terça-feira, 2 de julho de 2019

IV Concordia Tanzboden - 2019 - Curitiba - Momentos Baile 1/2


Aconteceu no dia 22 de junho de 2019, na cidade de Curitiba, um dos eventos mais tradicionais da região Sul do Brasil - o IV Tanzboden organizado pelo Concordias Germanischer Volkstanzgruppe - no histórico Clube Concórdia. O encontro de danças folclóricas é dividido em duas partes: o baile (sábado - no Clube Concórdia) e as Apresentações folclóricas (Domingo - no Memorial de Curitiba). Apresentaremos em postagens distintas, pelo montante de fotografias e vídeos feitos, mas estas estarão interligadas. 
Para ler sobre as apresentações folclóricas - Clicar sobre: IV Concordia Tanzboden - 2019 - Curitiba - Apresentações de Danças Folclóricas 2/2

Nesta postagem, apresentamos a introdução e a primeira parte do IV Tanzboden - o baile.
Atendemos o gentil convite feito pelos organizadores para registrar para a história e nesse ano, também estivemos, como folclorista, acompanhando o  Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt, que além de ter prestigiado o baile do IV Tanzboden, também participou das apresentações de danças folclóricas do IV Tanzboden, no dia seguinte - dia 23 de junho - no Memorial de Curitiba, cujos momentos serão publicados em postagem futura. 
Este encontro da danças folclóricas alemãs realizado na cidade de Curitiba, pelo montante de fotografias - mais 2000 - resultou em 3 postagens, sendo esta - a primeira. Registros para a história. Há segunda e também um terceira que menciona a banda Die Dorfmusikanten.

Para ler sobre a banda - Clicar sobre: Die Dorfmusikanten - Rock'n Volxmusic in Musik in der Nacht

Nesta data, o grupo folclórico anfitrião, comemorou seu 58° aniversário.
Concordias Germanischer Volkstanzgruppe também comemorou - com muito trabalho - o seu 58° aniversário. Seus folcloristas recepcionaram os folcloristas visitantes, nos alojamentos (Onde ficamos estavam os folcloristas Mara Rubia Dematté Koenig e Fernando Melo), na organização do IV Tanzboden, no café da manhã dos alojamentos dos hospedes folcloristas e organizaram o encontro de danças folclóricas no Memorial de Curitiba. Também, não poderia faltar,  fizeram sua apresentação de danças folclóricas nos dias 22 e 23 de junho. Espetáculo.
Lembramos que registramos momentos do mesmo evento - nos anos de 2011 e 2017. Em 2011 o encontro festivo, que comemorava o 50° aniversário aniversário do Concordias Germanische Volkstanzgruppe, tinha outo nome - Festa da Cerveja do Clube Concórdia.

2011


Em 2011, a abertura do baile foi feita pelo grupo aniversariante: Concordias Germanische Volkstanzgruppe  juntamente com a banda e mais 2 casais representantes de cada grupo folclórico presente. 
D´Fiebes - 2011.

2017
Reencontro de folcloristas e pessoas que têm sintonia com a tradição e cultura - de vários locais do sul e, também, de outras regiões do Brasil. Mesmo de mesmos locais, sempre há reencontros a partir do Volkstanz. Amigos que se reencontram. A Banda que abrilhantou o III Tanzboden foi a mesma do evento de 2011 - D'Fiebes da cidade de Timbó SC.
O casal Valter e Ingrid Gerhardt - sempre presentes em eventos culturais
no Paraná e Santa Catarina.
Para ler e ver imagens sobre o III Tanzboden - 2017, clicar sobre: III Concordia - Tanzboden - Curitiba - Momentos

Um pouco de história - relembrando...
História de imigração alemã de maneira organizada - no Brasil teve início  em 1824, quando chegou no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1928, primeiro grupo de imigrantes alemães chegou no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro do qual se desmembrou Mafra e então foi anexada ao território catarinense - isso após a Guerra do Contestado - portanto a primeira localidade que recebeu imigração alemã no estado de Santa Catarina. 
No ano seguinte, chegou e fundaram a cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina.

