sábado, 6 de maio de 2023

Grupo ,,Chłopi” Polski Zespół Folklorystyczny - Indaial - SC - 15° Festfolk

Dando sequência às apresentações do 15° Festfolk, apresentações da Praça Dr. Blumenau, que de acordo com a administração pública de Blumenau continua sendo pública, mesmo que a mestre de cerimônias do evento nesta tarde de 30 de abril fez questão de agradecer ao proprietário do estabelecimento instalado sobre a mesma, pelo espaço disponibilizado à organização do festival de danças.
Na sequência da tarde de 30 de abril, apresentou o grupo folclórico de etnia polonesa de Indaial, o  ,,Chłopi” Polski Zespół Folklorystyczny.
A dança:
Polka Drobna (“Polca dró.bi.na): Uma característica da Polka Drobna é dobrar os joelhos, os dançarinos se flexionam ao longo da dança, sacudindo levemente o corpo. Oberek: O Oberek é uma dança vibrante animada; gestos das mãos acompanhavam os passos, e as viradas ou giros dos joelhos eram frequentemente enfatizadas com assobios. A música da dança é viva e incisiva. Polka Klepana (“Polka Klé.Pa.Na”): É uma polca rodopiante onde os casais batem palmas um com o outro. Em Łowicz é seguida de cantos satírico como o “U mojego Śwagra” (“U -mo.le.go – xu.á.gra) “Lá no meu cunhado… o celeiro desabou…. a cria da vaca morreu… a galinha quebrou a para… e o cachorro fugiu atrás de uma lebre!
A apresentação teve duração de  aproximadamente 7 minutos e o coordenador do grupo é  Jailsson Juci Fabijaki.

As imagens  Comunicam...
Vídeo
Fotografias





















































Um registro para a História.
Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Agenda:

  • Dia 10 de maio estaremos lançando o Livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1″ no espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, Florianópolis.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário