Igreja Luterana de Salto Weissbach - Foto de 1992. Seguindo olhas além das pessoas, está o local da Casa Augenstein. Na Foto: Luiz Carlos Henkels, Roberto Wittmann e Jorge Wittmann |
Luiz Carlos Henkels recebeu esta fotografia do sobrinho de Christoph Augenstein - Norberto Sprengel (in memoriam) e que também era família do local. |
Essa casa, um patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau está vazia. Está localizada na rua José Pedro Theiss, N° 38, bairro Salto Weissbach.
Clicar sobre o mapa para ver maior. |
Paredes autoportante em pedras. |
Christoph Augenstein, filho de Matheus Augenstein e de Emile Wenz Augenstein, nasceu na Alemanha em 1900. Casou-se com Frieda L. Augenstein em 17 de julho de 1929. Sua profissão era de eletricista. Também foi um proprietário de uma olaria em Salto Weissbach.
O casal teve três filhos: Manfred Augenstein que se casou com Walia Maria Augensteinen e tiveram os filhos: Lóris, nascido em 20 de dezembro de 1961 e Cinthia Augenstein, nascida em 26 de setembro de 1967, netos de Christopf e Frieda.
Manfred partiu antes de seu pai em um acidente na BR 101, em 1972 e seu pai Chistoph em 21 de julho de 1985. |
Registro de óbito de Christoph Augenstein. |
De acordo com o registro de óbito de Chistoph Augenstein, o casal também teve os filhos Guenther Augenstein e Wolfgang Augenstein.
Bodas de ouro do Casal Eugenstein - 1979. |
Christoph Augenstein residiu em sua casa até partir, em 21 de julho de 1985, com a idade de 85 anos. A Casa Augenstein está localizada na Rua José Pedro Theiss, N° 38, Salto Weissbach, rua que atualmente, está um pouco confundida com pátio de estacionar da comunidade luterana.
Seu nome pode ser lembrado, pois a escola nas proximidades da Casa Augenstein, recebeu o seu nome como homenagem, pois recebeu a doação do terreno para ser construída.
As atividades da escola tiveram início em 1961 em prédio localizado na rua Bahia e tinha o nome de Escola Isolada Salto Weissbach, na época região rural de Blumenau, com muitas propriedades rurais. Em 1964, a escola construiu sua sede própria, com uma sala de aula feita em madeira, sobre o terreno recebido de seu benfeitor, que foi homenageado em 1985, quando Christoph Augenstein faleceu.
A Associação de Pais e Professores (APP) da escola solicitaram à Secretaria de Educação de Santa Catarina a mudança do nome do estabelecimento para Escola Christoph Augenstein. Herr Augenstein doou mais de 2.000 m² de terras para sediar a escola, que estavam anexas à sua propriedade. Tão grande e valoroso feito e não conseguimos encontrar uma fotografia sua. A sugestão da comunidade somente foi efetivada pelos órgãos públicos em 11 de maio de 1986, através do Decreto nº 39.002, quando a escola passou a se chamar Escola Isolada “Christoph Augenstein”, quando, em 1987, passou a ser considerada uma escola básica, sendo então denominada Escola Básica Christoph Augenstein.
Vista da casa e da igreja a partir da escola. |
Parte do terreno dos Augenstein - entre a escola e a Casa Augenstein. |
Parte do terreno dos Augenstein - entre a escola e a Casa Augenstein. |
Parte do terreno dos Augenstein - entre a escola e a Casa Augenstein. |
A Casa Augenstein se encontra vazia. Suas paredes autoportantes, parte em pedras naturais do local e outra parte em tijolos rebocados, estão muito sólidas e faz um conjunto com a igreja luterana de Salto Weissbach, de valor imensurável, sob vários aspectos.
Alpendre junta a posta de acesso principal com pilares de tijolos maciços aparentes. Porta principal larga munida de duas folhas com a presença de vidro colorido verde, martelado. |
O telhado feito de estrutura de madeira e cobertura de telhas planas/germânicas ou "rabo de castor". |
Não é muito difícil recuperar esta linda casa, na forma original como foi construída por Herr Augenstein. A suas paredes autoportantes estão muito sólidas. |
Casa Augenstein construída por Christoph Augenstein. Luiz Carlos Henkels recebeu esta fotografia do sobrinho de Augenstein - Norberto Sprengel. |
A Família Koser era vizinha em imóvel com residência distante em apenas 100 m , onde guardo hoje ainda muitas recordações desde a década de 1950, citando como exemplo o frequente ouvir as músicas de LP tocadas em vitrola dos grandes sucessos de bandas alemães da época. À noite, o silêncio reinante do interior permitia ouvir dentre sons de outros animais o interminável coaxar dos sapos que habitavam em uma lagoa em meio a pastagem aos bovinos leiteiros que possuía. Conhecia também seus filhos Manfrith,Wolfgang e Guinter.
... são tantas coisas, que nem resumidas aqui cabe. Sobre o Sr. Christoph, (composição do sobrenome), pessoa simples e educada, pedalava diariamente sua bicicleta com sol ou chuva até a empresa Força e Luz (Celesc), onde era empregado. Buscava igualmente com frequência forrageiras e demais cultivares da sua lavoura nas costas até o rancho para servir os animais no cocho ...Ivo Koser
Fotos do Google Mapa - anos 2011.
A Escola Christoph Augenstein teve que desativar a biblioteca, para ter mais uma sala de aula. Por que não se recupera essa edificação e nela é instalada a Biblioteca da Escola?
----------------------------------------------
Nada poderá ser feito. Foi demolida no início de 2024.------------------------------------------------
Um registro para a História.
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Bairro Salto Weissbach - Blumenau - SC
- August Müller e seu Diário - Colônia Blumenau - 2° metade do Século XIX
- Festa na Comunidade Evangélica em Salto Weissbach
- Tradição - Festa na Igreja Luterana de Salto Weissbach
- Pontilhão de 110 anos da EFSC - parte do projeto de Revitalização da Rua Bahia - Blumenau
- Pontilhão Ferroviário da EFSC - inserido em Projeto atual de Revitalização da Rua Bahia - Blumenau
- Imigrante Otto Stutzer do Condado de Brauschweig - De agricultor à prefeito de Blumenau em 1895
- Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário