terça-feira, 2 de julho de 2019

Concurso Fotográfico "O Ipê mais lindo de Santa Catarina" - 2019 - ACAPRENA


Recebemos uma correspondência eletrônica da Associação Catarinense de Preservação da Natureza - ACAPRENA,  entidade da cidade de Blumenau, o qual compartilhamos - pois pareceu-nos muito interessante, principalmente àqueles que apreciam fotografia, como este Blog.

A teor da mensagem diz...
"Se você fez uma foto bacana de um Ipê que está florescendo e quer compartilhar com as pessoas, envie suas fotos para participar desse concurso! Vamos conhecer e valorizar juntos as belezas da arborização urbana de Santa Catarina, por cidades mais arborizadas e florestas mais preservadas! Participe!
Objetivo do concurso: 
Os Ipês representam uma oportunidade para que as pessoas possam perceber, valorizar e preservar a natureza. Neste sentido, os Ipês podem ser uma das muitas portas de entrada para as pessoas se interessarem mais pela preservação da natureza. Valorizar e preservar os Ipês de Santa Catarina significa valorizar nossas paisagens, florestas e ambiente. Sendo assim, o objetivo principal do concurso não é apenas premiar as fotos mais belas, mas sim possibilitar que as pessoas se conectem ao ambiente que vivem. Tirem um tempo para apreciar a natureza e compartilhem seus olhares e percepções, para que juntos possamos defender florestas mais preservadas e cidades mais arborizadas.
Período do concurso: 
Até o dia 20 de setembro de 2019.

Sobre o envio de fotos:
  1. Qualquer pessoa pode enviar fotos para participar do concurso (as fotos devem ser enviadas pelos respectivos autores)
  2. Limite de 5 fotos por pessoa.
  3. É aceito fotos de ipês de todas as cores.
  4. Vale foto de qualquer época, desde que inédita (fotos antigas indicar se o Ipê ainda existe). Único critério é ser um Ipê de Santa Catarina.
  5. Deve-se identificar a cidade onde a foto foi feita.
  6. Deve-se identificar a data da foto.
  7. Para participar as fotos devem ser enviadas para o email acaprena@gmail.com, ou entregue pessoalmente, por pen-drive, na sede da Acaprena (Campus I da Furb, Bloco D, Sala 107, no horário das 16:30 às 20:30, de segunda a sexta feira).
  8. Data limite para envio: 20 de setembro de 2019.
  9. O título da foto deve conter as seguintes informações: “Nome do autor. Data da foto. Cidade da foto. Ipê ainda existe (sim ou não)”
Critérios de avaliação:
  • 3 fotos escolhidas pelo público (serão as três fotos mais curtidas na página da Acaprena, as fotos serão postadas na página no dia seguinte ao recebimento). Fique atento: as fotos que forem enviadas antes ficarão mais tempo expostas na página, então não deixe para a última hora.
  • 3 fotos escolhidas por um fotografo ou representante de entidade de fotografia de Santa Catarina.
  • 3 fotos escolhidas por um representante da Acaprena.
Premiação para as 3 fotos mais votadas:
  • 1° colocado: 2 Agendas Borboletas de Santa Catarina e 1 camisa Acaprena
  • 2° colocado: uma agenda e uma camisa
  • 3° colocado: uma agenda"

Ipê  

Ipê é a designação comum de diversas árvores do gênero Tabebuia da família Bignoniaceae. Por sua beleza, exuberância das flores, espécie da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal brasileiro.
O ipê era considerado a árvore nacional brasileira até o dia 7 de dezembro de 1978quando o pau-brasil assumiu ilustre posto através da lei nº 6507. Pela mesma lei, a flor do ipê é a flor do símbolo nacional.
Existem Ipês de diversos tipos e cores. São eles:
  • Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba);
  • Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha); 
  • Ipê Amarelo do brejo (Tabebuia Umbellatta); 
  • Ipê Amarelo da Casca Lisa (Tabebuia Vellosoi); 
  • Ipê Amarelo do Cerrado (Tabebuia Ochracea); 
  • Ipê Rosa (Tabebuia pentaphylla);
  • Ipê roxo (Tabebuia heptaphylla); 
  • Ipê roxo bola (Tabebuia impetiginosa); 
  • Ipê roxo da mata ( Tabebuia avellaned); 
  • Ipê púrpura (Tabebuia gemmiflora); 
  • Ipê verde (Cybistax antisyphilitica); 
  • Ipê mirim amarelo / Ipê-de-jardim (Tecoma stans); 
  • Ipê preto (Zeyheria tuberculosa).

Tabebuia roseo-alba

Ipê branco (Tabebuia roseo-alba) – árvore com altura entre 7 a 16 m, diâmetro do tronco varia entre 40-50 cm com floradas de curta duração, mas muito ornamental, pode ser usado na arborização das calçadas.
Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.
Seus nomes, científico e popular, tem origem no tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”. É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida como planta do mel no Brasil e na Argentina.
Dotado de copa alongada, com casca suberosa e superficialmente fissurada. Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de outubro.

Tabebuia chrysotricha 

Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) – Ipê amarelo da Mata Atlântica, árvore com altura de 4 a 10 m, tronco pode chegar a 30-40 cm de diâmetro. É uma espécie com floração precoce e pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia umbellatta

Ipê amarelo do brejo (Tabebuia umbellatta) – Possui altura entre 10 a 15 m, diâmetro do tronco 40-50- cm pode ser plantado em calçadas.

Ipê amarelo da casca lisa (Tabebuia vellosoi) – Espécie com altura entre 15 a 25 m, diâmetro do tronco entre 40 a 70 cm. Árvore de crescimento muito lento, mas atinge grande porte e por isso deve ser plantado em praças, mas longe do calçamento e construções.
Tabebuia ochracea

Ipê amarelo do Cerrado (Tabebuia ochracea) – árvore com altura entre 6 e 14 m, diâmetro do tronco entre 30 a 50 cm. De floração precoce. É originário do cerrado, e pode ser plantado nas calçadas.

Tabebuia pentaphylla 

Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla) – Árvore exótica originária de El Salvador, na América Central, atingindo altura entre 15 a 20 m, diâmetro do tronco que pode chegar a 50 cm, flores rosas-clara, muito ornamentais, pode ser plantado em praças, porém distante do calçamento e de construções.
É o último dos Ipês a florescer no ano. O Ipê-rosa tem o tronco de cascas ásperas e a madeira, por ser pesada e extremamente resistente, é utilizada para obras externas, como a construção civil e naval. A árvore, com uso ideal em reflorestamentos e recomposição de áreas degradadas, produz anualmente uma grande quantidade de sementes.
A partir do mês de junho até meados de setembro flores e é uma das espécies mais populares usadas no paisagismo, junto com o amarelo. A frutificação ocorre de agosto a novembro. O crescimento do ipê-rosa vai de lento a moderado.

Tabebuia heptaphylla

Ipê roxo (Tabebuia heptaphylla) – Árvore com altura de 10 a 20 m, tronco com diâmetro que varia de 40 a 80 cm. Pode ser usada em praças, mas distante de calçadas e construções.

TabebuiaImpetiginosa3

Ipê roxo bola (Tabebuia impetiginosa) – Árvore com altura de 8 a 12 m (mas chega a 30 no interior das florestas), tronco com diâmetro de 60 a 90 cm, muito ornamental, pode ser plantado em praças, mas distante do calçamento e construções.
Geralmente são atacados por insetos. O ipê-roxo-de-bola pode ser encontrado no Piauí,  Ceará, Minas Gerais, Goiás e em São Paulo. Esta árvore tem o início de sua florescência em maio, e assim permanece até agosto. Assim como no ipê-rosa, sua madeira é pesada e resistente, usada para confeccionar tacos, bolas de boliche e instrumentos musicais.

Tabebuia avellanedae

Ipê roxo da mata (Tabebuia avellanedae) – Árvore com altura de 20 a 35 m e diâmetro do tronco varia de 60 a 80 cm. Pode ser utilizada no paisagismo, plantada em praças, mas longe das calçadas e construções. É uma ótima árvore ornamental para arborização urbana, de crescimento moderado a rápido, que não possui raízes agressivas.

Sua floração atrai polinizadores, como beija-flores e abelhas.
Seu tronco é elegante e oferece madeira de excelente qualidade, pesada, dura, de cerne acastanhado, própria para a fabricação de arcos de violino e instrumentos musicais, o que lhe rendeu o nome popular de pau-d’arco.
Da casca extraem-se substâncias de uso medicinal, utilizadas no combate ao diversos tipos de câncer e infecções de pele e mucosas. A floração inicia-se no fim do inverno e no início da primavera. A frutificação posterior produz vagens de 25 cm verdes e lisas, que se abrem liberando as sementes aladas.

Tabebuia gemmiflora

Ipê púrpura (Tabebuia gemmiflora) – Também conhecido como Ipê vermelho ou Ipê violeta, possui um roxo bem escuro, com marcas amarelas no interior. Sua floração ocorre em geral sem a presença de folhas ou com poucas delas. Não produz grande quantidade de flores por árvores, mas a floração em geral se repete algumas vezes no período de agosto a outubro.

É uma árvore esguia, de pequeno a médio porte, bastante comum na região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, e no sul da Bahia, porém inexistente em outras regiões do país. Foi introduzida no paisagismo por Roberto Burle Marx, mas muito raramente encontrada em viveiros.
Germinação fácil por sementes, desenvolvimento muito lento fora de seu habitat. Resiste bem à seca e queimadas. Árvore rara e muito adequada para o paisagismo e jardinagem.


Leituras complementares:















Nenhum comentário:

Postar um comentário