Leitura sugerida -  Clicar sobre: Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829
Colônia de Rio Negro.
















No Paraná, após a chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães nos arredores da cidade de Rio Negro, outras famílias chegaram e se estabeleceram na cidade de Curitiba, Ponta Grossa e Lapa. 
Os imigrantes alemães, de maneira organizada, chegaram à cidade de Curitiba a partir do ano de 1833. Mais de 10 anos antes da fundação da Colônia Blumenau, no Vale do Itajaí.
Para efetuar a manutenção das práticas culturais, os imigrantes, trouxeram para o território brasileiro, como é na Alemanha, os clubes. Fundaram os clubes, como: o Concórdia, Rio Branco, Duque de Caxias, Thalia e o Graciosa.
Clube Concórdia - local aconteceu o IV Tanzboden
O palco do IV Tanzboden foi o grande salão do tradicional e histórico Clube Concórdia, cuja história envolve a história de família de uma das personalidades e lenda viva da cidade de Blumenau. Ao postarmos uma imagem do clube nas redes sociais na noite da edição de 2019, a sempre conectada  Dona Alda Niemeyer,  que está para completar 100 anos de vida vividos intensamente com marcas e contribuições na sociedade, de maneira ampla e sem limites - se manifestou dizendo:
"Um dos fundadores do Clube Concórdia foi meu avô - na minha infância era o centro social. No palco representei peças de teatro. No salão haviam bailes. Era lindo e divertido. Agora, reformado ainda reconheço o "Sängerbund" de antigamente." Alda Niemeyer - 23 de junho de 2017.
Para ler sobre a trajetória de Dona Alda Niemeyer - clicar sobre:  Alda Schlemm Niemeyer

Com Alda Niemeyer - julho de 2018.
Os avós de Dona Alda eram parte da família Müller e residiam onde atualmente está localizado o Shopping Müller.
O Clube Concórdia é o clube mais antigo fundado por imigrantes alemães na cidade de Curitiba - no atual bairro São Francisco. Antes de construir a sede física, foi fundado a sociedade no dia  4 de abril de 1869 por imigrantes alemães, entre os quais estava Herr Müller. Nesse tempo a sociedade se chamava Gesangverein Germania (em português: Sociedade de Canto Germania) e era uma sociedade de cantores. As primeiras reuniões da nova sociedade ocorriam no Palácio de Crystal.
No dia 1° de julho de 1873, um grupo de jovens fundaram a sociedade de canto coral masculino - a Gesangverein Concórdia.
No dia 4 de julho de 1884, os membros da sociedades Gesangverein Germania Gesangverein Concordia decidiram-se unir, criando o Verein Deutscher Sängerbunde  Liga Alemã de Cantores. Em 1885, mais uma sociedade se juntou ao grupo - a Gesangverein Frohsin. Somente participavam da sociedade - sócios que falavam alemãoIsso só mudou no ano de 1915.
Nesse tempo - 1884 e 1985 a sociedade alugou uma propriedade no Alto de São Francisco e depois se instalou em uma propriedade maior.
No dia 1° de agosto de 1886, foi lançada a pedra fundamental da atual sede, a qual foi inaugurada no dia 26 de agosto de 1887. O edifício foi ampliado na década de 1920. Talvez essa reforma seja responsável pela linguagem final e foi o que nos confundiu ser uma arquitetura do início do Século XX.
O Deutscher Sängerbund (Liga Alemã de Cantores), foi um espaço para a música, a exemplo dos Clubes 25 de Julho que surgiram no extremo sul do pais e também em Blumenau. Também foi espaço do teatro alemão, na cidade de Curitiba - antecedeu o Teatro Guaíra - onde Dona Alda Niemeyer atuava. 
Também, como em qualquer colônia alemã no Brasil, o clube alemão de Curitiba passou por momentos difíceis durante o período do Nacionalismo - período do Estado Novo do governo de Getúlio Vargas e durantes as grandes guerras. 

Em 1938, o regime de Getúlio Vargas decretou a mudança na estrutura das sociedades com denominação estrangeira. A partir de então, o Verein Deutcher Sägerbund passou a se chamar Club Concórdia. 
Por ordem de Getúlio Vargas, foram afastados da direção os sócios não brasileiros e foram substituídos por uma junta governativa. 
Em 1942 foram proibidas as reuniões sociais de entidades italianas e alemãs em todo o território brasileiro.
Na década de 1960, lentamente, as novas gerações, foram "retirando a cultura familiar dos baús e vencendo o bullyng oficial" instaurado nas colônias alemãs e italianas  - no Brasil. Em 1961, o Clube Concórdia realizou uma festa inspirada no Oktoberfest de Müchen. Com o objetivo de resgatar a originalidade da Baviera e de sua festa maior,  Isa Marckmann reuniu um grupo de jovens associados do Clube Concórdia e iniciou ensaios de danças folclóricas alemãs para abrilhantar a festa bávara organizada no clube. 
Neste mesmo ano de 1961 iniciou as atividades do primeiro grupo folclórico germânico do Brasil, o Concordias Germanische Volkstanzgruppe (Grupo Folclórico Germânico Concórdia), que continua com suas práticas de dança folclórica, até o tempo presente, ininterruptamente. Dado histórico - dançaram no C.C. 25 de Julho de Blumenau - década de 1970
Grupo de Danças Folclóricas de Curitiba  dançando no C.C. 25 de Julho de Blumenau - década de 1970.
"Nosso grupo preocupa-se em divulgar a cultura germânica através de apresentações públicas em eventos sociais. Faz parte de nossas atividades, inclusive, levar a alegria e o encanto das danças para lares, orfanatos e outras entidades carentes. Somos um grupo que prioriza a amizade e o conhecimento cultural. Temos como objetivo desenvolver uma atividade saudável mantendo as tradições do folclore do povo germânico. Através de cursos e viagens, aprofundamos nossos conhecimentos em danças, bem como buscamos manter  a autenticidade dos trajes e costumes por nós representados." Concordias Germanische Volkstanzgruppe 
Em seu repertório atual - o Concordias Germanische Volkstanzgruppe apresentam danças da Alemanha, Áustria e Suíça. Seus trajes são da região do Chiemsee (Baviera), Zillertal (norte da Áustria) e de Böhmerwald (atual República Tcheca). 
No ano de 2021 estarão comemorando o seu 60° aniversário de fundação, com o qual toda Curitiba e mantenedores da cultura alemã no Brasil deverão comemorar juntos.
No 2° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos - 4 de maio de 2019 - Timbó SC. Folcloristas  Mara Rúbia Dematté Koenig e Leopold Koenig. Leopold, gentilmente nos deu carona do alojamento até o Clube na noite do baile do IV Tanzboden - para fazermos as primeiras imagens desses momentos - Vielen Dank!

No 2° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos - Timbó SC. 4 de maio de 2019 .

No 2° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos -  4 de maio de 2019 - Timbó SC.

No 2° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos -  4 de maio de 2019 - Timbó SC.
"O Concordias Germanische Volkstanzgruppe entende também que o folclore só existe quando  compartilhado, pois ele é criado pelo e para o povo. Por isso a cultura popular deve ser acessível a todos e nas nossas apresentações o público sempre é convidado a experimentar um pouco das danças.O Concordias Germanische Volkstanzgruppe é muito mais do que um grupo de dança. Além de pesquisar e estudar as danças e músicas tradicionais germânicas, tem como objetivo principal reunir pessoas que tem interesse em viver e compartilhar a cultura alemã. Essa  vivência não ocorre apenas nos ensaios e apresentações, ela ocorre no dia-a-dia de cada folclorista que entende a importância de sua atuação no grupo, espera ansioso pelas festas da cerveja em outubro, reúne os amigos para provar pratos tradicionais, veste o traje com orgulho se preocupando com cada detalhe, pois sabe da importância de cada elemento. Através de cursos e viagens, aprofundamos nossos conhecimentos em danças, bem como buscamos manter a autenticidade dos trajes e costumes por nós representados." Concordias Germanische Volkstanzgruppe
O Tanzboden

Como já comentado, o Concordia Tanzboden é um Festival e Encontro Folclórico, dividido em duas partes: o baile e as apresentações folclóricas dos grupos participantes. 
O baile normalmente  acontece no sábado no Clube Concórdia e as apresentações no domingo seguinte, no Memorial de Curitiba, sendo essas apresentações são abertas ao público
Nessa postagem - apresentamos momento do baile do IV Tanzboden. As apresentações de danças folclóricas estão publicadas em outra postagem - que está elancada nesta. 
Neste ano de 2019 - foi realizada 4° edição da festa, em comemoração aos 58 anos do Concordias Germanische  Volkstanzgruppe, que conta com aproximadamente 450 pessoas (folcloristas e não folcloristas).


História do Tanzboden

O primeiro Tanzboden foi idealizado e coordenado pela folclorista do Concordias Germanische  Volkstanzgruppe -  Claudia Santana. Claudia sugeriu  ao grupo para fazer algo maior  - além dos limites do estado para comemorar os 50 anos de fundação do grupo ..."pois afinal 50 anos de fundação é algo especial." 
A primeira edição do Tanzboden aconteceu em 2011, onde também efetuamos registros e dançamos com o grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau, acompanhada pelo folclorista Marco Rebello - Imagens feitas pelo folclorista André Christen .
Os grupos folclóricos participantes da primeira edição, foram:
  • Associação Cultural Eintracht - Trachtenverein Eintracht – Blumenau SC
  • Neu Bremen Volkstanzgruppe - Ibirama SC
  • Blumenauer Volkstanzgruppe –  Blumenau SC
  • Alle Tanzen Zusammen - Guabiruba SC
  • Grupo de Danças Folclóricas TCD KOLPING - Itapiranga SC
  • Grupo Folclórico Germania - Blumenau SC
  • Associação Cultural Eintracht Trachttenverein Eintracht - Blumenau SC
  • Grupo Folclórico Windmühle - Joinville SC
  • Grupo Folclórico “Bogen Brücke Volkstanzgruppe” - Indaial SC
  • Alte Heimat - Curitba PR
  • Concordias Germanische Volkstanzgruppe - Curitiba PR
Imagens da 1° Edição do Tanzboden - 2011







Sangria do 1° Barril do 1° Tanzboden.


Competições tradicionais - 1° Tanzboden.


2011, 2017 e 2019
Desde então, a cada dois anos, ocorre o momento festivo onde o Concordias Germanische  Volkstanzgruppe organiza a festa, reunindo grupos folclóricos, folcloristas de diversas regiões do Brasil, principalmente do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em torno dos quais, também participam aqueles que não dançam, mas apreciam a cultura através da dança.
Apenas no ano de 2015 a festa não foi realizada. 

III Tanzboden - 2017

O IV Tanzboden 2019 - contou com 16 grupos folclóricos no sábado - dia 22 de junho 7 grupos folclóricos se apresentaram no domingo - no Memorial de Curitiba - dia 23 de de junho. 
Considerando nesses números, também os grupos folclórico, com folcloristas não devidamente trajados com seus trajes oficiais. 

Grupos participantes - IV Tanzboden

  1. Volkstanzgruppe Weisser Schwan;
  2. Associação Cultural Eintracht;
  3. Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt;
  4. Volkstanzgruppe Blauer Berg;
  5. GDFA. Verbunden Durch Den Tanz;
  6. Grupo Folclórico Liebe Zum;
  7. Tanz Heimatland - Nova Santa Rosa;
  8. Grupo Folclórico Badenfurt;
  9. Grupo Folclórico Alte Heimat;
  10. Original Einigkeit Tanzgruppe;
  11. Unser Land Trachtenverein;
  12. Germanische Seele Trachtenverein;
  13. Alma Germânica;
  14. Grupo Folclórico Pomerano;
  15. Bogenbrücke Volkstanzgruppe;
  16. Neu Bremen Volkstanzgruppe.
Como aconteceu nos Tanzboten's anteriores, sob o mesmo o ingresso estavam incluídos: a entrada, o caneco de chope personalizado e o jantar típico da gastronomia alemã servido pelo Buffet Grün Gänse regado a  4 tipos de chope: Pilsen, Weizenbier, Munich Helles e Ipa. Sendo que na metade da noite, foi definido o chope de maior aceitação: o Weizenbier terminou e logo em seguida, o tipo Munich Helles. O chope era tipo artesanal, sendo que o tipo Pilsen foi fornecido pela Cerveja Fortuna e o Weizen, Munich Helles e IPA foram fornecidos pela Kunst Brauerei da Colônia de Witmarsum PR.
Banda Die Dorfmusikanten - Revelação e unanimidade.
A música do baile, em um primeiro momento, foi feita pela surpresa da noite - prata da casa - Banda Die Dorfmusikanten da Colônia Witmarsum/PR que tocou melodias atuais e clássicos do Rock'n Volxmusic alemão.
Na sequência do baile, a música foi da Banda D’Fiebes - tradição do Tanzboden. Em todas as edições que registramos do Tanzboden - encontramos a Banda D'Fiebes no palco do Clube Concórdia
Pretendemos fazer uma postagem exclusiva com o som e a história do Die Dorfmusikanten, em uma futura postagem.
 Banda D’Fiebes
O evento também contou com o apoio do Clube Curitibano e da Escola de Alemão Deutsch Haus.
Após o jantar, Concordias Germanische  Volkstanzgruppe apresentou a dança Waldhansl, um Patsche - dança da região Sul da Alemanha e da Áustria.
Na sequência da apresentação do grupo anfitrião, aconteceram algumas danças de integração. Na sequência um Falsh Mob com a música Rock Mi (da banda austríaca Alpenrebellen) juntamente com a banda Die Dorfmusikanten para início do show, o que lamentamos não ter tido a oportunidade de registrar. Na sequência, iniciou o baile.

O próximo Concordia Tanzboden acontecerá no ano de 2021, com as comemorações do 60° aniversário. Esperamos poder prestigiar e registrar,  para a história.
Tanzbonden.
Comentário: O nome Tanzboden vem do alemão e significa pista de dança ou tablado de dança onde as pessoas e amigos se reúnem para dançar, comemorar e se alegrar. 
Momentos do Baile do IV Concordia  Tansboden - 2019 - Imagens

André Christen -  Fez as imagens do grupo que dançamos em 2011.


Recepção calorosa.











Fotos.


















Cardápio da gastronomia alemã - Equipe: Chef  Elton Adam e esposa.

























Weizenbier.






































































































Rogério - Condutor da van de Blumenau a Curitiba.

































































































































































































s



































ss
Dançar é muito bom!
Entre amigos,  melhor ainda!!
Ein Prosit!


Vídeos



Em Breve  +Vídeos...

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhidos:
  1. IV Concordia Tanzboden - 2019 - Curitiba - Apresentações de Danças Folclóricas 2/2Die Dorfmusikanten - Rock'n Volxmusic in Musik in der Nacht
  2. Die Dorfmusikanten - Rock'n Volxmusic in Musik in der Nacht
  3. Musik in der Nacht - Homenagem à Die Dorfmusikanten
  4. III Concordia - Tanzboden - Curitiba - Momentos
  5. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  6. 2° Encontro Nacional de Grupos Folclóricos Germânicos - Timbó SC - Momentos
  7. Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829
  8. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  9. Museu de Arqueologia Lomba Alta - Alfredo Wagner
  10. Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  11. Proclamação da República
  12. Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí

Em construção!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário