segunda-feira, 19 de abril de 2021

O que é Enxaimel? - Palestra - Projeto Picada Café - Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural

Dentro de uma iniciativa inédita  da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Picada Café RS, em setembro de 2020, efetuamos uma pequena palestra sobre a técnica construtiva enxaimel, cuja pesquisa efetuamos desde a década de 1990. Foi um promoção da Pró Cultura RS – Lei de Incentivo a Fundo Governo do Rio Grande do Sul – Secretária da Cultura e dentro do Projeto: Projeto: Picada Café - Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural
A nossa palestra foi destinada aos professores da rede de ensino da cidade gaúcho, o que muito nos motivou.
Compartilhamos seu conteúdo, por entender que o resultado ficou satisfatório, de fácil entendimento e assimilação. Justificamos a qualidade de nossa voz,  lembramos, que assessorávamos 6 TCC's, neste período, no formato on line.

Para assistir a palestra - Clicar sobre a janela do You Tube.

Atualmente, na Alemanha, o uso da estrutura enxaimel e sua versatilidade mediante a disponibilidade de diversos materiais alternativos para seu fechamento tem também, o aspecto ecológico e seu uso relacionado à sustentabilidade do bem morar. 
A madeira é o único material que pode atingir a sustentabilidade. Concreto, vidro, cerâmicas, plásticos só emitem carbono em seus processos produtivos, enquanto a madeira acumula carbono

Participaremos do 27° Congresso Internacional de Arquitetos – com um artigo sobre este tema. O congresso acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho de 2021 – no Rio de Janeiro – Brasil.

UIA 2021: 27th World Congress of Architects.

Formalmente, nosso agradecimento pelo convite e pela oportunidade, ao Professor e Arquiteto Jorge Luiz Stocker Jr.

 Referência

WITTMANN, Angelina C. R. Fachwerk: A Técnica Construtiva Enxaimel. - 1.ed. - Blumenau, SC: AmoLer, 2019. - 405 p.: il.










Nenhum comentário:

Postar um comentário