terça-feira, 29 de agosto de 2023

Pouso Redondo SC - Descendentes de Gottlieb Reif - Criadores de Cavalos

Gottlieb Reif, o pioneiro e seu filho Hermann, 
conhecido em Pouso Redondo como Germano.
Estivemos visitando Pouso Redondo para apresentar o livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1", compêndio no qual está um pouco sobre a história de seu fundador Gottlieb Reif  e onde encontramos parte seus descendentes, mais especificamente os descendentes de seu filho Friedrich Hermann Reif. Na região ele é conhecido conhecido como Germano e no cemitério, está registrado como Jermano. Coisas do nacionalismo. Hermann foi casado com Isolina Maria Ida Dumke. O Casal teve os filhos: Helena Cristina Reif (1913–   -),  Gottlieb Reif (1917–1999), Otto Reif (1920–2007) e Max Reif (1923–2003). O filho de Hermann que recebeu o mesmo nome do fundador de Pouso Redondo - Gottlieb, se casou com Gertrudes Klegin e tiveram 11 filhos - 4° geração, onde alguns nos receberam em Pouso Redondo, como a Marlene e a Ondina
São os filhos de Gottlieb e de GertrudesEugen Reif (1° Prefeito de Rio do Sul), Evaldo Reif, Germano Reif, Oswaldo Reif,  Carmen Reif , Raimundo Reif, Lothar Reif, Marlene Reif, Thusnelda Reif,  Ondina Reif,  Jens Reif e Roland Reif.
Encontramos Marlene, Thusnelda e Ondina nesse mês de agosto, em Pouso Redondo, durante a 7° Feira do Livro de Pouso Redondo.
Com as filhas de Gottlieb Reif, filho de Hermann Reif, filho de Gottlieb Reif Sênior, na 7° Feira do Livro de Pouso Redondo, dia 24 de agosto de 2023.


Marlene se casou com Luiz Mollo de São Paulo, descendente de imigrante italiano e Ondina se casou com Moises Da Conceição Amendoeira, proprietários do Haras Amendoeira Ranch, que visitamos nos dias 25 e 26 de agosto de 2023
As terras da família Amendoeira estão muito próximas das terras do fundador da cidade Gottlieb Reif Sênior. Foi encontrado um mapa no Registro de Imóveis por Moisés, que confirma isso e também confirma a afirmativa histórica de que esta região pertencia à Colônia Blumenau, pois  o Sindicato Agrícola de Blumenau recebeu do governo uma gleba de 2901 hectares  terra devolutas, sendo que no mapa são destacadas as terras de Gottlieb Reif Sênior, as terras devolutas e as terras doada para o Sindicato Agrícola de Blumenau.


Moises da Conceição Amendoeira
A neta de Hermann Reif e filha do Júnior Reif (Gottlieb), Ondina, se casou com Moises da Conceição Amendoeira em 1981, e são proprietários do Haras Amendoeira Ranch. Esta atividade de criação de cavalos já existia no local desde o início do século XX. O local estava no caminho das tropas.
Pouso Redondo início do século XX.











Paula Reif Amendoeira.
Moises sempre gostou de trabalhar com cavalos. Antes disto, foi escriturário no Cartório do Registro Civil de Pirituba, em São Paulo. Moises planejou formar família e mesmo tendo iniciado a faculdade de direito com intuito de evoluir trabalhando em um cartório, concluiu que não seria a melhor opção para sua vida e sua família. Deixou amigos no cartório e comprou um comércio. Acreditava que com trabalho, teria melhores resultados para arcar a responsabilidade de uma família. Casou-se com Ondina Reif e no interior de São Paulo, mudaram para o ramo para cavalos. No início da década de 2010, com filhos já criados, a família se mudou para a cidade de Pouso Redondo e continuou no ramo de criação de cavalos. Moisés trabalha com cavalos há mais de 40 anos e teve uma  aprendiz, sua filha Paula Reif Amendoeira, tataraneta (5° geração) de Gottlieb Reif Sênior.
Documento de imigração de Moises da Conceição Amendoeira

Moises da Conceição Amendoeira, sendo imigrante português, chamado de Opa, por seus netos e que aprecia muito, nasceu em Moita da Roda, em Portugal, em 23 de março de 1946, filho de Raul Amendoeira e Maria A. Conceição. Migrou para o Brasil em 29 de abril de 1966, com 20 anos de idade. Moita da Roda é uma povoação localizada na União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Distrito de Leiria, Portugal.
Moita da Roda , Distrito de Leiria, Portugal. Em 2011 tinha 566 habitantes.


Documento de imigração de Moises da Conceição Amendoeira.

Moises da Conceição Amendoeira
Atualmente, com 77 anos de idade, Moises continua a trabalhar com o mesmo entusiasmo que iniciou seus planos na década de 1970, quando constituiu família com Ondina Reif em 1981








Localização Histórica

Estrada Geral Corruchel - Lajeado Alto, Pouso Redondo SC.








Haras Amendoeira Ranch - Pouso Redondo SC 
Vídeo
Fotografias
Caminho - Estrada Geral Corruchel


A Casa do Amendoeira
Tradição sempre - Porcelana Schmidt.

Tradição sempre - Porcelana Schmidt.

Tradição sempre - Porcelana Schmidt.

Tradição sempre - Porcelana Schmidt.

Iguarias de Ondina Reif Amendoeira.


Objetos de antiquário, vitral,  recuperado por Moises.









Roberto Wittmann e Moisés Amendoeira.




























Paula Reif Amendoeira.












Marlene Reif.






Com parte dos descendentes de Gottlieb Reif Sênior.












































Luiz.





Eduardo e seu Opa.

Um registro para a História!

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário