terça-feira, 12 de julho de 2022

Rodeio SC - Um Registro para a História

Postamos esta fotografia em 21 de julho de 2017 - há exatos 5 anos passados - alertando sobre o patrimônio cultural e o destaque somente para a área do terreno, o qual era ocupado muito pouco pela área da arquitetura  histórica. 
Nesta tentativa, a Prefeitura de Rodeio foi alertada por uma pessoa conhecedora do valor histórico desta tipologia em tijolos maciços aparentes.









Cinco anos após o ocorrido, a tipologia pertencente ao patrimônio cultural da cidade de Rodeio e de Santa Catarina, construída em um terreno  com área de 5117 m2, foi demolida no mês de julho de 2022. Pessoas que residem em Rodeio e sabem do valor imensurável desta casa, encaminharam imagens para nós, para ao menos deixarmos o registro para a História de Rodeio e catarinense, de que esta raridade existia neste espaço. E aqui está.
Já fizemos algo semelhante a Casa Feller, também parte da história de Rodeio. Recebemos imagens de mais de uma pessoa, o que nos passa a ideia de que há pessoas nesta sociedade conscientes  sobre o ocorrido e sobre a importância da história local estampada em tipologias raras da arquitetura pioneira.

Rodeio SC

Rodeio, historicamente é umas das colônias italianas, entre outras, dentro da Colônia Blumenau. Isto explica um pouco o intercâmbio da técnica construtiva e da maneira de construir as casas dos embriões das primeiras cidades na região.
Mapa da Colônia Blumenau e a localização de Rodeio e o Stadtplatz - centro administrativo da colônia - atuais cidades de Rodeio e de Blumenau respectivamente.



Rodeio foi fundada em 1875, a partir de uma iniciativa do fundador - Hermann Blumenau, que dentro de  um plano para sua colônia privada - planejamento como se fosse uma Firma (Empresa) - colônia agrícola - assentou no local, em um primeiro momento, imigrantes oriundos do Tirol Trentino, norte da Itália, época em que o Tirol Meridional ainda pertencia ao grande Império Austro-Húngaro, pátria do herói Andreas Hofer sobre o qual já escrevemos. Essa região, onde a população até então, falava o idioma alemão e se diziam austríacos - parte do Tirol - foi repassada ao reino italiano após a 1° Guerra Mundial, 1918. Rodeio está localizado no Vale do Itajaí - estado de Santa Catarina - Sul do Brasil, 88 metros acima do nível do mar. 
O período entre o final do Século XIV até o ano de 1918 - tirando o período napoleônico - a região daqueles que migraram para Rodeio, eram um dos principais domínios da Casa de Habsburgo - que eram os Imperadores do Império Sacro Germânico e imperadores da Áustria, quando passou a administrar em 1815, os territórios do Principado Episcopal de Trento, tornado parte do império da Áustria.
Como foi fragmentado o Tirol histórico - que tinham a mesma cultura - hábitos e costumes.
No fim da 1º Guerra Mundial, em 29 de outubro de 1918, os territórios do Condado de Tirol ao sul da vertente alpina foram anexados ao Reino de Itália e assim, terminou a existência do Condado do Tirol, terra de uma "personalidade" forte - folclórica e de identidade. Isso aconteceu no ano de 1918 e os imigrantes que vieram para Rodeio vieram ainda no Século XIX, portanto não eram italianos, nem por apropriação, mas tiroleses, o que pode explicar o tipo de arquitetura  local.

Para ler mais sobre esta história - Clicar sobre: Rodeio - uma colônia italiana na Colônia Blumenau

Arquitetura
Localização
Uma tipologia rara, com características da casa italiana, no entanto construída com a técnica autoportante alinhada com a arte possível através do  Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos ou expressionismo em ladrilho - é uma arquitetura característica do norte da Alemanha que surgiu a partir da segunda década do século XX. Foi marcante e contribuiu muito para a formação da identidade da paisagem daquela região após a 1° Guerra Mundial. 
Arquitetura alemã de  Backsteinexpressionismus é uma das muitas linguagens da arquitetura que utilizava tijolos maciços comuns ou Klinkern nas vedações ou paredes autoportantes - elevações das edificações - norte da Alemanha. Os Klindern, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes. 
O nome  faz alusão ao impacto de dois destes tijolos - o som resultante é alto. Os tijolos Klinkern são feitos a partir da mistura do barro feldspato, barro branco ou vermelho. Para a produção dos tijolos, são misturados industrialmente, a argila e água. A seguir, é feito sua queima, em fornos com temperatura médias de 1100 a 1300°C. Tijolos comuns são queimados em fornos com temperaturas médias entre 800 a 1000°C. Os tijolos  Klinkern seguem padrões rígidos na Alemanha - São padronizados pela DIN 105.
A linguagem arquitetônica da técnica do Backsteinexpressionismus se desenvolveu no mesmo período - contemporâneo à Escola da Bauhaus. Ao mesmo tempo que a Bauhaus defendia e implantava a "limpeza" das fachadas - retirando os adornos e o decorativismo, os arquitetos do Backsteinexpressionismus desenvolviam uma linguagem ornamental no design de suas fachadas, passando a sensação de movimento e inquietude, como que, além de expressar a dinâmica do tempo, também apresentava a sua gravidade e tensões.
Muitas vezes o resultado era adquirido a partir de desenhos resultantes da organização dos tijolos comuns e tijolos Klinkern, com variações de cores. Sua desvantagem técnica era e é a ausência do isolamento térmico, quando usado nas paredes, em locais com variações muito grandes de temperaturas em condições climática difíceis. Mas caiu no gosto das pessoas pelas inúmeras possibilidades de composições cores - do marrom, ao vermelho e violeta, denotando grande personalidade a fortalecendo a identidade desta arquitetura, tornando-a uma tendência neste momento - norte da Alemanha.
A Casa Trevisani era uma das tipologias do Backsteinexpressionismus em Rodeio.
Destaque que faz frente para as duas vias. Do lado de uma das vias, há novas construções.






Aberturas em duas folhas.
Estruturalmente, como já mencionado, é uma estrutura autoportante de tijolo maciços aparentes, cujo fechamento foi construído sobre baldrame de alvenaria rebocada, com ventilações previstas através de passagens abertas imediatamente abaixo do assoalho, que deveria ser de madeira. 
As aberturas seguem a linguagem neoclássica com a presença de um  pequeno arco, munidas de bandeiras envidraçadas em duas folhas e madeira, como eram construídas as casas dos  descendentes de imigrante alemães da virada do século XIX para o século XX.
Telhado com  duas águas coberto com telhas planas, rabo de castor ou germânicas, com o espigão paralelo à estrada, como construíam os imigrantes e descendentes de alemães.
A edificação possuía uma mansarda, com abertura, janela, em cada uma das empenas. Como a casa da região, a edificação histórica destacava a simetria em suas elevações.
Telhas cerâmicas planas, "rabo de castor" ou germânicas.
Esta é outra tipologia construída com esta técnica construtiva do Backsteinexpressiunimus e que foi demolida, também em Rodeio SC - Casa Feller. Foi demolida em 16 de setembro de 2021.
Foi construída em 1927.
 Casa Trevisani
Foi dito que demoliram a casa, para vender mais rápido a propriedade com frente para as duas vias. Como se explica as novas construções junto a uma das vias? 






Recebemos fotografias da edificação históricas feitas por pessoas que se sensibilizaram.

Fotografias feitas por Mateus Costa em maio de 2022.
Fotografias feitas por Luciano Theiss - em 10 de julho de 2022

Fotografias feitas por Janaína Vendrami - em 10 de julho de 2022

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Em construção e sob revisão...










 

2 comentários:

  1. Meu nome ,Valentim Valdir trevisani.neto do vô Ermínio trevisani.dono desta maravilha de construção antiga,somos vinte netos vivo ,meu avô foi morto com vinte e sete anos ,metade de rodeio era dele ,foi tudo crilado .ele está enterrado exatamente da casa que agora foi demolida.um verdadeiro crime contra a cultura .tomara que os responsáveis.paguem por está atrocidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Valentim. eu procuro dados para completar a história da casa que se encontra incompleto. Seu avô está sepultado no terreno da casa?

      Excluir