Dr. Konrad Bedal. |
Até o momento de irmos pesquisar na Alemanha, conversando com alguns carpinteiros, estes nos informavam que a madeira deveria estar "seca". Estivemos com um dos nomes dos nomes da pesquisa da técnica construtiva enxaimel na Alemanha - Dr. Konrad Bedal, e depois confirmamos sua teoria sobre este assunto com a produção teórica de outro nome da pesquisa sobre enxaimel na Alemanha - Dr. Manfred Gerner. Desta constatação, ficamos sabendo, que as madeiras para compor a estrutura enxaimel devem ser recém cortadas da mata, ou seja, devem estar "verdes" e não secas, como afirmam alguns carpinteiros do Vale do Itajaí. De acordo com a explicação do pesquisador Dr. Bedal, o conjunto estrutural, perde água para o meio, "trabalhando" junto, como uma unidade.
Quem lembra das tabuinhas de madeira para cobrir uma casa de madeira?
Desconhecíamos o processo de execução deste tipo de telha tão antigo e tradicional.
Elementos de madeira para cobrir as casas de estrutura enxaimel mais antigas, construídas entre o período antes de Cristo até, mais ou menos, na Idade Média, principalmente nas regiões rurais.
Xilogravura de Hans Burgkmair de mais ou menos 1520, que ilustra a divisão da construção de uma edificação - semelhante ao trabalho do registro da pesquisa da Bélgica. WITTMANN, 2019. |
Desconhecíamos o uso desta ferramenta, mesmo já visto - para fazer telha de madeira. |
As telhas de tabuinhas, também foram usadas nas casas construídas na antiga Colônia Blumenau - Vale do Itajaí. Sabíamos que eram feitas, com a mesma técnica que faziam as grandes tábuas de fechamento no período neolítico, até o período medieval. São lascadas - a partir de seus veios, também com madeira "verdes" e ferramentas apropriadas.
Colocação das telhas de madeira. |
O primeiro fechamento usado na região onde atualmente está o território da Alemanha foi feito de tábuas lascadas e taipa - esta, construída com estrutura de ripas rígidas de madeira, trançadas com elementos flexíveis (geralmente de salgueiro) completados com argamassa de barro e fibras vegetais.
Gerrit Van den Dries |
Em um ou outro local, pode ter acontecido assim, até mesmo com pessoas de cidades vizinhas, mas não na região da antiga Colônia de Blumenau, assentada de maneira isolada. Estas pessoas trouxeram esta técnica milenar consigo. Viviam muitos quilômetros longe de cidades solidificadas..
Por que esta introdução?
Apresentamos um vídeo/documentário, que mostra uma equipe de pesquisadores construindo uma casa de estrutura de madeira com as mesmas características da casa intramuros medieval, mostrando as principais etapas de construção, desde o beneficiamento da madeira "verde", falquejamento, feitio de encaixes, levantamento da estrutura, feito do fechamento de taipa, telhado e cobertura de tabuinhas de madeira.
Esta construção foi feita no Museu de Técnicas Antigas em Grimbergen, Bélgica, reforçando que a técnica construtiva enxaimel surgiu em toda a Europa, onde existiu grandes florestas.
A Bélgica está na rota das grandes migrações, sentido África e Ilhas da Grã-Bretanha, onde, primeiramente ocorreu a revolução agrícola, ou seja, a fixação do homem na terra e este, construiu suas primeiras casas, depois dos abrigos provisórios.
Localização da Bélgica e Alemanha. |
Cronologia dos Assentamentos Neolítico na Europa, dentro de respectivos recortes de tempo. Fonte Wikipédia. WITTMANN, 2019. |
Neste trabalho é possível compreender como faziam os cortes de encaixes, pregos de madeira (Holtznägel) e de como o uso de prego, na fixação dos elementos mais finos do telhado, não faz com que esta construção deixe de ser considerada uma casa com estrutura enxaimel.
A experiência prática aconteceu em setembro de 2019, na qual fez parte três equipes de sete pessoas trabalharam junto com a presença de dois instrutores - Ante Corthals e Mathijs Huyghebaert.
No início da construção da casa enxaimel foi usado somente ferramentas manuais e técnicas tradicionais, durante um período de onze dias no total, cada grupo trabalhando e cinco dias individualmente.
A partir da madeira derrubada, sem tempo para secar, pois trabalham seu beneficiamente com a madeira verde, como atestou Dr. Bedal, foram executados os processos de corte das vigas (falquejadas), de assentamento dos encaixes e de suas confecções. Depois foi efetuado o levantamento da estrutura completa em madeira após cerca de nove dias de trabalho.
A estrutura foi construída com a técnica enxaimel, com suas vedações fechadas com taipa. Este processo foi coordenado pelo especialista Gerrit Van den Dries. Após a conclusão da oficina, as paredes restantes foram preenchidas com taipa e as porções restantes do telhado foram cobertas com telhas de madeira. A edificação enxaimel é usada para abrigar uma máquina do museu e ao mesmo tempo, expõe a milenar técnica construtiva.
Assista o vídeo clicando sobre:
Para saber sobre a evolução do enxaimel no Vale do Itajaí - Clicar sobre: A Casa Enxaimel - Blumenau/Vale do Itajaí - Origem e Evolução
- WITTMANN, Angelina. C.R.: Fachwerk - A técnica Construtiva Enxaimel. - 1.ed. - Blumenau, SC : AmoLer, 2019. - 405 p. : il.
Edificação enxaimel com telhas de madeira e fechamento de taipa. |
Vou construir nossa casa assim! Espero para a montagem da última madeira e o banquete! Obrigado pelo trabalho (livro) que tem sido minha paixão, desde histórico até detalhes de cada região. Em suma, a casa ecológica dos sonhos; a melhor! Só não sei recitar nem o significado das palavras da conclusão (da casa) mas, acredito que seja um "desejo de longevidade e agradecimento por ter dado certo a montagem!
ResponderExcluirOi Rodrigo. Obrigada pelo retorno. Sim é uma técnica muito antiga que sabiamente foi sendo aperfeiçoada e sendo adequada às tecnologias do momento. nunca pode ser dita que é coisa velha. Escreverei sobre a casa enxaimel contemporânea, construída com materiais contemporâneos, em livro. Abraços.
Excluir