segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Meersburg e sua arquitetura e história - Alemanha 2025

Meersburg e cidade baixa e a cidade alta.
Após a visita ao Museu das Palafitas Unteruhldingen -  Pfahlbauten Unteruhldingen, encontramos os Gälles e fomos almoçar para seguirmos para a cidade de Meersburg, localizada a sudeste de Bodensee, onde observamos a arquitetura histórica, castelos e edificações enxaimel. 
Meersburg dista menos de 6 km de Pfahlbauten Unteruhldingen. Almoçamos no local e, em seguida, fomos explorar a história da cidade preservada em sua paisagem.
Cardápio do almoço.

Meersburg
"Em 1303 (Cod.dipl.Sal. 3,831), por sugestão do Bispo Heinrich von Klingenberg, os monges da Abadia de Salem, uma abadia cisterciense, compraram um terreno baldio em Meersburg, a recém-criada zona da cidade baixa, "aream unam in opido nostro Mersburg, ut in ea domum sibi construant", com o objectivo de construir a sua própria casa no mesmo terreno. Em pouco tempo, a casa de pedra dos monges de Salem, conhecida como Casa de Pedra de Salem, ergueu-se neste terreno, perto do alto muro do lago, junto ao novo pátio dos monges de Weingarten e não muito longe do Hospital do Espírito Santo de Constança, na outra extremidade da rua. Uma vez que as suas paredes exibem predominantemente materiais de construção originais, a Casa de Pedra de Salem em Meersburg pode ser considerada um dos edifícios mais antigos ainda existentes no Lago de Constança (passeio marítimo à beira do lago). 13)."
Vamos conhecer um pouco da história de Meersburg, a cidade medieval.
Seu nome tem origem na sua configuração espacial, relacionada inicialmente a um castelo e, posteriormente, aos dois hoje existentes. É uma conhecida cidade medieval, parte do distrito de Constança, na região administrativa de Tubinga (Tübingen), no estado de Baden-Württemberg. Na região, a cidade baixa é chamada de Unterstadt, e a cidade alta, de Oberstadt. A ligação entre as duas ocorre por meio de duas escadarias e uma rua íngreme: a Steigstrasse.
Steigstrasse.

Um pouco de História
Meersburg - "Castelo do mar".
O nome Meersburg significa "Castelo no Mar", fazendo referência a uma fortaleza que, de acordo com a tradição de 1548, foi construída em 630 pelo rei merovíngio Dagoberto I. A comuna obteve o estatuto de cidade livre em 1299, apesar de, nominalmente, estar ainda sob a autoridade do Bispo de Constança. Em 1803, foi anexada ao território de Baden. Após a Segunda Guerra Mundial, Meersburg integrou a zona de ocupação francesa na Alemanha.
Historicamente, a cidade possui dois castelos: o Castelo Velho (Altes Schloss) e o Castelo Novo (Neues Schloss). O Castelo Velho, construído pelo rei Dagoberto I no século VII, é aberto à visitação; contudo, quando tentamos visitá-lo, ele não estava aberto. A edificação é rodeada por vinhedos que gozam de uma insolação privilegiada, virados para o sul.

Castelo Velho (Altes Schloss)


Keiser Friedrich I - O Barbarossa - Kloster Lorch
 Roteiro Alemanha 2016
.
Por volta de 630, Dagoberto estava na região do Lago de Constança (Bodensee) trabalhando na cristianização das tribos alamanas. Esta teoria baseia-se em uma fonte de 1548 e é reforçada por Joseph von Lassberg, que viveu no castelo durante o século XIX. Uma carta emitida por Frederico Barbarossa, em 27 de novembro de 1155, menciona que os limites do bispado foram estabelecidos pelo próprio Dagoberto, indicando seu envolvimento pessoal na escolha dos governantes da região.
O castelo foi mencionado pela primeira vez em 1113. As pedras na base da Torre de Dagoberto são blocos imponentes e aproximadamente quadrados que, de acordo com a história da arquitetura, podem datar do século VII.
Nos séculos seguintes, o castelo pertenceu a vários senhores. Pode ter pertencido aos Hohenstaufen por um período, pois, em 1213, o rei Frederico II celebrou a Semana Santa em Meersburg. Em 1233, ele concedeu à cidade o direito de realizar o mercado semanal. Pouco antes de sua morte, em 1254, Conrado IV — após ser deposto e excomungado pelo Papa Inocêncio IV — pediu a Eberhard II, o Alto Mordomo de Meersburg, que cuidasse de seu filho de dois anos, Conradino. Em 1261, Conradino tornou-se Duque da Suábia e reuniu um exército na região de Ravensburg (cidade onde residem os Gälle). Ele partiu de Meersburg rumo a Roma para lutar contra Carlos I de Anjou e tentar recuperar os títulos cassados de seu pai. Embora tenha conseguido tomar Roma, Conradino foi capturado e executado pouco depois.
Torre de Dagoberto. 
Em 1268, o castelo passou totalmente para a propriedade do Bispado de Constança. Mesmo servindo de residência episcopal, Meersburg foi palco de diversas batalhas. Em 1334, houve uma disputa pelo cargo de bispo: o Barão Nikolaus I de Kenzingen, eleito pelos partidários do Papa, enfrentou Albrecht de Hohenberg, escolhido pelo Sacro Imperador Romano. Nikolaus viajou a Avignon para confirmar sua nomeação e, ao retornar, reforçou as defesas de Meersburg. Albrecht sitiou o castelo com um exército imperial durante o verão de 1334, ocasião em que canhões foram usados pela primeira vez na Alemanha. No entanto, as tropas imperiais não conseguiram tomar a fortaleza. Cansado do cerco, o Imperador Luís IV retirou-se para auxiliar o Duque Otto da Áustria, confirmando Nikolaus como bispo.
Após Nikolaus, Ulrich Pfefferhardt ocupou o cargo de 1345 a 1351. Em 1352, Johann III Windlock foi instalado no castelo, provando ser um governante autocrático e impopular. Após uma disputa com Konrad de Homberg-Markdorf e o Abade Eberhard de Reichenau, ele acabou morto por soldados em seu palácio.
Ao longo do século seguinte, pelo menos treze outros bispos foram empossados. Em 1436, Henrique IV de Hewen foi nomeado bispo.  Após um motim, a cidade foi multada em 4.000 florins por quebrar a paz dentro dos terrenos do castelo. Tentativas posteriores dos cidadãos de garantir o estatuto de Cidade Imperial Livre levaram a novas hostilidades em 1457. Os habitantes invadiram o castelo e o capturaram. O bispo Henrique respondeu sitiando a cidade. Após a intervenção de Siegmund da Áustria, bem como de Constança e Zurique, um acordo foi alcançado. Henrique retirou-se inicialmente, mas atacou a cidade pouco tempo depois. Pegando os cidadãos de surpresa, seus soldados invadiram a vila e capturaram todos os líderes da revolução. Henrique executou os líderes da rebelião e revogou os direitos da cidade.
O frontão escalonado da torre foi adicionado pelo Príncipe-Bispo de Constança, Hugo von Hohenlandenberg (1496–1532). Antes de sua época, o castelo de Meersburg era apenas uma residência de verão para os bispos. Após um conflito com a cidade de Constança em 1526, Hugo mudou-se definitivamente para Meersburg. O castelo permaneceu como a principal residência episcopal até a mudança para o Novo Castelo (Neues Schloss), no século XVIII.
Museu medieval.
Em 1647, a fortificação foi atacada por tropas suecas durante a Guerra dos Trinta Anos; contudo, apenas as vigas do telhado foram queimadas durante o ataque. No início do século XVIII, os bispos iniciaram a construção do Novo Castelo em Meersburg, concebido como uma residência moderna. Após 1750, o antigo castelo passou a servir como sede da administração da cidade.
Com a secularização de 1803, o Castelo de Meersburg passou para o controle do Grão-Ducado de Baden. Em 1838, o Grão-Duque vendeu a propriedade a um proprietário privado. O colecionador Joseph von Lassberg e sua esposa, a Baronesa Maria Anna von Droste-Hülshoff (também conhecida como Jenny), adquiriram o castelo. Em 1841, a irmã de Jenny, a poetisa Annette von Droste-Hülshoff, mudou-se para lá, onde passaria os últimos oito anos de sua vida. Após a morte dos Lassberg, o castelo passou para suas filhas gêmeas, Hildegard e Hildegunde. Como elas não tinham condições de arcar com a manutenção, venderam-no em 1877 para Karl Mayer von Mayerfels, de Munique, que estabeleceu um museu medieval no local. Hoje, partes do castelo estão abertas à visitação autoguiada, enquanto o restante é ocupado por seus descendentes.





