quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Um passeio no Trem da EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina

Ou ainda, passeio no Trem Histórico Cultural da EFSC.


A Região do Vale do Itajaí foi fundado por (Clicar sobre) Hermann Otto Blumenau. Sr. Blumenau, quando assentou a Colônia e definiu sua centralidade nas proximidades do último trecho navegável do Rio Itajaí Açu, trouxe consigo na bagagem, a intenção de construir uma ferrovia.

A ferrovia complementaria o transporte fluvial entre a sede da colônia e seu interior - Alto e Médio Vale do Itajaí - Os planos eram arrojados e iam além - chegar até o limite extremo oeste do Brasil. A (Clicar sobre) Estrada de Ferro Santa Catarina, teve seu primeiro trecho inaugurado, quase 60 anos depois da chegado do primeiro grupo de imigrantes alemães na região - em 03 de maio de 1909






Locomotiva N°1 - Fabricação Borsig - Salto Weissbach - Sobre o local - Atual Rua Bahia
Sua História foi muito curta e durou somente um pouco mais de 60 anos, por vários motivos: sócio econômicos e transformações sociais no mundo e no Brasil, a ferrovia do Vale do Itajaí - EFSC foi erradicada em 1971.



A EFSC sempre esteve presente na memória das pessoas e nas histórias, repassadas de geração para geração. Surgiram alguns grupos preservacionistas e entre eles está a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF e o Núcleo Regional do Vale do Itajaí -  NuRVI, que juntamente com alguns empresários, representações políticas e outras entidades possibilitaram o resgate de um pequeno trecho da EFSC
Este trecho resgatado, oficialmente começou a funcionar no dia 14 de março de 2010, quando a  locomotiva nº 232 voltou a apitar e percorreu 3,2 quilômetros do trecho ferroviário localizado na Serra de Subida, em Apiúna. Estiveram presentes na primeira viagem, cerca de 80 passageiros. Esta ferrovia resgata foi rebatizada com o nome de Ferrovia das Bromélias. O projeto inicial previa 28 quilômetros, recuperados até a cidade de  Rio do Sul. 
Estivemos nesta primeira viagem, na época batizado, Ferrovia das Bromélias, em 2010. Entre o som do apito da pequena máquina a vapor, também o registro do som da emoção. O vídeo a seguir mostra um pouco deste momento histórico.


Neste último domingo, dia 9 de fevereiro, estivemos em mais um destes passeios disponibilizados àqueles interessados em conhecer um pouco da História da extinta EFSC, ou mesmo, reviver a experiência de passear dentro de um trem puxado por uma locomotiva a vapor, atualmente batizado de Passeio de Trem da EFSC. Para chegar ao local do passeio de trem, passamos pelas comunidade de (Clicar sobre) Warnow e Ilse - Indaial e Ascurra respectivamente e fizemos alguns registros deste cenário histórico da EFSC.
Com altas temperaturas e a sensação térmica superior a 50° C, encontramos os voluntários, membros da ABPF e NuRVI, trabalhando sob o sol escaldante, neste dia de domingo. Participamos da viagem que saiu, pontualmente às 15:00h.

Reportagem sobre



As imagens Comunicam:
Antiga estação de Warnow - Estado de Ruínas

Resquício do antigo leito - Ilse
Resquício do antigo leito - Ilse


Ilse - Ascurra

Ilse - Ascurra














Voluntários que operam e mantém em funcionamento este pequeno trecho ferroviário da EFSC
Voluntários que operam e mantém em funcionamento este pequeno trecho ferroviário da EFSC


Voluntários que operam e mantém em funcionamento este 
pequeno trecho ferroviário da EFSC




Sr. Luiz Carlos Henkels contando um pouco sobre a História da EFSC 


Passando sob o viaduto de Subida


Sr. Luiz Carlos Henkels



Recortes na rocha, feitos à picaretas e retiradas com pás a carinhos
de mão e carros tracionado a animal - início do século passado
Viaduto de Subida

Passando sobre a Ponte de Pedra - Rio Subida








Material de reposição - Dormentes, cuidadosamente empilhado pelos voluntários - Trabalho pesado
 


Usina de Salto Pilão


Retornando e resquícios da EFSC  integrados
na nova paisagem
Vídeos:








 Relembramos que o trem é operado por voluntários da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF e o Núcleo Regional Vale do Itajaí - NuRVI. A entidade responsável pela via férrea é a Fundação Tremtur - Rio do Sul. 
Os passeios acontecem no segundo domingo de cada mês - entre os horários de 8:30h até 17:30h, ao custo de R$ 20,00.

Mais informações podem ser obtidas nos Sites
www.efsc.com.br
www.tremapiuna.blogspot.com.br 

ou pelos telefones: 47 33532000 ou 47 33532023.

Endereço: Estrada Geral de Subinda, S/N - Villa Franzói - Frente da Escola Subida - Centro

Leitura Complementares - Clicar sobre Títulos

Santa Catarina teve única ferrovia brasileira
A Ferrovia no Vale do Itajaí
Passando por Warnow - Comunidade Centenária - Ilse
Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846
História - Blumenau e sua formação a partir dos meios de transportes
Os antepassados - 163 anos de Blumenau - História
Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
Livro que fala da Colônia Blumenau
A Ponte Lauro Müller




Após o incêndio - Reforçamos o pedido de mutirão. Pessoas trabalharam e doaram seu tempo de descanso para a recuperação deste pedaço, pequenino da EFSC, mas caro e parte de muitas lembranças de muitos e de outros a apresentação de um história dos pioneiros in loco. O vagão fotografado inúmeras vezes neste passeio foi incendiado. A equipe vai recuperá-lo. A História não pode voltar para os livros somente Deve permanecer na paisagem, também.   Para ler mais sobre o incêndio - clicar sobre:  Incêndio do vagão EFSC.  Para isto...
Caso alguém queira fazer alguma doação financeira para reconstruirmos oque foi danificado, poderá depositar qualquer valor no Banco do Brasil, agência: 0928-8 conta poupança: 605555-9-, variação 51- ABPF- Regional SC. - hoje é dia 19 de Agosto de 2015

 História importante para formação social/econômica das cidades 
e localidades do Vale do Itajaí
Estrada de Ferro Santa Catarina
Momentos














2 comentários:

  1. Querida, quase chorei quando vi a Maria Fumaça saindo do túnel, que emoção! Pude ver este lindo passeio graças a sua disposição para registrar tudo! Obrigada! Foi a viagem de inauguração do trajeto, daquele projeto antigo da TREMTUR, não é? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fátima. O primeiro vídeo, foi a viagem história, do primeiro dia de funcionamento oficial deste primeiro trecho resgatado. Tens razão. Os demais, foi no último dia 9 - 2° domingo do mês quando retornamos lá e encontramos estes guerreiros do resgate. que bom que apreciou...Abraços de Blumenau.

      Excluir