O Centenário Órgão da Catedral de Blumenau e o Coro Santa Cecília - 17 de julho de 2022
João Ullrich no órgão, Paulo Visconti e Cleonir Geandro Zimmermann.
Na missa dominical do dia 17 de julho de 2022, registramos, mais uma vez os acordes do centenário órgão alemão, Faber & Greve,da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau acompanhando as vozes do Coro Santa Cecília regido por aquele que coordenou a restauração do histórico órgão, maestro Paulo Eduardo Visconti - que como ocorre na Alemanha e Europa, têm outra profissão, que não está relacionada com a música. Paulo é engenheiro civil. Este, o órgão, nesta manhã, foi tocado por João Ullrich, que vem despontando na cidade de Blumenau, como organista. Presente neste dia, o professor de Joinville, Cleonir Zimmerman, professor de João Ullrich, que por sua vez, é professor em Blumenau. Esta efervescência que vem ocorrendo - ressurgimento do canto coral e do órgão e harmônio e a arquitetura, somente engrandece o Vale do Itajaí, Blumenau, disponibilizando mais uma opção cultural trazida pelos pioneiros que semearam cidades nesta região, de grande beleza. Há momentos que temos a sensação de que há pessoas que tentam desmontar esta realidade cultural, acreditando que este segmento não faça parte do Brasil multicultural.
Para lembrar...
Arquitetura Religiosa dos Imigrantes
A
Espaço interno da antiga igreja católica de Blumenau - aspectos do neogótico. Onde estava originalmente o órgão. Imagem: Salésio Cardoso
arquitetura religiosa de um povo, ou cidade, reflete diretamente sua cultura e um momento dentro de sua história. Também, nos primeiros tempos da Colônia Blumenau, e depois, a partir das inúmeras cidades desmembradas desta e, suas modificações ao longo dos períodos históricos.
A expressão arquitetônica praticada no período da
Em setembro de 1868, foi colocada a pedra fundamental da Igreja Matriz projetada por Heinrich Krohberger, no mesmo local da atual Catedral. Em 1873, através da Lei Provincial 694, de 31 de julho, foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo. Três anos depois chegou o Padre José Maria Jacobs, o primeiro pároco da comunidade que em 24 de janeiro de 1876 abençoou a nova igreja, onde mais tarde foi instalado o órgão produzido na Firma alemã Faber & Greve de Salzhemmendorf, Hannover.
Igreja projetada por Heinrich Krohberger e inaugurada em 1876. Rua XV de Novembro - antiga Wurststraße - Estrada da Linguiça.
Salzhemmendorf - Hannover - onde foi fabricado o órgão instalado na igreja católica de Blumenau.
Entre 1920 e 1928, sob a coordenação do Frei Daniel Hostin, foi ampliada a igreja através da construção das capelas laterais e também, houve a alteração da estrutura da torre e o aumento de sua altura da igreja. A torre recebeu três novos sinos e de acordo com o Historiador Ricardo Guilherme, a igreja católica ficou com o campanário mais alto que o da igreja luterana, localizada no Stadtplatz de Blumenau.
As escadaria de acesso ao templo, também recebeu mudanças nesta obra.
"Nos anos 20 do Século XX, a igreja recebeu duas capelas laterais, nova sacristia e a torre foi modificada para comportar os novos sinos, inaugurados em 18 de junho de 1928). Deste modo. Após 40 anos da independência que permitiu a introdução de torres nos templos luteranos. A comunidade católica inova com lindo campanário, porém, mais elevado ao também introduzido anteriormente no templo da comunidade evangélica do centro..." Ricardo Guilherme
Foi neste momento de reformas, que a igreja recebeu a instalação de um órgão fabricado na cidade alemã de Salzhemmendorf,da firma Faber & Greve - foto de capa.
Antes da reforma e ampliação - Acervo do IBGE - Transporte em carro de mola.
Após a reforma e ampliação e modificações na escadaria, na torre e com mais dois sinos. Também recebeu o órgão de fabricação alemã, fabricado em 1926. Automóveis na rua. Foto IBGE
Órgão Faber & Greve
Durante a obra de ampliação e reformas ocorridas na Igreja Matriz de Blumenau, na década de 1920, também foi instalado um órgão alemão, que de acordo com Paulo Visconti - seu restaurador no século XXI, o órgão possui 862 tubos. Como já mencionado, o órgão foi fabricado na Firma Faber & Greve da cidade de Salzhemmendorf, Hannover, Alemanha - em 1926 (Temos dúvidas sobre esta data - ao observarmos a história da Firma, quem em 1926, não se chamava assim). De acordo com Visconti, o órgão possui tração original do tipo pneumática com someiro e com sistema de acionamento por membranas de couro. Contém dois teclados manuais com 56 notas cada e uma pedaleira de 30 notas. Possui ainda, 15 registros e 07 acoplamentos. Originalmente, seu aspecto externo reportava às linhas neogóticas e a pedido do Arquiteto Dominikus Böhm que projetou a atual igreja, o envólucro do órgão recebeu linhas contemporâneas para a época e linhas retas, para sintonizar com a nova arquitetura - moderna. O que não compreendemos, é a desconsideração com a originalidade plena deste órgão, cuja fábrica na Alemanha fechou antes da 2° Guerra Mundial. Em Blumenau, originalmente o órgão foi inaugurado na igreja projetada por Krohberger, em 1927.
A partir de registros no Livro de Tombo N°. III pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, ficou conhecido o responsável pelo translado do órgão da igreja antiga para a igreja nova. O responsável também pela construção do novo "envólucro" do órgão, obedecendo as orientações do arquitetoBöhm foi o Orgelbaumeister - mestre organeiro alemão Siegfried Schürle, que residia em São Bento do Sul. O início destes trabalhos, de acordo com o documento, aconteceu em 21 de maio de 1957. Recebemos a imagem de parte da página deste importante documento do Padre João Humberto Luciani em 12 de fevereiro de 2021
Do Livro de Tombo N°. III - pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo - 25 de maio de 1957.
Passando somente 26 anos após esta reforma, em 24 de maio de 1953, foi feito o lançamento da pedra fundamental da nova igreja projetada pelos arquitetos alemães Böhm's - pai e filho - Gottfried e Dominikus Böhm. (Esta história está no link no final desta). E, em 1956, a antiga igreja foi demolida (lamentavelmente) e também foi retirado o cemitério dos pioneiros da área central de Blumenau, que, nos dias atuais, seria local de história e visitação. Tentamos encontrar os nomes destes primeiros católicos da Colônia Blumenau, em cemitérios adjacentes e não encontramos nenhum vestígio.
Em 25 de janeiro de 1958 a nova igreja foi consagrada. Seu campanário foi inaugurado em 1° de junho de 1963, onde também foi inaugurada a torre e concluídas as obras. Da antiga igreja, permaneceram na nova, os sinos, a ponta do campanário neogótico e o órgão, transladado por Orgelbaumeister Siegfried Schürle.
O órgão foi transladado após seu desmonte, montagem, limpeza e também, com novo corpo executado em mogno, peloOrgelbaumeister Siegfried Schürle.
Órgão da Catedral de Blumenau: Órgão Faber & Greve original - década de 1920- Órgão Faber & Greve com nova roupagem, restaurado e passado por limpeza , década de 1950 e restaurado, década de 2020.
Os trabalhos de restauro do órgão Faber & Greve da Catedral de Blumenau iniciaram em agosto de 2019
De acordo com FRESARD 2019, o trabalho foi coordenado a seis mãos. O Frei Lauro Both, trabalhou com o grande organeiro Georg Jann e está em um trabalho na cidade de Petrópolis, onde é especialista nesse tipo de restauro e vem para Blumenau sempre que possível prestar assessoria e apoio ao engenheiro Civil Paulo Eduardo Visconti e à Arquiteta, Vanessa de Sousa e demais membros da equipe.
____________ Revista De Orgelvriend - Facebook . Disponível em: https://www.facebook.com/114317565292714/posts/het-faber-dienes-orgel-1928-in-veendam-is-een-aparte-eend-in-de-bijt-in-een-prov/3820956754628758/. Acesso em: 12/02/2020 - -1:20h.
BALLESTEROS, Domitila de Lima. O Órgão Eletrônico e o Órgão de Tubos na Prática Religiosa organística da Cidade do Rio de Janeiro. Programa de PósGraduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2014.
CAVALCANTI, Carlos. Historia das artes: curso elementar. 2.ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968- - nv. :il.
CAVALCANTI, Carlos. Historia das artes:da Renascença fora da Italia ate nossos dias, curso elementar /Carlos Cavalcanti. -3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1978. - 357p. :il.
FRESARD, Francisco. Órgão de tubos da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, passa por restauro. NSC Total. 26/11/2019 - 17:14h. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pancho/orgao-de-tubos-da-catedral-sao-paulo-apostolo-em-blumenau-passa-por-restauro?fbclid=IwAR3fGXor5lvJ6PHE5clKrdyhO8DQwzmqZJ_Q3fkr4yvQ3orwiXdth9nl7o8. Acessado em: 11/02/2021, 22:22h.
RIBEIRO, Daniel Pereira. A Técnica da Pedaleira no Ensino do Órgão. Católica - Dissertação de Mestrado. Escola das Artes.Universidade Católica Portuguesa. Porto, julho de 2017.
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Nenhum comentário:
Postar um comentário