domingo, 3 de março de 2024

A Técnica Construtiva Enxaimel - na centenária Fazenda de Café De Sant'Anna - Minas Gerais

O pesquisador de Juiz de Fora, Salcio Del Duca nos encaminhou material fotográfico de uma das centenárias fazendas mineiras, para obter nosso aval e análise profissional sobre a técnica construtiva utilizada na construção da sede da histórica fazenda.
 Em 12 de junho de 2015, estivemos em sua cidade palestrando sobre "A Cultural alemã, na Alemanha e no Brasil", em no I Encontro Teuto Brasileiro. Posteriormente, em período de pandemia do COVID 19, ministramos uma palestra sobre a técnica construtiva enxaimel, também em Minas Gerais, que contou com grande numero de imigrantes alemães no estado.
E para nossa surpresa, nos deparamos com este rico material e arquitetura, na escala de uma fazenda, cientes de que esta etnia, com outras diferentes, ocuparam o lugar da mão-de-obra escrava, nas fazendas de café do Sul e do Sudeste brasileiro.
Em estudo e preparação de um artigo sobre o tema, verificamos a presença da técnica construtiva erroneamente descrita e uso, também não de acordo com o conhecemos sobre, em nossas pesquisas sobre essa arquitetura e a técnica construtiva.

Fazenda Fortaleza De Sant'Anna - Goianá

A  fazenda está localizada no entorno de Juiz de Fora, na região Sudeste do país, local onde a mão de obra do imigrante substituiu a mão-de-obra escrava, nas fazendas de café.







A história da mão-de-obra do imigrante alemão nas fazendas de café do Sudeste do país, ocupando o local do trabalho de mão-de-obra escrava, em processo de desuso e eliminação completa, através de iniciativas da sociedade local da época.

Para ler sobre o assunto - Clicar sobre: Imigrantes alemães nas Fazendas de Café do Rio de Janeiro - São Paulo e depois - Santa Catarina - Século XIX - Kaffeepfklücker

A fazenda de café mineira   De Sant'Anna , conta com cerca de 4.213 hectares – sendo 3 mil hectares de Mata Atlântica preservada. A fazenda foi demarcada em 1811, na época produzia açúcar e café, utilizando, em um primeiro momento, o trabalho da mão-de-obra escrava, como era comum em todo Sudeste do Brasil. 
O tenente Joaquim José de Sant'Anna adquiriu a fazenda em 1842, herdada e administrada posteriormente por seu neto, Mariano Procópio.
Joaquim José de Sant'Anna foi nomeado 2º vice-presidente da província de Minas Gerais, por carta imperial de 26 de fevereiro de 1866, tendo assumido a presidência interinamente por cinco vezes.
Atualmente a fazenda está ocupada por acampamento do MST, com cerca de 150 famílias, ciente de que o local tem a presença do patrimônio histórico e arqueológico brasileiro.
Lemos em alguns postais que erroneamente, estas pessoas apontam a presença da "senzala", o que não confere, uma vez que o tipo de mão-de-obra e etnia eram outros daqueles quês que viviam em senzalas, realmente.  Quem construiu essa arquitetura, possuía técnica trazida por aqueles que residiam no local e também trabalhavam, posteriormente àqueles que viviam nas senzalas. 
As pessoas que construíram este local era imigrantes alemães, muitos dos quais, quase sempre enganados, com propostas mentirosas e construíram com suas mãos e através da técnica construtiva que conheciam, de seu local dos trabalhos, não conhecido por aqueles que trabalhavam na região até então, os africanos e portugueses.
Legalmente, esta fazenda de café do século XIX, é de propriedade da mãe do Mariano Procópio, incorporador da CIA União e Indústria e fundador da Colônia Agrícola Alemã D. Pedro II.
A fazenda de café De Sant'Anna pode ser, um exemplar raro de construção da técnica construtiva enxaimel em Minas Gerais. De acordo com Sálcio Del Duca, o projeto da sede, pode ter sido do mesmo arquiteto que projetou o edifício do Museu Mariano Procópio. Não percebemos assim.
Arquitetura que faz uso da técnica enxaimel, como percebemos nestes registros fotográficos, não tem necessidade de arquiteto, mas sim de um carpinteiro, mão-de-obra especializada que estruturaram edificações dos imigrantes alemães no Brasil. Nesse caso, marcando um período histórico, onde foi trocado a mão-de-obra de uma das atividades econômicos que marcou um período histórico no Brasil, período da cafeicultura e a libertação da mão-de-obra escrava.
A arquitetura do museu citado por Del Duca é uma tipologia do Backsteinexpressionismus, cuja técnica construtiva é autoportante a partir de tijolos maciços aparentes. Arquitetura comum do Norte da Alemanha e com muitas tipologias construídas em Santa Catarina, principalmente na arquitetura religiosa.
Museu Mariano Procópio - Técnica do Backsteinexpressiunismus. Autoportante e totalmente diferente da arquitetura que faz uso da técnica construtiva enxaimel. 
A Técnica Construtiva Enxaimel - Fazenda de Café Minas Gerais.
Estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos maciços aparentes e também, com tábuas assentadas horizontalmente. Estrutura do assoalho de madeira.


Aberturas em madeira - janelas tipo guilhotinas. Divisórias internas em madeira, como pisos, mezaninos e escadas, em madeira.
Estrutura de assoalhos, em madeira. Fechamento feito de estuque. Estrutura enxaimel.




Estuque - estrutura enxaimel "falquejada".
Estuque/taipa, técnica utilizada no neolítico, na região de onde foi trazida a técnica construtiva enxaimel para o Brasil  - taquara e barro. Europa Central.

Mão francesa, suportar os grandes beirais que protegiam o corpo da edificação das águas das chuvas.






















É um crime, o descaso com a presença de patrimônio histórico arquitetônico, no meio da mata e que de acordo com o Google Earth, conta também, com a presença do cemitério da fazenda. Material arquitetônico, histórico e antropológico de um valor imensurável, dentro da História do Brasil.

 Registro para a História

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
Referências
  • Juiz de Fora - Prefeitura. Após quase 16 anos fechado, Museu Mariano Procópio é totalmente reaberto ao público em Juiz de Fora. Disponível:https://pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=61072 . Acesso 2 de março de 2024 - 22h36.
  • WITTMANN, Angelina. C.R.: Fachwerk – A técnica Construtiva Enxaimel. – 1.ed. – Blumenau, SC : AmoLer, 2019. – 405 p. : il.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.












Nenhum comentário:

Postar um comentário