segunda-feira, 29 de maio de 2023

Mostra e catálogo digital de obras de arte restauradas de Blumenau - 2ª Temporada de Exposições no Museu de Arte de Blumenau - MAB

Residência da Família Schwartzer/Rohkohl/Dietrich
(3 gerações de uma mesma família) de 1880 até 1997.
Em 4 de maio de 2023, durante a 2° Temporada de Exposições do MAB, no ano, foi apresentado a Mostra e catálogo digital de obras de arte restauradas, cujo projeto de autoria do artista plástico e membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Arian Grasmuk sob o número 000431 Restauração - Troca de Chassis e Molduras de Obras do Acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) - com o prêmio Museus/Patrimônio e Paisagem Cultural do Edital Elisabete Anderle - Edição 2022.
A proposta beneficiou 28 obras do acervo do MAB, entre estas obras importantes e de grande valor histórico como as de autoria de  Heinrich von Graf (1859-1934), Alexandre Lenard (1910-1972), Renate Luise Rohkohl Dietrich (1918-1997) e Rita Schwabe  (1928-2012)
Rita Joana Schwabe.
O primeiro artista citado teve uma história intensa em Santa Catarina e sua obra é rica em informações históricas da importante família de Fritz Lorenz. Depois, a arte da grande personalidade mundial, que escolheu Dona Emma para residir e contribuiu muito para a sociedade local, sem deixar de compartilhar suas pesquisas com colegas da Europa e USA, o médico Alexander Lenard. A terceira artista mencionada foi filha do primeiro Diretor da ferrovia EFSC Otto Rohkohl este também foi Cônsul Honorário da Alemanha e a artista que cuidou da atriz  Edith Gärtner (a mesma que fez o cemitério dos gatos) sua vizinha, até esta partir. Quando estava sentindo o fim de sua jornada, em vida, doou a casa de sua família, a mais antiga do Vale do Itajaí à municipalidade de Blumenau, sendo isso muito pouco divulgado entre os munícipes. Muito bom ver uma obra sua recebendo essa atenção no momento presente. E a última artista mencionada, Rita Joana Schwabe (Solteira Kirsten), não menos importante, foi a voz dos concertos do Maestro Heinz Geyer. 
Somam-se a estes nomes de artistas e suas obras, ainda: Alexandre Jacovleff (1887-1938), Berta Steielein (1903-1967); Franz Richard Becker (1879-1952), Hannelore Klomfass (1932), Hanns Augsburger, Hans Steiner (1910-1974), Johannes Janzen (1883-1964), Klaus Klinger, Lisier nome dado a uma obra de Graf, Orlando Ferreira De Melo (1922-2004), Paul Hering (1861-1942), Terezinha Barreto, Ubirajara, além de uma obra anônima e outra autor desconhecido.
Artigos de três, dos quatro artistas, que destacamos e seus feitos, neste blog - clicar sobre o título:
Renate Luise Rohkohl Dietrich, autorretrato.
Renate Luise Rohkohl Dietrich, floral.

 

Alexander Lenard.
O proponente do projeto, Arian Grasmuk teve como objetivo nesse, preservar as obras que migraram do Museu da Família Colonial para o MAB e ou de doações, que apresentavam seus chassis e molduras comprometidos pela ação de insetos xilófagos e outros agentes nocivos. As obras foram higienizadas, restauradas, emolduradas e apresentadas em condições de serem expostas ao público.
O trabalho desenvolvido foi apresentado ao público durante a 2ª Temporada de Exposições do MAB. Além da apresentação das obras físicas, foi lançado o catálogo digital, com a disponibilidade do link às pessoas interessadas. 
Estivemos no local e fizemos o registro para a história.

Vídeo
Fotografias















































































































































Referências do Catálogo Digital.
Um Registro para a História!

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)









Nenhum comentário:

Postar um comentário