terça-feira, 2 de abril de 2024

Coro Suíço Knabenkantorei Basel (KKB) na Vila Germânica - Na Vila Germânica? É o espaço adequado?

Como já mencionado, o premiado grupo coral da SuíçaKnabenkantorei Basel (KKB)  fez duas apresentações em Blumenau, parte da programação de sua turnê em três países da América do Sul: Brasil, Argentina e Uruguai. 
Blumenau foi privilegiado em receber duas apresentações do coro Knabenkantorei Basel (KKB), regido pelo maestro Oliver Rodin. 
O programa da turnê é composto por apresentações eruditas que pede um espaço com uma boa acústica e o silêncio da plateia, dotada de sensibilidade para isso. Assistimos e registramos de maneira razoável, com celular, a apresentação do Knabenkantorei Basel (KKB) na Igreja Luterana de Martin  Luther, em 31 de março de 2024. No local foi solicitado que os aplausos deveriam ser feitos em determinados momentos, primando pelo espetáculo e o silêncio

Após o espetáculo, registramos e publicamos para que mais pessoas soubessem sobre a segunda apresentação do grupo da suíça em  Blumenau, que aconteceu na Vila Germânica. Era uma chance concreta de assistir o imperdível espetáculo, na cidade de Blumenau. E nosso objetivo foi o de "construir pontes."

Apresentação na Igreja Martin Luther - plateia em silêncio
O programa é o mesmo em todas as apresentações  da turnê  Colores del Mundo do Coro Knabenkantorei Basel (KKB) 2024.
Programa

Parte 1 (Música Sacra)

  • "Jesus me dá calma" ("Jesus gjør meg stille") - arranjo de Grete Pedersen & Sondre Bratland e adaptação de Oliver Rudin;
  • "Jesu, meine Freude, BWV 227" -  Johann Sebastian Bach,  variações de um hino luterano com passagens do livro dos Romanos;
  • "Varjele, Jumala, soasta" - Veljo Tormis;
  • "Im Nebel" de Till Löffler - baseada no texto de Otto Nebel;
  • "Verley uns Frieden"  - Heinrich Schütz;
  • "Beresinalied"- arranjo de Sebastian Knüsli;
  • "Pie Jesu" - Andrew Lloyd Webber

Parte 2 (Música Secular)

  • "Hallelujah" do oratório "Messiah" - Georg Friedrich Händel;
  • "Credulo" - Julian Schmidlin;
  • "Je ne mangé point de porc" - Claudin de Sermisy;
  • "Wedding Qawwali" - A.R. Rahman, adaptada por Daniel Raaflaub e Oliver Rudin;
  • "Três Cantos Nativos dos Indios Kraó" - arranjo de Marcos Leite;
  • "Du fragsch, was i möcht singe" - Marianne Meystre, com arranjo de Hansruedi Willisegger;
  • "Cerf-volant" - Bruno Coulais do filme "Les Choristes";
  • "Seize the day" - Alan Menken do musical "Newsies";
  • "He Lives In You" - Mark Mancina, Jay Rifkin, do filme "The Lion King II: Simba’s Pride".
Na Igreja Luterana Martin Luther, a apresentação do Coro Knabenkantorei Basel (KKB) contou todas as peças do Programa, o que não aconteceu na Vila Germânica. 
Por que?  Na Vila Germânica - Blumenau, Knabenkantorei Basel (KKB) fez sua apresentação na parte externa dos setores, junto aos ambientes de gastronomia e passagem de pessoas, que necessariamente, não estivessem ali para prestigiar a apresentação de canto coral.  Além disso, com a ausência de um ambiente com boa acústica, foi feito uso de microfones pelos cantores e percussionistas. Algumas pessoas que estiveram no local, compartilharam conosco e  sentiram o constrangimento. Não pudemos estar presente, pois estávamos no ensaio de nosso coro.

Um dos corais mais belos que eu já assisti! Repertório e performances emocionantes, impactantes, maravilhosos! Tive o privilégio de assistir ao Coral quando se apresentaram na Sexta-feira Santa, dia 29  de março de 2024, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, Xaxim - Santa Catarina - Brasil. Muita gratidão por este momento ímpar e tão especial. Cleonilda Fátima Wagner

Assisti à apresentação deles na igreja matriz de Riversul - SP. Apresentação maravilhosa e memorável! Um presente e um privilégio! Maria José dos Santos Alves

É a imagem da cidade de Blumenau e sua educação que levam para suas casas, de sua cultura  e educação, que já foi referência sob esse aspecto, no Brasil e fora dele.
Roberto Wittmann, também esteve na Vila Germânica e atendendo a nosso pedido, registrou, para deixarmos o registro histórico do dia em que o coro suíço Coro Knabenkantorei Basel (KKB) esteve em Blumenau e sonorizou a festa de páscoa na Vila Germânica.

Um pouco sobre  Knabenkantorei Basel (KKB)  




Knabenkantorei Basel (KKB)  esteve em turnê na cidade de Blumenau, em apresentações na Igreja Luterana Martin Luther - Itoupava Seca e também, na Vila Germânica
Como já mencionado na publicação anterior, o coro Knabenkantorei Basel (KKB) foi fundado em 1927 por iniciativa do professor Hermann Ulbrich e começou como um coro de meninos. Professor Ulbrich, na época, cantava no Coro Basel Bach e nesse mesmo período, recorreu a Ernst Lipp que, igualmente, cantava no Bach e era o presidente da Comissão para o Ensino de História Bíblica (KUBG), igreja luterana de onde veio o apoio necessário para surgir o coro de meninos.
A primeira reunião informativa contou com 33 meninos interessados ​​e aconteceu em 15 de junho de 1927 - oficialmente considerada a data de fundação do Knabenkantorei Basel (KKB). O primeiro ensaio aconteceu em 19 de agosto de 1927 no Pátio Episcopal da Catedral, mas devido a problemas de aquecimento, logo mudaram-se para a Capela de Santa Catarina, no claustro. A primeira apresentação pública aconteceu em 30 de outubro de 1927 como parte de um trabalho religioso na Igreja de São Martinho.
O coro Knabenkantorei Basel (KKB) participou de importantes festivais de música, como o Festival Internacional de Música de Lucerna sob a direção de James Conlon , Mario Venzago , Riccardo Chailly e Mariss Jansons , o Festival de Música Europeia de Berlim sob a direção de Roland Bader , o Festival Internacional de Coros de Meninos de Poznan (Polônia) e festivais em Nancy , Maastricht , Veneza , Basileia e em 1997 no Schubert Choir Festival em Viena. O Knabenkantorei Basel também é o coro anfitrião do European Youth Choir Festival (EJCF) .

Turnê Colores del Mundo -  Coro Knabenkantorei Basel (KKB) 2024.

A turnê do coro 
Knabenkantorei Basel (KKB) 2024 está acontecendo em três países da América do Sul: Brasil, Argentina e Uruguai. O atual regente do coro  Knabenkantorei Basel (KKB)  é o regente Oliver Rudin, que está à frente do coro desde 10 de dezembro de 2017, quando fez o concerto inaugural e contava com  36 anos de idade.
A atual composição do Knabenkantorei Basel (KKB) é formada por meninos e jovens entre 6 e 26 anos, proporcionando um coro composto por 80 membros. Sendo fundado na Igreja Evangélica Reformada do Estado da Basileia, atualmente é uma entidade independente. 
Em 2023, o grupo recebeu reconhecimento internacional ao ser premiado como campeão europeu na categoria Música Sacra com Acompanhamento no European Choir Games (ECG), em Norrköping (Suécia), além de conquistar o Grand Prix of Nations na mesma categoria. Os meninos também se apresentaram com o War Requiem, de Benjamin Britten, em Stadtcasino Basel, o Tonhalle de Zurique e em Lüneburg, na Alemanha.
Quando estamos para receber visitantes com lastro e conteúdo cultural devemos oportunizar estes momentos, pois são faróis e incentivo aos nossos grupos culturais, parte da Liga do Vale do Itajaí existente a muito tempo. Se houvesse local adequado como o lindo Teatro Carlos Gomes idealizado por Heinz Geyer, e houvesse divulgação ao nível dos visitantes, seria muito oportuno para a cidade de Blumenau, através de um possível intercâmbio cultural e também, não estaríamos expondo o grupo visitante, como no caso do coral Knabenkantorei Basel (KKB), ao se apresentarem em um ambiente não adequado, respeitando a visita, a apresentação/concerto, como também, os blumenauenses que lá compareceram para assistir o concerto do grupo de canto coral suíço - Knabenkantorei Basel (KKB).


Amostra do Concerto na Vila Germânica - Blumenau - Brasil
Canto na Igreja Martin Luther
Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)







Nenhum comentário:

Postar um comentário