Em 12 de junho de 2025 recebemos uma mensagem contando uma história que iniciou no 3º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk - 2000, há 25 anos, que dizia:
...Eu tenho uma história pra lhe contar.Meu nome é Sérgio Vasconcelos de Souza. No ano de 2000, em 21 de junho, estava acontecendo o 3º Festfolk de Blumenau. Sou de Pernambuco e meu grupo foi selecionado pra mostrar um pouco de nossa riqueza cultural, porém nesse mesmo tempo, outro grupo daqui de Pernambuco também foi selecionado. Só que não era da capital. Era do interior. Enfim, fomos os dois grupos para Blumenau, cada um com sua caravana.A diretoria do evento fechou um hotel só pra os grupos de dança.Nessas andadas pelo corredores conheci uma garota do grupo de Pernambuco do interior e fizemos amizade. Nossa despedida foi coisa de cinema. Choramos muito e trocamos presentes.Eu tinha 16 anos e ela, 15.Prometi para ela que iria procurá-la e se possível, ia bater na terra dela.Porém, era de família pobre, pouca idade e poucos recursos, não foi possível cumprir com o que prometi. Vinte e dois (22) anos depois, nos encontramos aqui na capital, Recife. Para encurtar a conversa: fizemos um ano de casados e tivemos nossa filhinha agora.(...)O sonho dela é voltar no hotel que nos conhecermos. Não sei nem se existe ainda.Não sabemos o endereço, nem o local.Meu grupo era Form&art Bale Popular de Jaboatão e o dela era Papanguarte de Bezerros - PE. Sérgio Vasconcelos de Souza - 12 de junho de 2025.
![]() |
Hotel onde os grupos de dançarinos de Pernambuco ficaram hospedados na edição de Festfolk de 2000. |
Respondendo ao questionamento de Sergio Vasconcelos de Souza sobre o nome do hotel, que ficaram hospedados, conversamos com a professora Maria Terezinha Heimann e ela nos informou que se hospedaram no Hotel Geranio ou Geranium (Como está na fachada). Este hotel ainda está em funcionamento e está localizado na Av. Brasil, 479 - Ponta Aguda, na cidade de Blumenau, obviamente.
![]() |
Família de Sérgio Vasconcelos de Souza. |
Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk
O objetivo do festival de danças Festfolk, de acordo com release divulgado pela Fundação Cultural de Blumenau - Divisão de Ação Cultural, Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk, publicado por SILVA, 2005:
"... é um palco da troca de experiências entre os grupos que praticam as tradições de alguma etnia e surge da preocupação em divulgar as manifestações de danças folclóricas do Brasil, mostrando seus valores, sentimentos e expressões. Realiza debates sobre conceitos folclóricos, cultura popular e musicalização e promove apresentações gratuitas para a comunidade.Apresenta o festival em números, com as apresentações, grupos participantes e público desde a sua primeira edição de 1998 à última de 2004. Cada Festfolk, da 1ª à 7ª edição possui uma página, com a programação, convidados, número de participantes, fotos, informações sobre os grupos de folclore, imagens, etc.Objetiva resgatar e divulgar as manifestações da cultura popular. Fundação Cultural deBlumenau – Divisão de Ação Cultural - 2004.
... o encontro das danças folclóricas, pretende divulgar a nossa brasilidade, a valorização da cultura e a identidade de nosso país. O evento é oferecido gratuitamente em diversos espaços como praças, entidades, e no espaço oficial do parque da Vila Germânica para o público de Blumenau e região, com apresentações de grupos folclóricos de diversos estados do Brasil, roda de conversa, oficinas/aulões e a publicação de revista do evento. É conhecido como evento que abraça a Família e grupos dos mais diferentes pontos do País, transformando-se num emocionante reencontro com um Brasil de muitos sons, muitas cores, muitas crenças e surpreendentes formas de expressão coreográficas. 16º Festfolk - Diário Oficial
O encontro de danças folclóricas denominado Festival Nacional de Danças Folclóricas de - Blumenau Festfolk foi criado em 1998. O objetivo do projeto, que ainda acontece, era o de promover o encontro de danças das várias culturas presentes no País. Nós registramos duas edições distintas: a de 2012 e também, a edição de 2023.
