quinta-feira, 25 de julho de 2019

Banda Municipal de Blumenau - Um pouco de História e comentário sobre o samba

Como surgiu a Banda Municipal de Blumenau que está completando 57 anos de idade?

A música sempre fez parte do dia a dia dos pioneiros que colonizaram a região do Vale do Itajaí - alemães e italianos. A Colônia Blumenau e depois Blumenau e os mais de 31 novos municípios, a partir do território desta colônia - após da década de 1930, sempre teve no seu âmbito cultural a presença da música cantada, coral e tocada. 
O Coro Masculino Liederkranz é um exemplo disto, o qual teve origem, há mais de 110 anos, por iniciativa do jornalista, professor, tradutor, compositor, escritor e cantor Rudolf Damm e que no mês de julho de 2019 - de maneira oficial, comemorou 110 anos
Os primeiros imigrantes chegavam à região e na sua bagagem traziam pelo menos, um instrumento musical. A música faz parte da educação primária de uma pessoa, até os dias de hoje, nas cidades de origem destes pioneiros.


Alto Vale  - Fundação Cultural de Rio do Sul.

Ary Lindner -Descendente de um dos coordenadores de uma das 
primeiras bandas  da Colônia Blumenau - Herr Lindner.

Primeiros grupos de imigrantes com seus instrumentos.


No Teatro Carlos Gomes Coral e Orquestre sob Regência de Hans Geyer.
Afinador de acordeon da Fábrica Gaitas Hering -  Erwim Knaesel - Foto: Acervo família  Leocadia Auffinger
Blumenau teve uma filial da fábrica de gaitas Honner da Alemanha.
Maestro Heinz Geyer ao centro - lado direito do violoncelo - Grupo Musical Foto de 1930 - Acervo particular Família Max Altenburg (em memória)  Autorizado por Dieter Altenburg.

Tradição musical. A tradição musical dos blumenauenses foi incentivada em todas as áreas da instrumentalização. Em Blumenau, a fábrica de Gaitas Hering foi a grande incentivadora de músicos que se dedicaram ao aprendizado do acordeon/gaitas, pois era muito comum dentro das famílias - pessoas que tocassem este instrumento.
Na imagem, o prefeito de Blumenau Sr. Carlos Curt Zadrosny (1966-1970), durante uma apresentação no Festival da Cerveja. Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Banda Cavalinho Branco - 1987.
Banda Wörin - Desfile do Oktoberfest 2010 - Blumenau.


Hercílio Deeke.
Existiam inúmeros grupos musicais, corais e bandas, resultados de iniciativas de grupos de amigos, que a partir da música, tinham seus momentos de lazer e cultura.
Oficialmente, a cidade passou ter uma banda somente no ano de 1962 - durante o governo do Ex Prefeito Hercílio Deeke, pai de Niels Deeke e filho de José Deeke. Hercílio Deeke fez importante trabalho e contribuiu através deste,  para  o desenvolvido das colônias alemãs e italianas do interior da grande Colônia Blumenau, com isto, contribuiu para o desenvolvimento destas regiões juntamente com sua esposa Emma Deeke - links listados no final desta postagem. Em Blumenau, entre outras coisas, fundou a Banda Municipal Municipal de Blumenau.
 No  21 de março de 1962, através do decreto N° 412, foi fundada a Banda Municipal de Blumenau com o objetivo de apresentar-se em concertos de música clássica e popular - nos espaços públicos da cidade e auditórios e também fomentar e viabilizar o aprendizado musical e a formação de músicos na cidade e região.

 João Carlos Cunico.
Atualmente, a banda é formada por 22 músicos que tocam os instrumentos, desde: bateria, percussão, clarinete, saxofone, bombardino, trompete, trombone e baixo. 
O regente é João Carlos Cunico. 
A Banda Municipal de Blumenau abrilhanta momentos de solenidades da Prefeitura Municipal de Blumenau junto à solenidades públicas, como também eventos particulares como formaturas, inaugurações, desfiles. No seu site está o telefone, para contato.
Percebemos que o único Concerto da Banda Municipal de Blumenau, de fato, acontece na data de seu aniversário, de maneira festiva.
A banda também toca no Oktoberfest Blumenau sob o nome de Stadtkapelle - homenagem ao local do Stadtplatz da Colônia Blumenau. Apresentam-se na festa com uma formação de big band, com vocais femininos e masculinos. 
Stadtkapelle.
Stadtkapelle.

No período de natal, a banda se traveste de Banda Noel, participando dos desfiles de Natal pelas ruas de Blumenau. Também participa da Festa Itália.
Seu primeiro Maestro foi Frank Baumgart. Depois o cargo foi assumido pelo Maestro Marcílio Pereira. Em 1997, a Banda Municipal passou a ser regida pelo Maestro Edson Ricardo seguido pelo Maestro Almir França e desde 2007, a batuta da Banda pertence ao Maestro João Carlos Cunico.
No 54° aniversário, as pessoas puderam assistir o concerto de aniversário doando um kilo de alimento ou um livro. O Teatro Carlos Gomes encheu e nós registramos - as fotos da noite ilustram esta postagem.
O material arrecadado foi destinado aos projetos de leitura da Fundação Cultural de Blumenau - sede da banda e também sua coordenação acontecem na Fundação Cultural de Blumenau.
Um comentário...

O Maestro João Carlos Cunico mencionou em algumas oportunidades, também no concerto da noite do 54° aniversário, o qual registramos, que Samba é a música, por excelência, brasileira e é a melodia que representa o Brasil no exterior. 
Historicamente, Samba é a canção mais tocada  nas duas cidades que foram as duas primeiras capitais do Brasil - Salvador e Rio de Janeiro Local onde estava a elite brasileira e onde chegavam estrangeiros, naquele período. Isto não representa a realidade brasileira, em todo seu território.
 Debret - Escravos e 
soldados na região da Praça XV - Rio de Janeiro - Início do Século XIX.
Estas duas cidades: Salvador e Rio de Janeiro, foram (e de repente, ainda o sejam - ou não, pois vivemos a era das Comunicações) os centros econômicos e culturais,  de um país em formação e onde a etnia colonizadora destas cidades - portugueses - fez uso da mão de obra escrava oriundo do continente africano, em sua sociedade colonial brasileira. 

Nos séculos XVI, XVII e até mesmo XVIII, a população desta etnia, entre as muitas que formaram o Brasil, em todas as regiões e nos mais variados períodos históricos, superou as demais - nestas duas primeiras capitais brasileira. Isto não define que o Samba, como a música, represente o Brasil continental.
Por exemplo, a origem de nossa família (Quem vos escreve) é natural da serra catarinense, e na cidade de nossos familiares, o Samba nunca se fez presente, mesmo  que nosso avô foi bisneto de escrava - a bisa Mariana - oriunda da África - no Rio Grande do Sul. O Brasil tem um território continental e sua cultura é diversificada para que, de maneira simplista, alguém afirme que o Samba é a música brasileira.
Em Blumenau, terra dos antepassados alemães e italianos, a música de formação é outra e acreditamos que devemos respeitar esta identidade. Estas imagens abaixo foram feitas durante as comemorações de 110 anos do Coro Masculino Liederkranz em julho de 2019.
identidade de uma cidade mantém viva a alma desta e por isto, temos grande prazer em visitar Salvador e  e Rio de Janeiro e perceber como respeitam a sua, por lá. 
Salvador - BA
Debret - Samba no Rio de Janeiro - Início do Século XIX.
O que vem sendo feito para resgatar a musicalidade de "raiz" local - de Blumenau -aquela trazida pelos imigrantes? 
É preciso repensar o conteúdo musical da Banda Municipal de Blumenau e não frustarmos o visitante - principalmente o visitante brasileiro, que vem para conhecer a região, sua cultura e sua história, que difere - e muito - da história das duas primeiras capitais do Brasil: Rio de Janeiro e Salvador.
Escrevemos estas observações como pesquisadora e cientista das Cidades: Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

Quando vamos para Salvador Rio de Janeiro, vamos ver o Samba e o Axé e os encontramos por lá. Não vemos um baiano tocar a melodia dos gaúchos, por exemplo. Estão corretos. 
E o que encontram aqueles que vem para Blumenau?
Não devemos temer e nem ter crise de identidade, pois a Campanha de Nacionalização já passou - que foi um Bullyng institucionalizado e tirou muito a auto estima de muitos que ajudaram a construir esta região. 
Quem chega, como nós chegamos, à região precisa respeitar esta identidade pois tem relação com à cidade e sua cultura.
Salvador - BA.
Sobre esta questão, falamos em uma palestra, como urbanista, para leitura, basta Clicar sobre: Nossa Palestra na Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha - A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil.

Imagens da Banda Municipal em Concerto - Ano 2016






















Bela iniciativa esta do Ex-Prefeito Hercílio Deeke - a criação da Banda Municipal de Blumenau para levar a música a todos, de maneira efetiva e pública. A música que é um dos elementos que forma a identidade de um povo da cidade e da região, como parte da  educação e da arte.
Outro comentário: A música dos pioneiros não se resume em música folclórica e bandinhas somente  - no bandoneon - que produz linda melodia. A música clássica tem entre seus nomes de destaques, muitos nascidos na Alemanha, Itália e na Áustria.



Leituras Complementares (Clicar sobre o título escolhido)











Nenhum comentário:

Postar um comentário