terça-feira, 19 de julho de 2022

O Centenário Órgão da Catedral de Blumenau e o Coro Santa Cecília - 17 de julho de 2022


João Ullrich no órgão, Paulo Visconti
e Cleonir Geandro Zimmermann.
Na missa dominical do dia 17 de julho de 2022, registramos, mais uma vez os acordes do centenário órgão alemão, Faber & Greve, da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau acompanhando as vozes do Coro Santa Cecília regido por aquele que coordenou a restauração do histórico órgão, maestro Paulo Eduardo Visconti - que como ocorre na Alemanha e Europa, têm outra profissão, que não está relacionada com a música. Paulo é engenheiro civil. Este, o órgão, nesta manhã, foi tocado por João Ullrich, que vem despontando na cidade de Blumenau, como organista. Presente neste dia, o professor de Joinville, Cleonir Zimmerman, professor de João Ullrich, que por sua vez, é professor em Blumenau. Esta  efervescência que vem ocorrendo - ressurgimento do canto coral e do órgão e harmônio e a arquitetura, somente engrandece o Vale do Itajaí, Blumenau, disponibilizando mais uma opção cultural trazida pelos pioneiros que semearam cidades nesta região, de grande beleza. Há momentos que temos a sensação de que há pessoas que tentam desmontar esta realidade cultural, acreditando que este segmento não faça parte do Brasil multicultural.

Para lembrar...
Arquitetura Religiosa dos Imigrantes

Espaço interno da antiga igreja católica
 de Blumenau - aspectos do neogótico. Onde
 estava originalmente o órgão.
Imagem: Salésio Cardoso
arquitetura religiosa
 de um povo, ou cidade, reflete diretamente sua cultura e um momento dentro de sua história. Também, nos primeiros tempos da Colônia Blumenau, e depois, a partir das inúmeras cidades desmembradas desta e,  suas modificações ao longo dos períodos históricos.
expressão arquitetônica praticada no período da 

Em setembro de 1868, foi colocada a pedra fundamental da Igreja Matriz projetada por Heinrich Krohberger, no mesmo local da atual Catedral. Em 1873, através da Lei Provincial 694, de 31 de julho, foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo. Três anos depois chegou o Padre José Maria Jacobs, o primeiro pároco da comunidade que em 24 de janeiro de 1876 abençoou a nova igreja, onde mais tarde foi instalado o órgão produzido na Firma alemã Faber & Greve de Salzhemmendorf, Hannover.

Igreja projetada por Heinrich Krohberger e inaugurada em 1876. Rua XV de Novembro - antiga  Wurststraße - Estrada da Linguiça.
Salzhemmendorf -  Hannover - onde foi fabricado o órgão instalado na igreja católica de Blumenau.
Entre 1920 e 1928, sob a coordenação do Frei Daniel Hostin, foi ampliada a igreja através da construção das capelas laterais e também, houve a alteração da estrutura da torre e o aumento de sua altura da igreja. A torre recebeu três novos sinos e de acordo com o Historiador Ricardo Guilherme, a igreja católica ficou com o campanário mais alto que o da igreja luterana, localizada no Stadtplatz de Blumenau. 
As escadaria de acesso ao templo, também recebeu mudanças nesta obra. 

"Nos anos 20 do Século XX, a igreja recebeu duas capelas laterais, nova sacristia e a torre foi modificada para comportar os novos sinos, inaugurados em 18 de junho de 1928). Deste modo. Após 40 anos da independência que permitiu a introdução de torres nos templos luteranos. A comunidade católica inova com lindo campanário, porém, mais elevado ao também introduzido anteriormente no templo da comunidade evangélica do centro..." Ricardo Guilherme

Foi neste momento de reformas, que a igreja recebeu a instalação de um órgão fabricado na cidade alemã de Salzhemmendorf, da firma Faber & Greve - foto de capa. 

Antes da reforma e ampliação - Acervo do IBGE - Transporte em carro de mola.
Após a reforma e ampliação e modificações  na escadaria, na torre e com mais dois sinos.
Também recebeu o órgão de fabricação alemã, fabricado em 1926. Automóveis na rua. Foto IBGE

