quarta-feira, 3 de abril de 2024

O que é e qual é a função do Schwelle (Baldrame) na estrutura enxaimel?

Casa Reinecke - Casa da Uniasselvi -Timbó SC. 
Estrutura contraventada, "amarrada" através  da
 presença do Schwelle (Baldrame) e do Rähn (frechal),
 elementos estruturais horizontais inferior e superior do
conjunto. Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva
Enxaimel. WITTMANN, 2019.
Os estudos da casa construída com a técnica  construtiva enxaimel está sob constante pesquisa, pois a técnica construtiva tem sua origem, em algumas regiões, iniciada no período neolítico tardio e se desenvolveu em várias partes do planeta, de acordo com o local e a sociedade que fez uso da mesma e esteve e ainda está dentro de um processo técnico de evolução
As trocas são salutares e bem vindas. Que a geração do presente possa deixar um  material teórico razoável às próximas gerações de construtores e pesquisadores. Em meio a uma dessas trocas, conversando com o construtor e pesquisador Rubens Ralf Löwen de Benedito Novo, surgiu um salutar debate sobre a peça estrutural, conhecida no idioma  alemão, como Schwelle e no português, como Baldrame, que é erroneamente usado, como conceito, somente para as vigas de concreto. O Baldrame existe de madeira, também na estrutura de madeira encaixada. 
O conceito é o mesmo, no uso de madeira e concreto, conhecido na área da engenharia civil, que reconhece somente o baldrame de alvenaria ou de concreto.

Observe o conceito propagado dentro da engenharia civil para o uso do baldrame somente em estrutura de concreto: e como é familiar, quanto ao uso, na estrutura de madeira encaixada - enxaimel.

Estrutura contraventada, construída no galpão.
Baldrame:
 O baldrame é uma viga /de concreto armado/ localizada na base das construções / podendo ser também usada em construções com a técnica construtiva enxaimel/. Sua função principal é distribuir o peso da edificação de forma uniforme no solo, evitando assim que a construção sofra com problemas estruturais ao longo do tempo. Essa função é muito mais intensa e importante nas edificações enxaimel, pois sua estrutura necessita do contraventamento, viabilizado, também por esse elemento estrutural. 
Para esclarecer, o contraventamento é um "sistema de proteção" de edificações contra a ação do vento e de esforços horizontais que possam agir no conjunto contribuindo para a desestabilização estática da estrutura.
Quando o baldrame é concreto,  é dito que esta viga, se bem construída garante a estabilidade e a segurança da edificação, proporcionando uma estrutura resistente e durável. Além de tudo isso, por suportar a carga das paredes, dos demais elementos estruturais, fechamento e cobertura, evita a deformação da construção. Igualmente essa observação cabe para edificações com estrutura de madeira.
Fomos desafiados a efetuar um estudo e análise sobre a existência do Schwelle (Baldrame), ou não existência, em algumas edificações construídas na região do Vale do Itajaí, que atualmente se apresentam sem esse elemento, como no caso da casa restaurada no Jardim Botânico de Timbó. 
Como na estrutura de alvenaria, na edificação construída com a técnica construtiva enxaimel,  este elemento apresenta a mesma importância, senão, mais importância, pois o resultado dos elementos de madeira encaixados é rígido e se houver a falta de algum, compromete  este estado estático, pode, como na alvenaria, comprometer o conjunto estruturalmente. Isso é evidente.
Estrutura contraventada a partir da presença de todos os elementos
estruturais de madeira encaixada.
O que diz os alemães que trabalham com enxaimel atualmente na Alemanha, sobre Schwelle?

Curiosidade: A tradução de Schwelle para o português é limite - limiar.

Para complementar este raciocínio, embora já tenhamos pesquisado na Alemanha, vistamos  sites alemães relacionados ao tema.

Bohn Holzbau & Dachdekerei - visitamos o site de um construtor de casa enxaimel na Alemanha e vejam o que mencionou sobre esse importante elemento estrutural:
Die Schwelle, auch als Sohlbank oder Grundschwelle bezeichnet, ist ein wichtiger Bestandteil eines Fachwerkhauses. Es handelt sich dabei um den unteren horizontalen Balken in einem Fachwerk, der auf dem Fundament des Gebäudes liegt und die Ständer trägt.
Die Schwelle hat mehrere Funktionen. Sie dient dazu, das Gewicht des Gebäudes auf das Fundament zu übertragen und den Rahmen für die Ausfachung der Wände zu bilden. Außerdem schafft sie eine klare Trennung zwischen dem Bauwerk und dem Erdboden, um das Holz vor Feuchtigkeit und Schädlingen zu schützen, die vom Boden aufsteigen können.
Aufgrund ihrer Position und Funktion kann die Schwelle besonders anfällig für Schäden durch Feuchtigkeit und Schädlinge sein. Daher ist es wichtig, sie gut zu warten und zu schützen, um die Langlebigkeit des gesamten Gebäudes zu gewährleisten.
Bei einer Restaurierung oder Sanierung von Fachwerkgebäuden ist oft besondere Aufmerksamkeit auf den Zustand der Schwelle zu legen, da eine beschädigte oder verfaulte Schwelle erhebliche strukturelle Probleme verursachen kann. In manchen Fällen kann es notwendig sein, die gesamte Schwelle zu ersetzen, was ein komplexer und aufwändiger Prozess sein kann.

Schwelle é uma parte importante de uma casa enxaimel. É a viga horizontal inferior de uma treliça que fica na fundação do edifício e sustenta os montantes.
Schwelle tem diversas funções. Serve para transferir o peso do edifício para a fundação e formar a estrutura para receber o fechamento
Devido à sua posição e função, o Schwelle pode ser particularmente vulnerável a danos causados ​​por humidade e pragas. Portanto, é importante mantê-los e protegê-los bem para garantir a longevidade de todo o edifício.
Ao restaurar um edifício enxaimel, muitas vezes, deve ser dada especial atenção ao estado do Schwelle, uma vez danificado ou podre pode causar problemas estruturais significativos. Em alguns casos, pode ser necessário substituir o Schwelle, o que pode ser um processo complexo e complicado.

Outro site alemão que acessamos, comparou o Schwelle ao "calcanhar de Aquiles", o ponto fraco. Acessamos Sanier.De
Die Achillesferse im Fachwerk – die Schwelle
Wenn bei der Sanierung eines Fachwerkhauses die Holzkonstruktion repariert werden muss, sind fast immer die Schwellen betroffen. Das ist kein Zufall, denn sie sind von vielen Seiten möglicher Feuchtigkeit ausgesetzt. Hier steht alles, was man darüber wissen muss.
Zu bedenken ist, dass die Schwellen in der Konstruktion eine ganz wichtige Funktion haben. Sie liegen rundum auf dem Sockel, auf ihnen stehen alle senkrechten Ständer. Auf den Schwellen ruht das gesamte Gewicht des Hauses. Umso schlimmer, dass sie so oft in einem so schlechten Zustand sind.
O calcanhar de Aquiles na estrutura enxaimel – o Schwelle
Se a estrutura de madeira precisar ser reparada durante a reforma de uma casa enxaimel, os Schwelle quase sempre são afetados. Isso não é coincidência, pois eles estão expostos a possíveis umidades de várias origens. 
Deve-se lembrar que os elementos inclinados e verticais tem uma função muito importante na estrutura de madeira, pois ficam espalhados e fixados no Schwelle, com todos os suportes verticais sobre eles. Todo o peso da casa repousa sobre o Schwelle. É ainda pior, quando estão comprometidos.

Isto é o que acontece quando um Schwelle é substituído profissionalmente. Os quadros foram preenchidos com tijolos de barro. Fonte: Sanier De.

Tradução: Pode ser problemático em ambos os lados do beco: as soleiras são baixas e expostas a respingos. Fonte: Sanier De.
Am einfachsten ist das, wenn die Außenfassade wieder verputzt wird – dann gelangt kein Regenwasser an die Schwelle. Ansonsten muss man davon ausgehen, dass Regenwasser an der Wand herabrinnen kann. Aber wir gehen hier von Sichtfachwerk aus. Und schon wegen der Optik – und aus vielen anderen Gründen – kommt es nicht in Frage, die Schwelle einfach durch Mauerwerk zu ersetzen.
Dem Schutz der Fassade vor Regen dient ein ausreichend großer Dachüberstand – aber erstens kann der nicht vergrößert werden, nur um die Schwelle besser zu schützen. Zweitens kommt der Regen oft auch von Schräg – und irgendwann ist auch der größte Dachüberstand überfordert. Nur sollten diese Hinweise alle Überlegungen, den Dachüberstand aus irgendwelchen Gründen zu verkleinern, im Keim ersticken. Sanier De.

