truc (Friuli Venezia Giulia - Italien/Itália)
        2. Honakischer (Salzburger - Österreich/Áustria)
        3. Hulaner (Sudetenland/Sudetos)
        4. Lori Lori (Veneto - Italien/Itália)
        5. Kikeriki (Bayern - Deutschland/Alemanha)
        6. Krebspolka (Deutschland/Alemanha)
        7. Kuckuckspolka (Bayern - Deutschland/Alemanha)
        8. Misttrappeler Mazurka (Schweiz/Suíça)
        9. Schirmerdörfler (Sudetenland/Sudetos)
        10. Settepassi / Sienschrittt mit Mario (Europen/Europa)
        11. Stemmtanz (Hessen - Deutschland/Alemanha)
        12. Woaf (Sudetenland/Sudetos)
 Julian Michel Ruediger e João Paulo Wust. 
E assim aconteceu...
Blumenau e região do Médio Vale do Itajaí  participaram com parte dos grupos folclóricos associados da AFG – Associação de Grupos Folclóricos do Médio Vale do Itajaí, cuja diretoria é formada pelo  Presidente: João Paulo Wust (Volkstanzgruppe Grünes Tal), Vice Presidente: Julian Michel Ruediger (Eintrachtvolkstanzgruppe),  Secretário: Arnaldo Nazário (Blumenauer Volkstanzgruppe), Vice-Secretário: Rodrigo Ismael Volles (Eintrachtvolkstanzgruppe), Tesoureiro: Michael Zimath (Freiheits Tanzgruppe) e Vice-Tesoureiro: Ernandes Batista da Silva (Blumenauer Volkstanzgruppe), coordenaram os trabalhos, juntamente com outros grupos folclóricos associados, que totalizam  um número de 19 grupos folclóricos. São eles: 
  1. Alle Tanzen Zusammen (Guabiruba – SC);
  2. Associação Cultural Freundeskreis (Blumenau – SC);
  3. Blumenauer Volkstanzgruppe (Blumenau – SC);
  4. Bogenbrücke Volkstanzgruppe (Indaial – SC);
  5. Eintrachtvolkstanzgruppe (Blumenau – SC);
  6. Freundschaft Volkstanzgruppe (Blumenau – SC);
  7. Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller;
  8. Grupo Folclórico Alpino Germânico;
  9. Grupo Folclórico Badenfurt (Blumenau – SC);
  10. Grupo Folclórico Blumenstrauss (Blumenau – SC);
  11. Grupo Folclórico Freiheitstanzgruppe (Blumenau – SC);
  12. Grupo Folclórico Germânia;
  13. Grupo Folclórico Teutonia (Blumenau – SC);
  14. Grupo Folclórico Viver Ativo (Blumenau – SC);
  15. Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt (Blumenau – SC);
  16. Trachtenverein Eintracht (Blumenau – SC);
  17. Volkstanzgruppe Blauer Berg (Timbó – SC);
  18. Volkstanzgruppe Grünes Tal (Blumenau – SC);
  19. Volkstanzgruppe Tanz Im Tal (Benedito Novo – SC).
Os folcloristas da região do Médio Vale do Itajaí se apresentaram na parte externa do Norden Bar e Biergarten que disponibilizou seu espaço - antes mesmo de sua apresentação oficial à comunidade. 
Foram servidos aos folcloristas, chope da casa, aperitivos e depois, um prato elaborado pelos Chef's Martin Magpie e Alex e apresentado e explicado no vídeo no "invadindo a cozinha dos Chef's".           
O Norden Bar e Biergarten será apresentado à imprensa no dia 7 de outubro de 2021 e à sociedade local e catarinense, no dia  9 de outubro de 2021. 
Julien Baier Gauche Maico Karsminski, seus proprietários  não somente disponibilizaram o ambiente aos folcloristas da AFG para suas apresentações, bebida e almoço, como também, fizeram-se presentes com suas simpatias e dedicação à cultura regional - destacando a cultura alemã, relacionada à nacionalidade dos pioneiros da Colônia Blumenau e a partir desta, pioneiros das inúmeras cidades fundadas no Vale do Itajaí.
Julien Baier Gauche e Maico Karsminski,  de camisa vermelha e xadrez vermelha respectivamente  - na primeira fila, entre os folcloristas da AFG na frente da pintura mural pintada pela artista plástica Sônia Baier, mãe de Julien.
Registramos esses momentos para a história de Blumenau e região, como um bom exemplo e o alinhamento das práticas culturais, da valorização da arquitetura histórica pioneira, da gastronomia e espaços originais de lazer e encontros, por parte da sociedade vigente.
Nas próximas postagens, estaremos contando a  história desta arquitetura pioneira e histórica de Blumenau - a arquitetura que espacializa o Norden Bar e Biergarten e sobre todo o processo que resultou no contexto presente  - para a História.

As imagens comunicam - International Tanztreffen - Blumenau e Região










                       


                                                        











Cenário para a apresentação folclórica de Blumenau e região, ainda não inaugurado.




Norden Bar e Biergarten - Antiga Residência Karl Rischbieter.


                    




                                              















                                      

                          



















                                                                                                      

O  International Tanztreffen, destinou um espaço para homenagear a memória de Marcelo Emílio Loss - folclorista que participou de maneira direta da fundação do grupo folclórico Germanische Seele Trachtenverein - Alma Germânica de Curitiba, em 2018. Conhecemos Marcelinho, como era chamado pelo amigos, lentamente, na casa de inúmeros grupos foclóricos espalhados pelos estados de Paraná e Santa Catarina.  Marcelinho, partiu em 19 de março de 2021,  vítima do vírus do Covid. Emocionante homenagem, transmitida pelos monitores de muitas regiões integradas neste momento e também no Norden.

Também lembramos e homenageamos o folclorista Edson Kleine
Cofundador do Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt - Blumenau SC. Edson Kleine acompanhou o surgimento de todos os grupos folclóricos da cidade de Blumenau e alguns da região, como folclorista, liderança, coordenador, instrutor de dança e amigo. 
Dançou em alguns dos grupos associados da AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí. Partiu no dia 16 de setembro de 2021, tomando a todos de surpresa.
Prosseguindo...


























Maestro e Professor Roberto Rossbach, Julien Baier Gauche e Maico Kasmirski.









Invadindo o espaço dos Chef's Alex e Martin
Vídeo
    






























                                                          







                                                                                                    




































Nenhum comentário:

Postar um comentário