quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

August Müller e seu Diário - Colônia Blumenau - 2° metade do Século XIX


Há pouco tempo conseguimos entender sobre a existência dos dois irmãos de Fritz Müller: Hermann e August - ambos mais novos que o Fritz Müller. 
Encontramos uma publicação que transcreve partes do diário do irmão de Fritz Müller, que veio junto com ele para residir na Colônia Blumenau, na segunda metade do século XIX - August Müller.
Stadtplatz da Colônia Blumenau - Do Livro do Centenário de Blumenau



August Müller nasceu em 1826, na cidade de Windischholzhausen - em Turingrastendo e faleceu em Blumenau no dia 3 de maio de 1904. 
Ele e sua esposa vieram para o Brasil junto com o irmão mais velho, como já mencionado. Chegaram na recém fundada Colônia Blumenau, no Vale do Itajaí, em 1852 - 2 anos após sua fundação. Teria muito a contar. Deixou alguns registros em um pequeno caderno, com anotações diárias - um diário. Antes de apresentar alguns trechos deste diário, vamos relembrar um pouco de seus feitos em sua comunidade brasileira.
Trabalhou com a enxada e com o machado, apesar de seus estudos e formação na Alemanha, onde estudou teologia. Lá também, trabalhou na agricultura. Migrando para a Colônia Blumenau, junto com o irmão mais velho, foi uma das famílias que adquiriu os primeiros lotes coloniais vendidos por Hermann Blumenau, no Garcia. Isto reforça a ideia de que todos que chegaram à Colônia Blumenau - com estudo ou não - de fato eram colonos, pois tinham que criar seus animais e trabalhar na sua lavoura - na colônia. Observar o conteúdo de parte do diário de Müller, também.
Junto com Louis Sachtlebem, fundou a cooperativa de consumo, dissolvida posteriormente porque não mais atendia o objetivo para o qual fora fundada.
Fotografia atual - Casarão de Louis Sachtleben - 
amigo de August Müller
August Müller foi co fundador do Kulturverein - Sociedade da Cultura e da Companhia de Navegação Fluvial S/A. Durante mais de 25 anos foi professor da escola particular, em Salto Weissbach - junto à Igreja - até que se aposentou, devido a sua avançada idade.

Igreja Luterana de Salto Wissbach - Foto de 1992
Também foi tradutor de Leis brasileiras para o idioma alemão, para que os imigrantes alemães pudessem se inteirar de seu conteúdo, como por exemplo: Constituição do Brasil, o Código penal e o código civil.
Quem traduziu e destacou estas importantes passagens do diário do August Müller foi o pesquisador e tradutor - Frederico Kilian, cujo trabalho foi publicado na Revista Blumenau em Cadernos - Ano de 1976. O objetivo do Kilian foi de deixar informações históricas importantes da região, a partir do recorte de um determinado período - primeiras décadas de fundação da Colônias Blumenau - pela ótica de uma figura ilustre e possuidora de uma determinada formação e consciência - August Müller.
Frederico Kilian nasceu em 8 de julho de 1898, 
em Palhoça (SC). Filho de Eduardo Kilian e Helena Burckardt,
 casou-se na década de 1920 com Gertrudes Müller.

Sentado à direita, pode ser avô de um dos noivos - Otto Stutzer, Ex prefeito de Blumenau
Contribuição de Miriam Elisa Posanske Oliveira: Otto Stutzer e Therese nasc. Bichels eram pais de Adele Stutzer, a qual casou-se em 1886 com Fritz Müller, filho de F. W. August Müller e Friederike C. M. nasc. Hoffmann. Adele e Fritz provavelmente eram pais de Gertrudes Müller, a qual casou-se por volta de 1920 com Frederico Kilian. Otto Stutzer faleceu em 1927 e sua viúva, em 1931. Portanto eles poderiam, sim, ser o casal sentado na foto do casamento. Fonte: pesquisa on-line Pioneiros, Arquivo Histórico de Blumenau.
Ex- Prefeito de Blumenau 
Mandato - 16 de abril de 1895 até novembro de 1898
Do livro - Centenário de Blumenau
Kilian traduziu trechos e apontou o data precisa de fatos históricos ocorridos na segunda metade do Século XIX - Colônia Blumenau.
"O diário do August estava sob a guarda da sua neta, Emma Probst, filha de Rosa Müller (a filha mais nova de August e Frederike) casada com Wilhelm Probst. Emma Probst Fey e August Theodor Fey, seu marido, gerente das Lojas Paul em Altona/Itoupava Seca moravam em casa e terras adquiridas de Luiz Boetger. (É a casa que aparece na foto de 1932, e que está atrás do avião do Aerolloyd Iguaçu no aeroporto da cel Feddersen).Frederico Kilian fez uma cópia e traduziu os tópicos relativos aos acontecimentos do município. Os outros escritos são de interesse familiar. Esta cópia guardo comigo. (já devidamente scaneada e repassada para o AHJFS e IHB). Do original não tenho notícias."
Bruno Kadletz

Segue - Partes do Diário de  August Müller.
Prelúdio da Grande enchente de 1880.

25 de julho de 1877

Fortes trovoadas, a noite inteira, relâmpagos, trovões e chuvas torrenciais, até a noitinha do dia 26.

29 e 30 de julho de 1877

Continuam fortes chuvas com trovoadas, que continuam até 2 de agosto, inclusive, Enchente - O engenheiro Corcoroca, genro do Sr. Wendeburg morreu afogado na noite de 31 de julho quando pretendia, vindo de cima, passar a cavalo pelas águas nas proximidades de Hermann Rüedger. Dia 8 de agosto, novas trovoadas e chuvas, de forma que a ponte do Garcia estava novamente embaixo d'água. (Nota do tradutor - Trata-se da ponte de madeira, que ficava em nível inferior à atual.)

28 de agosto de 1877

Jubileu de Prata (25 anos) da Colônia Blumenau: De manhã: toque de alvorada por uma bandinha: congratulações do Juiz de Paz e sub-delegado; uma delegação do Kulturverein entrega um memorial, no qual é ressaltado o desenvolvimento da colônia e um álbum, com fotografias (Vista total do centro colonial (Stadtplatz), edifícios públicos, casa de Hermann Blumenau. A tarde: Desfile das sociedades pelo centro da cidade. Fotografias, canções, banquete. A noite, bailes e teatro.
Irmão Fritz voltou de Dona Francisca e estava aborrecido por causa do tempo chuvoso.
Desfile semelhante - Este em 1912
8 de setembro de 1877

Alguns colonos se negaram a pagar os emolumentos para o registro das crianças - Prisão e Processo, mais de 100 mil réis de despesas. Dia 10 de setembro cerca de 40 Pomeranos do Rio do Testo chegaram devido este assunto; foram apaziguados por L. Sachtlehen, - dia seguinte cerca de 60 colonos do Alto Rio do Testo vieram por causa de questões de caminho- 6 dias de trabalho por ano a realizar no caminho - novamente acalmados.

23 de setembro de 1877

Inauguração da igreja Evangélica. - tempo horrível; rio bem alto.
Igreja Luterana localizada no final do Boulevar Hermann
 Wanderburg - Rua das Palmeiras
26 de setembro de 1877


No Rio Morto um brasileiro, Marcelino, de 22 anos assassinou sua mulher de 20 anos, por coúmes, com um tiro atrás da orelha - foi preso pela polícia.

14 de dezembro de 1877

Bugres assaltaram a casa de Zotz, em Encano.
Fonte: www.inf.furb.br
31 de dezembro de 1877

Apresentação da peça "Preciosa" no teatro  (esposa  e filha Luiza de Aug. Müller foram a cavalo de Salto Weissbach onde moravam, à sede para assistirem a apresentação).

Comentário
Entre os primeiros colonos alemães vindos com Hermann Blumenau, já formavam-se, aos domingos, pequenos grupos dedicados à arte dramática e ao canto como expressão cultural de seu país de origem. Estas reuniões, que também incluíam o esporte (como o tiro-ao-alvo), resultaram na organização da primeira sociedade recreativa da colônia. Em 21 de dezembro de 1859 criou-se a Sociedade dos Atiradores de Blumenau, com 47 sócios. 
Mais tarde os grupos de teatro e canto se desmembraram desta Sociedade para formar a Sociedade Teatral de Blumenau e a Sociedade dos Cantores da Colônia de Blumenau. Ambas, porém, continuaram funcionando anexas à Sociedade dos Atiradores que, nas instalações de sua sede construiu, em 1870, um prédio dotado com palco para as encenações e apresentações musicais. A Sociedade Teatral de Blumenau foi instituída em 24 de junho de 1860 e só passou a configurar-se como sociedade em 18 de abril de 1895, quando adotou o nome de Sociedade Teatral Froshsinn.