Órgão Faber & Greve

Durante a obra de ampliação e reformas ocorridas na Igreja Matriz de Blumenau, na década de 1920, também foi instalado um órgão alemão, que de acordo com  Paulo Visconti - seu restaurador no século XXI, o órgão possui 862 tubos. Como já mencionado, o órgão foi fabricado na Firma Faber & Greve da cidade de Salzhemmendorf, Hannover, Alemanha - em 1926 (Temos dúvidas sobre esta data - ao observarmos a história da Firma, quem em 1926, não se chamava assim). De acordo com Visconti, o órgão possui tração original do tipo pneumática com someiro e com sistema de acionamento por membranas de couro. Contém dois teclados manuais com 56 notas cada e uma pedaleira de 30 notas. Possui ainda, 15 registros e 07 acoplamentos. Originalmente, seu aspecto externo reportava às linhas neogóticas e a pedido do Arquiteto Dominikus Böhm que projetou a atual igreja,  o envólucro do órgão recebeu linhas contemporâneas para a época e linhas retas, para sintonizar com a nova arquitetura - moderna. O que não compreendemos, é a desconsideração com a originalidade plena deste órgão, cuja fábrica na Alemanha fechou antes da 2° Guerra Mundial. Em Blumenau, originalmente o  órgão foi inaugurado na igreja projetada por Krohberger, em 1927.
A partir de registros no Livro de Tombo N°. III pertencente  à Paróquia São Paulo Apóstolo, ficou conhecido o responsável pelo translado do órgão da igreja antiga para a igreja nova. O responsável também pela construção do novo "envólucro" do órgão, obedecendo as orientações do arquiteto Böhm foi o  Orgelbaumeister  - mestre organeiro alemão  Siegfried Schürle, que residia em São Bento do Sul. O início destes trabalhos, de acordo com o documento, aconteceu em 21 de maio de 1957 Recebemos a imagem de parte da página deste importante documento do Padre João Humberto Luciani em 12 de fevereiro de 2021
Do Livro de Tombo N°. III -  pertencente  à Paróquia São Paulo Apóstolo - 25 de maio de 1957.
Passando somente 26 anos após esta reforma, em 24 de maio de 1953, foi feito o lançamento da pedra fundamental da nova  igreja projetada pelos arquitetos alemães Böhm's - pai e filho - Gottfried e Dominikus Böhm. (Esta história está no link no final desta). E, em 1956, a antiga igreja foi demolida (lamentavelmente) e também foi retirado o cemitério dos pioneiros da área central de Blumenau, que, nos dias atuais, seria local de história e visitação. Tentamos encontrar os nomes destes primeiros católicos da Colônia Blumenau, em cemitérios adjacentes e não encontramos nenhum vestígio.
 Em 25 de janeiro de 1958 a nova igreja foi consagrada. Seu campanário foi inaugurado em   1°  de junho de 1963, onde também foi inaugurada a torre e concluídas as obras. Da antiga igreja, permaneceram na nova, os sinos, a ponta do campanário neogótico e o órgão, transladado por Orgelbaumeister Siegfried Schürle. 

O órgão foi transladado após seu desmonte, montagem, limpeza e também, com novo corpo executado em mogno, pelo Orgelbaumeister Siegfried Schürle.

Órgão da Catedral de Blumenau: Órgão Faber & Greve original - década de 1920- Órgão Faber & Greve com nova roupagem, restaurado e passado por limpeza , década de 1950 e restaurado, década de 2020.





Os trabalhos de restauro do órgão Faber & Greve da Catedral de Blumenau iniciaram em agosto de 2019
De acordo com FRESARD 2019, o trabalho foi coordenado a seis mãos. O Frei Lauro Both, trabalhou com o grande organeiro Georg Jann e está em um trabalho na cidade de Petrópolis, onde é especialista nesse tipo de restauro e vem para Blumenau sempre que possível prestar assessoria e apoio ao engenheiro Civil  Paulo Eduardo Visconti e à Arquiteta, Vanessa de Sousa e demais membros da equipe.
Paulo Eduardo Visconti.


Missa do dia 17 de julho de 2022 sonorizada pelo órgão e as vozes do Coro Santa Cecília - Maestro Paulo Visconti e organista João Urllich.
Na igreja projetada pelos arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm












Órgão Faber & Greve Catedral de Blumenau.

Paulo Visconti e João Ullrich.


















              






Fotografias desfocadas por motivos técnicos. 

Fotografias desfocadas por motivos técnicos. 
                                    
Com Padre Marcelo Martendal, João Ullrich e Paulo Eduardo Visconti.
Padre Marcelo autorizou à equipe restaurar o centenário órgão.
Vídeo
                                                                                        Um Registro Para a História.
Referências

  • ____________ . Catedral São Paulo Apóstolo. Disponível em: http://www.catedraldeblumenau.org.br/catedral. Acessado em: 11/02/2021.
  • __________.Álbum de Blumenau - Igreja Matriz. Brasiliana Fotográfica. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/handle/20.500.12156.1/2632. Acessado em: 11/02/2021.

  • ____________ Orgelbauer Faberr & Greve.   Disponível em: https://orgel-forum.de/viewtopic.php?t=170 . Acessado em: 12/02/2021
  • ____________ Revista De Orgelvriend  - Facebook . Disponível em: https://www.facebook.com/114317565292714/posts/het-faber-dienes-orgel-1928-in-veendam-is-een-aparte-eend-in-de-bijt-in-een-prov/3820956754628758/. Acesso em: 12/02/2020 - -1:20h.

  • BALLESTEROS, Domitila de Lima. O Órgão Eletrônico e o Órgão de Tubos na Prática Religiosa organística da Cidade do Rio de Janeiro.  Programa de PósGraduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2014.

  • CAVALCANTI, Carlos. Historia das artes: curso elementar. 2.ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968- - nv. :il.

  • CAVALCANTI, Carlos. Historia das artes:da Renascença fora da Italia ate nossos dias, curso elementar /Carlos Cavalcanti. -3.ed.  Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1978. - 357p. :il.

  • FRESARD, Francisco. Órgão de tubos da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, passa por restauro. NSC Total. 26/11/2019 - 17:14h.  Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pancho/orgao-de-tubos-da-catedral-sao-paulo-apostolo-em-blumenau-passa-por-restauro?fbclid=IwAR3fGXor5lvJ6PHE5clKrdyhO8DQwzmqZJ_Q3fkr4yvQ3orwiXdth9nl7o8. Acessado em: 11/02/2021, 22:22h.

  • RIBEIRO, Daniel Pereira. A Técnica da Pedaleira no Ensino do Órgão. Católica - Dissertação de Mestrado.  Escola das Artes.Universidade Católica Portuguesa. Porto, julho de 2017.



Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário