quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A Casa Enxaimel de Giacomo Cipriani - Apiúna SC - Uma Correção para a História

Fotografia do acervo da família de Giacomo Cipriani.

Conhecendo a pessoa de Gilberto Schmidt Gerlach, sobre qual escrevemos, sobre seus feitos após sua partida, tivemos a iniciativa de promover esta correção para a História, ciente de que Gilberto Gerlach a faria também, como também, seus amigos e companheiros de trabalho: Bruno Kilian Kadletz - Marcondes Marchetti.
O livro: "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" é uma de nossas fontes de pesquisa mais importantes e continuará sendo. Durante uma pesquisa, confiamos nas fontes que nos abastecem e publicamos para a História. É importante ventilar para o conhecimento e não deixar de fazer, temendo existir um equívoco involuntário - do que não o fizer, pois a informação poderá ser complementada, corrigida ou substituída, como sempre ocorreu na ciência, quando surge outra atualizada - para substituir. Importante é o "movimento" das informações.
Retiramos uma fotografia do livro Colônia Blumenau - no Sul do Brasil, com a legenda - fotografia de uma casa enxaimel e de que esta pertencia a família Odebrecht.
Um pesquisador de Indaial - Willian Klaumann, muito educadamente, entrou contato conosco e forneceu novos dados sobre edificação histórica

Olá Angelina, boa noite! Tudo bem? Estou acompanhando seu conteúdo na coluna do Jornal O Município Blumenau, material de grande valor por sinal. Se me permitires, gostaria de sugerir um correção em uma das imagens da publicação, vou lhe explicar o motivo.
A casa tida como comércio de Oswaldo Odebrecht na publicação, na realidade pertenceu a Giacomo Cipriani e estava localizada onde hoje existe a Parada do Beija-flor, em Apiúna. Verifiquei que esta imagem também foi publicada no livro "Colônia Blumenau no Sul do Brasil" sendo como pertencente a Oswaldo, entretanto a própria família Cipriani possui outra fotografia original desta residência, confirmada também, pelo neto de Giacomo, Isaias Cipriani, falecido neste ano e que morou por anos na residência. Se notarmos com a original do comércio de Oswaldo, existem diferenças nos elementos frontais, como a quantidade de janelas, que são diferentes. Meu contato é com intuito de contribuir nesta história, tanto regional, como de Apiúna. Gostaria que possas analisar. Vou te encaminhar outra fotografia da residência fornecida por Marta Cipriani. O morro por detrás da residência é o da localidade de São Roque. Qualquer dúvida estou à disposição. Grande abraço e sucesso com suas publicações! Willian
Para a História regional e de Apiúna aqui está a correção, com muito respeito aos atores do Livro Colônia Blumenau no Sul do Brasil.

A fotografia publicada na obra Colônia Blumenau no Sul do Brasil
Detalhes da fotografia da Família Cipriani.
Bandeira das aberturas de madeira, envidraçadas. As aberturas são dotadas de duas folhas.

Janela  com duas folhas envidraças, caprichosamente adornadas com cortinas.

A presença do rancho, talvez a primeira morada da família residente. Atrás o morro da Comunidade de São roque, de acordo com informações de Willian. 
Nesta fotografia há três gerações dos Cipriani. Atualmente, a família conta com mais de 6 gerações.
Filho de Giacomo Cipriani - João Cipriani e sua esposa Angela Rigo com os filhos: Hercílio Cipriani é o menino que está em pé na frente da mãe com chapéu à cabeça, atualmente com aproximadamente 80 anos.
"O mencionado Hercílio Cipriani era pai do Sr. Isaias, que entrevistei em 2020. O Hercílio foi uma figura muito importante em várias obras aqui da arquitetura local, foi mestre de obras da igreja matriz e do colégio São João Bosco, por exemplo..." Willian Kalumann - 26 de novembro de 2021
Filho de Giacomo Cipriani, Angelo Cipriani e sua  esposa Cristina Nazari com os filhos. Na mesa, cerveja artesanal sobre a mesa com toalha.

Giacomo Cipriani na companhia de uma moça solteira. 
O cachorro, muito à vontade faz pose e também estava presente na foto publicada na obra Colônia Blumenau no Sul do Brasil.
As duas fotografias
Agradecemos os esclarecimento ao pesquisador  Willian Klaumann  de Apiúna. Deixemos - sempre que possível - as informações corretas. Na dúvida, devemos publicar, que logo receberemos complementos, melhorando a informação para a história.

Um pouco de História sobre  Diacomo Cipriani

Diacomo e sua família residiam no Vale do Ribeirão Neisse, sobre o qual já escrevemos. São oriundos do Trento italiano - norte da atual Itália. chegaram ao local por volta de 1878 - quando antes, passaram por Rio dos Cedros e Rodeio. Migraram para Rio do Oeste e Laurentino, mas não tinham segurança, pelos conflitos com os nativos, quando mudaram para  Apiúna.


Da Família de Giacomo Cipriani, para a História!!

Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:















Nenhum comentário:

Postar um comentário