sexta-feira, 26 de maio de 2023

Ateliê de Conrado Moser e visita do Padre Josef Apfelbeck - Distrito de Deggendorf - Sul da Bavaria, Alemanha - Treze Tílias SC

Conrado Moser e Padre Josef Apfelbeck.
 O padre do Sul da Bavária, Josef Apfelbeck, que possui grande cultura e conhecimento da geografia e história de lugares dos 5 continentes do globo, tendo visitado mais de 40 países no mundo, está terminando sua estadia de 3 meses em Blumenau e região, seguindo viagem para Uruguai e Argentina e depois, para o continente europeu, sendo que, passará pela Espanha antes de chegar no Sul da Bavária, Alemanha, onde reside. Padre Apfelbeck nos foi apresentado pelo regente da banda alemã Deggendorf, Georg Mirwald de onde também é natural.
Em 29 de março de 2023, quando conhecemos o Padre Josef Apfelbeck, através de Georg Mirwald. Fotografia de Roberto Wittmann.

Livro Dreizehnlinden de 
Friedrich Wilhelm Weber.
 
Acompanhamos o padre Josef Apfelbeck até a cidade do Meio Oeste catarinense, fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol, predominantemente do Tirol austríaco e também do Tirol italiano. O grupo era liderado pelo ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thaler. Ao fundarem a nucleação urbana, a chamaram com o nome do poema épico do alemão Friedrich Wilhelm Weber nascido em   25 de dezembro de 1813 na cidade de Alhausen, Bad Driburg, Alemanha. Esse trabalho, o livro Dreizehnlinden, ficou conhecido como poema pacifista cristão, no Brasil: "Treze Tílias".
O livro Dreizehnlinden é um épico que disserta sobre a batalha final entre os francos e os saxões, na Europa Central, representando o embate entre o cristianismo e o "paganismo germânico" a partir de sua mitologia. Sendo os monges, os principais personagens do cristianismo na época, o autor transcreve o livro dentro do cenário de claustro fictício que chamou de  "Dreizehnlinden".
Recebemos o convite do Padre Josef  para acompanhá-lo nessa excursão até Treze Tílias ou Dreizehnlinden e percebemos uma boa oportunidade de construir pontes, apresentando-o ao escultor e musicista, autodidata nascido na cidade, desconhecendo a informação sobre a origem de seu nome.
Conrado Moser é um dos muitos artistas nascidos na cidade, quase sempre filho e neto de um imigrante da Áustria. A arte em três dimensões feita em madeira veio com os primeiros imigrantes do Tirol, em 1933. Nesse ano, o fundador  Andreas Thaler encomendou um presépio esculpido de seu irmão Georg Thaler, para o ofício da primeira Missa de Natal em Treze Tílias. Em 1935, Josef Moser, formado na Academia de Artes de München chegou em Treze Tílias. Produziu arte por mais de 20 anos e deixou alguns aprendizes que se tornaram grandes escultores, entre estes, seu sobrinho, filho de seu irmão, Conrado. Conrado Moser completou seus estudos em Oberammergau, Alemanha. Passou o gosto pela arte e o ofício da escultura para seu filho Conrado Michael Moser que começou bem cedo no ateliê do seu pai. Conrado filho também, estudou na Schnitzschule Oberammergau, na Alemanha e adotou outras técnicas para estatuária, além da escultura em madeira, como a fibra e o concreto.
 
Hotel da família - Treze Tílias Hotel. Foi construído em três etapas.




Conrado Moser.


Quanto à obra de Conrado Moser, este não tem noção do número de obras que já produziu. Entre estas obras, está o conjunto presente nos espaços do hotel da família, de cuja construção, participou de maneira diretaEfetuamos o registro sobre os trabalhos de Conrado Moser em novembro de 2022 e no ano de 2023 quando apresentamos o artista ao padre da Bavária Josef Apfelbeck.
Vídeo
Fotografias

Hotel da família, cuja construção, Conrado Moser participou diretamente, principalmente partes de madeira.

Conrado Moser tocando um Alphorn construído por ele. Aprendeu a tocar sozinho.























Registro em novembro de 2022

Um registro para a História!

Leituras Complementares - Clicar sobre:


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário