terça-feira, 30 de maio de 2023

Grupo de Danças Gaúchas e Invernada Artística Rancho de Taura - Blumenau e Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás - Belo Horizonte MG - 15° Festfolk

No dia 30 de abril, com um pública expressivo,  as apresentações do 15°Festfolk, também aconteciam no palco da Vila Germânica. Quando chegamos no local, o primeiro grupo da noite já havia se apresentado, o Blumenauer Volkstanzgruppe de Blumenau e o segundo, já estava sobre o palco, do qual fizemos alguns registros no momento que chegamos. Trata-se do primeiro grupo que apresentamos nessa postagem, de danças gaúchas
O Grupo de Danças Gaúchas e Invernada Artística Rancho de Taura de Blumenau apresentou coreografias da etnia gaúcha.
Entre as danças apresentadas, a dança "Tirana do lenço" é de origem espanhola, e foi dançada com sapateado e insinuações de namoro entre os pares. Depois, a dança "Chimarrita", dança típica do folclore gaúcho e que teve origem no Arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira. Dançaram também "Chico Sapateado", dança de origem açoriana, dançada em conjunto por pares soltos dependentes e ainda a "Valsa de mão trocada" que foi trazida pelos imigrantes alemães e ganhou características regionais. A dança "Anu", dança típica do fandango gaúcho e divide-se em duas partes, canto e sapateios igualmente foi apresentada pelo grupo.
Sua apresentação durou aproximadamente 12 minutos e seus coordenadores são Viviane Mara Casas Maciel e Sandro Hercilio Maciel.
O Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás apresentou danças de etnia brasileira. Dançaram a coreografia originária da Zona da Mata, comemorativa da abolição da escravatura. A dança "Carneiro" reporta às amarradas do carneiro e é geralmente dançada após as canções da Folia de Reis. A dança "Catira" é uma das tradicionais danças brasileiras e seu nome é de origem indígena. Trata-se de uma espécie de sapateado executado com “batepé” ao som de palmas e violas. A duração de sua apresentação foi de aproximadamente 13 minutos e seu coordenador é Carlos Moreira.

As imagens comunicam...
Vídeo
Fotografias





















Um bom público na segunda noite de 15° Festfolk.

























Um registro para a História.
Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)











Nenhum comentário:

Postar um comentário