sábado, 6 de abril de 2024

Gastronomia do Norte da Alemanha - Heringsbrot

Heringsbrot é uma iguaria onde o ingrediente principal é o peixe, conhecido no Norte da Alemanha como arenque, peixinho com um tipo semelhante a sardinha encontrada no Brasil. Heringsbrot, em alemão, traduzida para o português significa "pão de arenque".

Arenque, encontrado no Mar Báltico, na Alemanha.

Sendo um dos principais ingredientes, o arenque, pode-se naturalmente deduzir que a iguaria foi trazida para o Brasil pelos pomeranos e prussianos que viviam junto ao mar. Para garantir a durabilidade do peixe pescado, as famílias os guardavam em vasilhas com salmoura com muito sal, onde o peixe era  curtido, semelhante ao que os tropeiros faziam com pedaços de carnes de gado, que levavam em suas viagens, fazendo o charque. Curtir em sal matem a carne por muito mais tempo. 
Pode-se dizer que uma das principais características peixe em salmoura, como também é do charque, é o alto grau
Osnir Carl.
de salgura - curtido. No caso, na Alemanha, o alimento, o peixe, durava muito tempo e era usado como mistura  no
café da noite, Abrendbrot, servido junto de pães e ovos cozidos
Por ter alto teor de sal, era usado em pequena quantidade para manter o equilíbrio do sal no lanche final, compreensível. No Brasil, o imigrante alemão e seus descendentes não tinham acesso a arenques e perceberam que a sardinha fresca, recém pescada, poderia substituir o peixe alemão sem qualquer problema e então poder degustar o lanche de sua casa, na Alemanha. Portanto, na região o Heringsbrot é feito com sardinha em salmoura, pão de forma feito em casa e ovos cozidos.
Para ilustrar, recebemos uma descendente de Gottlieb Reif e também, da grande família Bauer, Giseler Hamamm (solteira, Carl), que trouxe junto o peixe - sardinha, que está preparado desde novembro de 2023. O trabalho do preparo do peixe foi feito por seu irmão Osnir Carl.

Sardinha na Salmoura

A sardinha foi pescada no litoral, em novembro de 2023. Osnir Carl pescou os peixes, limpou-os e os colocou na salmoura em antiga vasilha de barro vitrificado limpo e sem as cabeças. Deve ficar curando pelo menos três semanas, para mais. No caso dos peixes preparados por Carl, estes foram guardados dentro do recipiente todo o tempo, de novembro de 2023 até esse dia 6 de abril de 2024, e poderia ficar mais tempo, até quando foi preparado na forma de um creme (foram limpos mais uma vez, e moídos - por Giseler Hamamm) para ser colocados, em pequenas porções sobre pedaços de ovos cozidos colocados sobre fatias de  pães com manteiga.
Potes de barro verificado para fermentar chucrute, onde, também, é feito a salga da sardinha.
Giseler Hamamm chegou em nossa casa com o creme de peixe na salmoura preparado e na forma de creme e registramos, em vídeo (abaixo), a montagem do lanche.
Esta iguaria, geralmente estava nas mesas de toda a região do Vale do Itajaí, onde a família se reunia para comemorar aniversários, festas religiosas e das sociedades, de casamentos e do Abendbrot de domingo, ou quando, recebiam visitas.


Vídeo



Creme de peixe na salmoura, limpo e moído, no Brasil, usado sardinha.





Um Registro Para a História.

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Para acessar outras receitas - clicar sobre o título escolhido:
  1. Apfelstrudel
  2. Bolo de Natal
  3. Conserva de pepino
  4. Cuca de farofa
  5. Deutsch Kochrezepte
  6. Feijoada
  7. Honigkuchen 
  8. Käsekuchen
  9. Kochkaese
  10. Maultaschen
  11. Pão Pumpernickel
  12. Schwarzsauer
  13. Stollen
  14. Sülze
  15. O que é servido no Natal alemão
  16. Pretzel/Bretzel
  17. Krautwickel (Alemanha) - Kohlrouladen (Áustria)
  18. Gastronomia do Norte da Alemanha - Heringsbrot 








Nenhum comentário:

Postar um comentário