No retorno da pesquisa in loco, dentro do território da grande Colônia Blumenau, mais especificamente na cidade fundada pelo pioneiro Gottlieb Reit, passamos por Apiúna acompanhando o leito de grande Rio Itajaí Açu, acessibilidade para muitos no século XIX e início do século XX, mesmo com a presença do trem da EFSC.
Em Apiúna, próxima à estação mais movimentada, de acordo com os relatos de quem viajou de trem naquele tempo - A estação de Subida, paramos. Demos uma parada, para cumprimentar os voluntários da Associação de Preservação Ferroviária - ABPF, que passaram o sábado, no seu horário de folga, preparando a máquina 232 e quatro vagões para o passeio mensal, no pequeno trecho ferroviário da EFSC resgatado, que acontece todo segundo domingo de mês. É um trabalho nobre e exemplar, feito com consciência, enquanto em muitos locais, o acervo do patrimônio ferroviário local e regional está se perdendo paulatinamente. Encontramos membros de três gerações de uma família no local (filho do filho do filho) - a família Lorenzo, pais filho e o neto. Da última vez que estivemos no local até esta data, destacamos como novidade, o vagão dormitório, totalmente recuperado, mobiliado e limpo, com cheiro de cera recém passada.
Lamentamos que quando chegamos, no final da tarde, Luiz Carlos Henkels e Johnny S. Henschel, tinham acabado de sair , mas encontramos toda a família Lorenzo, Otávio Juca e outros, que passariam a noite no local para iniciar os trabalhos, domingo cedinho - dia 13 de fevereiro de 2022. A ABPF adquiriu uma casa para apoio e também, está montando um museu no local, além da máquina 232 que se encontrava com tender cheio de madeira reflorestada. Este trabalho é totalmente voluntário e poderia contar com maior assistência do poder público local e regional, pois recebem visitantes de fora do estado de Santa Catarina para conhecer uma parte da história da única ferrovia construída no Brasil com tecnologia e capital alemão, diferentemente das demais que foram construídas pelos ingleses.
Não fizemos muitas fotografias, pois a equipe estava se recolhendo e a noite chegava, sem luz para os registros. Mas deixamos alguma coisa de registros para a história, lembrando que valioso trabalho é voluntário. Não fizemos fotografias daqueles que estavam presentes, porque estavam se arrumando para descansar e se preparando para tomar banho. Até tentamos fazer, mas...
Trabalho caprichoso de informações históricas. |
Carrinho de mão da EFSC, provavelmente também usado na sua construção. |
Trabalho dos voluntários, desprovido de qualquer apoio político. |
Tender cheio de lenha para colocar a máquina funcional no domingo - segundo domingo do mês de fevereiro. |
A lua chegando no início da noite. |
Interior do vagão dormitório. |
Um dos quartos do vagão dormitório. |
Estes bancos - à noite poderiam ser posicionados com duas camas - tipo beliche. |
Porta do banheiro. |
Logomarca da EFSC confeccionada por um artesão, com granito rosa, muito comum na região e usado para a construção da Catedral de Blumenau - todos transportado pelo trem. |
A primeira viagem do resgate deste trecho - 14 de março de 2010
Completa 12 anos no mês de março de 2022.
Como mencionamos, o Estado de Santa Catarina teve a primeira e única ferrovia construída com capital e tecnologia alemãs, a qual teve um papel importante para o surgimento de algumas das principais cidades do Vale do Itajaí. Em torno das estações surgiram embriões de nucleações urbanas com pequena infraestrutura e vida social, onde as pessoas sabiam que a estação ferroviária de pessoas promovia a fácil ligação com outros centros, religiosamente alinhada às partidas e chegadas de trens do e ao local.
Imagens de Blumenau - Ferrovias da EFSC, do folder comemorativo da visita dos oficiais e tripulação da esquadra alemã, maio de 1914. |
A construção da ferrovia teve início no ano de 1908, e o projeto nunca foi totalmente concluído. O primeiro trecho ferroviário foi inaugurado no dia 3 de maio de 1909 e promovia a ligação entre Blumenau à Warnow (localidade da cidade de Indaial), num trajeto de 30 quilômetros.
O último trecho ferroviário da EFSC, de 18 quilômetros, entre Trombudo Central e São João, foi inaugurado no dia 22 de junho de 1964. A extensão total, sem contar com o Ramal de Ibirama, inaugurado em 1934, foi de aproximadamente 180 quilômetros.
O último trecho ferroviário da EFSC, de 18 quilômetros, entre Trombudo Central e São João, foi inaugurado no dia 22 de junho de 1964. A extensão total, sem contar com o Ramal de Ibirama, inaugurado em 1934, foi de aproximadamente 180 quilômetros.
Os meninos que testemunharam outrora, a última viagem de trem da ferrovia EFSC no dia 12 de março de 1971, nunca esqueceram-na e muitos desses, estão à frente do trabalho voluntário, no resgate de um pequeno trecho ferroviário - na localidade de Subida - Apiúna SC. Esse trecho tem boa parte do trajeto localizado dentro da propriedade da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão.
Em 2010, participamos de um momento histórico na região, principalmente na comunidade de Subida - Apiúna, na qual houve a inauguração da reativação de um pequeno trecho ferroviário - parte dos 180 km da ferrovia EFSC. O evento aconteceu mais ou menos no 39° aniversário da última viagem de trem feita nessa ferrovia.
Estação de Indaial - Última viagem de trem na EFSC - março de 1971. |
Mais precisamente, em 14 de março de 2010, às 10:15h, a locomotiva nº 232 voltou a apitar, ao percorrer 3,2 Km do trecho ferroviário localizado na serra de Subida. Estivemos junto com aproximados 80 passageiros que participaram dessa primeira viagem desse dia histórico na época. Nesse momento essa trecho ferroviário foi batizado com o nome de Ferrovia das Bromélias, cujo projeto original previa 28 Km e se estendia até Rio do Sul.
Vídeo - 12 anos atrás
Referências
- GIESBRECHT, Ralph Mennucci. Estações ferrovi[árias do Brasil - E. F. Santa Catarina (1954-1971), ilhota. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/ilhota.htm. Acesso em: 29 de setembro de 2021.
- WITTMANN, Angelina C. R. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina: Edifurb, 2010. - 304 p. :il.
Leituras complementares (Basta clicar sobre o título)
- O Livro On line: A FERROVIA NO VALE DO ITAJAÍ - Estrada de Ferro Santa Catarina - 10 anos de publicação
- Quase tudo sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
- Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846
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- Um passeio no Trem da EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina
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- Santa Catarina teve única ferrovia brasileira construída com tecnologia e capital alemães
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- Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais.
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
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