Castelo Novo (Neues Schloss)
O Castelo Novo (Neues Schloss) também está localizado em uma colina às margens Bodensee. Na parte de trás do edifício, encontra-se um terraço ajardinado com vista panorâmica para a cidade baixa, o porto de balsas e a costa suíça do lago. O acesso ao terraço é feito pelo piso térreo do palácio ou por meio de uma escadaria localizada próxima à ponte que leva ao Castelo Velho (Altes Schloss), a qual é protegida por um portão de ferro forjado.
Historicamente, desde a sua construção, em 1750, até a dissolução do bispado, em 1803, o edifício serviu como sede do Príncipe-Bispo de Constança.
Castelo Novo (Neues Schloss). No alto frontão, o a presença do brasão de armas de Johann Franz II von Stauffenberg
A construção teve início em 1710, sob a administração do bispo Johann Franz II von Stauffenberg, com projeto e execução de Christoph Gessinger.
Quando Hugo Damian von Schönborn — na época também bispo de Speyer, onde havia construído o Castelo de Bruchsal — assumiu a sede em Meersburg, em 1740, quis aprimorar o Novo Castelo (Neues Schloss). Para isso, contratou o mestre de obras Johann Georg Stahl, de Bruchsal, a fim de transformar o castelo em uma edificação mais imponente e elegante. Seguindo os planos de Balthasar Neumann, Stahl construiu uma grande escadaria e redecorou o interior do palácio.
Grande escadaria de Stahl. 
De 1741 a 1743 foi acrescentada a capela do castelo, com base em planos de Balthasar Neumann. A arte e as estátuas são obra do pintor de frescos Gottfried Bernhard Göz de Augsburg (1708–1774) e do escultor Joseph Anton Feuchtmayer (1696–1770). 
Em 1759, o Príncipe-Bispo Cardeal Franz Konrad von Rodt mandou renovar o castelo sob a direção do mestre de obras Franz Anton Bagnato. A escadaria, que se encontrava deteriorada, teve de ser restaurada. A fachada barroca do castelo foi reformulada em estilo rococó, com janelas ampliadas, ornamentos adicionais em suas molduras e novos frontões.
A decoração de interiores é obra do artista de Mainz, Giuseppe Appiani (c. 1705–1786), e do escultor Carlo Luca Pozzi (1735–1803). Entre as obras de Appiani, destacam-se dois enormes afrescos: um sobre a Grande Escadaria, Verherrlichung des Fürstbischofs und des Hochstift (Glorificação dos Príncipes-Bispos e da Diocese), de 1761; e outro sobre o salão de baile, Die Verehrung der göttlichen Vorsehung (A Adoração da Divina Providência), de 1762.
Devido à secularização em 1803, o Neues Schloss serviu como sede dos Príncipes-Bispos de Constança por apenas cerca de 50 anos. Durante o século XIX e até 1955, o castelo desempenhou diversas funções: escola para meninas, prisão local, escola de marinheiros, escola secundária e, de 1865 a 1937, Instituição de Baden para Surdos-Mudos (que se transferiu para Gengenbach após esse período).
Após a Segunda Guerra Mundial, o local foi utilizado como quartel para as tropas francesas de ocupação.
Atualmente, o Novo Castelo (Neues Schloss) abriga diversos museus. Além da Galeria Municipal (Städtische Galerie) e do Museu Dornier, que ocupam o segundo andar, o local também abriga o Museu do Palácio dos Príncipes-Bispos (Fürstbischöfliche Schlossmuseum), no terceiro andar. O museu oferece a oportunidade de visitar os aposentos residenciais e as salas de recepção dos príncipes-bispos, redecorados com mobiliário original da época.
A cidade tem partes do muro  do período medieval.

As imagens comunicam 

Chegamos a um estacionamento (Parkplatz) próximo ao Bodensee e passamos por um acesso que levava ao interior das antigas muralhas da cidade medieval de Meersburg.









 Castelo Velho (Altes Schloss). 




















































s






















Novo Castelo.


























































Bodensee.
























d








Na sequência, antes de retornar a  Wolfegg — Os Gälles nos prepararam uma recepção com muito carinho —, passamos por um local incrível, repleto de cegonhas, conhecido como Affenberg Salem, que será apresentado em nossa próxima apresentação/postagem - aqui no Blog.

Bis zum nächsten Mal, Meersburg.

Vídeo
Vielen Dank.
QG 4  - Cidade de Wolfegg, próximo a Ravensburg.
Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)
Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau
Roteiro 4 com base na cidade Wolfegg



















Nenhum comentário:

Postar um comentário