sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Arquitetura religiosa - Blumenau - 1° Igreja Matriz de Itoupava Norte - Nossa Senhora Aparecida - 2° Capela - Atualmente Firma do Setor Privado

Edifício construído para sediar a Capela Nossa senhora Aparecida em 1961 e depois tornou-se a 1° Matriz Nossa senhora Aparecida no Bairro Itoupava seca - Blumenau SC.

Pesquisando dentro de um importante bairro de Blumenau, o Bairro de Itoupava Norte, e observando o casario (o que restou) e resquícios da história no local, identificamos um antigo edifício, que antes de ser usado no setor privado, foi uma capela católica e depois Igreja Matriz  desta comunidade. 
Fizemos imagens atuais e buscamos registros e fatos históricos na comunidade. Não encontramos muito material para esta postagem. O pouco registro que existe, está na memória viva das pessoas que frequentaram o local e também, dentro de alguns álbuns de famílias da comunidade - nas suas fotos de casamentos e em outras cerimônias. Procuramos informações, que foram cruzadas e analisadas. Visitamos informações do Santuário Nossa Senhora Aparecida, que guarda muito pouca história do local, fotografias da família Baumgarten do Nascimento e o Google Maps - para resgatar imagens do antigo templo religioso em outras datas. Também visitamos o local, em outubro de 2021, onde conversamos com o proprietário que gentilmente nos atendeu.
Percebemos, em nossa visita no local, que a arquitetura da antiga Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida apresenta as linhas do modernismo, limpas de rebuscamento, com a presença da proporção áurea, no entanto, utilizando material e tecnologia anteriores de períodos anteriores. É possível detectar a presença do estuque, com uso de pequenas ripas de bambu e barro.

Para esclarecer, o estuque é um tipo de argamassa de revestimento a base de cal, barro e areia, uma espécie de reboco. Pode ser também a base de cal, areia e, conforme o caso, gesso em pequena quantidade para acelerar a pega. Foi criado para revestir as paredes internas e os forros, servindo de vedação, preenchendo os interstícios de uma armação qualquer, como por exemplo, telas de arame, sarrafos de madeira, fibras, ripas de bambu, como vimos na edificação da ex igreja de Itoupava Norte. Aqui na região foi muito utilizado nas construções urbanas entre as décadas de 1930 e 1960.

O complexo, atualmente ocupado por uma firma de estética de automóvel, cujo proprietário gentilmente nos convidou para conhecer seu interior, ciente e consciente sobre a história do local, debatendo, até mesmo, sobre o assunto e sobre questões da cidade de Blumenau. O antigo complexo religioso era composto pela casa paroquial, administração, espaço comunitário e para festas e o espaço religioso, composto pelo salão, altar e coreto. Ambientes ainda passíveis de reconhecimento sob o olhar mais apurado.

A História da Comunidade Católica de Itoupava Norte e o local

A comunidade católica de Itoupava Norte foi fundada em 1953, quando na época, foi construída a primeira capela de Nossa Senhora Aparecida no endereço desta 1° Igreja Matriz, embrião do que, atualmente, é chamado Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Blumenau - locado, atualmente, em outro endereço. Até então, as missas eram celebradas na escola da comunidade, no bairro. Na década de 1950, a comunidade era atendida por freis franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo - centro de Blumenau, onde também estava o seminário/colégio. Houve a mobilização da comunidade, que - em mutirão -  criaram eventos para angariar fundos para a construção da primeira capela. Neste mesmo ano de 1953 foi iniciado o atendimento religioso regular, administração dos sacramentos e a fundação de Movimentos como a Legião de Maria.
A comunidade e o Frei francisco Freise solicitaram ao Bispo  de Joinville, Dom Gregório Warmeling a criação da Paróquia. Foram atendidos, quando em 08 de maio de 1965 foi criada a Paróquia, e foi quando foi adquirido o sino - único sino da igreja e que foi instalado na nova capela (mais tarde a 1° Matriz Nossa senhora Aparecida), cuja pedra fundamental  foi lançada em 1961 e é, o edifício destacado nesta postagem. 
Acervo Família Baumgarten do Nascimento.
Em 23 de maio de 1965, o Padre Lino Mees assumiu a paróquia como primeiro pároco. Em 10 de outubro de 1965 realizou-se a primeira festa da padroeira - Nossa Senhora Aparecida no mesmo endereço que visitamos durante esta pesquisa na  Rua Dois de Setembro, esquina com a Rua Santa Catarina.
Localização da 1° Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
Em 1969 a comunidade adquiriu outro terreno para a construção da nova matriz, casa paroquial e dependências. Em 06 de novembro de 1976, o Padre Otávio Mafezzoli assumiu como segundo pároco, dando prosseguimento às construções, remodelação da Igreja Matriz, construção da torre e instalação dos sinos e órgão musical, no local onde está o atual Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Atual Santuário Nossa senhora Aparecida  - localizada na Rua Paris, N°150 - Itoupava Norte - nas proximidades da 1° Matriz, atualmente o local de uma estética de automóveis. A 2° Matriz - Santuário Nossa senhora Aparecida, também tem o espaço de um hotel.
A pedra fundamental da 2°,  atual,  Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itoupava Norte foi colocada em 13 de outubro de 1974, somente 13 anos após a construção da 1° Igreja Matriz registrada nesta postagem. Exatamente nesta data acontecia a celebração de 1° Comunhão na 1° Matriz. Registros fotográficos enviados por Neide M. Luciani Vigeta, que fez a 1° comunhão nesta data e local.

A inauguração da 2° Igreja Matriz aconteceu em  7 de dezembro de 1975, ainda sem o campanário, que foi construído em 1979. O Santuário recebeu quatro sinos que foram formalizados em 9 de dezembro de 1979, em uma cerimônia presidida por Dom Gregório Warmeling, bispo de Joinville o Padre Otávio Maffezzolli, o pároco.
Em  12 de outubro de 1997 foi instalado o Santuário Nossa Senhora Aparecida na Paróquia e a antiga Igreja Matriz teve seu ambiente, através do seu uso, mudado. Atualmente seu uso tem o perfil comercial e pudemos acompanhar através das imagens do Google Maps - postadas abaixo.

Arquitetura

Sem o uso para o qual foi construído está sem
elementos que a caracterizavam como uma igreja - ano 2012.
A 1° Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Itoupava Norte, foi construída com linhas retas e a técnica construtiva da década de 1960, alvenaria de tijolos maciços e decorativismo à base de estuque. A fachada frontal possuía o acesso principal protegida por uma marquise sobre coluna sem ornamento característico das igrejas até então. A fachada era inteiriça terminando com uma platibanda que acompanhava a inclinação do telhado, encobrindo o telhado. Nas fachadas laterais, aberturas formadas por um conjunto de janelas altas, dispostas acima das portas, marcando o grande pé direito da igreja. O lado direito possuía também, uma porta lateral.
O volume da igreja é complementado pelo anexo, dotado de uma linguagem diferente, onde aparentemente estava localizado a casa paroquial, a administração e o salão de festas, composta de dois pavimentos. Os ambientes localizados no segundo piso, voltado para os fundos é complementada com uma grande varanda com guarda corpo feito de elementos de ferro voltada para a paisagem natural do Rio Itajaí Açu. 

Imagens da 1° Igreja Matriz - Vários períodos - Google Maps
2011



2012





2014

2015



2016

2017

2019
2019


2011











Nossas imagens 2021 - Memória da 1° Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida - Blumenau SC
Janelas originais da Igreja Matriz trocadas e reduzidas.



Pedra Fundamental.




Internamente a marca das janelas fechadas em período anterior.
Janelas - à direita, reduzidas e trocadas por basculantes de ferro simples.







































Interior da 1° Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
Acervo Família Baumgarten do Nascimento.











Um registro para a História arquitetura religiosa de Blumenau, exemplar da arquitetura moderna e que teve relevante importância na história desta comunidade blumenauense - Itoupava Norte.

Em construção...


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário