quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Cartaz da 41ª Oktoberfest Blumenau e Números da 40ª edição - Direto do Parque Vila Germânica - Blumenau/SC

A Realeza da 41ª Oktoberfest Blumenau e a arte desta edição, sendo apresentada.

Em um coletiva de imprensa, com café da manhã, realizada na manhã deste dia 16 de dezembro de 2025, às 9h — apenas dois meses após o encerramento da histórica 40ª edição —, a organização apresentou o cartaz oficial da 41ª Oktoberfest Blumenau.
Sob o conceito “É tempo de celebrar a tradição”, a peça foi desenvolvida pela Agência Seven em parceria com o artista Eduardo Rosa. O elemento central, a “Casa do Tempo”, surge como uma representação da conexão com o Zeitgeist da festa: um símbolo que carrega a herança cultural alemã associada à precisão, à memória e ao passar das décadas.
Cartaz da 41ª Oktoberfesr Blumenau - 2026.
Rainha Letícia Zonta Madureira, 1ª Princesa Nicoli
Heinzen Lucas Gassen e 2ª Princesa Luana Oenning.
Mais do que um ícone, a “Casa do Tempo” simboliza permanência e identidade, representando a continuidade cultural e a valorização da história construída pela Oktoberfest Blumenau desde os anos 1980. Na arte, ela se transforma em um espaço vivo de convivência, onde a família, a música e a gastronomia se encontram.
O evento marcou, também, um dos primeiros compromissos oficiais da nova Realeza da Oktoberfest Blumenau, composta pela Rainha Letícia Zonta Madureira, pela 1ª Princesa Nicoli Heinzen Lucas Gassen e pela 2ª Princesa Luana Oenning.
Durante a coletiva de imprensa realizada no Setor 4 do Parque Vila Germânica, foram apresentados o cartaz da Páscoa em Blumenau 2026 e os números da 40ª Oktoberfest Blumenau. A festa registrou um lucro de R$ 12.069.071,78. A receita total foi de R$ 35.610.199,46. Os números oficiais, a pesquisa de público e o balanço socioambiental da Oktoberfest Blumenau foram apresentados na manhã desta terça-feira, dia 16, durante coletiva.
O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, festejou os números, afirmando que a equipe já se encontra trabalhando para a organização da próxima edição.
Prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari.
O número de visitantes da 40ª Oktoberfest Blumenau, ao longo dos 19 dias de programação, foi de 689.201 pessoas, um aumento de 18,98% em comparação com 2024. Foi lembrado que o objetivo não é aumentar o número, mas sim manter a qualidade do ambiente da festa, assunto debatido dentro da organização há muito tempo.
Achamos interessante que a gastronomia, elemento identitário da festa, nesta 40ª edição teve 621.222 itens disponíveis ao público.
Guilherme Benno Guenther, Diretor Geral da Oktoberfest
Blumenau e do Parque Vila Germânica.
A organização da Oktoberfest Blumenau também apresentou nesta coletiva os resultados da pesquisa de satisfação realizada durante a festa, reforçando o alto índice de aprovação do público. De acordo com os dados, 96% dos entrevistados atribuíram os conceitos “bom” e “ótimo” ao evento, confirmando a qualidade da experiência oferecida nesta edição. Um dos destaques da 40ª Oktoberfest Blumenau foi a retomada do Galegão, espaço tradicional da festa, que obteve 97,8% de aprovação do público, demonstrando a importância do ambiente para a experiência dos visitantes. Guilherme Benno Guenther, Diretor Geral da Oktoberfest Blumenau e do Parque Vila Germânicaesclareceu que aqueles que pontuaram a não satisfação em relação ao Galegão, o fizeram porque não conseguiram adentrar no espaço.
A estrutura do Parque Vila Germânica alcançou um índice de 99% de satisfação, reforçando a eficiência dos serviços e da organização. A segurança da Oktoberfest Blumenau também foi amplamente reconhecida: 99% dos entrevistados avaliaram a festa como segura, consolidando o evento como um ambiente organizado, acolhedor e preparado para receber moradores e turistas. Cerca de 90% do público que frequentou a 40ª edição recomenda a festa.
A 40ª edição também foi destaque por iniciativas de sustentabilidade, gestão de resíduos e compensação ambiental realizadas ao longo da programação. Durante os 19 dias de evento, foram registradas 36 cargas de resíduos, totalizando 172,88 toneladas de materiais gerados. A coleta de óleo de cozinha também apresentou resultado positivo, com 1.980 litros recolhidos, sem registro de intercorrências. Ao todo, mais de 50 variáveis socioambientais foram monitoradas durante a festa.
A próxima edição da festa será realizada entre os dias 7 e 25 de outubro de 2026. A festa continuará mantendo dias com entrada gratuita: no primeiro e no último dia, além das segundas e terças-feiras e da primeira quinta-feira do evento, no dia 8 de outubro.
A venda de ingressos para a 41ª Oktoberfest Blumenau começou neste dia 16 de dezembro, a partir do meio-dia, por meio do site oficial do evento.

As imagens comunicam
Marilili Martendal, trabalha na Oktoberfest Blumenau desde a primeira edição.

Dieter Gieseler (à esquerda), segundo Secretário de Turismo que organizou a Oktoberfest Blumenau, sucedendo Antônio Pedro Nunes..



















Calendário de eventos para 2026.

Prefeito e vice-prefeita de Blumenau, Egídio Ferrari e Maria Regina de Souza Soar.





Guilherme Benno Guienther, Diretor Geral da Oktoberfest Blumenau e do Parque Vila Germânica.










Recorde de número de patrocinadores.


Prefeito e vice-prefeita de Blumenau, Egídio Ferrari e Maria Regina de Souza Soar.








Guilherme Benno Guienther, Diretor Geral da Oktoberfest Blumenau e do Parque Vila Germânica.


Prefeito e vice-prefeita de Blumenau, Egídio Ferrari e Maria Regina de Souza Soar.








Vovô Chopão.








Secretário Municipal de Turismo e Lazer de Blumenau Ulysses Kreutzfeld, Vovô Chopão e Luiz Cé.



Com a jornalista  Marili Martendal. Trabalhou desde a primeira edição da Oktoberfest Blumenau e está nas paginas deste livro.




Vídeo
Em clima de Natal...








Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)











Nenhum comentário:

Postar um comentário