A maneira mais fácil de proteger o Schwlle é rebocar a fachada externa novamente - então nenhuma água da chuva chega nele. Caso contrário, a água da chuva pode escorrer pela parede. Mas estamos assumindo aqui uma estrutura aparente, pela simples vontade em deixá-la amostra – e por outras razões – está fora de questão, substituir o Schwelle por alvenaria.
Uma saliência do telhado considerável pode proteger a fachada da chuva - mas, em primeiro lugar, não pode ser aumentada apenas para proteger melhor Schwelle. Em segundo lugar, a chuva geralmente vem em diagonal - e em algum ponto até mesmo a maior saliência do telhado fica sobrecarregada. No entanto, essas dicas devem eliminar qualquer ideia de reduzir a saliência do telhado por qualquer motivo. Sanier De.
Nosso  comentário: 
Esse site aponta alguma solução, mas enfatiza de que  nunca deve ser trocado o material do Schwelle, como por exemplo, por alvenaria, que vemos acontecer, e muito, na região do Vale do Itajaí.
Quanto a sugestão do reboco, quando estivemos com o arquiteto e especialista  Holger Göttler, formado em München e responsável pelo restauro de uma grande edificação enxaimel na cidade de Dinkelsbühl, na Alemanha, ele fez a mesma recomendação, rebocar para proteger a estrutura  de madeira das intempéries e pragas.
O  arquiteto e especialista  Holger Göttler, formado em München  em Dinkelsbühl.


















Em Dinkelsbühl, com o  Stadtheimatpfleger Rudolf Weigel, Stadtbauamtes Holger Göttler e Dr. Wolfgang Betz. Muitas casa com estrutura enxaimel, rebocadas para proteger a estrutura de madeira.
Outro site alemão

Die Grundschwellen sind oft die am stärksten gefährdeten Holzbalken eines Fachwerkhauses, da sie bei älteren Bauten oft ohne darunter liegende Abdichtung direkt auf einem wechselnd feuchten Fundament oder Sockel liegen. Vorsprünge unter der Schwelle können zudem eine Stauung des an der Fassade abfließenden Niederschlagswassers an der Schwelle bewirken, durch Geländeerhöhungen oder zu niedrige Bauweise können die Schwellen außerdem durch Spritzwasser belastet sein, dichte Anstriche behindern die Austrocknung. Die Holzschädigung der Schwelle geschieht zunächst im nicht sichtbaren unteren Bereich, wo die Schwelle auf dem Fundament oder Sockel aufliegt, und schreitet dann im Inneren fort, während die Außenseiten meist noch lange Zeit keine sichtbaren Schäden zeigen. Eine so geschädigte Schwelle muss in ihren geschädigten Bereichen ersetzt werden. Dafür ist eine Unterfangung der aufsitzenden Fachwerkwand erforderlich. Die neue Schwelle sollte gegen stauendes Wasser geschützt eingebaut werden und eine Verdunstung anfallenden Wassers zu beiden Seiten ermöglichen.

Os Schwelle da fundação são frequentemente as vigas de madeira mais vulneráveis ​​​​em uma casa em enxaimel, pois em edifícios mais antigos elas geralmente ficam diretamente sobre uma fundação ou pedestal que varia em umidade, sem qualquer vedação subjacente. As projeções abaixo do Schwelle também podem fazer com que a água da chuva que escorre da fachada se acumule no mesmo. Terrenos elevados ou construções muito baixas também podem fazer com que o Schwelle fique exposto a respingos de água e revestimentos densos dificultam a secagem. O dano à madeira do Schwelle ocorre inicialmente na área inferior e não visível, onde o Schwelle repousa sobre a fundação ou base, e depois avança para dentro, enquanto o exterior geralmente não apresenta nenhum dano visível por muito tempo. Um Schwelle danificado desta forma deve ser substituído nas áreas danificadas. Isso requer uma sustentação da parede de enxaimel com suportes. O novo Schwelle deve ser instalado para protegê-lo do acúmulo de água e permitir que a água acumulada evapore em ambos os lados.

O vídeo abaixo, apresenta uma obra na Alemanha onde promovem a troca de um Schwelle. 

Já ouvimos, durante pesquisa, também por desconhecimento, que os imigrantes aprenderam e tiveram contato com a taipa, quando tiveram contato com os nativos locais, aqui no Brasil. O povo daquela região, Europa Central, onde esta parte do território alemão atual, usa taipa desde o neolítico superior, há mais de 5 mil anos atrás. Também, inspirados nessa técnica, criaram o trançar do tecido - foto ilustrativa abaixo. 
Curiosidade, a técnica da taipa inspirou o trançar dos tecidos, na Europa Central, há milênios atrás. Na taipa usavam galhos rígidos e flexíveis de salgueiro, para trançar. No tecido, fios de lã, firme com pedras suspensas e o trançar com fios adquiridos através de rocas.


Alguns elementos estruturais usado na estrutura de madeira a partir da técnica enxaimel.







Conclusão
Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva
 Enxaimel. WITTMANN, 2019.

A
estrutura de madeira a partir do uso da técnica construtiva enxaimel não estará completa quando esta não contar com a presença do Schwelle. Se na situação atual uma edificação estiver sem esse elemento estrutural, sua estrutura de madeira não está com plena rigidez do conjunto e conforme a carga própria pode desestabilizar o conjunto, o que não é correto. Se a casa for centenária e as pessoas desconhecem sua história e, portanto, o histórico de sua construção e possíveis reformas, ao longo de sua existência, pode-se deduzir que a edificação passou por algumas situações, explicando a ausência do Schwelle.
  1. Manutenção executada por pessoas que desconhecem a técnica construtiva enxaimel e a técnica de como deve ser a estrutura de edificação, sendo que isso é valido até mesmo para estrutura de concreto e não tem ideia do perigo.
  2. A casa pode ter sido realocada, e suas memória, junto ao local desconhece que a mesma foi executada sem a presença do Schwelle, passando a falsa ideia de que a edificação original já estava sem o elemento estrutural.
A origem do Schwelle - resumidamente
A Base da estrutura de madeira, adotada para evitar o contato da madeira
 com o solo, a partir do uso de pilaretes  de pedras que elevavam conjunto  
do solo. Este simples movimento  da estrutura de madeira desencadeou 
o surgimento de outros  elementos construtivos que aplicaram forte 
característica à casa enxaimel atual, pelo menos nesta região.  
UNIVERSITY OF THE WEST OH ENGLAND. Fonte: WITTMANN, 2019
Dentro da evolução da
técnica construtiva enxaimel, na região de onde foi trazida a técnica para o Brasil, onde, também houve diferentes evoluções da mesma no local. No início em toda a região, a casa de madeira era construída a partir de paus redondos fixados diretamente no solo, amarrados entre si, cobertos com palha e fechados com taipa e tábuas rusticamente beneficiadas através de cuias de pedra. Quando parte da região foi dominada e fez parte do império romano, exímios construtores com pedras, dentro da linha clássica, exigiram, através de normas e leis da arquitetura, encabeçado por Vitrúvius, que estes paus saíssem do solo e fosse apoiados sobre pilaretes de pedras, ou até mesmo, sobre paredes inteiras de pedras e onde não existissem o material, de tijolos. Como assim, o conjunto não possuía estabilidade, se construído dessa maneira, naturalmente surgiram os novos elementos, não mais redondos, como o Strebe (escora), elementos inclinado e as "cintas", que são os elementos horizontais, inferior, superior - Schwlle (baldrame) e Rähn (frechal) e em muitos casos, também o no meio, Riegel (travessa), submetidos por séculos de evolução técnica, mas nunca sem o contraventamento.
Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva   Enxaimel. WITTMANN, 2019.

Maquete de casa  de madeira neolítica, Alemanha Central. Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel. WITTMANN, 2019.

Casa primitiva de madeira - período neolítico. Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva  Enxaimel. WITTMANN, 2019.

Tipologia da idade média. Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva  Enxaimel. WITTMANN, 2019.

Casa construída na cidade alemã Kronach no período neolítico. Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva  Enxaimel. WITTMANN, 2019.

Várias tipologias de casas enxaimel da Baixa Saxônia -  Idade Média. Evolução da técnica construtiva. Do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva  Enxaimel. WITTMANN, 2019.


 Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Referências
  • Bohn Holzbau & Dachdekerei. Schwelle. Disponível em:  https://bohnholzbau.de/fachwerksanierung/schwelle/?fbclid=IwAR1tfgBfTTODsaIS9QcFsABYRTw-jshLEwawdYqYZZqciAzpsm5RPJ7yDKY_aem_Aa1wqW6uho-CJWjH98W95CA_J-zgQJ_W_gNBE2TX5lIwSr5mlzTthcwga3RcDjdXHWxMR5v-aRDL4m056z4CLfJY . Acesso em: 3 de abril de 2024 - 15h32. 
  • Sanier.De. Die Achillesferse im Fachwerk – die Schwelle.  Disponível em: https://www-sanier-de.translate.goog/fachwerk/die-achillesferse-im-fachwerk-die-schwelle?_x_tr_sl=de&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc .   Acesso em: 3 de abril de 2024 - 16h04.
  • Centenário de Blumenau. 1850 – 2 de setembro – 1950. Edição da Comissão de festeiros. Blumenau, 1950. Administração Frederico Guilherme Buch. HUF HAUS. Disponível https://www.huf-haus.com/de-de/hausideen/ Acesso em: em 28 de junho de 2020 – 22:24h
  • WITTMANN, Angelina. Enxaimel e Sustentabilidade. UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects. Paper Procedings – Paper Proceedings – Volumes I – III – ISBN 978-1-944214-31-9. Rio de Janeiro. 2021. Páginas 1568/1571. Disponível em: https://www.acsa-arch.org/chapter/enxaimel-e-sustentabilidade/. Acesso em 26 de agosto de 2021 – 00:45h.
  • WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel. Blumenau: AmoLer, 2019. 408pp.:Il.:
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário