segunda-feira, 26 de abril de 2021

Colégios Salesianos e sua Origem - João Bosco.

Em 14 de julho de 1883, chegavam a Niterói, RJ, os primeiros Salesianos, para iniciar a obra de Dom Bosco no Brasil. João Bosco - segundo sentado a partir da esquerda. Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso.
A partir da apresentação e comentários sobre dois importantes colégios no Vale do Itajaí (Colégio João Bosco de Rio do Sul e Colégio Salesiano São Paulo de Ascurra) e também, de uma pergunta feita por um de nossos seguidores sobre a origem da palavra "salesiano", fez surgir esta postagem.
Colégio Salesiano São Paulo - Ascurra SC.
Dom Bosco - Busto Colégio Salesiano São Paulo  -  Ascurra.
A expressão "salesiano" reporta à Congregação Salesiana ou Salesianos é uma congregação religiosa da Igreja Católica  de Roma fundada em 18 de dezembro de 1859 em Valdocco - em Turim na Itália, pelo Padre João Bosco (Atualmente um dos Santos da Igreja Católica) e aprovada pelo Papa Pio IX em 1874.
Seu nome oficial - Sociedade de São Francisco de Sales - é uma homenagem ao padre francês Francisco de Sales, de originou a expressão "salesiano". Francisco de Sales, em francês, François de Sales, foi um padre católico saboiano e também, foi bispo de Genebra no século XVII. Foi declarado santo e Doutor da Igreja pela Igreja Católica de Roma.
Prosseguindo, o foco do trabalho salesiano e para o qual surgiu, são os jovens, especialmente os pobres e aqueles que se encontram em situação de risco - independentemente da natureza do risco. Com foco neste objetivo geralmente trabalham em ambientes mais humildes, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social. 
Colégio Franciscano - Blumenau - Século XIX. 
Como a Congregação Franciscana, tão antiga na região do Vale do Itajaí, a Congregação  Salesiana também fazia com que seus membros, fizessem votos simples de castidade, pobreza e obediência. Os salesianos podem optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos salesianos.
Sabemos, através da História local que existiam atritos entre Salesianos (Italianos) e Franciscanos (alemães) na região.  Para ordenar através das datas na História, a Ordem Franciscana foi fundada em 24 de fevereiro de 1209,  a Colônia Blumenau foi fundada em 1850 e a Ordem Salesiana em 18 de dezembro de 1859, portanto muito tempo depois da Ordem Franciscana, que já estava na Colônia Blumenau quando esta chegou  na região. As desavenças entre as duas ordens eram políticas, fomentadas por "fakenews", a partir do Alto Vale. Desenvolvemos pesquisas neste recorte de tempo sob este tema e em breve a compartilharemos aqui neste espaço. O assunto chamou nossa atenção, quando lecionávamos Planejamento Regional na UNIDAVI.
A presença das cores usadas nas fachadas dos colégios. Estas deveriam ficar somente no selo e não na Arquitetura.
Como tudo  aconteceu?
João Bosco no Brasil.
Dom Bosco.
Aconteceu com a iniciativa do religiosos João Melquior Bosco, em fornecer instrução, religião e alimento aos menos favorecidos de sua sociedade da época, na cidade italiana de Turim.
João Bosco, como o chamaremos doravante, nasceu em 16 de agosto de 1815 em Casltelnuovo d'Asti, no norte da Itália, próximo a Turim
Foi criado somente por sua mãe, pois seu pai partiu quando tinha 2 anos de idade. Optou pela vocação religiosa, tornando-se padre, sendo ordenado em 1841 e fixando-se em Turim. Logo criou um local onde os jovens recebiam instrução, alimento e formação religiosa, até conseguir uma colocação em um emprego digno. 
Basílica de Nossa senhora Auxiliadora - Turim - Itália.
Passado um tempo, fundou uma instituição que recolhia os meninos em um tipo internato escola. 
Tal qual funcionavam os colégios das duas ordens no Vale do Itajaí.
Mais tarde acrescentou a formação profissional, para preparar os jovens para uma profissão. As oficinas eram de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica.  
Em 1859, João Bosco reuniu o primeiro grupo de jovens educadores no Oratório e fundou, então a Congregação dos Salesianos. Anos depois criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Construiu em Turim, a basílica de Nossa senhora Auxiliadora e fundou 60 casas salesianas em 6 países, sendo que no Brasil, chegaram em 1883 e em Ascurra, em 1922.
O método de Dom Bosco, utilizado em suas instituições de educação ficou com um legado à humanidade que ficou conhecido como "Sistema Preventivo de Formação". Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888. Atualmente é um, dos muitos Santos da Igreja Católica de Roma, sendo chamado de São João Bosco. Há muitos santos na senda da educação, com trabalhos maravilhosos, no Brasil.
São João Dom Bosco.

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:



Em Construção
















Nenhum comentário:

Postar um comentário