segunda-feira, 5 de abril de 2021

Professor Flávio Villaça - Um pouco sobre sua obra e sua passagem na UFSC - Florianópolis SC - 2006

Primeira turma do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Turma 2005, com o Professor Flávio Villaça, localizado na parte mais alta da fotografia - ao centro - com agasalho verde oliva (Ministrou a disciplina Tópicos Especiais - Urbanismo, Cultura e História da Cidade - 1° Semestre de 2006)  e outros professores do quadro.
Em 29 de março de 2021, partiu um dos mestres e pensadores do Urbanismo moderno no Brasil e também, responsável por parte de nossa formação como Arquiteta, Historiadora e Urbanista, o Professor Flávio Villaça.

Os centros não são centros porque neles se localizam os palácios, as catedrais ou os bancos. Vimos que o oposto também é verdadeiro. Não é verdade que os palácios, catedrais ou bancos se localizam nos centros porque eles são centros. E por que eles são  centros? Fica claro o círculo vicioso. Qual origem ou fonte da centralidade? Está na possibilidade de minimizarem o tempo gasto, os desgastes e os custos associados aos deslocamentos espaciais dos seres humanos. Flávio Villaça, 2001.

Flavio Jose Magalhães Villaça

O
Professor Flávio Villaça, o qual conhecemos ministrando a Disciplina de Tópicos Especiais - Urbanismo, Cultura e História da Cidade do Curso de Pós Graduação Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis no primeiro semestre de 2006, nasceu na cidade de Cruzeiro, em 1929 no estado de São Paulo. 
O livro de sua autoria que estudamos e o lemos na forma de estudo e debates foi o livro "Espaço Intra-urbano no Brasil", publicado em 2001. O que nos surpreendeu durante suas aulas foi sua convicção, quando afirmou que o Plano Diretor é uma utopia e existia na sociedade para "validar" a vontade de grupos da sociedade vigente  e usado como instrumentos de manipulação de outros. Também nos marcou, seu raciocínio lógico, ao observar matematicamente a relação de Distância e Tempo de Deslocamento com a produção social no espaço da cidade e de como podem variar de acordo com a combinação, criando muitas possibilidades.
Flávio Villaça graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, em 1953. Concluiu seu mestrado em City Planning pela Georgia Institute of Technology, em 1958 e seu doutorado em Geografia na USP, em 1979. Fez o pós-doutorado na Lawrence Berkeley National Laboratory em 1985. Foi Professor da Universidade de São Paulo - USP, foi chefe de Assessoria Técnica da Prefeitura Municipal de São Paulo e Arquiteto do Fundação Prefeito Faria Lima. 
Foi autor de vários livros sobre o desenvolvimento da infraestrutura urbana das cidades, entre eles: “O que todo cidadão precisa saber sobre habitação” (1986), aquele que estudamos - “Espaço intra-urbano” (2001) e “As ilusões do Plano Diretor”, sobre o qual comentou em suas aulas e nos fez refletir sobre a utopia "Plano Diretor".
Participou da elaboração de plano diretores de diversos municípios e atuou como consultor tanto na Prefeitura de São Paulo, quanto, no governo do estado.

Espaço intra-urbano no Brasil 
O livro usado em sua disciplina do Curso Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, foi adotado para o estudo da localização urbana, que segundo ele, nas cidades contemporâneas faz parta da avalização de mais valia de uso na produção social dentro de determinadas aglomerações urbanas, embora não específico delas, Este valor toma forma mediante a diferentes opções presentes no espaço de deslocamentos a partir das diferenças de classes sociais.
Em síntese, o estudo mostra que o espaço regional é estruturado pelo controle do tempo de deslocamento das mercadorias e capitais e que o espaço intra-urbano é estruturado pelo controle do tempo de deslocamento dos seres humanos, enquanto consumidores. 
As variáveis podem assumir diferentes composições de acordo com a aglomeração e classe sociais, criando possibilidades mediante as variáveis em questão.
Ou seja, se considerar o caso intra-urbano, as possibilidades desse controle fazem com que as classes sociais disputem as localizações e isso se dá tanto por ocasião da sua produção como de seu consumo, fazendo surgir a segregação sócio-espacial, como mecanismo necessário ao controle, por aqueles que detém o poder, pela produção e consumo das localizações, ou seja, ao controle dos tempos de deslocamento dos componentes das diferentes classes sociais. 
Esse controle se apresenta como uma maneira de dominação necessária para que exista a apropriação diferenciada das vantagens do espaço. Dentre essas vantagens, o controle dos tempos de deslocamento ou o controle das localizações.  
Suas aulas pontuaram estas questões, como também, orientou o processo da elaboração e desenvolvimento da pesquisa, na forma de dissertação, objeto do programa de pós graduação.

As imagens Comunicam...
Professor Flávio Villaça em Junho de 2006 - UFSC




Jantar, como Professora Mariainês Sugai e Professora Gil.

Com Professora Ana e conosco.

Professora Ana e Professor Lino.






Com a primeira turma do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Com a primeira turma do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.





















Professor Nelson Popini Vaz.




Prova ministrada para a turma após sua aula - Clicar sobre:
Referências

  • ABRAHÃO, Sergio Luís; ZIONI, Silvana Maria. Flávio Villaça - Uma trajetória dedicada ao planejamento urbano brasileiro. Arquitextos - Vitruvius. 246.01 personagem, ano 21, nov. 2020. Disponível em: https://vitruvius.com.br/index.php/revistas/read/arquitextos/21.246/7952. Acesso em: 5 de abril de 2021 - 2:04h.
  • VILLAÇA, Flavio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Linconl Institute, 2001. 373p. il.
  • VILLAÇA, Flávio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. In DEAK, Csaba; SCHIFFER, Sueli Ramos (Org.). O processo de urbanização no Brasil. São Paulo, Fupam/Edusp, 1999, p. 176.
  • VILLAÇA, Flávio. A Organização do Espaço nas áreas Metropolitanas Brasileiras. Simpósio sobre Desenvolvimento Urbano e Seminário sobre Shopping Centers, Rio de Janeiro, 1973.
  • VILLAÇA, Flávio. Pesquisa bibliográfica e comentários sobre o tema “A organização espacial intra-urbana”. In VILLAÇA, Flávio. Relatório de Pesquisa – Regime de Turno Completo. São Paulo, Biblioteca FAU USP, 1979.






Nenhum comentário:

Postar um comentário