![]() |
Paris - Final do Século XIX - créditos: Library of Congress. |
O filme desta postagem foge um pouco dos contextos que apresentamos no Blog, relacionados às cidades regionais e às cidades de origem dos imigrantes que fundaram estas.
Paris do século XIX era uma Paris dos maiores nomes da literatura francesa - conhecidos internacionalmente, como: Honoré de Balzac, Victor Hugo, Émile Zola, Marcel Proust e Gustave Flaubert, assim como o contista Guy de Maupassant.
![]() |
Victor Hugo. |
Também dessa época, eram contemporâneos, os poetas: Rimbaud, precursor do surrealismo; o simbolista Mallarmé; o controvertido Verlaine; e o ultrarromântico Baudelaire, que traduziu melhor do que ninguém o mal du siècle - mal do século.
Nesse cenário também viveu o precursor da ficção científica, Júlio Verne que se inspirou nos avanços tecnológicos do período. Tornou-se um vanguarda da ficção científica com as obras: Da Terra à Lua, Viagem ao Centro da Terra e 20.000 Léguas Submarinas.
Na pintura surgiu o Impressionismo — que rompeu com o academicismo da pintura de salão. Inicialmente boicotados, artistas como Renoir, Monet, Manet, Pissaro, Van Gogh, Gauguin e Berthe Morisot - os quais o Professor Vilmar amava, passaram a privilegiar o que o artista vê e sente. A palavra impressionismo foi inventada por um crítico que pretendeu satirizar o quadro de Monet, Impression, Soleil Levant. Hoje quase ninguém se lembra do nome desse crítico, mas todo mundo sabe quem é Monet.
![]() |
Monet, Impression, Soleil Levant. |
Na escultura francesa do século XIX, o destaque para Auguste Rodin, nascido em Paris, em 1840.
O vídeo abaixo mostra uma Paris de 1.890. A Torre Eiffel havia sido recém inaugurada e só se subia por escadas. Se vê a Catedral de Notre Dame, parte dos Champs Elysees, com um trânsito louco, onde os ciclistas quase não têm espaço. Mostra também, o Campo de Marte e a primeira calçada automática do mundo - uma esteira. O vídeo é real e a velocidade foi remasterizada digitalmente e se colocou som.
Para saber mais sobre a vida e a obra do Professor Vilmar Vidor - Clicar sobre:
![]() |
Arquiteto Vilmar Vidor. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário