domingo, 17 de julho de 2022

Obra inédita do Arquiteto Simon Gramlich revelada dentro de uma garrafa guardada desde 1959 - Capela Santo Antônio - José Boiteux SC

Simon Gramlich foi um engenheiro-arquiteto nascido na cidade de Herbolzheim - estado de Baden Würtemberg - Alemanha, em 7 de agosto de 1887. Possui uma grande obra executada em muitas cidades do Sul do Brasil, composta de projetos com características  ecléticas da virada do século XIX para o século XX, Art Decó, neogótico, neoclássico e moderno - que variam de residências de todos os tamanhos, fábricas, escolas, espaços comerciais e muitas igrejas, cujo trabalho, também também o fez conhecido como o "arquiteto das catedrais".
Em 1932 mudou-se do Rio Grande do Sul, onde havia chegado em 1927 (estava no Brasil desde 1921/22) para Santa Catarina - cidade de Blumenau. Em Blumenau e região inicia outro período de trabalho no Brasil. Neste período projetou mais de 500 obras.

Esta edificação está localizada no Bairro do Salto - na cidade de Blumenau SC.

Mais uma obra...
Capela/igreja Santo Antônio - Google Maps.

José Boiteux - Cachoeira do Rio Wiegand.



Fonte: Cidade Brasil


Durante uma reforma  na capela/igreja Santo Antônio realizada em julho de 2022, no município de José Boiteux. Durante esta reforma foi encontrada uma garrafa com um documento manuscrito em seu interior, datado em 12 de abril de 1959, no interior de uma das paredes da capela/igreja. Curiosamente não conseguimos encontrar qualquer registro sobre esta capela em lugar algum. No entanto, ela passou a fazer parte do importante acervo e produção projetual do arquiteto alemão Simon Gramlich, que assinou mais de 500 projetos na região e muitos outros,  em outras regiões dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 
No documento encontrado, estão registrados os nomes de todas as pessoas responsáveis pela construção da igreja, desde o padre, diretoria da comunidade e o nome do arquiteto que projetou a igreja - Simon Gramlich.
A partir deste documento, temos a informação que a construção da capela/igreja Santo Antônio iniciou em 19 de janeiro de 1959.

Teor do Documento

"Capela 'Sto Antônio - Rio Gnesebach - Paróquia de José Boiteux.
Aos doze dias do mês de abril de mil novecentos e cinquenta e nove, de licença de sua Sr.ia. Dom Gregório Warmling. D.D. Bispo da Diocese de Joinville, foi solenemente benta a pedra fundamental da nova capela, localizada no antigo terreno doado para este fim pelo vigário da paróquia Pe Silvio Tron. Consta a população da localidade, de noventa famílias, sendo que cinquenta e cinco deram seu auxílio para a colocação do fundamento, iniciada a dezenove de janeiro de mil novecentos e cinquenta e nove. A capela será construída conforme projeto do arquiteto Dr. Simão Gramlich (Simon).
Capela Sto. Antônio, 12 de abril de 1959.
Vigário: Pe Silvio Tron
Presidente: Angelo bona
Tesoureiro: Rodolfo Bonetti
Secretário: Luiz de Olívio
Zelador: Manoel."

O Vigário, que também doou o "chão" para construir a capela, foi um padre muito atuante e participou da construção de algumas igrejas em toda a região. Citado até mesmo em textos da autora Urda Alice Klueger. Não porque o Padre Tron fizesse malabarismos para que seu nome fosse apontado. Aparentemente - através de seu trabalho - "mexia" com as comunidades por onde passava.
Pesquisamos um pouco e soubemos que o padre Silvio Andrea Tron nasceu em Roma, estudou na Universidade de Torino e migrou para o Brasil, como padre em 8 de novembro de 1947. Padre Tron nasceu em 20 de abril de 1919 e seus pais foram: Serafino Tron e Maria Tron.
Silvio Andrea Tron, formou-se Padre no Seminário Vescovile - Pinerolo.
Abaixo sua página no site da Universidade.
Padre Silvio Andrea Tron trabalhou em Pirabeiraba, Blumenau, Indaial, Joinville,

Arquitetura Capela Santo Antônio

A capela, que teve sua construção iniciada em 19 de janeiro de 1959, tem sua sua arquitetura dotadas de característica do estilo Art Decó. Observamos somente a fotografia publicada nesta postagem. Pretendemos visitar o local e efetuar mais alguns estudos da capela/igreja. Aparentemente, a igreja não apresenta as características originais, se observarmos e compararmos com a obra de Gramlich. Há confrontos visuais entre elementos que destoam de soluções arquitetônicas do arquiteto em outras obras, bem como o uso de materiais, que agridem o conjunto. Simon Gramlich era muito exigente com o respeito ao seu traço e proposta, tando, que no estado de Santa Catarina, existem duas igreja iguais, pois seguiram o mesmo projeto, assinado pelo arquiteto. Deixamos aqui a dica para sua pesquisa e provocações para buscá-las.
Apesar do estilo Art Decó ter ganhado fama no período entre as duas guerras mundiais, o estilo foi reconhecido como um movimento apenas na década de 1960, e isto nos faz perceber o quanto Simon Gramlich estava alinhado com as novas tendências internacionais - propondo o estilo no interior de José Boiteux.
O estilo Art Decó é muitas vezes comparado com a estética da Bauhaus. No entanto os dois movimento apresentam antagonismo evidentes. Enquanto o Art Déco contava com luxo e ornamentação extravagante, a Bauhaus trazia as formas geométricas puristas, o funcionalismo e a simplicidade. Também, alguns comparam Art Decó com Art Nouveau, sendo apontado por alguns como um movimento sucessor. Apesar das duas correntes se inspirarem nas artes plásticas e na ornamentação, há  diferenças evidentes entre ambas. A diferença maior está relacionada ao tratamento das formas e linhas. O Art Déco recebeu influência da industrialização, fazendo uso de padrões geométricos arrojados, que apresentavam, principalmente:
  • linhas estilizadas;
  • cores fortes;
  • simetria;
  • uso de materiais modernos, como aço, alumínio e plástico.
Já os artistas do Art Nouveau trabalhavam para harmonizar itens modernos com formas orgânicas relacionadas à natureza. Logo, usavam materiais como madeira e metal, inspirando-se em desenhos com flores, folhas e penas.
A capela/igreja de Santo Antônio apresenta sua principal característica no Art Decó nas linhas retas presentes no decorativismos vertical agregado na fachada da igreja. Destoa da arquitetura - a presença dos arcos, que deduzimos não faziam parte do projeto do arquiteto Simon Gramlich. 
Esta postagem ficará aberta, pois iremos ao local pesquisar e buscar mais dados sobre mais esta obra de Simon Gramlich.
Agradecemos o envio do material a Otávio Juca de José Boiteux.

Registrado para a História!


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Em Construção e sob Revisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário