Em 2017 registramos as festividades do 30° aniversário do Eintrachtvolkstanzgruppe na sua sede, junto Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, onde também presenciamos o levantamento do Maibaum naquele ano, pelo grupo folclórico aniversariante, acompanhado e banda musical e café. Tudo isso com a presença da comunidade.
Vídeo
Também, lembramos que o Eintrachtvolkstanzgruppe e o grupo musical Die Familie Liesenberg estiveram presentes na Palmenalee, rua das Palmeiras - Stadtplatz da Colônia Blumenau e Centro Histórico de Blumenau atual em 2 de setembro último, para comemorar o 171° aniversário da cidade. Este espaço, importante por ser o espaço histórico cultural de excelência, corria riscos de receber uma arquitetura "Kitsch", de grande porte, que descaracterizaria definitivamente o espaço nobre e histórico. Para saber mais sobre - link no final desta postagem. Também, o momento contou com a presença do grupo musical Die Familie Liesenberg, formado por folcloristas do Eintrachtvolkstanzgruppe.
Eintrachtvolkstanzgruppe, dentro deste período histórico diferente e com a presença de restrições sanitárias por conta da pandemia causada pelo Covid 19, lembra a passagem de seu 35° aniversário, compartilhando sua história em uma destas ações é uma exposição de elementos que reportam a esta.
A exposição contemplará a amostra de trajes e curiosidades de sua história. Será possível visualizar trajes, documentos, fotos, adereços, livros, entre outros. Todos materiais que remetem à caminhada histórica do grupo folclórico.
Os dois trajes históricos utilizados atualmente pela categoria adulta, também serão exibidos: O Bayerische Gebirgstracht inaugurado em 1995, com origem no estado bávaro - Alemanha, confeccionado como homenagem à cidade de Blumenau e à sua grande festa - o Oktoberfest Blumenau, palco do resgate das tradições e cultura, solenciados no período do nacionalismo (link final desta postagem). Também estará exposto o Braunschweiger Tracht - que homenageia o fundador de Blumenau - Hermann Bruno Otto Blumenau, nascido em Braunschweig e, também Alberto Liesenberg (descendentes de família de Braunschweig), padrinho cultural do grupo.
Um pouco desta História
A história do Eintrachtvolkstanzgruppe começou em 3 de maio de 1987. Quando havia acontecido somente três edições da grande festa local - Oktoberfest - o grande palco do "despertar" e do do renascimento prática cultural local, abafada no período do Nacionalismo, silenciando gerações. As pessoas que fundaram as cidades na região do Vale do Itajaí, e também em outras regiões com a mesma cultura, sofreram Bullyng oficial do estado brasileiro e lhes foi tirado o direito de praticar o lazer, a cultura e o entretenimento de suas famílias.
Fita K 7 - para quem nunca viu |
O Eintrachtvolkstanzgruppe atual prioriza a pesquisa para a busca de informações históricas fidedignas - participando de cursos - com objetivo de manter a originalidade das danças e trajes. Possuí seis trajes de diferentes regiões da Alemanha, sendo dois os mais conhecidos e preferidos pelo grupo folclórico por alguns motivos.
- Miesbacher Tracht: Traje da cidade de Miesbach, Sul da Alemanha, próximo a München.
- Braunschweigerlandestracht: Traje da cidade de Braunschweig.
infanto-juvenil.
A Exposição do 35° Aniversário - 2022
A Exposição iniciou no domingo, dia 13 de fevereiro de 2022 - no Mausoléu Doutor Blumenau e permanece dia 18 de março de 2022.
O local permanece aberto à visitação diariamente das 10:00h ás 16:00h. Vamos fazer fotografias e colocá-las aqui neste espaço, para àqueles que não possam visitar, principalmente àqueles que se encontram longe e até mesmo na Alemanha, e acompanharem os acontecimentos de Blumenau e região.
Abraços a todos aqueles que residem na Alemanha e visitam e olham esta "janela" de informação de Blumenau, região e Santa Catarina.
As imagens Comunicam
Parabéns Eintrachtvolkstanzgruppe!
- 171° Aniversário de Blumenau - 2021 - Na Palmenalee - Rua das Palmeiras - Sem a Casa Branca
- Maibaum Aufstellen - Levantamento do Maibaum - 30 anos Eintrachtvolkstanzgruppe - Blumenau SC
- Havan - A "CASA BRANCA" no Centro Histórico de Blumenau - mais de 170 anos de História
- Projeto da Loja Havan no Centro Histórico de Blumenau Aprovada por 12 Pessoas - três dias Após Homenagem ao Imigrante
- Nacionalismo no Vale do Itajaí
- Fritz e Hermann - Dois Personagens da História
- Gastronomia - Sülze
- Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografia
- Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
- Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau ...
- Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
- Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846 - S...
- Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.Contatos:@angewittmann (Instagram)@AngelWittmann (Twiter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário