Fotografia do acervo da família de Giacomo Cipriani. |
Conhecendo a pessoa de Gilberto Schmidt Gerlach, sobre qual escrevemos, sobre seus feitos após sua partida, tivemos a iniciativa de promover esta correção para a História, ciente de que Gilberto Gerlach a faria também, como também, seus amigos e companheiros de trabalho: Bruno Kilian Kadletz - Marcondes Marchetti.
O livro: "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" é uma de nossas fontes de pesquisa mais importantes e continuará sendo. Durante uma pesquisa, confiamos nas fontes que nos abastecem e publicamos para a História. É importante ventilar para o conhecimento e não deixar de fazer, temendo existir um equívoco involuntário - do que não o fizer, pois a informação poderá ser complementada, corrigida ou substituída, como sempre ocorreu na ciência, quando surge outra atualizada - para substituir. Importante é o "movimento" das informações.
Retiramos uma fotografia do livro Colônia Blumenau - no Sul do Brasil, com a legenda - fotografia de uma casa enxaimel e de que esta pertencia a família Odebrecht.
Um pesquisador de Indaial - Willian Klaumann, muito educadamente, entrou contato conosco e forneceu novos dados sobre edificação histórica.
Olá Angelina, boa noite! Tudo bem? Estou acompanhando seu conteúdo na coluna do Jornal O Município Blumenau, material de grande valor por sinal. Se me permitires, gostaria de sugerir um correção em uma das imagens da publicação, vou lhe explicar o motivo.
A casa tida como comércio de Oswaldo Odebrecht na publicação, na realidade pertenceu a Giacomo Cipriani e estava localizada onde hoje existe a Parada do Beija-flor, em Apiúna. Verifiquei que esta imagem também foi publicada no livro "Colônia Blumenau no Sul do Brasil" sendo como pertencente a Oswaldo, entretanto a própria família Cipriani possui outra fotografia original desta residência, confirmada também, pelo neto de Giacomo, Isaias Cipriani, falecido neste ano e que morou por anos na residência. Se notarmos com a original do comércio de Oswaldo, existem diferenças nos elementos frontais, como a quantidade de janelas, que são diferentes. Meu contato é com intuito de contribuir nesta história, tanto regional, como de Apiúna. Gostaria que possas analisar. Vou te encaminhar outra fotografia da residência fornecida por Marta Cipriani. O morro por detrás da residência é o da localidade de São Roque. Qualquer dúvida estou à disposição. Grande abraço e sucesso com suas publicações! Willian
Para a História regional e de Apiúna aqui está a correção, com muito respeito aos atores do Livro Colônia Blumenau no Sul do Brasil.
A fotografia publicada na obra Colônia Blumenau no Sul do Brasil
Detalhes da fotografia da Família Cipriani.
Bandeira das aberturas de madeira, envidraçadas. As aberturas são dotadas de duas folhas. |
Janela com duas folhas envidraças, caprichosamente adornadas com cortinas. |
A presença do rancho, talvez a primeira morada da família residente. Atrás o morro da Comunidade de São roque, de acordo com informações de Willian. |
"O mencionado Hercílio Cipriani era pai do Sr. Isaias, que entrevistei em 2020. O Hercílio foi uma figura muito importante em várias obras aqui da arquitetura local, foi mestre de obras da igreja matriz e do colégio São João Bosco, por exemplo..." Willian Kalumann - 26 de novembro de 2021
Filho de Giacomo Cipriani, Angelo Cipriani e sua esposa Cristina Nazari com os filhos. Na mesa, cerveja artesanal sobre a mesa com toalha. |
Giacomo Cipriani na companhia de uma moça solteira. |
O cachorro, muito à vontade faz pose e também estava presente na foto publicada na obra Colônia Blumenau no Sul do Brasil. |
As duas fotografias
Agradecemos os esclarecimento ao pesquisador Willian Klaumann de Apiúna. Deixemos - sempre que possível - as informações corretas. Na dúvida, devemos publicar, que logo receberemos complementos, melhorando a informação para a história.
Um pouco de História sobre Diacomo Cipriani
Diacomo e sua família residiam no Vale do Ribeirão Neisse, sobre o qual já escrevemos. São oriundos do Trento italiano - norte da atual Itália. chegaram ao local por volta de 1878 - quando antes, passaram por Rio dos Cedros e Rodeio. Migraram para Rio do Oeste e Laurentino, mas não tinham segurança, pelos conflitos com os nativos, quando mudaram para Apiúna.
Da Família de Giacomo Cipriani, para a História!!
Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:
- A Casa Enxaimel - Blumenau/Vale do Itajaí - Origem e Evolução
- Lançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Momentos
- Gilberto Schmidt Gerlach
- Pelos caminhos do Vale do Rio dos Cedros - Um pouco de História e imagens
- Comunidade Neisse Central e o casarão - Sua origem histórica - Apíúna SC
- Rodeio - uma colônia italiana na Colônia Blumenau
Nenhum comentário:
Postar um comentário