Desfile Festfolk 2012, com folcloristas do Papanguarte de Bezerros – Pernambuco – grupo de Maria Josenilda. |
Caboclinhos de Papanguarte de Bezerros – Pernambuco, em 2012. |
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe – Desfile Festfolk 2012. |
O 3º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk, na época ação coordenada pela Fundação Cultural de Blumenau, no qual Sérgio Vasconcelos de Souza e sua esposa Maria Josenilda da Silva se conheceram, aconteceu entre os dias 21 e 25 de junho de 2000, quando seu presidente era Bráulio Maria Schloegel e Maria Terezinha Heimann, sua Diretora/Coordenadora.
![]() |
Sérgio Vasconcelos de Souza e sua esposa Maria Josenilda da Silva. |
Abertura do 3º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk aconteceu em 21 de 2000 no antigo Pavilhão A da Proeb, que foi demolido em outubro de 2005, na administração de João Paulo Kleinubing.
![]() |
Mesa de autoridades. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Marili Martendal e Dirceu Bombonatti. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Pavilhão A da PROEB. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Pavilhão A da PROEB. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
Alguns grupos de dança do 3º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk.
![]() |
Grupo Folclórico Ucraniano Blavat - Canoinhas/SC. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Grupo Universitário de Tradição Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Arte em Movimento - Ilheus/Ba. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Companhia de Dança Folclórica Catu-Auá. Cataguases/MG. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Grupo Folclórico Ucraniano Zoriá. Ponta Grossa/PR. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Grupo Folclórico Ucraniano Zoriá. Ponta Grossa/PR. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
![]() |
Grupo Folclórico Ucraniano Zoriá. Ponta Grossa/PR. Acervo: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. |
Grupo de Sérgio Vasconcelos de Souza - Form & Art Balé Folclórico Jaboatão - Pernambuco

Grupo de Maria Josenilda da Silva - Papanguarte de Bezerros - Pernambuco

Conforme comentamos, registramos o Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk - 2023, e no palco percebemos o quanto o grande e continental Brasil é multicultural sob vários aspectos e também a partir da dança. Essa questão confere ao país a riqueza e o respeito que todos deveriam ter com a cultura de cada local, sem apontar uma em destaque, ou mesmo, tentar mudar a cultura local de uma cidade e região.
Uma amostra do palco do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau - Festfolk e sua variedade cultural a partir da escala de país - Ano 2023
G.F. Alpino Germânico - Pomerode SC - Praça Pública Dr. Blumenau.
Orzel Bialy - Criciúma SC - Praça Pública Dr. Blumenau.
Invernada Artística Rancho Taura - Blumenau - Praça Pública Dr. Blumenau.
Grupo ,,Chopi Polski Zespol Folklorytyczny - Indaial - Praça Pública Dr. Blumenau.
Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo SP - Praça Pública Dr. Blumenau.
Danças gaúchas e invernada. Rancho de Taura e grupo de P. e Projeções F. Guararás - 15°Festfolk.
Grupo Folclórico polonês do Paraná Wisla - Curitiba/ PR
Grupo Sarandeiros - Belo horizonte/MG 15° Festfolk.
,Chlopi" Polski Zespól Folklorystyczny - Indaial-SC - 15° Festfolk.
Grupo de dança folclóricas Sonnenschein - Nova Petrópolis/RS - 30 de abril - 15° Festfolk.
Grupo Folclórico Badenfurt - Blumenau/SC 15° Festfolk.
MOA – Movimento Artístico Patricia Dalchau - Joinville/SC - 15° Festfolk.
Parabéns Sérgio Vasconcelos de Souza e Maria Josenilda da Silva, ambos de Pernambuco, representando sua cultura, e que se conheceram neste palco multicultural que representava o Brasil, na cidade de Blumenau, e hoje formam uma família, com sua filha.
![]() |
Sérgio Vasconcelos e Maria Josenilda da Silva e filha do casal, Pernambuco em 2025. |
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Referências
- SILVA, Sandra Cristina da. Informação pública e consciência Crítica para Cidadania - Políticas Públicas de Informação em Blumenau/SC. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Educação, sob a orientação do Professor Doutor Francisco das Chagas de Souza. Florianópolis, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102913/221407.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 de agosto de 2025.
- WITTMANN, Isabel. Espaço - Arte Blumenau. Universidade Federal de Santa Catarina. Arquitetura e Urbanismo. Florianópolis, 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Espa%C3%A7o-Arte%20em%20Blumenau.pdf . Acesso em 5 de agosto de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário