domingo, 10 de julho de 2022

Canto Coral - Canto Folclórico Alemão - Culto Festivo - Homenagens - Jubileu de Confirmação e Festa da Comunidade Luterana de Itoupavazinha

Paróquia da Paz - Comunidade Luterana de Itoupavazinha - Blumenau SC.
Em 10 de julho de 2022, quando a Comunidade Luterana de Itoupavazinha comemorou 131 anos de existência, a comunidade realizou a tradicional festa, uma tradição na região que faz parte da memória coletiva, com o culto, atrações como pescaria roleta, rifas, café com acompanhamentos feitos na comunidade e almoço contendo o churrasco/galeto e salada, entre outras atrações. Práticas que acompanham gerações na região de Blumenau, dentro das muitas comunidades. 
Estes momentos têm cheiro, sabores, sonoridade e ambientes únicos - os quais reportam à identidade cultural do local e da região. 
Nesta comemoração, em especial, onde a comunidade foi impedida de comemorar seu  130° aniversário de existência, em função da pandemia da Covid 19 em 2021, foi a presença (em duas situações distintas) do centenário Coro Masculino Liederkranz, que cantou hinos no culto festivo e também, fez um pequeno formato do "Show dos Velhos Camaradas", na festa, trazendo ainda mais alegria ao ambiente da comunidade.
A igreja da Comunidade Luterana de Itoupavazinha está localizada nas proximidades do Casarão Fiedler, formando um conjunto histórico importante para toda a região e para Blumenau.
A Comunidade Itoupavazinha pertence ao Sínodo Vale do Itajaí - Paróquia da Paz, está localizada na Rua Frederico Jensen , 3722 - Itoupavazinha - Blumenau /SC - Brasil. Telefone: (47) 3334-3983
A localização da Paróquia da Paz de Itoupavazinha remonta o período, no qual a Colônia Blumenau apresentava suas regiões - as mais próximas do Stadtplatz - demarcadas em lotes coloniais. Encontramos o lote colonial onde foi edificada o casarão histórico Fiedler - parte da comunidade em um mapa de 1872, onde o mesmo foi construído em 1888.
Localização do Casarão e da Igreja da Comunidade Luterana de Itoupavazinha na época dos lotes coloniais - na Estrada da Cachaça, em alemão: Schnapsstrasse.
Para ler mais sobre esta região, sugerimos as leituras (Clicar sobre):
A Programação da Comunidade Luterana de Itoupavazinha pode ser dividida  em 4 partes, sob a ótica dos registros.
  • 1° Parte apresentação do Coro Liederkranz no Culto Festivo
  • 2° Parte - Detalhes da Festa
  • 3° Jubileu dos Confirmandos - Culto
  • 4° Apresentação do Coro Masculino Liederkranz Apresentando uma amostra do Show dos Velhos Camaradas.
1 - Apresentação do Coro Liederkranz no Culto Festivo

Participam com parte
dos hinos que faziam parte do Culto e depois saíram do coreto em procissão para homenagear aquele que materializaram a festa.

As imagens comunicam...
Vídeo



Comunidade de 131 anos de existência.












2 - Detalhes da Festa
Como dito, a festa segue um formato tradicional na região repassada de uma geração para outra e está muito viva na memória das famílias.

As imagens comunicam...
Vídeo














                       






3 Jubileu dos Confirmandos - 25 anos - 50 Anos - 60 Anos e 70 Anos
Momento solene que envolveu inúmeras famílias de várias gerações da comunidade. Fez parte deste momento os seguintes membros:

25 anos
  • Alexandre Ramthun
  • Denis Loth
  • Julio Ricardo Duwe
50 anos
  • Ademar Tribess
  • Almir Tonn
  • Heriberto Holz
  • Hilario Ewald
  • Naldir Wagenknecht
  • Romeu Kath
  • Udo Passold
60 anos
  • Erica Ewald
  • Isidoro Broening
  • Orlando Ewald
  • Selma Holz
70 anos
  • Gerhard Maske
  • Irmgard Bruch
As imagens comunicam...
Vídeo

            

Pastor da Comunidade Itoupavazinha pertence ao Sínodo Vale do Itajaí - Paróquia da Paz - Diego Pagung Freisleben.







Alexandre Ramthun, Denis Loth, Julio Ricardo Duwe e o pastor Diego Pagung Freisleben.



















Hilario Ewald, Naldir Wagenknecht, Heriberto Holz, Almir Tonn, Romeu Kath, Ademar Tribess, Udo Passold e o pastor Diego Pagung Freisleben.










Isidoro Broening, Orlando Ewald, Erica Ewald, Selma Holz e o pastor Diego Pagung Freisleben.


Gerhard Maske recebendo a recordação de seu 70° aniversário de Confirmação.



Irmgard Bruch recebendo a recordação de seu 70° aniversário de Confirmação.




Gerhard Maske (20-02-1938), Irmgard Bruch (11-08-1938) e o Pastor Diego Pagung Freisleben - aniversário de 70 anos de confirmação.  





Tocando o sino.







4 Apresentação do Coro Masculino Liederkranz  - Amostra do Show dos Velhos Camaradas.
Os cantores do Coro Masculino Liederkranz após almoçarem, trocaram o traje - adotando o característico traje bávaro que usam no seu "Show dos Velhos Camaradas" e interagiram com as pessoas da comunidade e visitantes - em torno de 2 horas.
As imagens comunicam...
Vídeo

































Arquitetura da Igreja

Segue a tradicional linguagem da arquitetura religiosa do pioneiro alemão, no local, observando o estilo "nacional" da Alemanha, o gótico e neo gótico, com a mudança de um pequeno grande detalhe: os arcos sobre as janelas e determinadas aberturas que não é o conhecido arco botante do gótico e neogótico, mas o pleno da arquitetura de origem italiana. O resto do conjunto reporta a arquitetura neogótica e eclética em linhas simples, com a presença de uma torre/campanário somente na parte frontal, criando um alpendre em seu pavimento térreo, marcado por 3 aberturas acabas por arcos plenos ou meia cintra - ou ainda, romano da arquitetura italiana. A cobertura da torre é o resultado de uma composição de 4 panos de telhados - quatro águas. O corpo principal da igreja é coberto por um telhado estruturado em madeira coberto por dois panos de telhados - ou em duas águas, com uma grande inclinação com uma leve e característica "quebra" do telhado, usual na tipologia enxaimel da área rural da região.
Arquitetura autoportante de tijolos maciços. abertura com arcos plenos ou romanos da arquitetura italiana.
As abertura são de
madeira. O piso, originalmente, poderia ter sido construído igualmente de madeira. Atualmente é acabado por piso cerâmico claro. 
Internamente possui um coreto, cujo guarda corpo é confeccionado em madeira e estruturado em alvenaria, o que nos faz entender ser também - uma interferência posterior a sua construção original.
O presbitério é marcado por um grande arco cintra ou romano, com a presença de duas janelas na parte posterior separada por uma cruz de madeira, que compõe simetricamente com o altar. Externamente, foi agregado um volume ao corpo principal da igreja, para obter sua área.

Quem conhece, gosta! Quem gosta, cuida!

Presbitério atrás de um grande arco cintra ou romano.


Um Registro para a História!

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)














Nenhum comentário:

Postar um comentário