segunda-feira, 15 de abril de 2024

Igreja de madeira - Alto Ribeirão Antinha - Presidente Nereu SC

Igreja de madeira - Alto Ribeirão Antinha - Presidente Nereu SC.

Uma
pequenina igreja de madeira, da comunidade luterana de Lontras, localizada na zona rural de Presidente Nereu vem chamando atenção  das pessoas nas redes sociais, por sua beleza singular que compõe com a paisagem natural, lembrando o romantismo alemão do século XIX. Chamou nossa atenção pelos aspectos arquitetônicos e pelo capricho de quem a construiu, destacando elementos do neogótico alemão em uma arquitetura que fazia uso da madeira, material em abundância na época de sua construção e acessível para o orçamento daqueles que povoavam a região, sem muitos recursos e construíram as vilas e cidades, em todo o Vale do Itajaí. Não esqueciam de como eram suas cidades de origem.
Localização do município Presidente Nereu.

Presidente Nereu SC

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Presidente Nereu teve sua história iniciada no final da década de 1920, onde a região era visitada por caçadores oriundos de São Pedro de Alcântara e Angelina, atividade do homem primitivo ancestral, que viveu antes da revolução agrícola e deu originou aos homens, entre os quais, muitos migraram para a região do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. Quando assentaram, deixaram de ser nômades e caçadores e passaram a ser agricultores e pastores. Fixando-se no solo, deram origem aos primeiros abrigos em locais que não eram providos de cavernas, mas sim de densas florestas, criando o embrião do que hoje conhecemos como a técnica construtiva enxaimel.
(Temos o livro Fachwerk - a Técnica Construtiva Enxaimel, para vender)
Habitações, após revolução agrícola, período alto neolítico, região de onde vieram famílias de imigrantes alemães para o Vale do Itajaí - cerca de 5000 antes de Cristo. Fonte: Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".

Casas temporárias de imigrantes que assentaram em região do Alto Vale do Itajaí, início do século XX. Felizmente ainda temos a fotografia. Fonte: Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".
O
início da colonização de Presidente Nereu, de acordo com o IBGE,  começou com José da Costa Miranda em 3 de maio de 1928, quando iniciou a demarcação da colônia agrícola de Edelberto Brasilides de Oliveira, portanto, não foi o primeiro morador. Quem foi o primeiro morador de Presidente Nereu, foi o pioneiro, foi Antônio Fernando Jönk e sua grande família a esposa e 12 filhos, todos nascido em Angelina, povoação de Palhoça. Sua esposa era Selestina Hang. A família pioneira  chegou no Alto Vale em 12 de julho de 1928, de Angelina.
O pioneiro de Presidente Nereu, Antônio Fernando Jönk e Selestina Hang se casaram em Angelina em 22 de junho de 1901. O Casal teve 12 filhos, que são: Sebastião Jönck (1902–1983); Selestina Jönck (1904–1985); Aluizio Antonio Fernando Jönck (1906–1973); Verônica Jönck (1908–1979); José Jönck (1909–1986); Balthazar Leopoldo Jönck (1912–1974); Antônio Nicolau Jönck (1914– - ); Maria Jönck (1915– -); Donato Jönck (1917– -); Leopoldina Jönck (1919– -); Dominico Jönck (1921– -) e Tecla Jönck (1924–1975). 
Todos os membros da família nasceram em Angelina, povoação de Palhoça e vieram residir na região de Lontras e Presidente Nereu. A família era católica. Abaixo, o documento de casamento de Antônio Fernando e Selestina realizado pelo Padre Frei Xysto Meiwes.

Pais do pioneiro de Presidente Nereu, Antônio Fernando Jönk: Heinrich era filho do imigrante alemão instalado em Brusque: Hans Jönck (1778 - 1858) e Elisabeth Sophie Leissner (1819 - 1879). Portanto o primeiro morador de Presidente Nereu era neto de imigrantes oriundo de Großkönigsförde, Lindau, Gettorf, Eckernförde, Schleswig-Holstein, Preußen, atual  Alemanha.

Observar a sede da localização de Palhoça e os caminhos internos, para chegar até o Alto Vale do Itajaí. É uma outra rota de imigrante alemães para chegar ao Alto Vale. O mapa de 1907 foi desenhado por Heinrich Krohberger - à mão.
Para acessar o mapa inteiro - Clicar no link: Mapa de SC desenhado por Heinrich Krohberger

Os
pais do pioneiro de Presidente Nereu, Antônio Fernando Jönk: Heinrich Jönk era filho do imigrante alemão instalado em Brusque: Hans Jönck (1778 - 1858) e Elisabeth Sophie Leissner (1819 - 1879). Portanto, o primeiro morador de Presidente Nereu era neto de imigrantes oriundo de Großkönigsförde, Lindau, Gettorf, Eckernförde, Schleswig-Holstein, Preußen, atual  Alemanha. 
Großkönigsförde, Lindau, Gettorf, Eckernförde. Local de origem da família Jönk.
Igreja de madeira - Alto Ribeirão Antinha - Presidente Nereu SC.
A esposa de Antônio Fernando Jönk era filha de uma imigrante alemã. Sua mãe era Catharina Müller, que residia em Angelina, na época parte da jurisdição de Palhoça que tinha sua divisa no limite da Colônia Blumenau - em Südarm (Rio do Sul). Seu pai era Julius Hang, filho dos imigrantes alemães: Heinrich Joseph Hang e Maria Magdalena Passig.
Somente esta família pioneira, sua descendência e ascendência explica um pouco dos traços e linhas da arquitetura da pequena igreja de madeira, nesse momento, apresentada.
A história do município de Presidente Nereu é muito recente. O pioneiro do município nasceu em 1878. Quando ele nasceu, a Colônia Blumenau já tinha 38 anos de existência e esta casa do Stadtplatz de Blumenau já tinha 20 anos. 
Quando o pioneiro de Presidente Nereu nasceu em 1878, a casa de Hermann Wendeburg do Stadtplatz da Colônia Blumenau já tinha 20 de existência e hoje ainda continua na paisagem do Centro histórico do Vale do Itajaí.
Centro Histórico do Vale do Itajaí com a localização da casa de Hermann Wendeburg, ainda na paisagem graças a iniciativas da família  Rohkohl.
A história da paisagem do município de Presidente Nereu é muito recente. Que história será deixada na paisagem para as futuras gerações?
No início da década de 1930, residiam as famílias de Antônio Fernando Jönk, Antônio Pedroni, Oswaldo Kretzschamar (Nas suas terras foi construída a pequena igreja de madeira), Celeste Gilli, Arnold Hang (da família de Selestina Hang - esposa do pioneiro), Maximiliano Cadilhac, entre outros.
Em 4 de junho de 1935 foi criado distrito de Nilo Peçanha. Em 1938 o nome foi mudado para Itaquá.
Em 1° de dezembro de 1961, pela lei estadual N° 792, foi promulgado a criação do município com a denominação de Presidente Nereu, em homenagem ao homem de Getúlio Vargas, em Santa Catarina. O município foi instalado em 30 de dezembro de 1961. História muito, muito recente e merece ter esta pequena igreja de madeira na sua paisagem como elemento que marcou a vida de seus primeiros pioneiros.
Informações gerais:
  • Região turística: Vale Europeu
  • Microrregião: Microrregião do Alto Vale do Itajaí
  • Municípios limítrofes: Vidal Ramos, Ituporanga, Aurora, Lontras, Apiúna, Botuverá e Indaial.
Características geográficas
  • Área: 224.67 km² (fonte: IBGE)
  • População: 2301 habitantes
  • Altitude: 390 m
Presidente Nereu SC.
Igreja -  Alto Ribeirão Antinha -  Presidente Nereu-SC
Igreja da comunidade Alto Ribeirão Antinha - Presidente Nereu, da comunidade de Lontras.
A pequena igreja de madeira foi construída em propriedade particular, como era comum no tempo passado, onde as pessoas pudessem rezar suas missas e cultos. Muitas vezes essas igrejas cumpriam duas funções: o de igreja e de escola. Eram construídas com material de construção que tinham disponível no meio, quase sempre, madeira, caracterizando a arquitetura vernacular.
De acordo com Inhelora Kretzschmar Jönk, portanto, também pertencente a família de Antônio Fernando Jönk, a pequena igreja de madeira foi construída por seu avô Oswaldo Kretzschmar, em suas terras. Lembramos que a família pioneira Jönk era católica.
Atestado de óbito do pioneiro que habilmente construiu a pequena igreja de madeira.

Angelina, essa igreja foi construída quando eu era criança, no terreno de meu avô Oswaldo Kretzschmar. Nessa igreja minha mãe e, depois eu, ministrávamos o Culto Infantil às crianças e adolescentes da doutrina. Nessa igreja foi realizada a cerimônia do meu casamento. E , mais tarde, o batizado de minha filha primogênita. Professora Inhelora Kretzschmar Jönk - 13 de abril de 2024

A professora Inhelora complementa dizendo que em 2012/2013, os cultos na igreja luterana de Presidente Nereu foram desativados pela Paróquia Luterana de Lontras, da qual fazia parte, pela diminuição dos membros no local. A comunidade foi anexada à Comunidade Luterana de Cotias, em Lontras, SC. 
Em março de 2024, um grupo representando a Comunidade Luterana de Cotias e da Comunidade Luterana de Lontras esteve em Presidente Nereu, onde está e histórica igreja construída pelo pioneiro Oswaldo Kretzchmar, conversando com pessoas de Presidente Nereu, solicitando a demolição da igreja. Como assim?
E a história de Presidente Nereu? E a história das famílias e dos descendentes de Oswaldo Kretzchmar?
As pessoas, do momento presente de uma cidade, são guardiões de suas histórias e decidem o que deixarão na paisagem para as futuras gerações desse. Bom lembrar que muitos apreciam ir para a Europa, nas cidades de  origem destas famílias pioneiras, onde visitam e fotografam cidade milenares com seus edifícios e monumentos históricos. Sua cidade sequer tem 100 anos.

Mesmo restaurando, a prefeitura municipal não assume o cuidado pela mesma. Sendo assim, teria que ser um dos antigos membros da Comunidade Luterana local- o que se torna inviável por tempo e despesas. A própria Comunidade Luterana de Lontras - da qual essa igreja fazia parte - foi a responsável pelo fechamento da igreja e que pede sua demolição para não arcar com outras responsabilidades. Claudio Vivian Krahn

O valor despendido não é alto. A igreja está inteira e o material é de fácil manuseio e aquisição. A administração pública de Presidente Nereu poderia encampar essa valorosa iniciativa.

Angelina, essa igreja fica no município de Presidente Nereu, SC. Era da igreja luterana, cheguei a ir num culto nela quando criança, e nas festas anuais que faziam, onde a comunidade católica também participava. Infelizmente a comunidade luterana na cidade diminuiu e enfraqueceu, com seus poucos membros indo embora ou se convertendo para outras religiões. Acho que também a falta de um pastor ativo contribuiu. E hoje está abandonada sofrendo a ação do tempo.  Vania Hang Schmitz

A igreja é um monumento histórico de todos da cidade, independente do pastor e do padre. É pequenina e não é muito complicado para efetuar a manutenção necessária. Faz-se mutirão para tanta coisa. Vânia, você deve ser descendente de Celeste, esposa do pioneiro, família de Angelina. Família católica.

A pequena igreja histórica de madeira de Presidente Nereu, faz parte do inventário do Patrimônio Cultural de Santa Catarina, Fundação Catarinenses de Cultura, que poderia prestar um auxilio a comunidade para manter sua história, através da arquitetura presente na paisagem.
Parte do inventário do FCC.
A pequena igreja histórica de madeira de Presidente Nereu está registrada como Patrimônio na página da AMAVI, Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí. Também poderia auxiliar a comunidade nessa questão de preservação.
Arquitetura Igreja Alto Ribeirão Antinha

A arquitetura da pequena igreja é peculiar porque somente com o material retirado do local, Oswaldo Kretzschmar, construiu às igrejas do Heimat de sua família pioneira. Partindo do pressuposto que a arquitetura religiosa de um povo ou cidade reflete diretamente sua cultura e um momento dentro de sua história, também assim foi nos primeiros tempos da região da Colônia Blumenau e depois a partir das inúmeras cidades desmembradas desta.
A expressão arquitetônica praticada no período das chegada dos primeiros imigrantes na região do Vale do Itajaí,  e também na Grande Florianópolis, era oriunda da técnica construtiva enxaimel com fechamento em madeira, além dos tijolos, em alguns casos, isto nas construções residenciais. As igrejas, quase em uma unanimidade seguiam o estilo romântico (século XIX) com características do Neogótico. Estilo com traços do gótico mais a influência das culturas exóticas do oriente e do Egito, caracterizando, então, o estilo eclético (mistura de estilos e linguagens). Isso considerando serem construída em alvenaria. Mas e quando somente tinha madeira como material, e também somente estas condições. Como Oswaldo Kretzschmar, outros também construíram o eclético com predominância do Neogótico.

Características da  Neogótico

O Neogótico é o resgate das características do Gótico (século XI até século XV) na arquitetura e nas artes. Foi um dos “Neos” que inspiravam os românticos do século XIX, principalmente entre os povos de origem germânica. Após a leitura da biografia dos Irmãos Grimm é um pouco mais fácil de compreender este momento.
Neste período também, foi que aconteceu os primeiros movimentos migratórios de grupos de alemães de maneira organizada, para o Brasil, para a grande Florianópolis, para  o Vale do Itajaí  - Entre 1820 e 1850. 
Os românticos se opunham ao academismo. Defendiam, entre outras coisas, os valores emocionais sobre os intelectuais e o individualismo a partir da cultura familiar dos antepassados, negando a arte estrangeira e internacional imposta e em vigor. A arte romântica apresenta ainda, outras características como: o realismo, o sentimento de contemporaneidade, o nacionalismo, e o culto à natureza, uma das característica da mitologia germânica. 
A arquitetura romântica restaura o gótico com influencia dos estilos exóticos como: chineses, árabes, hindus, combinados, culminando em um ecletismo no qual, as preocupações de efeitos decorativos tem mais importância do que as finalidades práticas do edifício e a lógica de sua estrutura. 
Nas últimas décadas românticas, quando se anuncia a arte realista, a arquitetura passa a experimentar a pressão de novas necessidades sociais, como também ao uso de novos materiais construtivos, como o ferro. Este racionalismo, substituindo o decorativismo a acontece a mudança de ciclo, do romantismo para o realismo e surgem os percussores da arquitetura moderna, que tem com uma de suas  características, o funcionalismo das plantas, das estruturas e dos materiais. 
O
neogótico do romântico, não obedecia a razão de ordem técnica e foi adotado pelos poderes evocativos e sugestões decorativas, acordado com o sentimento nacionalista capaz  despertar no observador e usuário. Cada país europeu, considerava seu estilo nacional, na época. Surgiam as Nações a partir das unificações, como é o caso da Alemanha, de onde vieram os imigrantes e das famílias pioneiras de Presidente Nereu.
Dotados deste sentimento, os primeiros arquitetos e construtores projetaram as primeiras igrejas no Vale do Itajaí. Nesta época, na Alemanha, com em toda a Europa, se alimentavam os sentimentos nacionalistas. Adotaram o estilo neogótico como o estilo nacional por excelência. 
Observamos as características do gótico e neogótico como: a presença da rosácea, torres em flecha, nave central, vitrais laterais - na ausência, vidros somente e os arcos ogivais, lanceolados. 
Sensibilizou-nos o trabalho apresentado na pequena igreja de madeira de Presidentes Nereu, talvez com dificuldades, de dinheiro, ferramentas e materiais, o feitio das janelas envidraçadas, com duas folhas e suas bandeiras contando com o arco ogival, uma das características do gótico e neogótico cujos edifícios eram construídos em alvenarias autoportantes.
Uma preciosidade, que sua singeleza, guarda a história de seus pioneiros, Presidente Nereu.

Fotografias de Claudenir Mohr.



Rosácea.







Quando ainda estava em uso.







Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
 

Referências 

  • IBGE - Presidente Nereu Brasil SC. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/presidente-nereu/historico. Acesso em: 15 de abril de 2024 - 1h30.


Em construção...















Nenhum comentário:

Postar um comentário