24  de fevereiro de 1878

Os bugres assaltaram o distrito dos italianos e mataram um homem, uma mulher e uma moça.

14 de  junho de 1878

O Presidente da Província visita a Colônia - fala alemão - Apresentação de "Preciosa" no Teatro.

12 de Outubro de 1878

Vento terral muito forte. Em alguns locais, frios, geadas. - Em Setembro 1878 - nevou no Salto Pilão.

17 de outubro de 1878

Fui buscar uma máquina de cortar rações na Garcia.
O preço de fábrica da máquina importou em Rs 62$400, frete e despesas de Rs $ 69$400, somando um valor de Rs 131$800.

3 de novembro de 1878

Assembléia dos acionistas da Companhia de Navegação a Vapor. Roloff encarrega-se de fornecer, por 20 contos de réis, um vapor de estrutura de ferro até Itajaí e de pô-lo em movimento.

23 de março de 1879

Um terreno na sede, em frente a farmácia, foi arrematado, em hasta pública pelo Sr. Grewsmuehl, pelo preço de Rs 1:655$000.

28 de setembro de 1879

Um tigre atacou um italiano em seu rancho; a caminho para Garcia o colono morreu.

13 de novembro de 1879

Numa picada nova, na Itoupava um tigre atacou um inglês que dormia em sua casa de palmitos, através da parede de palmitos e procurando arrancá-lo para fora, que o colono morreu no dia seguinte em consequência dos ferimentos recebidos. Depois o tigre matou um cavalo e carregou-o cc. de 50 braças até uma cerca onde largou. Ferido por um tiro de arma de disparo automático, o tigre foi perseguido por caçadores e cães e morto. Sem a cauda, ele mediu 13  1/2 palmos (3 metros)

13 de dezembro de 1879

Um filho do Sr. Schroeder entra em briga com um italiano e o apunhala.

23 de janeiro de 1880

Um tigre mata e leva um porco do colono Wothoeft. Reinhold Kaestner e Hins Withoeft vão a seu encalço no mato, com cães. O tigre mata ambos os cães; o porco foi encontrado no Morro dos Coqueiros e armaram uma espingarda de disparo automático. Dia seguinte Wilh, Weise, A. Bradatz e Robert Hinsching foram averiguar. Robert Hinsching sofre a perda de seu cachorro e a espingarda falha novamente. Cristiano Spernau arma então 4 espingardas. O tigre não apareceu mais.

27, 28, 29 de janeiro de 1880

Forte reovoadas com chuvas. A lagoa está cheia. A Colônia está prestes a ser emamcipada.

Meados de fevereiro

O tigre busca porcos e galinhas em vários lugares em Baixo Encano; também no Paupitz cerca de 20 galinhas de cima de algumas árvores de laranjas. São armadas espingardas e armadilhas. o tigre é ferido por um tiro automático e perde muito sangue, mas não foi encontrado. - Roubos de galinhas no R. Roedel e M. Mark.

1880 - Relato sobre a enchente. (Ocorrências em Salto Weissbach e Blumenau)

Depois de ter chovido constantemente nos dias 20 e 21 de setembro, a chuva intensificou-se no dia 22 de setembro, de forma que foi necessário abrir uma comporta do dique da represa do moinho (no lote de August Müller, em Salto Weissbach - Nota do Tradutor). A tarde choveu mais forte. Pelas 9 1/2 horas da noite abrir a segunda comporta. As 11 1/2, o  Sr. Weise pediu socorro, para ajudar a levantar o seu açucar, visto que a água já penetrava na varanda. quando eu fui então ao moinho, a água já transbordava pélo dique e já havia atingido os caixões de farinha dentro do moinho. Nós colocamos os barris de fubá e o milho em posição mais alta e recolhemos as ferramentas. Chovia a cântaros e as a´guas subiam tão de pressa que fomos obrigados de retirar as galinhas e porcos do estábulo e galinheiro. Pelas 3 horas a água abaixou um pouco, já que o vão debaixo da ponte dava vasão, mas pela manhã subiu novamente.

23 de setembro de 1880

As águas atingiram a estrebaria das vacas e as colmeias das abelhas, debaixo das laranjeiras ficaram na água.  Nós buscamos as mesmas, transportando-as numa porta velha, na qual havíamos amarrado um cipó. Depois do lanche fomos buscar Cana ubá do terreno da escola, tendo que passar na água  até acima dos joelhos, estando águas já até ao portão no nosso jardim. - Johannes (filho de August Müller) está ajudando a Lange a elevar o sal, pois as águas já atingiram a soleira da porta. Quase que ininterruptos aguaceiros. Pelo meio dia as águas pararam de subir e baixam lentamente - novos aguaceiros e as águas retornam a subir.

24 de setembro de 1880


As águas baixam lentamente, porém continua chover quasi sem cessar.. À tarde levamos o gado outra vez ao pasto. As águas baixam muito devagar. Aos pouco chegam notícias sobre o nível das águas e os estragos na sede ( Statdplatz)
Enchente de 1911, imagem ilustrativa, que foi tão impactante quanto a de 1880.
25 de setembro de 1880

H. Lange e Alberto Stutzer enfrentam os obstáculos para chegarem à sede. A totalidade da sede esté debaixo d'água que atinge o balcão (sacada) da Casa da Direção (Atual Prédio dsa Prefeitura). Os moradores da cidade se refugiaram, com auxílio do vapor, nas igrejas católica e evangélica. as casas de Carl Rudger e Ludwig Weise tombaram. As de Grewsmuehl e Rabe, como as de Assenburg, ameaça, ruir. Do Peneder e sapateiro Grasser várias cabeças de gado, cavalos e porcos morreram afogados. Todas as casas, com exceção das de Alfredo Beims, Hosang e Baucke também de Grassmann estão debaixo d'água. A olaria de Bugmann está demolida. - Limpeza do moinho.

26 de setembro de 1880

Visita a Lange: Notícias do Rio do Testo: O moinho de Fritz Karsten foi levado pelas águas; os animais do capataz Hoffmann (cca. 11 a 12 cabeças) morreram afogados; 18 pessoas morreram afogadas entre elas o jovem da família Grützfeld, composta de 6 pessoas, no Vale do Selke, soterrados dentro de casa, por desabamento de terras.

26 de setembro de 1880
Registro após a enchente 1880 - Do Acervo da Família Odebrecht encontro com familiares na Alemanha


Seeliger teve que se refugiar para o morro. a casa de Waldow foi levantada e deslocada; a serraria de Rowller foi levada pelas águas, com todas as tábuas; da mesma forma a de Friedr. Kögler. Franz Klein perdeu todos os seus animais e mal pode salvar sua vida. Johannes, Johann e Carl Krieck quiseram ir até à sede mas conseguiram chegar somente até Hermann Ruediger, cuja casa está repleta de refugiados. Estes H. Ruediger conseguiu salvar com auxílio de uma balsa feita às pressas de tábuas.

27 de setembro de 1880

Limpeza do moinho e instalações. Reabertura das aulas com 6 alunos (Nota do tradutor. - August Müller, exerceu o cargo de professor Salto Weissbach durante mais de 25 anos) - Johann e Gustav (filhos de Aug. M. ) ajudam a reparam o caminho para o Salto, da mesma forma os colonos dos Fundos - Gust. Krieck e Jahn. Essig - Schulze ( ovinagreiro) cai de bateira e é levado pelas águas até Badenfurt, onde foi salvo. - Notícias de cima: As pontes sobre os ribeirões Warnow, Ilse, etc foram todas arrastadas. No morro da Subida o caminho desbarrancou até as pedras nuas.

17 de outubro de 1880

Johann Hennings e Luise (genro e filha de Aug: M.) festejam seu casamento.

11 de novembro de 1880

Hermann (filho de August M.) parte para a província de São Paulo.

13 de janeiro de 1881

Hermann Wendeburg falece inesperadamente de ataque cardíaco. Solene enterro.

1883 - Falência de Meyer e Spirling. Sessão do Juri na Câmara Municipal. o " Immigrant". - Festa de aniversário da fundação do "Liederkranz".


24 de março de 1894

Minha cunhada (esposa do Dr. Fritz  Müller (falece após 4 meses de acamada de um mal intestinal no dia de seu 68° aniversário.

25 de março de 1894

(Domingo de Páscoa) Enterro de minha cunhada.

21 de maio de 1897

Ás 3 horas da tarde falece meu irmão Fritz. 

22 de maio de 1897

À 4 horas da tarde, enterro: Paulo Schwarzer discursou ao túmulo.

x x x x x x x x x x x x x 

Aqui terminou o caderninho, no qual se achavam estes apontamentos e outros meramente de interesse pessoal ou familiar.
Colaboração de Frederico Kilian, neto, por afinidade de August Müller.
Fonte

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leituras Complementares  (Clicar sobre o título para ler)

29 dez. 2014 ... A segunda reunião da Kultuverein aconteceu no dia 13 de setembro de 1863, na qual foram decididas várias questões. 

21 jan. 2014 ... Entre 1849 e 1852, portanto, Sr. Fritz Müller trabalhou como professor particular na Pomerânia Ocidental, onde conheceu sua futura esposa.
3 mar. 2015 ... Ele e sua esposa vieram para o Brasil junto com o irmão mais velho - Sr. Fritz Müller. Chegaram na recém fundada Colônia Blumenau.
29 mar. 2015 ... Naturalista reconhecido internacionalmente. Para ler sobre Dr. Müller - Clicar sobre Fritz Müller. Palavras e comunicação silenciosa.
14 nov. 2014 ... Sr. Hermann Blumenau e Sr. Fritz Müller: um pouco de suas trajetórias em terras brasileiras, sua amizade e do legado destes dois alemães ...

13 abr. 2015 ... Salto Weissbach está localizada nas imediações da foz do Ribeirão Branco no Rio Itajaí Açu. O ribeirão Branco já fez parte do bairro. Ribeirão ...
angelinawittmann.blogspot.com
9 jun. 2015 ... Sr. Hinsch criou uma Granja Modelo no Bairro de Salto Weissbach, a qual, posteriormente foi transformada em Estação Agropecuária.

1 mar. 2015 ... O rio Itajaí Açu e os ribeirões Garcia, Fresco, Velha e Bom Retiro foram de grande importância na definição do traçado do Stadtplatz em 1852.
24 out. 2013 ... A leitura da malha urbana do Stadtplatz foi possível a partir de algumas abordagens arquitetônicas e geográficas.
19 jun. 2014 ... Vamos efetuar, de maneira resumida, uma análise da formação e transformações urbanas no Stadtplatz da Colônia Blumenau.
12 mar. 2014 ... São edificações originais dos primeiros anos da existência doStadtplatz da Colônia Blumenau. 
11 jan. 2015 ... Sr. Hermann Blumenau, como fundador da Colônia Blumenau, após definir o local do Stadtplatz.
19 jun. 2015 ... Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz · As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau · Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel 

8 jun. 2014 ... ... Itajaí e Blumenau. Todo embandeirado e ornado de palmitos e flores foi recebido com grande festa, no porto do Stadtplatz de Blumenau.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
 
2024 - 200 anos de imigração alemã no Brasil...
... e muita história




5 comentários:

  1. Gostei da matéria. Interessante saber a história de um lugar tão lindo e aprazível como Blumenau.Continue a buscar as notícias do passado Angelina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sr. Purim. que bom que gostou. continuarei sim. Tenho tido menor tempo, em função de outros projetos em andamento. Ms é importante este resgate, para ventilar esta história àqueles que gostariam de conhecê-la. Abraços...

      Excluir
  2. Bom dia. Estou pesquisando sobre August Müller, quais os nomes foram os filhos dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, descobriu algo? Também estou pesquisando os nomes de todos os filhos.

      Excluir
    2. Meu bisavô Gustav Muller era filho de August Muller. Teve duas filhas, Clara Muller Ermel (minha avó) e Rosa Muller da Silva, e dezesseis netos (entre eles, Rosa Cecy Ermel, minha mãe).

      Excluir