Paróquia da Paz - Comunidade Luterana de Itoupavazinha - Blumenau SC. |
Em 10 de julho de 2022, quando a Comunidade Luterana de Itoupavazinha comemorou 131 anos de existência, a comunidade realizou a tradicional festa, uma tradição na região que faz parte da memória coletiva, com o culto, atrações como pescaria roleta, rifas, café com acompanhamentos feitos na comunidade e almoço contendo o churrasco/galeto e salada, entre outras atrações. Práticas que acompanham gerações na região de Blumenau, dentro das muitas comunidades.
Estes momentos têm cheiro, sabores, sonoridade e ambientes únicos - os quais reportam à identidade cultural do local e da região.
Nesta comemoração, em especial, onde a comunidade foi impedida de comemorar seu 130° aniversário de existência, em função da pandemia da Covid 19 em 2021, foi a presença (em duas situações distintas) do centenário Coro Masculino Liederkranz, que cantou hinos no culto festivo e também, fez um pequeno formato do "Show dos Velhos Camaradas", na festa, trazendo ainda mais alegria ao ambiente da comunidade.
A igreja da Comunidade Luterana de Itoupavazinha está localizada nas proximidades do Casarão Fiedler, formando um conjunto histórico importante para toda a região e para Blumenau.
A Comunidade Itoupavazinha pertence ao Sínodo Vale do Itajaí - Paróquia da Paz, está localizada na Rua Frederico Jensen , 3722 - Itoupavazinha - Blumenau /SC - Brasil. Telefone: (47) 3334-3983
A localização da Paróquia da Paz de Itoupavazinha remonta o período, no qual a Colônia Blumenau apresentava suas regiões - as mais próximas do Stadtplatz - demarcadas em lotes coloniais. Encontramos o lote colonial onde foi edificada o casarão histórico Fiedler - parte da comunidade em um mapa de 1872, onde o mesmo foi construído em 1888.
Localização do Casarão e da Igreja da Comunidade Luterana de Itoupavazinha na época dos lotes coloniais - na Estrada da Cachaça, em alemão: Schnapsstrasse. |
Para ler mais sobre esta região, sugerimos as leituras (Clicar sobre):
A Programação da Comunidade Luterana de Itoupavazinha pode ser dividida em 4 partes, sob a ótica dos registros.
- 1° Parte apresentação do Coro Liederkranz no Culto Festivo
- 2° Parte - Detalhes da Festa
- 3° Jubileu dos Confirmandos - Culto
- 4° Apresentação do Coro Masculino Liederkranz Apresentando uma amostra do Show dos Velhos Camaradas.
1 - Apresentação do Coro Liederkranz no Culto Festivo
As imagens comunicam...
Vídeo
2 - Detalhes da Festa
Como dito, a festa segue um formato tradicional na região repassada de uma geração para outra e está muito viva na memória das famílias.
As imagens comunicam...
Vídeo
3 Jubileu dos Confirmandos - 25 anos - 50 Anos - 60 Anos e 70 Anos
Momento solene que envolveu inúmeras famílias de várias gerações da comunidade. Fez parte deste momento os seguintes membros:
25 anos
- Alexandre Ramthun
- Denis Loth
- Julio Ricardo Duwe
50 anos
- Ademar Tribess
- Almir Tonn
- Heriberto Holz
- Hilario Ewald
- Naldir Wagenknecht
- Romeu Kath
- Udo Passold
60 anos
- Erica Ewald
- Isidoro Broening
- Orlando Ewald
- Selma Holz
70 anos
- Gerhard Maske
- Irmgard Bruch
As imagens comunicam...
Vídeo
Pastor da Comunidade Itoupavazinha pertence ao Sínodo Vale do Itajaí - Paróquia da Paz - Diego Pagung Freisleben. |
Alexandre Ramthun, Denis Loth, Julio Ricardo Duwe e o pastor Diego Pagung Freisleben. |
Hilario Ewald, Naldir Wagenknecht, Heriberto Holz, Almir Tonn, Romeu Kath, Ademar Tribess, Udo Passold e o pastor Diego Pagung Freisleben. |
Isidoro Broening, Orlando Ewald, Erica Ewald, Selma Holz e o pastor Diego Pagung Freisleben. |
Gerhard Maske recebendo a recordação de seu 70° aniversário de Confirmação. |
Irmgard Bruch recebendo a recordação de seu 70° aniversário de Confirmação. |
Gerhard Maske (20-02-1938), Irmgard Bruch (11-08-1938) e o Pastor Diego Pagung Freisleben - aniversário de 70 anos de confirmação. |
Tocando o sino. |
4 Apresentação do Coro Masculino Liederkranz - Amostra do Show dos Velhos Camaradas.
Os cantores do Coro Masculino Liederkranz após almoçarem, trocaram o traje - adotando o característico traje bávaro que usam no seu "Show dos Velhos Camaradas" e interagiram com as pessoas da comunidade e visitantes - em torno de 2 horas.
As imagens comunicam...
Vídeo
Arquitetura autoportante de tijolos maciços. abertura com arcos plenos ou romanos da arquitetura italiana.
As abertura são de madeira. O piso, originalmente, poderia ter sido construído igualmente de madeira. Atualmente é acabado por piso cerâmico claro.
Internamente possui um coreto, cujo guarda corpo é confeccionado em madeira e estruturado em alvenaria, o que nos faz entender ser também - uma interferência posterior a sua construção original.
O presbitério é marcado por um grande arco cintra ou romano, com a presença de duas janelas na parte posterior separada por uma cruz de madeira, que compõe simetricamente com o altar. Externamente, foi agregado um volume ao corpo principal da igreja, para obter sua área.
Quem conhece, gosta! Quem gosta, cuida!
Um Registro para a História!
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário