Ocorreu em 4 de dezembro de 2021, de um total de 2, o Concerto de Natal - MOZART Unique Handcrafted Crystal, organizado e idealizado pela última fábrica de cristal da cidade de Blumenau, dotada de inspiração e políticas internas alinhadas à cultura e à tradição. Presenteou a cidade com dois concertos natal. O primeiro, apresentado nesta postagem, aconteceu no parque fabril, localizado na (Rua Bahia, 4253 - Salto Weissbach - Blumenau/SC, e o segundo acontecerá em 18 dezembro, na Catedral São Paulo Apóstolo - de Blumenau.
Antes do concerto, os convidados puderam acompanhar a linha de produção do cristal, feito de maneira artesanal.
MOZART Unique Handcrafted Crystal - Um pouco de História
A história da cristaleria na cidade de Blumenau, tem forte ligação com a firma Cristais Hering, a qual estava localizada em Itoupava Seca, antiga comunidade de Altona. Em 1952, Ruth Hering, conheceu Karl Strauss em uma de suas viagens à Alemanha. Karl Strauss era gerente de um hotel da tradicional cidade bávara Oberammergau. A Baviera possuía algumas fábricas de cristal. Ruth e Karl se casam. Juntos com os primos de Ruth e membros da família Hering, criam uma firma de lapidação, após importar máquinas da Alemanha para lapidar cristais. Importavam os copos de cristal da Alemanha e lapidavam, em Blumenau. Com uma "canetada" do governo federal brasileiro, ocorreu a proibição da importação de produtos estrangeiros e também do cristal. Estranhamos muito esta atitude do Presidente Juscelino Kubitschek, em 1955, uma vez que não demorou muito para abrir as fronteiras para a indústria automobilística, tornando-se, ele próprio um "garoto propaganda" dos automóveis de multinacionais implantadas no Brasil. Com este entrave, Karl vislumbrou a possibilidade de trazer mão de obra especializada alemã para o Brasil e montar uma fábrica plena de cristal, da produção de copos e outros objetos até a lapidação. E assim ocorreu. De repente era isso a intenção do Presidente brasileiro - a abertura de fábricas nacionais. Chegaram em Blumenau, 8 técnicos, marcando o nascimento, de fato, da fábrica de cristais - Cristais Hering.
Inauguração da fábrica de cristais dos pais de Frederico Strauss - Cristais Hering. |
Frederico Strauss em pé, repassando orientações. |
Frederico Strauss retornou ao Brasil em 1981 - há 40 anos. Trabalhou um período de 2 anos, nas Cristais Hering. Em 1983, Karl Strauss e Frederico Strauss resolvem fazer a sua firma de cristal e fundaram a Cristallerie Strauss na Itoupava Central - Blumenau SC.
Como a Strauss e Cristais Hering, em Blumenau, também havia a firma Cristal Blumenau. Por ecos das políticas públicas federais, houve consequências não muito boas para a economia. Período do governo Collor de Mello (1990/1992), que, além do confisco promovido, liberou a importação de taças, imundado o mercado de peças de vidro e cristalite (subproduto)
Impactou na industria de cristalaria local e em 2008, faliu os Cristais Hering, em 2016, a Cristallerie Strauss (marca foi adquirida por Oxford Porcelanas S/A e continua sendo produzindo em São Bento do Sul SC) e em 2017, a Cristal Blumenau.
É uma histórica peculiar. A Strauss continua sua produção em outra cidade e Frederico Strauss disponibiliza seu conhecimento técnico para o surgimento de outra cristaleria - MOZART Unique Handcrafted Crystal, na cidade de Blumenau, sendo ele, o fundador da marca, agora, instalada em São Bento do Sul SC.
Equipe da fundição no primeiro dia de trabalho. |
No ano seguinte, em janeiro de 2018, foi fundada a Mozart Crystais, e mais ou menos neste período a visitamos, de maneira informal, desconhecendo o que estava surgindo e sua história. Quem estava no local era seu fundador, Gabriel Vidigal, que gentilmente nos apresentou a fábrica e disse que quando estava em São Paulo - tinha informações sobre a história e cultura de Blumenau - através deste Blog, que cumpria seu papel. Neste momento, adquirimos um presente para alguém - que possui agora, uma peça histórica.
A firma foi viabilizada e possível, porque Vidigal, convidou jovens empreendedores para investir em seu projeto de cristais de luxo, que o chamou de "startup de cristais". O grupo investiu na construção da fábrica com uma área de 1,2 mil metros quadrados e na aquisição de maquinários de ponta, a maior parte, fabricados em Santa Catarina.
Em 5 de setembro de 2018 foi realizada a primeira produção de cristal na Mozart, 9 meses após a empresa ser constituída e 6 meses após o galpão ter sido contratado.
Conhecendo a história da produção cristaleira na cidade de Blumenau e portanto, conhecendo a formação de Frederico Strauss, Vidigal o contratou. Neste primeiro momento, a nova firma de cristais de Blumenau produzia cristais lapidados incolores e coloridos, dentro do tradicional processo artesanal.
Feira AB Casa 2018 - São Paulo - Lançamento nacional da marca. |
Frederico Strauss, Gabriel Vidigal e equipe de representantes da Mozart Crystal na ABCasa no Expocenter Norte em São Paulo, Agosto de 2018. |
MOZART Unique Handcrafted Crystal, alinhada à cultura e à tradição natalinas de Blumenau, convidou o Regente Roberto Fabiano Rossbach para que regesse e dirigisse dois concertos natalinos. O primeiro, em 4 de dezembro de 2021, às 10,15h., na fábrica e o segundo, na catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau, dia 18 do mesmo mês, às 20:30h.
Programação - 04 de dezembro
1. G. F. HAENDEL - Sinfonia, do oratório "O Messias"
2. G. F. HAENDEL - Tochter Zion
3. F. DURANTE/G. B. PERGOLESI - Magnificat anima mea Dominum
4. J. G. von HERDER-O du Fröhliche
5. L. MASON-Cristo Nasceu
6. Canção POLONESA - Vinde Vê-lo
7. Canção TRADICIONAL - O Primeiro Natal
8. J. S. BACH-Jesus, bleibet meine Freude
9. J. F. WADE (atrib.) - Adeste Fideles
10. Folclore NATALINO FRANCÈS-Les anges dans nos campagnes
11. F. GRUBER/J. MOHR - Noite Feliz
12 G. F. HAENDEL - Hallelujah, do oratório "O Messias"
2. G. F. HAENDEL - Tochter Zion
3. F. DURANTE/G. B. PERGOLESI - Magnificat anima mea Dominum
4. J. G. von HERDER-O du Fröhliche
5. L. MASON-Cristo Nasceu
6. Canção POLONESA - Vinde Vê-lo
7. Canção TRADICIONAL - O Primeiro Natal
8. J. S. BACH-Jesus, bleibet meine Freude
9. J. F. WADE (atrib.) - Adeste Fideles
10. Folclore NATALINO FRANCÈS-Les anges dans nos campagnes
11. F. GRUBER/J. MOHR - Noite Feliz
12 G. F. HAENDEL - Hallelujah, do oratório "O Messias"
Solistas:
Karolyne Liesenberg. Octeto do coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis;
Sexteto instrumental:
Quarteto de Cordas de Jaraguá do Sul, Marcelo de Paula (contrabaixo) e Juliano Heiden (órgão, cravo, piano).
Regência e Direção Artística: Roberto Fabiano Rossbach.
Sexteto instrumental:
Quarteto de Cordas de Jaraguá do Sul, Marcelo de Paula (contrabaixo) e Juliano Heiden (órgão, cravo, piano).
Regência e Direção Artística: Roberto Fabiano Rossbach.
As imagens comunicam...
Antes do concerto - uma visita à fábrica e à produção.Entrando na fábrica. |
Vídeo
"Num dos momentos de inspiração dediquei o poema que está na placa ao soprador de cristal.
'Como bolha de sabão,O cristal toma forma.Materializa o sopro,com o talento d'alma.'" Renato Vianna
O monumento do Soprador em 2021 |
Para ler sobre Teichmann - Clicar sobre: Erwin Curt Teichmann - Personagem de Vanguarda - Nas Artes plásticas e Design - Século XX - No Vale do Itajaí
Próximo Concerto de Natal MOZART Unique Handcrafted Crystal - na Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Dia 18 de dezembro - 20:30h.
Referências
MOZART Unique Handcrafted Crystal. Quem somos? disponível em: https://www.mozartcrystal.com.br/quem-somos. Acesso em: 6 de dezembro de 2021 - 16:21h.
BENETTI, Estela. ‘Startup de cristais’ é novidade em Blumenau. Publicado em: 04/09/2018 - 05h57 - Atualizada em: 04/09/2018 - 06h01. NSC Total. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/startup-de-cristais-e-novidade-em-blumenau. Acesso em: 6 de dezembro de 2021 - 17:08h.
Em Construção e sob revisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário