quinta-feira, 22 de abril de 2021

Residência do Arquiteto Egon Belz - Projeto de Simon Gramlich - Ex "Casa do Arquiteto" - À venda em Blumenau

Residência de Egon Belz, que se transformou em "A Casa do Arquiteto" em 2014, e está à venda! Projeto de Simon Gramlich.
Surpreendeu-nos o anúncio recente sobre a venda da casa que foi residência do Arquiteto Egon Belz, projetada pelo arquiteto alemão Simon Gramlich, a partir de uma imobiliária de Blumenau.
Em setembro de 2014, usamos como bom exemplo, a apropriação cultural e da arquitetura de Blumenau e região, bem como o Museu Egon Belz, após tomarmos conhecimento de que a última vontade do arquiteto era de que sua casa, localizado na Rua Pastor Oswaldo Hesse, N° 294 - Ribeirão Fresco, ficasse sob os cuidados da classe de Arquitetos e Urbanistas de Blumenau.
Na época efetuamos registros para a história, sobre as movimentações e também  divulgamos a Exposição Egon Belz, conforme imagens a seguir.

Conhecemos o arquiteto Egon Belz na década de 1990, como colegas de trabalho no Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB, na Prefeitura Municipal de Blumenau. Escrevemos sobre uma publicação no Jornal de Santa Catarina em memória do arquiteto, em 23 de setembro de 2014.
Egon Belz.
Nesta época, em setembro de 2014, quando era inaugurada a  "A Casa do Arquiteto" - ex residência do arquiteto Egon Belz, ficamos sabendo que a propriedade ficaria sob os cuidados do Instituto de Arquitetos do Brasil na cidade de Blumenau - IAB - Blumenau. Desta maneira, o arquiteto não só manteria viva sua memória e acervo presente na edificação, como também, disponibilizaria um espaço munido de história e vocação para as atividades relacionadas à arquitetura e encontros de arquitetos, na cidade cidade de Blumenau, e foi desta maneira que publicamos - link no final desta postagem. 
Para isto, foi elaborado um projeto que ficou conhecido como "A Casa do Arquiteto" - o qual recebeu apoio da CAU SC e teve a participação direta, na sua execução e coordenação, da diretoria do IAB Blumenau e também, da FURB – na época, através da Professora Silvia Odebrecht que foi curadora do conteúdo de Arquitetura e catalogação do acervo de Egon  Belz.
Estivemos na casa em 20 de setembro de 2014 e fizemos as seguintes imagens, publicadas em nosso Blog, registrando estas informações, para a história.

O anúncio na Imobiliária de Blumenau,  para a venda e a situação do imóvel no momento presente.






Clicar sobre a foto - para acessar o link da Imobiliária.


Em 23 de fevereiro de 2024,  Cleyton Annuseck nos encaminhou duas fotografias da residência do arquiteto Egon Belz, após o restauro.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário