quarta-feira, 21 de abril de 2021

Seminário de Ascurra - Atual Colégio Salesiano São Paulo - Um pouco de História...

Embora com as mesmas cores do padrão usadas no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, o Colégio São Paulo de Ascurra ficou mais suave, pois usou com menor proporção a cor mais forte que é o azul anil.
 Acompanhamos a descaracterização da arquitetura do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul - projeto do arquiteto alemão Simon Gramlich (Postagem no final desta), por conta da padronização feita pelo Colégio Salesiano, como também outros colégios pertencentes à Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas. Neste, foram adotadas, independentemente da arquitetura, da história pretérita, as cores branca, azul e vermelha (Cores de sua marca atual), juntamente com de partes de paredes dos edifícios contando com a presença de tijolos aparentes (reboco original removido). Aparentemente, influência de uma tendência temporária usual na região, que poderia-se denominar "moda", a qual reporta ao temporário, efêmero, descartável e passageiro, inerente à características predominantemente comerciais e não necessariamente, à arte, ao local e à arquitetura. Simplesmente voga o aspecto do decorativismo.
Colégio Dom Bosco - Rio do Sul SC.

Simon Gramlich.
Na época das "transformações" no colégio  Dom Bosco de Rio do Sul, comentamos alguma coisa nas redes sociais e com nossos alunos e imediatamente fomos avisados de que acontecia a mesma coisa no Seminário da ordem, atual Colégio Salesiano São Paulo, o que nos alertou, pois este também, é um projeto do arquiteto alemão Simon Gramlich e fomos ao local, em fevereiro de 2021. A intervenção de Gramlich, ocorreu quando o colégio já existia há mais de 2 décadas e foi na mesma época que este se construía o Colégio Dom Bosco em Rio do Sul - década de 1940.

Ascurra SC


Ascurra, que teve como primeiro nome - Colônia São Paulo, existe desde 15 de Novembro de 1876, cuja primeira nucleação urbana foi localizada às margens do ribeirão com o mesmo nome, fundada com a chegada dos primeiros imigrantes ao local, conduzidos pelo Diretor e fundador da Colônia Blumenau Hermann Blumenau. Dois nomes destacaram-se na sua história: Giovanni Buzzi, cuja residência visitamos e fotografamos e o Padre Franciscano José Maria Jacobs  - Pároco da Colônia Blumenau e um dos incentivadores da educação em toda a colônia fundada por Hermann Blumenau.
Residência de Giovanni Buzzi.
O nome - Ascurra (Localidade do Paraguai) - foi sugerido por Hermann Blumenau para homenagear as tropas brasileiras e celebrar uma vitória decisiva em batalha da Guerra do Paraguai - contra as tropas de Solano Lopes, em 1869. Muitos homens da região do Vale do Itajaí, fizeram parte das tropas - conhecidos Voluntários da Pátria.
                   
Padre Jacobs Franciscano e
 Pároco de Blumenau.
A cidade, localizada no Vale do Itajaí, apresenta fortes características da colonização italiana dentro da Colônia Blumenau. O colégio salesianos de Rio do Sul, ao contrário do que imaginávamos, foi fundado após a fundação do Colégio Salesiano de São Paulo de Ascurra, que competia com o colégio franciscano de Blumenau - Colégio Santo Antônio. 
A ordem religiosa dos colégios de Rio do Sul e de Ascurra, naquela época, foi uma ordem formada por italianos e a ordem de Blumenau era Franciscana - que estava sob responsabilidade do Padre José Maria Jacobs e formada por alemães. Mesmo que o Padre Jacobs visitasse Ascurra com assiduidade e esta estivesse mais próxima de Blumenau, foi a ordem italiana que construiu o colégio no local e também, em Rio do Sul.
Naturalmente surgiram desentendimentos entre as duas ordens religiosas, registrada na história regional, cujas causas iam além dos desentendimentos políticos Já escrevemos em duas outras postagens sobre a história de Ascurra e e também sobre os Salesianos. Os link's estão listados no final desta. 
Conflitos entre franciscanos e salesianos, alemães e italianos. Conflitos étnicos na região do Vale do Itajaí.



Prosseguindo...

Ascurra está a 88 metros acima do nível do mar. Sua população estimada em 2020, foi de 7.978 habitantes e possui uma área de 111,67 km². 
O distrito de Ascurra foi criado através da lei municipal Nº 120, em 16 de abril de 1919 e pertencia ao município de Blumenau. Em 1929, a lei estadual Nº 1650 extingue o distrito de Ascurra e este foi recriado novamente em 4 de agosto de 1933, ainda pertencendo ao município de Blumenau. Em 28 de fevereiro de 1934, foi desmembrado através da lei estadual Nº 526 de 28 de fevereiro desmembrado de Blumenau, para formar o novo município de Indaial, o qual tinham configurações de caminhos e logísticas totalmente diferentes dos atuais, em função da presença da BR 470.
Em 1° de abril de 1963, Ascurra  se torna município, se desmembrando de Indaial, através da lei estadual Nº 878. A instalação do município de Ascurra aconteceu em 7 de abril de 1963. O primeiro prefeito provisório foi José Buzzi e foi nomeado pelo governo estadual. Em 1963, através de eleição foi eleito prefeito, Leandro Possamai.
Os atuais bairros de Ascurra são: 
  • Caminho de Lurdes (Tamanduá);
  • Centro;
  • Estação;
  • Guaricanas (Esta está e uma postagem listada no final desta);
  • Ilse (Esta está e uma postagem listada no final desta);
  • Monte Alegre;
  • Ribeirão Santa Bárbara;
  • Ribeirão São Paulo;
  • São Francisco;
  • Vila Nova;
  • Vila Isabel
.
Propriedade Família Grava - Guaricanas.
Um das instituições mais antigas em Ascurra é o Colégio Salesiano São Paulo, colégio salesiano (e não franciscano, como era o Colégio Santo Antônio de Blumenau), localizado junto à Igreja Matriz Santo Ambrósio
O Colégio Dom Bosco, dos padres salesianos de Rio do Sul, município que no início da década de 1930, através do político - Deputado Estadual Ermembergo Pellizzetti, que foi a Florianópolis solicitar desmembramento de Blumenau, foi iniciado em 1948 sob a direção do Padre Ângelo Moser. Talvez este fato explique as diferenças entre os salesianos de Rio do Sul e os franciscanos de Blumenau. Inicialmente o colégio salesiano de Rio do Sul era voltado para a formação com a configuração de seminário e como seminário, durou por dezesseis anos. Até 1971, o Colégio Dom Bosco era exclusivamente dedicado à educação dos meninos. No período da construção do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, o Colégio Salesiano São Paulo de Ascurra já existia 26 anos e a Ordem, fundada em Turim   na Itália já existia  89 anos. 
O método do Sistema Salesiano é um projeto educativo baseado no Sistema Preventivo, isto é, desde quando iniciou o trabalho pastoral e educativo, o fundador da Congregação Salesiana, o padre Dom Bosco, acreditava que os jovens deveriam ser educados com base na prevenção e não na repressão. Para tanto, criou o Sistema Preventivo baseado em três pilares: amor, religião e razão, que acreditava  ser um sistema apropriado para educar e preparar seus alunos para a sociedade. Atualmente há uma Rede de colégios salesianos, e entre eles, está o Colégio  Salesiano São Paulo de Ascurra. 
Colégio Salesiano São Paulo - Ascurra SC

Os salesianos chegaram em Ascurra em 1916 para prestar assistência religiosa aos imigrantes italianos. Os religiosos dedicaram-se às atividades de ensino básico e agrícola. Em 1922, Heitor Schneider, religioso salesiano, deu início à construção de um edifício escolar. Schneider, conhecendo a Firma de Mathias Haas de Blumenau, encomendou a estátua de São Paulo, que foi inaugurada em 10 de abril de 1932.

A estátua que mede 2,40m de altura foi um trabalho artístico da oficina de Mathias Haas de Blumenau. Conforme consta no convite assinado pelo diretor da época, Padre João Rolando, os Salesianos ofereceram esta estátua como homenagem e gratidão ao povo de Ascurra, Aquidaban e Guaricanas por ajudarem na construção do colégio, um dos mais lindos prédios do município. Acervo Memorial Funerário Mathias Haas.

Estátua de São Paulo Apóstolo de 2,40m de altura ainda no pátio da Marmoraria Haas Fachada da Oficina de Mármores de Mathias Haas - Década de 1930. Foto MFH.0148. Acervo do Memorial Funerário Haas.
Convite para inauguração da Estátua de São Paulo Apóstolo na fachada
do Colégio Salesiano - Ascurra - SC 10/04/1932.
Acervo do Memorial Funerário Haas.

Estátua de São Paulo Apóstolo de 2,40m de altura ainda  no pátio da Marmoraria Haas em Blumenau.- Década de 1930.  Acervo do Memorial Funerário Haas.

Em 1° de maio de 1926, 45 alunos inauguraram o primeiro ano letivo do atual Colégio  Salesiano São Paulo. Um pouco mais de uma década depois e seguindo o projeto do arquiteto alemão Simon Gramlich, entre 1940 e 1950, foi construída a capela, dormitórios, sala de estudos, cozinha e refeitórios. Muitos dos recursos, inclusive para o teatro inaugurado em 1954, foram obtidos junto à comunidade católica dos Estados Unidos da América do Norte. Na década de 1960, o Colégio Salesiano São Paulo abrigava por volta de 300 seminaristas internos.
A implantação do Segundo Grau, atual Ensino Médio, ocorreu em 1971. Em 2001 retornou o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Atualmente o Colégio Salesiano São Paulo recebe alunos de  nove municípios da região e oferece o ensino no Sistema Preventivo de Dom Bosco. 
Além da rede de ensino que adota metodologia diferenciada, a edificação do colégio é um dos ícones arquitetônicos da região que marca a paisagem ao lado da Igreja Matriz Santo Ambrósio, reconhecido como um dos pontos focais de Ascurra e região. A partir da originalidade de sua arquitetura,  está recebendo alterações durante uma reforma, semelhante aquela que aconteceu no Colégio Dom Bosco de Rio do Sul, com intuito de mostrar as cores usadas nos colégios salesianos, com aparente gosto duvidoso do decorativismo momentâneo e comercial.
A comunidade nada pode fazer, pois é algo decidido dentro da Rede Salesiana, que foi mal assessorada. A Itália é um dos locais da arte e da arquitetura mundial e por certo, um dos berços do gosto e da estética ocidental. É sabido que cada local, é dotado de história própria e também, consagrado com a presença de diferentes arquiteturas. Se estas, forem realmente, obras de fato, são possuidoras de características próprias que formam a sua identidade dentro de um determinado recorte de tempo. Não poderiam receber desajustes a partir de interferências da moda presente e volátil, pondo em risco o patrimônio e a identidade locais.
Colégio Salesiano São Paulo - Ascurra  em 2016 e 2021.  Projeto do Arquiteto Simon Gramlich.
Ao visitarmos o Colégio Salesiano São Paulo em 22 de fevereiro de 2021 e encontramos a professora Maria Helena Tomio - Diretora Executiva, com quem conversamos e ela gentilmente explicou um pouco sobre o colégio. Entre outras coisas, ela nos informou da proximidade do 95° aniversário do Colégio, que teve seu ano letivo iniciado em 1° de maio de 1926. Explicou sobre as mudanças implantadas na fachada do colégio e sobre a importância do colégio dentro da comunidade e região.





Bate papo com a Diretora Professora Maria Helena Tomio
Igreja Matriz Santo Ambrósio- Ascurra

Em 15 de janeiro de 1877 foi iniciada a 1ª capela de Ascurra. Elias Barbetta foi o idealizador. A imagem de Santo Ambrósio era apenas um quadro. Em 17 de abril de 1879, já com a demarcação dos lotes, foi iniciada a 2ª capela. Em 22 de setembro de 1902, Dom José de Camargo, bispo de Curitiba visitou Ascurra e há versões que afirmam ser o 1º bispo a visitar a região. A atual e 3° igreja teve os início de sua construção em 1903, concluída em 1905 e inaugurada em 1912, após conflitos e desavenças entre padres das ordens Franciscana e Salesiana (alemães e italianos). A arquitetura é peculiar. A igreja apresenta uma torre na parte posterior e na parte frontal, parece incompleta pela ausência de torres. Em um primeiro momento, poderíamos afirmar que a linguagem arquitetônica segue a linha eclética, como elementos, de várias escolas. Prima pela monumentalidade. O primeiro vigário foi o Padre João Canônimo, que chegou à comunidade no dia 12 de dezembro de 1912. A imagem do padroeiro Santo Ambrósio veio da Itália. A arte deve-se ao pintor ascurrense Pedro Chechet. O Colégio Salesiano São Paulo Apóstolo foi construído após a inauguração da Igreja Matriz Santo Ambrósio.
Igreja Matriz Santo Ambrósio.




Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas)

A Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) é uma associação civil de direito privado, confessional, educacional e cultural, sem fins lucrativos, mantida pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil, que tem por objetivo integrar as escolas salesianas por meio de práticas didático-pedagógicas-pastorais, desenvolvidas por comunidades educativas, que se fundamentam na visão humanista e cristã do Sistema Preventivo, criado por Dom Bosco e buscam atender às diferentes realidades das escolas salesianas no Brasil. Esta rede criou uma padronização visual de suas escolas, que independente da região  e da arquitetura, aplicam as cores branca, azul, vermelho e parte das paredes com a retirada do reboco, permitindo os tijolos maciços aparentes.
As Imagens Comunicam...

Estivemos no Colégio Salesiano São Paulo de Ascurra registrando em dois momentos - em 2016 e 2021. Sendo que neste intervalo de tempo o colégio mudou um pouco suas fachadas, através de cores e revestimentos.













Influência da nova estampa dos colégios da Rede Salesiana. Padronização, seguindo o decorativismo atual, desconsiderando a arquitetura e o local de cada colégio, muitas vezes construídos seguindo projetos de arquitetos renomados, com este e, de Rio Sul, ambos projetos assinados pelo arquiteto alemão Simon Gramlich.


















Paredes de estuque. Piso de madeira.









Diretora Professora Maria Helena Tomio ao lado do Busto de Dom Bosco. Pátio interno do Colégio Salesiano São Paulo.
























Para a História!

Referências
  • BRIEFING - Rede Salesiana Brasil de Escolas. Disponível em: http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/rsborgbr/escola/downloads/2018_03_26/briefing_2018.pdf. acesso em: 16/04/2021
  • KANTOVITZ, Geane. O Livro Didático de História da Rede Salesiana de Escolas em SC. Desafios na Formação do Pensamento Histórico. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, 2011.
  • PAULA, Antônio Pacheco de. Manual do colaborador salesiano. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2008.
  • Portal de Turismo de Ascurra. Colégio São Paulo. Disponível em: https://turismo.ascurra.sc.gov.br/o-que-fazer/item/colegio-sao-paulo. Acesso em 15/04/2021.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.









Nenhum comentário:

Postar um comentário