Dentro de uma iniciativa inédita da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Picada Café RS, em setembro de 2020, efetuamos uma pequena palestra sobre a técnica construtiva enxaimel, cuja pesquisa efetuamos desde a década de 1990. Foi um promoção da Pró Cultura RS – Lei de Incentivo a Fundo Governo do Rio Grande do Sul – Secretária da Cultura e dentro do Projeto: Projeto: Picada Café - Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural
A nossa palestra foi destinada aos professores da rede de ensino da cidade gaúcho, o que muito nos motivou.
Compartilhamos seu conteúdo, por entender que o resultado ficou satisfatório, de fácil entendimento e assimilação. Justificamos a qualidade de nossa voz, lembramos, que assessorávamos 6 TCC's, neste período, no formato on line.
Para assistir a palestra - Clicar sobre a janela do You Tube.
Atualmente, na Alemanha, o uso da estrutura enxaimel e sua versatilidade mediante a disponibilidade de diversos materiais alternativos para seu fechamento tem também, o aspecto ecológico e seu uso relacionado à sustentabilidade do bem morar.
A madeira é o único material que pode atingir a sustentabilidade. Concreto, vidro, cerâmicas, plásticos só emitem carbono em seus processos produtivos, enquanto a madeira acumula carbono.
Participaremos do 27° Congresso Internacional de Arquitetos – com um artigo sobre este tema. O congresso acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho de 2021 – no Rio de Janeiro – Brasil.
UIA 2021: 27th World Congress of Architects.
Formalmente, nosso agradecimento pelo convite e pela oportunidade, ao Professor e Arquiteto Jorge Luiz Stocker Jr.
Referência
WITTMANN, Angelina C. R. Fachwerk: A Técnica Construtiva Enxaimel. - 1.ed. - Blumenau, SC: AmoLer, 2019. - 405 p.: il.
Nenhum comentário:
Postar um comentário