sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Cemitério XXII - Cemitério Luterano - Itoupava Norte - Blumenau SC

Apresentamos mais uma postagem da série "Cemitérios", destacando um cemitério muito antigo da antiga Colônia Blumenau, que se encontra em um estado não muito bom de conservação e aparentemente vem sendo alvo de vandalismo. Em seus registros há nomes de famílias pioneiras que residiram nas comunidades de Altona e Itoupava, atuais Itoupava Seca e Itoupava Norte
A palavra Itoupava é de origem indígena e significa corredeira. Claro, que seu significado tem relação com o rio - o grande Rio Itajaí Açu e suas duas margens, e não somente a margem esquerda - onde está o Cemitério Luterano de Itoupava Norte - o contemplado nesta postagem. Nem sempre foi assim.
As localidades, comunidades, embriões de cidades, bairros, ao longo da história de um município, mais especificamente da cidade de Blumenau, mudam. A sociedade muda, suas interações e práticas no espaço privado e público e mais importante, a tecnologia, infraestrutura e meios de transportes. Reflexo das primeiras mudanças citadas.
Porto fluvial de cargas de Itoupava Seca e a balsa aos fundos. Mais ou menos no local da ponte inaugurada em 1953. Na margem esquerda do rio, aos fundos ao contrário do porto - estava o cemitério.

Quando nos reportamos à comunidade de Altona, amplamente conhecida através do trabalho do Professor Max Humpl que registrou para a história, através de  um trabalho seu, desenvolvido em 1918, achamos de que se trata somente da comunidade instalada à margem direita do Rio Itajaí Açu. Na virada do século XIX para o século XX, não existiam pontes entre as duas margens do rio. As famílias se comunicam e se deslocavam de uma margem para a outra através de embarcações fluviais e balsas. Na localidade existiam pelo menos dois pontos de balsa. Um, próximo às oficinas ferroviárias, atual IPT da FURB e outro, próximo ao caminho da Boa Vista onde atualmente está o local da Antiga Casa de Karl Richbieter.
Já lemos depoimentos de pessoas pertencentes àquela sociedade do início do século XX, contando suas aventuras durante as travessias do Rio Itajaí Açu feito por balsas. Também existia o Porto de Cargas nas proximidades da oficina ferroviária da EFSC jundo à estação ferroviária de Itoupava Seca que pertencia a toda a comunidade das duas margens do rio, mesmo estando localizada na margem direita do Rio Itajaí Açu, talvez por isto, a sensação de que somente ali estava a comunidade de Altona/Itoupava Seca, que era na verdade, parte da comunidade maior denominada de Itoupava, citada por antigos pioneiros como Gottlieb Reif (Tem seu pai sepultado neste cemitério) e a família do professor Josef Teichmann (Pai de Erwin Curt Teichmann). A grande comunidade era cortada pelo Rio Itajaí Açu, que tinha um conjunto de balsas e embarcações como parte dos meios de transporte.
Balsa no Rio Itajaí Açu e suas duas margens.
Foi somente em 25 de outubro de 1953, que foi inaugurada a ponte sobre o Rio Itajaí Açu. Com novas readequações espaciais e também da comunidade luterana de Itoupava. Em outubro de 1954, foi lançada a pedras fundamental para a construção da
nova igreja. Até então a igreja da comunidade luterana estava localizada na propriedade da firma Eletro Aço Altona na margem direita, onde também estava a ferrovia EFSC, Casa Salinger, Escola Alemã.
Pedra Fundamental da nova igreja - Projeto de Hans Broos e onde estava construída a residência de Peter Christian Feddersen - outubro de 1954.

Lembrando que a Igreja da Cruz foi inaugurada em 15 de setembro de 1929. Até esta data, a Comunidade de Altona/Itoupava pertencia e frequentava a Comunidade luterana do Centro.
Igreja da Cruz, em 1932. Fonte: Arquivo Histórico Municipal José Ferreira da Silva.
Em dezembro de 1949, a Comunidade Evangélica, então de Itoupava Seca/Norte, adquiriu a casa dos herdeiros de Peter Christian  Feddersen, que lamentavelmente não existe mais na paisagem. Na época, o local foi designado para a  residência do pastor e de sua família, que na época era o Pastor Wilhem Scherer.  
É interessante observar o mapa feito pelo Professor Max Humpl em 1918. 
Mapa do Professor Max Humpl, com a localização da comunidade de Itoupava e o local do cemitério de da igreja antiga - início do século XX.
Para resumir, o cemitério, do qual apresentamos uma amostra, através de alguns registros das inscrições históricas - Cemitério Luterano de Itoupava Norte, tem ligação histórica com a antiga Comunidade Altona e também, seus personagens históricos. Frequentavam a mesma comunidade luterana e as atividades em comum. Esta Comunidade Luterana de Itoupava Seca, também possui parte do cemitério municipal localizado na Rua Bahia, onde também á fizemos registros.





As imagens comunicam...
Entorno imediato - Rua Dois de Setembro - Itoupava Norte - Blumenau SC.



















































































































































































































































































































Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
A seguir, estão listadas as postagens de pesquisas relacionadas a cemitérios, principalmente, em cemitérios da região do Vale do Itajaí e depois do Estado de Santa Catarina, em nossos momentos de descanso e de pesquisa. Para acessar, escolha um dos títulos e Clique duas vezes sobre o mesmo.
    1. Cemitério I - Cemitério Luterano Centro - Blumenau
    2. Cemitério II -Cemitério São José - Blumenau
    3. Cemitério III - Cemitério De Encano - Indaial SC - Jardim da Saudade
    4. Cemitério IV - Cemitério de Warnow Alto - Indaial SC - Comunidade Polonesa
    5. Cemitério V - Cemitério da Linha Popi - Itapiranga SC
    6. Cemitério VI - Testo Alto - Pomerode SC
    7. Cemitério VII - Cemitério da Igreja Luterana - Rio do Sul SC
    8. Cemitério VIII - Massaranduba SC
    9. Cemitério IX - Rua Bahia Blumenau
    10. Cemitério X - Comunidade entre Trombudo Central e Braço do Trombudo SC
    11. Cemitério XI - Cemitério Itoupava Central
    12. Cemitério XII - Igreja da Paz - Pomerode - Cemitério do imigrante
    13. Cemitério XIII - Warnow Alto - Indaial SC
    14. Cemitério XIV - Itoupava Central - Cemitério - Blumenau SC
    15. Cemitério XV - Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Cemitério - Indaial SC
    16. Cemitério XVI - Comunidade Alto Paraguaçú - Distrito de Itaiópolis SC
    17. Cemitério XVII - Cemitério de Canelinha SC
    18. Cemitério XVIII - Cemitério Católico e Luterano - Teresópolis - Águas Mornas SC
    19. Cemitério XIX - Bela Aliança - Povoação mais antiga do Alto Vale do Itajaí SC
    20. A igreja Luterana de Rio do Sul - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - e sua análise atual
    21. Cemitério XXI - Cemitério Católico de Porto Belo SC
    22. A igreja (Luterana) - Rio do Sul - Cemitério e sua análise atual
    23. Caspar David Friedrich
Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:


















































      Nenhum comentário:

      Postar um comentário