quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ateliê de Projeto Urbano 2019 - Proposta de Revitalização Urbano Espacial para o Centro Urbano de Rio do Sul SC - Curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI 7° Semestre


Este Blog existe porque existem as cidades e toda a sua produção social - a qual tem ligação estreita com estes espaços tão complexos e permanentemente mutáveis. Esta relação entre sociedade e espaço é perceptível através de suas formas, de suas práticas sociais, de sua cultura, tecnologia, geografia, economia, religião, etc. (dentro de um recorte de tempo histórico). Sintetizando na linguagem mais abrangente: a cidade tem cheiro, tem forma, tem cor, melodia. A cidade tem identidade.

Todo este processo deve ser pautado e observado - dentro da equipe interdisciplinar, mediante atualização de dados coletados na forma de pesquisa. A partir desta, formular um diagnóstico, que por sua vez, delineará ou auxiliará - na formulação de uma proposta atualizada para o espaço atualizado - alinhado a sociedade atual.
Isto deve ser feito em todas as escalas da cidade e região, tal qual é feito em quadras, edifícios, ou em uma escala ainda menor. 
A casa da fotografia abaixo e seu entorno no início do século XX.

Rio do Sul SC.



Como a sociedade não é um elemento estático, seu espaço, portanto, está sob constantes mudanças, alinhados a estas práticas, que são responsáveis pela identidade do lugar. Se estamos em Blumenau, sua sociedade dá forma, cores, cheiro a este espaço, desde seu início histórico, que deve ser respeitado como um dos atores mais importantes para a formação desta identidade. Todo este processo é diferente em outra cidade/local.
O papel do urbanismo, dentro de uma equipe técnica interdisciplinar (Representantes técnicos de algumas áreas científicas - inclusive de arquitetos) é adequar o espaço presente, com foco no futuro e respeito à história deste, organizá-lo para a sociedade do presente que nele interage, ou promove suas relações sociais, com um olhar democrático. Alinhado a esta questão tempo, oportunizar melhorias através de acréscimos de elementos estruturais e compositivos faltantes neste espaço urbano.
Todo este processo deve ser pautado - dentro da equipe interdisciplinar, na pesquisa, a partir desta, formular um diagnóstico, para delinear pontualmente, ou quase, uma proposta atualizada para o espaço atualizado. Isto deve ser feito dentro de todas as escalas da cidade e região, tal qual é feito em quadras, edifícios, em uma escala menor.

Para ler leitura complementar - Clicar sobre: Urbanismo
Ponte Ferroviária de Rio do Sul - conhecida como Ponte dos Arcos. Apresenta uma composição plástica belíssima. Foi construída em 1936 e inaugurada em 1937.
Revitalização para a área central de Rio do Sul - Proposta de ateliê
7°Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo
  UNIDAVI  - Cidade de Rio do Sul - Alto Vale SC.
O foco da proposta a partir da centralidade da cidade de Rio do Sul é estudar e propor, através de uma adequação urbana espacial, considerando a sociedade atual que vive neste espaço. 
Ponto Chic - Local onde surgiu a primeira nucleação urbana de Rio do Sul Década de 1940/50
Ponto Chic - Local onde surgiu a primeira nucleação urbana de Rio do Sul - 2017.


Reconhecendo a área estudada a partir da
primeira visita in loco.
A oficina de Ateliê de Projeto Urbano procura estudar o espaço da centralidade da cidade - neste caso - da  cidade de Rio do Sul, o que poderia ser feito em qualquer outra cidade.
O estudo buscou conhecer os principais atores  relacionados ao espaço, estes foram destacados e conhecidos através de uma detalhada pesquisa nas mais diversas áreas da ciência – com dados da área estudada, atualizados. 
Posteriormente, o dados foram analisados em equipe e, então, foi delineado um diagnóstico para a área estudada – o qual forneceu diretrizes para projeto de revitalização espacial urbano do “Centro Histórico” da cidade de Rio do Sul – objetivo da disciplina.
Reconhecendo a área estudada a partir da
primeira visita in loco.
Documento Escrito com Pesquisa, Diagnóstico e Proposta. 









Resumidamente, o trabalho foi dividido em três etapas distintas: Pesquisa, Diagnóstico e Proposta. Todas as etapas foram apresentadas na forma de seminário expositivo e também, acompanhado de um documento escrito, científico e metodologicamente elaborado sob critérios da ABNT. Este documento foi embasado em leituras técnicas de títulos presentes nas referências bibliográficas da disciplina e também, apresentado para avaliação e simultaneamente, materializando o suporte teórico e técnico do projeto urbano elaborado no ateliê.

Os acadêmicos  e seus trabalhos:



Prova sobre o conteúdo de referências e conteúdo teórico relacionado ao estudo.



 Equipe 1:
  • Bruna Letícia Lopes;
  • Daniela Bodnar;
  • Daniela Amanda da Silva;
  • Gratchieva Losi;
  • Jackson Ricardo Rosa;
  • Mariane Steiner;
  • Michele Resendes.
Proposta da Equipe
1 - Introdução
Este trabalho apresentará o processo de projetação da revitalização espacial para uma parcela de área localizada no centro histórico de Rio de Sul, o qual, formalmente não existe, mas como espaço histórico sim. Importante espaço inserido na cidade de Rio do Sul sob vários aspectos, melhores detalhados e apresentados, ao longo deste. A sociedade que vive e faz uso deste local no momento presente, sob o enfoque de suas práticas sociais e tecnologia atuais, não é a mesma, se for considerado suas práticas, desde a última intervenção ocorrida praticamente há 8 décadas na área estudada. Também este espaço apresenta resquícios negativos do mau uso efetuado em seu território partir de pequenas iniciativas sem amparo de uma equipe técnica interdisciplinar, orientando e planejando no que tange, equipamentos urbanos, paisagismos, ocupação do solo, seja através de novas construções - de novas edificações, ou através da criação de novos caminhos e adoção de novos modais de transportes com atenção à paisagem pré existente formada por elementos naturais ou edificações.Na sequência a apresentação do trabalho de revitalização espacial urbano para o centro histórico de Rio do Sul, desde a elaboração e apresentação dos dados da pesquisa, primeira parte deste trabalho, a análise destes dados, cujo resultado foi organizado na forma de uma diagnóstico, o qual forneceu diretrizes no momento da elaboração desta proposta, terceira parte e objetivo desta equipe técnica, apresentado na sequência.
2 - Objetivo
O principal objetivo deste trabalho é, através da análise dos dados coletados na pesquisa, dados atualizados relacionados à área estudada, dentro das mais variadas áreas científicas, como da geografia, geologia, história, economia, sociologia, entre outras é o de, a partir do diagnóstico feito a partir destes - elaborar o projeto de revitalização urbano espacial para a área estudada - parte do Centro Histórico de Rio do Sul.
2.1 - Tema
Elaboração do projeto de  de revitalização espacial urbana para uma parte da área central da cidade de Rio do Sul - Centro Histórico, com foco na Rua Carlos Gomes e seu entorno imediato.
2.2 -  Objetivos Específicos (Após observar Pesquisa e Diagnóstico)
  •  Revitalização Sistema Viário;
  •  Revitalização Calçadão Osny José Gonçalves;
  •  Revitalização Museu Histórico Cultural;
  •  Revitalização Praça Ermembergo Pellizzetti;
  •  Revitalização Praceta (Antiga Rodoviária);
  •  Revitalização Praça Nereu Ramos;
  • Valorização do Centro Histórico
  •  Revitalização Rua Carlos Gomes;
  •  Revitalização Rua XV de Novembro;
  •  Revitalização Ponte Viriato Alves Garcia e Encontro dos Rios;
  • Desapropriação de Unidades Habitacionais susceptíveis a Enchente no Bairro Canoas para a criação de novo parque;
  •  Revitalização Catedral São João Baptista;
  •  Revitalização Alameda Aristiliano Ramos.
3 - Justificativa
Mediante as mudanças a que estão susceptíveis uma sociedade que vive e interage em um espaço urbano através de suas práticas, mudanças de tecnologias, interações sociais, econômicas e políticas, também este espaço tende a buscar sua adequação ao novo uso social. Além desta questão, muitas vezes faz-se necessário a reorganização espacial de ambientes públicos, como praças, parques, entornos de ambientes naturais de excelência, áreas dotadas de valores históricos arquitetônicos e naturais, vias e equipamentos urbanos, como também, a promoção do planejamento urbano através de legislações vigentes nas diversas esferas, promovendo assim um plano para a ocupação e uso do solo a médio e longo prazos - e desta forma viabilizando diretrizes para que ocorra uma ocupação organizada, de maneira adequada, respeitando a paisagem pré existente e considerando o momento presente e também o futuro,  para as áreas afins. 
Dentro das questões citadas há outras tantas dentro da área de várias ciências que devem ocupar seu espaço, através da presença de técnicos dentro de uma equipe interdisciplinar comprometida para a elaboração deste projeto, tão importante para a cidade, a qual  está sob constantes e permanentes mudanças, tal qual um organismo vivo. Portanto, também este trabalho deveria ser permanente e contínuo, justificando-se por si só.
 Equipe 2: 
  • Emily Piovezam da Motta;
  • Juan Gustavo Ronchi;
  • Martin Decker Júnior;
  • Morgana Schlistinchg;
  • Renata Lais Hoffmann;
  • Thalia Cristina Weber;
  • Tathiane Aline de Quadra.
Proposta da Equipe
1 – Introdução
A região de Rio do Sul, onde está localizada o recorte da área de estudo deste trabalho, apresenta uma história peculiar dentro da história da imigração alemã na Colônia Blumenau, a partir da decisão e execução da abertura de uma picada que inicia às margens do Rio Itajaí Açú, até a Serra Catarinense. Nesse caminho, havia um grande obstáculo natural para os passantes - a travessia do Rio Itajaí do Sul. Os viajantes (1878 e 1892) utilizavam o raso do Rio Itajaí do Sul, 8 quilômetros acima da confluência dos Rio Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, para que os cargueiros e viajantes pudessem atravessar o rio quando as águas estavam baixas. Os rios, tornavam-se em alguns trechos, grandes obstáculos para o comércio regular entre o Planalto Serrano e o Vale do Itajaí. Exatamente no  raso do Rio Itajaí do Sul,  foi instalado uma balsa e contratado um balseiro, que fez surgir logo, uma nucleação urbana chamada Südarm (em alemão) traduzido - Braço do Sul.
O núcleo urbano se desenvolveu às margens do rio Itajaí-Açú, a partir também, de  outro fator histórico que teve início nas primeiras décadas do século XX -  a construção da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) - projeto - junto com a construção de um rede de caminhos no interior de Santa Catarina, sempre fez parte dos projeto dos pioneiros - no início da colonização da região.

O município de Rio do Sul, já teve em sua paisagem o modal ferroviário, com a  presença da Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, sendo este preterido e desativado no ano de 1971, atendendo e acompanhando as tendências nacional, estadual e regional  em trocar o modal ferroviário pelo rodoviário. O Brasil abriu suas portas e políticas públicas para as montadoras de automóveis e seus interesses, onde o presidente Juscelino Kubitschek tornou-se “garoto propaganda” da indústria automobilística no país. Na imagem, Juscelino prestigia a inauguração da fábrica da Mercedes-Benz de São José dos Campos (SP), pilotando um caminhão, em 1959.

O estado de Santa Catarina possui várias regiões susceptíveis a desastres naturais, como enchentes e outros, muitas vezes, consequência de atos e ações não muito recomendáveis quanto ao uso e ocupação do solo.

As enchentes, também ocorrem na cidade  de Rio do Sul, por diversos motivos, os quais procuraremos destacar nesta pesquisa e que também deverão ser observados na proposta feita a partir desta, da análise de suas questões e também da paisagem natural. Os rios ainda dispõem de locais e paisagens naturais adequadas às atividades de lazer e contemplação através de espaços públicos adequadamente humanizados, bem como, parte da flora e da fauna locais que contam ainda com diversas espécies raras.

Esta pesquisa buscou informações  sobre o seu clima, demografia, legislações que envolvem as políticas públicas - quanto ao uso e ocupação do solo - apresentado em seu Plano Diretor e Código de Posturas, pesquisa in loco de opinião, contagem e fotografias, entre outros levantamentos apresentados no corpo deste documento.  

Para isso, a equipe foi dividida, como também o conteúdo programático para a elaboração da pesquisa, sendo que cada pesquisador ficou responsável por uma parcela do todo. No momento da organização dos dados coletados - todos participaram e também, todos acompanharam o levantamento feito por cada membro.
 2 - Objetivo
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar um Projeto de Revitalização Urbano Espacial para a região Histórica de Rio do Sul, pautado na análise de dados atuais levantados na primeira parte deste - apresentado através de uma pesquisa social, espacial, econômica, geográfica e histórica da área estudada, a qual possibilitou um diagnóstico que norteou suas principais propostas.
2.1 - Tema
Projeto de Revitalização Urbano-Espacial do Centro Histórico da cidade de Rio do Sul - SC, onde foram observados alguns dos elementos principais estruturadores da paisagem urbana da cidade, como: Igreja Luterana Evangélica, Ponte dos arcos, Encontro dos Rios, Fundação Cultural, Catedral São João Batista, Calçadão Osny José Gonçalves, Antiga rodoviária, Praça Ermembergo Pellizzetti, Museu Histórico Cultural de Rio do Sul, o Ponto Chic, sistema de caminhos e os rios. 
2.2 - Objetivos Específicos (Após observar Pesquisa e Diagnóstico)
  • Promover a requalificação do espaço do entorno da Antiga Estação Ferroviária Santa Catarina, valorizando o ambiente e trazendo melhorias para esta área, de uma forma que as pessoas frequentem mais o local.       
  • Criar um passeio Beira Rio, em torno do Rio Itajaí do Sul, iniciando na Ponte dos Arcos indo até o local do Encontro dos rios.
  • Revitalizar e ampliar a Praça Ermembergo Pellizzetti, adicionando mais vegetação e pontos que atraem o público para o local, com o objetivo de renovar a ligação entre a praça, a Catedral São João Batista e o Colégio Dom Bosco.      
  • Melhorar as vias de trânsito, alterando o sentido ou até transformando certas vias em vias compartilhadas, para promover e aproveitar estas áreas por pessoas, aderindo ao conceito dos moradores cuidando do que é público, muito utilizado por Jane Jacobs.
  • Restaurar a Ponte dos Arcos, tornando ela apenas para passagem de pessoas e bicicletas, com agradável vegetação, similar ao high-line.
  • Delimitar o entorno da Catedral São João Batista, onde será alterado o gabarito, respeitando ao máximo a volumetria da catedral, com a intenção de mantê-la como marco para a cidade de Rio do Sul.
  • Criar uma via compartilhada na Rua Carlos Gomes, aumentando o fluxo e utilização de bicicletas na cidade, proporcionando a circulação de mais pessoas e diminuindo o número de veículos.
  • Diminuir a poluição visual provocada pelos banners e outdoors que estão nas fachadas das edificações históricas.
  • Readequar as calçadas e mobiliários urbanos.
  • Revitalizar, novamente, o calçadão, incluindo mais árvores e equipamentos urbanos, para melhorar o conforto térmico do local, inserir bancos e mesinhas para as pessoas que utilizam os restaurantes que estão situados ali.
  • Melhorar o entorno do Ponto Chic, que possui um trânsito intenso em sua frente, onde as pessoas passam e não percebem a beleza da obra, perdendo a característica dele. Propormos uma revitalização na Praça Nereu Ramos, criando uma ligação entre a praça e o Ponto Chic, melhorando o fluxo de carros e dando um uso melhor para a praça.
  • Criar atrativos para que haja maior adesão do sistema de transporte coletivo, diminuindo o fluxo de veículos no centro da região, principalmente.
3 - Justificativa
Este trabalho se justifica mediante a verificação da necessidade de promover atualizações e adequações do espaço estudado para o uso e necessidades atuais (com conforto, equilíbrio e sustentabilidade) da sociedade atual que nele vive. Isso é possível, a partir do diagnóstico levantado, resultante da análise dos dados atualizados coletados nas diversas áreas da ciência, na forma de Pesquisa, da área em questão - contemplada no item 4, primeira parte deste trabalho.
Dentro dessas necessidades, de maneira destacada, estão reformulações e hierarquização viárias, criação de novos espaços para novos e antigos usos e práticas da sociedade local e visitantes, revisão do Plano Diretor, humanização dos espaços públicos, etc. 

Isso faz-se  necessário - sob a ótica espacial, para o melhor desempenho das atividades do homem no espaço, a partir de um planejamento com foco aos novos usos e especializações para que no futuro, ocorra uma menor degradação ambiental e também, para que os espaços urbanos desta área tornem-se mais funcionais e agradáveis aos seres que neles vivem e interagem: homem, flora e fauna locais, contribuindo para a ação permanente e constante do planejamento urbano local. 

Com espaços adequados e bem estruturados às novas funções da sociedade atual, com respeito ao meio (natural e construído), pode-se gerar, além do conforto, também, a redução de gastos com iniciativas paliativas para soluções imediatas de conflitos locais dentro desses espaços, como também, a geração de divisas, através de investimentos espontâneos atraídos pela nova situação espacial, contribuindo também para o  aquecimento da economia local.
Equipe 3:  
  • Adriana Hoffmann;
  • Annelise Silveira Ramos;
  • Carolina Detzel;
  • Djenifer Fernanda Marian;
  • Maiara Scheimann Garcia.
Proposta da Equipe
1 - Introdução
A região na qual está inserido o espaço estudado deste projeto é uma área privilegiada sob os  aspectos histórico, econômico e espacial no cenário local. Está  localizada em uma região suscetível a enchentes e inundações - dentro da  cidade de Rio do Sul, características de regiões com cotas baixas, relevo topográfico natural modificado, impermeabilização do solo sob vários aspectos e desmatamento de encostas e topos de morros, bem como, da mata ciliar junto às margens de rios e ribeirões. 
A densidade demográfica varia de baixa a média devido a quantidade de vias pavimentadas, algumas que fazem ligações intermunicipais (Rua XV de Novembro). A proposta do Plano Diretor atual prevê a verticalização e o adensamento, permitindo que o Centro Histórico de Rio do Sul  adense, através da ocupação do solo,  de forma desordenada mediante o risco de descaracterização espacial a médio e a longo prazos. A área ainda é provida de tipologias arquitetônica de excelência, pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônicos.

A ocupação dos espaços desta parte da cidade foram acontecendo de maneira espontânea à medida que a sociedade mudava suas práticas e usos - sem um acompanhamento técnico - o que se faz necessário também uma reorganização e legislações pontuadas e adequadas ao perfil histórico e natural da região.

Com base nestas questões, faz-se necessário promover uma reavaliação e, posteriormente, uma readequação dos caminhos, edifícios, espaços naturais, espaços públicos e usos do solo nesta área importante para a  área de estudo. Há também a necessidade de rever as normativas propostas pelo Plano Diretor, tendo em vista estruturar novos usos do espaço e prever seu uso para o futuro através de um plano, prevendo. também, espaços públicos agradáveis e de multiuso. Todas as iniciativas com foco para o desenvolvimento da cidade, garantindo local adequado para edifícios históricos, equipamentos urbanos, áreas de lazer e espaços verdes de um modo geral, bem como, a previsão de enaltecer a vocação de cada ambiente bem como valorizar a identidade local.

O projeto proposto neste trabalho procurou intervir na área estudada como um todo, destacando a continuidade da paisagem urbana e a melhor organização dos elementos existentes que a compõem, como também a proposta de novos, para suprir deficiências e adequar o espaço público atual  à sociedade atual que nele vive. 
2 - Objetivo
Embasado na pesquisa realizada na primeira etapa deste trabalho e através do diagnóstico elaborado a partir da análise de seus dados, o objetivo deste, é apresentar um projeto de intervenção urbano espacial para readequação  aos novos usos da sociedade riosulense e a valorização do espaço   do Centro Histórico da cidade sem, com isto, gerar conflitos no meio construído (histórico) e natural - mas sim integrando- observando aspectos sustentáveis e ecológicos. 
Alinhada a este objetivo principal, prever espaços de contemplação, lazer e de uso comum estruturados por caminhos pautados na intermodalidade e valorizando a escala do homem - dentro do espaço público da cidade. Dentro da proposta - serão observadas e terão prioridades, as características históricas desta parte da cidade de Rio do Sul e todo seu valor espacial não só para a cidade, mas para toda a região. Sem dúvida, um local que atrairá visitantes, além dos munícipes, para conhecer a história regional ainda presente na paisagem e no seu casario local, como é o caso da edificação histórica da antiga estação ferroviária de Rio do Sul - atual Museu histórico Cultural de Rio do Sul - um dos pontos referenciais deste trabalho.
2.1 - Tema
Projeto de Revitalização Urbano-Espacial para o Centro Histórico de Rio do Sul, contemplando o trecho inserido entre o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana. O projeto foi feito após ampla pesquisa dentro das diversas áreas científicas, como as áreas da: história, economia, geografia, geologia, sociologia, engenharias, urbanismo, entre outras - com dados atualizados, os quais possibilitaram um diagnóstico atual para  a sociedade e suas expectativas presentes.
2.2 - Objetivos Específicos (Após observar Pesquisa e Diagnóstico)
Especificamente, os principais objetivos específicos presentes nesta proposta de intervenção espacial urbana para a  área estudada,  serão: 
  • Desviar o trânsito intermunicipal do centro histórico de Rio do Sul, através da adequação de vias existentes para a periferia da cidade - através da elaboração de uma nova hierarquização das vias;
  • Munir a área estudada de  ciclovias e de transporte público periódico, com pequenos intervalos de tempo, periodicidade e com qualidade;
  • Priorizar, através do projeto do espaço, o deslocamento do pedestre e do ciclista;
  • Criar bolsões de estacionamentos público no entorno da área do Centro Histórico;
  • Criar um anel viário de fluxo rápido - via tipo coletora, em torno do centro histórico de Rio do Sul, e transformar as vias de escoamento presentes na área que receberá esta proposta em vias  locais;
  • Restaurar e “limpar”  as fachadas das edificações pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico - da área estudada;
  • Humanizar as vias da área estudada através de propostas paisagísticas,   acréscimo de equipamentos urbanos e adequações espaciais;
  • Reavaliar a distribuição de tráfego automotivo e cicloviário, sentido das mãos e suas hierarquias, nas vias existente na área de estudo e também propor novas vias - principalmente as ciclovias, a fim de resolver pontos nodais e diminuir conflitos de tráfego de pedestres, bicicletas e automóveis ;
  • Criar  ambientes públicos urbanos que estimulem a interação das pessoas e também, novos usos, para além dos horários comerciais - na área estudada -  centro histórico;
  • Reestruturar o entorno imediato dos principais pontos focais, através de uma readequação de usos;
  • Recuperar e preservar as APP’s (Áreas de Preservação Permanente) presentes na área estudada;
  • Integrar o Largo Nereu Ramos e o Ponto Chic através de implementos e novas  estruturações espaciais/paisagísticas; 
  • Aproximar a população do Rio Itajaí do Sul através da Ponte dos Arcos e resgatar a monumentalidade estética e artística  da mesma, na paisagem; 
  • Valorizar o espaço coletivo através de intervenções locais; 
  • Criar espaços de convivências no entorno da  Igreja Luterana - espaço de excelência - criando mais opções para as pessoas para contemplação, entretenimento, encontros e lazer; 
  • Revisar o Plano Diretor, adequando-o às vocações, práticas, paisagem existente e potencialidades  (prevendo o planejamento) de toda a área que receberá esta proposta, no momento presente com planejamento a longo e a médio prazos; 
  • Revitalizar o Calçadão Osny José Gonçalves através da inserção de paisagismo, equipamentos urbanos, criando ambientes de encontro, contemplação e lazer; 
  • Valorizar a paisagem urbana, através da manutenção e resgate dos monumentos históricos e naturais presentes nas ruas Carlos Gomes e XV de Novembro, resgatando a  identidade urbana local.
 3 - Justificativa
A sociedade, ao longo de seus períodos históricos, mudou, muda e sempre mudará, em função de vários aspectos, entre alguns, pode-se citar: culturais devido às migrações, novas tecnologias, novos sistemas políticos e econômicos. O espaço das cidades devem ser adequado e orientado ao novo uso social a fim de evitar problemas futuros ou mesmo, criando novos espaços e alinhando-os aos novos usos evitando e minimizando assim, os conflitos e maus usos, a partir de um plano de revitalização - que é a presente proposta deste trabalho. Este se justifica mediante a importância do planejamento espacial urbano dentro de uma cidade democrática e para todos, garantindo a qualidade de seus espaços diante das mudanças citadas - no momento presente e também preservando-a qualitativamente sob o aspecto espacial para o futuro, disponibilizando opções para futuras novas readequações em seus ambientes para a sociedade daquele momento, sem perdas e danos. 
Portanto,  faz-se necessário adequar os  espaços da área estudada, resultante da evolução histórica e das práticas sociais dentro deste, às práticas atuais da sociedade que ali vive. Também deve ser considerada a ausência de políticas públicas e planejamento urbano, os quais geram algumas patologias e necessitam de reajustes através de projetos de intervenção e adequação urbano-espacial. Para isso, foi necessário conhecer o processo que modulou o quadro atual do espaço urbano estudado, bem como, obter informações atualizadas quantitativas, espaciais, econômicas, históricas e sociais deste, para que a equipe pudesse elaborar, a partir da análise destes dados, o  seu diagnóstico, e então seu objetivo - o  projeto de intervenção urbano-espacial para a área  estudada - adequado às novas práticas da sociedade que nele vive, no momento presente.
Equipe 4: 
  • Emanuela Bilk Lopes;
  • Bianca Fistarol Goncalves;
  • Jaqueline dos Santos;
  • Janaina Possamai;
  • Jéssica Odorizzi.
Proposta da Equipe
1 – Introdução
Quando estudamos e dissertamos  sobre o espaço urbano e sua relação com a sociedade que interage  neste, no tempo presente, há um leque de fatores que devem ser considerados. Desde as condições climáticas, o processo histórico que moldou a forma presente do lugar, a vizinhança, a geografia, o perfil  cultural da sociedade, entre outras questões que formam a identidade e a função  do espaço urbano - na cidade.
Kohlsdorf (1996) diz que:

“Como fenômeno real, a cidade é um espaço arquitetônico de tamanho generoso, tecido em várias dimensões físicas e que se mostra como uma totalidade formada de outras totalidades, em articulações cambiantes, fazendo com que sua lei de organização não seja nem única, nem perene, mas um conjunto onde cada edifício, árvore, praça, rua ou acidente geográfico é uma parte definida em suas características e relacionadas às demais e ao todo, segundo certa ordem que, repetimos, é passageira.” (p. 22)
Deste modo, é importante  analisar todas as totalidades que formam os espaços da cidade e, por mais extenso que seja, é importante conhecer estes nuances para entender de maneira completa o que ocorre em cada local, individual e como parte de um grupo, no espaço urbano total.
A partir desta “leitura” atualizada sob várias esferas e escalas, buscou-se adequar o espaço, no caso, a área estudada - parte do centro Histórico de Rio do Sul, através de um proposição espacial, adequá-lo ao uso atual da sociedade atual que nele vive.
Com base na análise dos dados coletados na primeira parte deste trabalho - a pesquisa,  dentro das mais variadas áreas da ciência, foi elaborado, a partir do diagnóstico delineado, uma proposta de revitalização espacial urbana para um recorte territorial do centro histórico de Rio do Sul, adequando este ao uso e expectativas da sociedade, no tempo presente, com planejamento urbano previsto para longo e médio prazos. 
2 - Objetivo
O objetivo deste trabalho é elaborar o projeto de revitalização urbano-espacial para um fração territorial do Centro Histórico de Rio do Sul, proposta pautada em diretrizes presentes no diagnóstico efetuado a partir de ampla  pesquisa - primeira parte deste trabalho - feita através de uma coleta de dados atualizados.
O resultado deste trabalho foi possível, através da análise destes dados,  coletados dentro das diversas áreas das ciências humanas, quando a equipe delineou um diagnóstico - o qual definiu  diretrizes para a elaboração da presente proposta de intervenção espacial urbana, terceira parte do trabalho, para a área estudada - com foco nas relações sociais do homem e suas práticas atuais no espaço observado.
 
2.1 - Tema
Proposta de  revitalização urbano-espacial para uma parcela da área  do Centro Histórico de Rio do Sul -  a partir das diretrizes presentes no diagnóstico elaborado através da análise dos dados atualizados coletados em diferentes áreas das ciências humanas e exatas, como por exemplo: geografia, sociologia, geologia, artes, história, antropologia, engenharias, economia, entre outras na forma de pesquisa - primeira parte deste trabalho.  
2.2 -  Objetivos Específicos
Os objetivos específicos são:
  • conscientizar a sociedade riossulense atual sobres os pontos relacionados a presenças dos rios na paisagem da cidade, destacando-os como elementos positivos dentro da estrutura da cidade, através da criação e/ou revitalização de parques em suas margens para que sejam mais atrativos (revitalização do Parque Harry Hobus e criação de Parque no local do atual PUNF);
  • criar um passeio elevado que interligue os dois parques anteriormente citados, criando a oportunidade de um contato mais íntimo da sociedade com a paisagem natural e dentro dela a presença do rio;
  • criar uma praça integrada à Catedral de São João Baptista - localizada na sua frente, formando um conjunto;
  • criar um raio territorial em torno da catedral de limitação de altura de edifícios - garantindo que a catedral tenha o aspecto da altura com uma das questões que colocam como importante  ponto focal da cidade;
  • revitalizar a praça Ermembergo Pellizzetti integrando-a a todas as ruas às quais tem acesso e tornando-a mais agradável e convidativa, incentivando a cultura e a vivência em sociedade;
  • transformar a Rua Carlos Gomes em uma rua compartilhada / calçadão, melhorando assim o tráfego de pessoas neste local, que possui um espaço bastante limitado para isso e apresenta tráfego intenso de pessoas e de carros por conta dos comércios;
  • atualizar e readequar o Plano Diretor através do Zoneamento da região para adequá-lo a partir do uso e ocupação do solo - impondo limites para a livre verticalização permitido na atual legislação dentro da área estudada - parte da área histórica de Rio do Sul;
  • reformular o sistema viário da região com o intuito de melhorar o tráfego reorganizando a hierarquia das vias. Como consequência, diminuir a necessidade do uso do automóvel próprio e incentivar o uso de transportes alternativos como a bicicleta e transporte público;
  • criar um mobiliário urbano atrativo e adequado - padronizado para ser usados em todas as partes dessa proposta.
3 - Justificativa
Esta proposta de revitalização urbana-espacial visa melhorar o ambiente urbano da cidade de Rio do Sul, trazendo mais acessibilidade, sustentabilidade e integração para o meio, além de qualidade de vida a seus usuários.
Através da análise de uma extensa pesquisa sobre a área em questão, foi possível identificar pontos de intervenção bastante específicos que, se adequados ao seu uso, podem transformar o meio com que a sociedade, usuária deste local, aproveita o espaço urbano do qual dispõe.
Locais de alta circulação de pessoas com calçadas pequenas, vias que constantemente congestionam por um mau direcionamento de tráfego, falta de meios de transporte alternativo ao carro próprio, zoneamentos abusivos com o ambiente urbano e natural, falta de atenção com patrimônio e os rios, entre muitos outros, são problemas que dificultam a vida e a rotina nas cidades, e é tarefa do urbanista estar atento ao modo com que estes problemas surgem e podem ser resolvidos.
O Projeto de revitalização espacial urbana da área estudada pelas 4 equipes - área central e histórica de Rio do Sul - foi apresentado em pranchas A1 e expostos em espaços comuns para a apreciação de todos, quando foram apresentados - imagens destes momentos - logo abaixo. Apresentaram igualmente, o documento com a pesquisa, diagnóstico e a proposta que acompanhavam seu projeto.

Último dia de aula -  Seminário da Apresentação Proposta Revitalização Urbano Espacial
Dia 27 de junho de 2019
























Visita do Reitor da UNIDAVI - que passava no corredor e gentilmente atendeu ao nosso convite.
Professor  ‎Célio Simão Martignago.




























































































































Foi um semestre de trocas e aprendizados sobre uma amostra da complexidade da cidade e, sobre o urbanismo. 
Tema e estudo inerente às atividades da equipe responsável pelo projeto de cidade. Projeto para o homem, para o meio e para todos - democrática, sustentável e harmônica. 
A paisagem pertence a todos e não deve macular e comprometer o futuro do espaço da cidade.

Trabalhos Gráficos
Equipe 1
 Equipe 2





Equipe 3



Equipe 4

 Próxima etapa - Ateliê de Planejamento Urbano e Regional

Referências
  • ARQUIVO HISTÓRICO “JOSÉ FERREIRA DA SILVA” - Blumenau. Diretoria da Colônia Blumenau – 14 de outubro de 1879. Revista Rio do Sul: nossa história em revista, Rio do Sul, v. 3, n. 6, p. 36-38, dezembro 2001.
  • ARQUIVO PÚBLICO HISTÓRICO DE RIO DO SUL. Ermembergo Pellizzetti. Revista Rio do Sul: nossa história em revista, Rio do Sul. v.4, n. 4, p. 45-46, setembro 2002.
  • CULLEN, Gordon. Paisagem urbana; [tradução de Isabel Correia e de Carlos de Macedo]. São Paulo: Martins Fontes, 1988. - 202p.: il.
  • DAGNONI, Cátia. WARTHA, Rodrigo. RIO DO SUL: da colonização à emancipação 1892–1931. Revista Rio do Sul: nossa história em revista, Rio do Sul, v. 13, n. 1, p. 09-22, março 2011.
  • GEHL, Jan. Cidades para pessoas; [tradução: Anita Di Marco]. -2. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2014. - xv, 262 p.: il.
  • JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 1ª edição, 2000.
  • KLUG, João; DIRKSEN, Valberto. Rio do Sul: uma história. Rio do Sul: Ed. da UFSC, 1999. - 35 p. -. 
  • KOHLSDORF, Maria Elaine. A apreensão da forma da cidade. Brasília: Ed. Da UnB, 1996.
  • LAPOLLI, Aderbal Vicente. O plano diretor e o plano de gerenciamento de enchentes do Município de Rio do Sul – SC: a construção de um território seguro? 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental) – Centro de Ciências Humanas e da Educação – Faed, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, 2013. Disponível em: Acesso em: 21 março 2019.
  • LYNCH, Kevin. A imagem da cidade / tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997. - 227p.: il.
  • MAPA HIDROGEOLÓGICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/media/hidrologia/mapas_publicacoes/mapa_hidro_sc.pdf. Acesso em: 08 abr. 2018.
  • ODEBRECHT, Rolf e S. ODEBRECHT, Renate. Capítulos da História de Rio do Sul. Blumenau: Nova Letra, 2013. - 248 p. -.
  • PITZ, J. ELI, K. HAVEROTH, R. NEVES, L. O. OLIVEIRA, E. C. ÚLTIMO. Análise sensorial da umidade relativa para a cidade de Rio do Sul/SC. www.conhecer.org.br. 2013. Disponível em: < http://www.conhecer.org.br/enciclop/2013a/agrarias/ANALISE%20SENSORIAL.pdf>. Acesso em: 25/03/2019.
  • SANTOS, G. F. DOS. Vale do Garcia (Blumenau – SC): episódios pluviais críticos e suas repercussões no espaço urbano. Blumenau, Revista de Estudos Ambientais, v. 1,n.1, 96-117, 1999.
  • SANTOS, Mílton. Espaço e método. 1.ed. - São Paulo: Nobel, 1988. - 88 p. –.
  • WITTMANN, Angelina. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina. Blumenau: Edifurb, 2010. - 304 p. :il.
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.
  1. Paisagem Urbana - Por Gordon Cullen
  2. Pomerode - Um pouco de história - sábado de sol
  3. Ascurra e um pouco de sua História - Fez parte da Colônia Blumenau
  4. Colônia Hammonia - Atual Ibirama
  5. Dona Emma
  6. Pomerode -Igreja da Paz - 130 anos - Cemitério do imigrante
  7. História de Pomerode e Momentos - 33° Festa Pomerana
  8. Pomerode - Um pouco de história - sábado de sol
  9. Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde
  10. Pomerode - Localização e Igrejas históricas
  11. Timbó - SC - Um pouco de história da Colônia Blumenau
  12. Linguagem da Igreja Luterana de Brusque
  13. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  14. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  15. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz - Entre 1850 - 1880
  16. Blumenau - Crescimento desordenado e aparente ausência de critérios
  17. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira
  18. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  19. Rua das Palmeiras (Boulevard Wendeburg) e o Museu da Família Colonial
  20. Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau
  21. Fundação de Blumenau e sua formação a partir dos meios de transportes
  22. O "Alemão" de Pomerode
  23. Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografias de Bernhard Scheidemantel
  24. Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Indaial SC
  25. As cidades brasileiras estão doentes
  26. Revitalização Urbana: Tendências contemporâneas
  27. Urbanismo
  28. A Plano de Mobilidade Urbana e a cidade de Blumenau
  29. Jaraguá do Sul - Parque da Malwee
  30. A Cidade - Organismo vivo no dia do Meio Ambiente
  31. Cidade - Nossa primeira morada em Blumenau - 1981
  32. Tijucas - Tem praia?
  33. Neisse Central - Apíúna SC
  34. Santo Amaro da Imperatriz SC - Cidades Brasileiras e o Urbanismo
  35. História - Instalação do Município de Indaial
  36. Um pouco da História de Presidente Getúlio SC
  37. Voo sobre as ilhas fluviais - R Itajaí Açu - Projeto Urbanístico - Arquitetura e Urb. - FURB 1996
  38. Hospital Santa Catarina - Inauguração - Blumenau
  39. Monumento dos Voluntários da Pátria - Situado na Praca Hercílio Luz - Blumenau
  40. Passagem da Equipe do Documentário Arquiteto Hans Broos em Blumenau
  41. Jardim suspenso Cia Hering - Entrevista com João Maria Schissel
  42. Recanto Silvestre - região sul do município de Blumenau
  43. Documentário Arquiteto Hans Broos - Equipe eslovaca
  44. 1992 - Centro Histórico de Blumenau - Intervenção na Rua das Palmeiras - Pesquisa Arquitetura e Urbanismo da FURB
  45. Comunidade Horto Florestal - Blumenau - Pesquisa Arquitetura e Urbanismo da FURB
  46. Brutalismo de Hans Broos - Caminhada Cultural
  47. Uma tipologia em enxaimel a menos - Bairro Vila Nova
  48. Símbolo da mobilidade sustentável - a bicicleta - completa 200 anos
  49. Arquitetura - Apresentação e análise da Casa Salinger - Blumenau SC - Sul do Brasil
  50. Cemitério II - Local de visitação e História - Cemitério São José - Blumena
  51. Arquitetura - Siedlung - Hufeisensiedlung Britz - Berlin
  52. Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos
  53. Seminário de Corupá - Santa Catarina
  54. Técnica do Enxaimel
  55. Curiosidades sobre enxaimel - Enxó
  56. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
  57. Incêndio Criminoso no Patrimônio Histórico Arquitetônico - Frohsinn - Blumenau
  58. Uma Fotografia - Arquitetura na Wurststraße - Rua XV - início do Século XX
  59. Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografias de Bernhard Scheidemantel
  60. Colono no espaço da Colônia Blumenau
  61. Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante
  62. Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí
  63. Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner e Biografia
  64. Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História
  65. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  66. Frohsinn - Passo à Passo - Blumenau
  67. Hárpia - Monumento de uma rótula Itoupava Norte - Blumenau
  68. Um voltinha em Nossa senhora do Desterro (Florianópolis)
  69. Cine Theatro Manoel Cruz - Tijucas SC - Patrimônio Histórico Arquitetônico
  70. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl
  71. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha
  72. Arquitetura - Siedlung - Hufeisensiedlung Britz - Berlin
  73. Reflexão - Modernidade Urbana - Arquiteto e Urbanista Vilmar Vidor
  74. Urbanismo - Ocupação e Uso do na Região de Blumenau - Por Vilmar Vidor
  75. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  76. A Ponte Lauro Müller - Segunda ponte construída sobre o Rio Itajaí Açu
  77. Os espaços públicos e os monumentos - cidades alemãs - Alemanha 2016
  78. Arquitetura - InterAtelê - Seminário de encerramento semestral - Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI
  79. Ateliê - Projeto Urbano - UNIDAVI - Visita in loco - Centro Histórico de Rio do Sul SC
  80. Um Pritzker no interior de Santa Catarina: a igreja de Gottfried Böhm em Brusque


















Nenhum comentário:

Postar um comentário