Os espaços públicos dentro das cidades são de vital importância, como locais de entretenimento, pontos de contemplação e encontros e também, locais providos de pontos focais. No momento presente existem muitos equívocos sobre o real papel dos espaços públicos - que estão deixando de ser públicos - pelo menos no Brasil. Em países sem diretrizes bem definidas dentro de uma firme legislação de políticas publicas voltadas para a ocupação do solo, facilmente encontra-se uma maneira de, a partir da valorização fundiária, privatizar ou comercializar, ou ainda, elitizar os espaços, outrora públicos. Um debate que mobilizou a opinião pública em Blumenau foi o Morro do Aipim, no qual estava locada uma tipologia enxaimel, que teve um incêndio suspeito após a tentativa de sua comercialização. Além de público, o espaço comentado faz parte da história da cidade de Blumenau.
Ocorrem ações semelhantes em outros espaços públicos das cidades na região.
Os espaços das cidades, bem ou mal resolvidos, são uma questão de saúde pública. Já é comprovado que sua organização interfere no comportamento do homem que ali transita ou tem qualquer tipo de atividade no mesmo. Igualmente, bem ou mal.
Em nossa última viagem de pesquisas à Alemanha, observamos algumas peculiaridades desses espaços, dentro de algumas cidades. Os monumentos, seus usos e respectivos materiais nos chamaram a atenção. É muito curioso, como usam materiais extraídos da natureza e industrializados com equilíbrio e harmonia dentro de uma linguagem muito regional, respeitando sempre a identidade predominante. Muitas das cidades históricas, dentro de sua história quase sempre milenar, possuem monumentos e obras de arte, com vidro e aço escovado, sem com isso agredir o patrimônio histórico arquitetônico.
São verdadeiras obras de arte, criteriosamente estudadas dentro do local onde foram projetadas. Existe harmonia.
Como já mencionado, os materiais predominante são os materiais extraídos da natureza: pedra, madeira, água, ferro - muitas vezes com ferrugem (Muito usados nos jardins) e metal industrializado, como aço inox.
As imagens comunicam...
|
Escultura de pedra no meio de local entre vias |
|
Material predominante - pedra rústica talhada com vidro e ferro |
|
Material predominante - pedra rústica talhada com vidro e ferro |
|
Metal. |
|
Do alto do muro de uma cidade murada - medieval - Um ponto focal - releitura de uma elemento histórico em metal. |
|
Campanhia externa de uma porta - ferro com ferrugem - muito usado. |
|
Escultura de uma passagem histórica em pedra - linguagem contemporânea - Presença da água em base de pedra. |
|
Delicado adorno de jardim que se movimenta mediante ação do vento e mantém o equilíbrio a partir dos pesos iguais dos pássaros feito de metal em ferro e ferrugem. |
|
Brasão da cidade dentro de um canteiro de flores, esculpindo em alto relevo na pedra granítica. |
|
Grande escultura - peça feita em aço escovado - material muito apreciados em diversos tipos de acabamento. |
|
Praça seca com a presença da fonte feita com uma linguagem contemporânea - integrada dentro do centro histórico da cidade. Materiais pedra, madeira e água. |
|
Grande esfera maciça de granito é movimentada pela força da água que jorra de uma base de granito. A brincadeira entre os elementos da natureza e o movimento - uma constante dentro dos espaços públicos das cidades alemãs - independentemente de sua população. |
|
Outra esfera, só que agora de água. |
|
Localizada em um ponto estratégico dentro de uma grande calçadão - ponto focal que emite o som do movimento da água que move-se dentro de um espaço criado em granito. Contemplação. |
|
Escultura em ferro com ferrugem |
|
Chafariz em ferro e granito - no centro um grande obelisco - Figuras mitológicas fazem parte da parte que contém água |
|
Equipamentos públicos na entrada de uma estação de metrô - materiais: pedra, ferro, aço escovado, água e acrílico. |
|
Equipamentos públicos na entrada de uma estação de metrô - materiais: pedra, ferro, aço escovado, água e acrílico. |
|
Praça seca - Ponto focal na grande escultura em metal multicolorido - A figura humana dá a referencia de escala. |
|
Grande espaço de contemplação em praça: Pedra e água. |
|
Para estar no espaço público - opções da intermodalidade. ônibus público provido de transporte free de bicicletas. |
|
Acesso a mirantes - dentro do espaço público - material metálico. |
|
Acesso a mirantes - dentro do espaço público - material metálico. |
|
Uso do espeço atemporal eternizado a partir de sua representação,, em pedra, metal e água. |
|
Junto as uma estação de trem - previsão dentro do espaço público - funcionalidade. |
|
Transparência |
|
Informações - comunicação visual é importante dentro do espaço público. |
|
Aço escovado - estação de metrô |
|
Espaço público sendo usado - ponto de encontro. |
|
Praça milenar - sem ocupações degradantes no entorno - há séculos. Só espaço público mantido pelos impostos e ocupado pelo citadino. |
|
Harmonia |
Quando nos deparamos com outras realidades através das pesquisas e estudos, percebemos o quanto as imagens comunicam. Ponto para reflexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário