terça-feira, 16 de julho de 2019

IV Concordia Tanzboden - 2019 - Curitiba - Apresentações de Danças Folclóricas 2/2


Segunda parte da Programação do IV Concórdia Tanzboden 2019 - parte 2/2 referente as apresentações de danças folclóricas ocorridas no Memorial de Curitiba
O conteúdo da Programação do IV Tanzboden foi dividido em duas partesIV Concordia Tanzboden - 2019 - Curitiba - Momentos Baile 1/2IV Concordia Tanzboden - 2019 - Curitiba - Apresentações de Danças Folclóricas 2/2, pelo montante e importância do registro. 
Para você que inicia a leitura sobre o evento neste momento, sugerimos primeiro a leitura da parte 1/2 - primeira parte deste encontro de dança folclórica com um pouco da história da colonização alemã no Estado do Paraná e também do clube onde aconteceu o Baile no dia 22 de junho de 2019 - Clube Concórdia.
Clube Concórdia - Dia 23 de junho de 2019.


Para acessar a parte 1/2 - Clicar sobreBaile

No dia 23 de junho, no domingo, aconteceram as apresentações folclóricas - no Memorial de Curitiba, bem próximo de uma feira muito frequentada. Nós passamos por ela para chegar ao local e vimos muitos artesanatos e arte exposta na rua e nas imediações do local das apresentações de danças folclóricas.

Registramos que muitos dos grupos folclóricos visitantes foram recebidos e hospedados em alojamentos, onde os  folcloristas do Concordias Germanischer Volkstanzgruppe recepcionaram, prepararam o café da manhã e chamaram os convidados na hora certa para estar dançando no local das apresentações folclóricas - após a noite do baile. Os folcloristas ficaram hospedados na noite do dia 22 para o dia 23 de junho.
Nós ficamos no alojamentos com o Grupo Tanz- und Spielgruppe Gartenstadtcom o qual dançamos - participando de sua apresentação. 
Agradecemos toda hospitalidade e trabalhos dispensados, que não foram poucos. 
Após o café da manhã, seguimos todos, todos os grupos inscritos para participar das apresentações. Alguns estavam hospedados no mesmo alojamento, como o grupo alegre e festivo da cidade da cidade de São João do Oeste, localizada no extremo oeste do Estado de Santa Catarina.

O folclorista do  Concordias Germanischer Volkstanzgruppe Fernando Melo - 
preparando o café para os folcloristas visitantes e organizando. 
Também deveria estar se apresentando as 10:00h no Memorial de Curitiba.


Grupo de Rolândia PR









Grupo de São João do Oeste SC


No caminho das apresentações folclóricas - Clube Concórdia.
A abertura das apresentações das danças folclóricas aconteceu pontualmente às 10:00h. Apresentaram-se os seguintes grupos folclóricos - na ordem de apresentação (Vídeos abaixos):
  1.  Concordia Germanische Volkstanzgruppe - Curitiba (Anfitrião)
  2.  Dança de Integração Hetlinger Brandriter (1 ou 2 casais de cada grupo)
  3. Volktanzgruppe Weisser Schwan - Rolândia PR
  4. Trachtenverein Eintrach  - Blumenau SC
  5. Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt - Blumenau SC
  6. Volkstanzgruppe Blauer Berg - Timbó SC
  7. Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Verbunder Durch Den Tanz - Presidente Lucena RS
  8. Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz - São João do Oeste SC
  9. Heimatland - Nova Santa Rosa PR 
  10.  Concordia Germanische Volkstanzgruppe - Curitiba (Anfitrião)
Dois comentários:
Fotografia do Concordias
 Germanische Volkstanzgruppe.
  1. Em apresentações oficiais de danças folclóricas alemãs não deveria ser permitido folcloristas se apresentarem sem o traje - não necessita ser o traje histórico, mas deve se apresentar com um traje alemão ou austríaco - histórico ou de passeio. Destoa e não fica bonito para o conjunto, para o evento oficial e nem para o grupo que assim o faz. Respeitar a tradição e o traje faz parte deste conjunto e desse momento.
  2. O traje da dama deve ser completo no sentido de apresentar, em sua composição, até aquelas peças que "aparentemente" não são visíveis, como a calçola. Durante o giro das saias, é muito feio ver joelhos aparecendo, ou mais acima. Ao contrário, é muito bonito ver o movimento das saias com visualização das rendas brancas da "roupa íntima de algodão" que compõem o traje histórico. Muitas vezes, vemos trajes belíssimos com tocas bem elaboradas e no momento do giro  das damas, percebe-se que os trajes estão incompletos. Se onera o orçamento final, é preferível deixar a toca de fora do conjunto, do que calçola, por exemplo.
São comentários com intuito de contribuir.

Vídeos na Sequência












Este encontro da danças folclóricas alemãs realizado na cidade de Curitiba, rendeu mais de  2000 fotografias das quais selecionamos as melhores para apresentar  nas duas postagens, sendo esta - a  segunda. Registros para a história.

As imagens comunicam...












































































































































































































Dançar faz bem à alma, ao físico e faz amigos!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário