sexta-feira, 18 de agosto de 2023

A Propriedade de Richard e Linda Klitzke - mantida por seus descendentes - Família Klitzke - Benedito Novo/Timbó SC

Casa construída em 1954 por Richard Klitzke, neto do pioneiro Karl.
A origem da Família Klitzke de Benedito Novo é do antigo território da Pomerânia. Os pioneiros, Karl Klitzke e Emilie Erdmann se casaram no território que fez parte da território da Alemanha até 1945 e resolveram migrar para o Brasil. Há indícios que outros membros da família também migraram para o Brasil. Karl Klitzke nasceu em Arnhausen, antigo território da Prussia Pomerana, em 19 de maio de 1845. Seus pais foram Friedrich Wilhelm Klitzke Johanna Marie Friederike Röpke e seus irmãos foram: Frederick Klitzke (1846–1917), Friedrich Gottlieb August Klitzke (1847–  ), Albert Klitzke (1861–1947) este está sepultado também em Timbó no mesmo cemitério que Karl e, Albertine Alwine Mathilde Klitzke (1864–1902). Quantos irmãos migraram para a região? Karl e Emilie vieram casados da Prússia, portanto adultos.
O pioneiro da família Klitzke de Bendito Novo está sepultado no Cemitério Municipal de Timbó SC.
O irmão de Karl Klitzke, Albert Klitzke, também está sepultado no Cemitério Municipal de Timbó SC - Pioneiro.

Arnhausen foi um povoado do condado de Belgard, Prússia Pomerânia e após 1945, o local passou a pertencer a Polônia com o nome de Lipie (Rąbino), do condado de Świdwiński, da Pomerânia Ocidental, Polônia.
Essa povoação era propriedade de Erasmo de Manteuffel-Arnhausen (1475 – 1544), Bispo de Cammin Arnhausen, junto com os distritos de Heyde, Jeseritz e Passentin, era acessado pela estrada distrital via Groß Rambin. Um curiosidade é que esse nobre  religioso, Manteuffel, foi uma oposição à Reforma implementada por Lutero, que evoluiu decisivamente após a sua morte, em terras Pomeranas.
Na segunda metade do século XIX, a povoação possuía aproximadamente 500 habitantes.
Antes de receber o nome de Arnhausen, a localidade era conhecida como Tarnhausen, Tharnhusen ou Tarnhusen e foi mencionado pela primeira vez em um documento, em 1280 ligado ao Castelo de Tharnhuss
O castelo do bispo situava-se na parte noroeste da povoação. No período medieval, contava com uma muralha de pedra e terra com 2,5 m de altura. Esta muralha já existia antes castelo ser construído entre os séculos IX e XII. O castelo foi construído pelo bispo de Kamieƒ, Herman von Gleichen, criando o lugar que foi chamado de Tharnhus. Fonte: Touristischer Wegweiser . 
Em 1523, o local era a residência ancestral da família von Manteuffel. O nome Arnhausen surgiu no final do século XVII, quando a propriedade se dividiu em três partes: Os nomes Glasenapp, Zastrow, Dazuz e Klitzing aparecem como proprietários, e mais tarde von Manteuffel, novamente. 

Localização de Arnhausen.
Um pouco de História...
Os franceses sequestraram a carruagem da vitória do Portão de Brandemburgo, em Berlin e a levaram para Paris, como despojos de sua vitória em 1807. Em 1815, a carruagem da vitória foi tomada dos parisienses. Um orgulho da povoação de Arnhausen, era de que o ferrador e armeiro Franz Gottlieb Hensel, nascido no povoado, fez parte da pelotão de escolta, durante o transporte de Paris a Berlin. Ele também ajudou a mover a peça recapturada e colocada de volta ao seu antigo local, sobre o portão famoso de Berlin. 
Em 1867,  fazenda Bornbruch também pertencia à povoação. Nessa época, mais ou menos no período da migração dos Klitzke, o distrito de Arnhausen possuía 732 pessoas que residiam em 108 edificações. O rebanho era formado por 92 cavalos, 220 bovinos, 2.994 ovinos, 234 suínos, 27 caprinos e 40 colmeias.
Fonte: Berghaus, livro de terras do Ducado de Kashubia
Igreja de Arnhausen - Prussia.
Igreja, agora no local que se chama Lipie - Polônia - Está em estado ruim de conservação.
Geração de Karl e Emilie - 1° Geração no Brasil (pioneiros)

No final da década do século XIX, Karl Klitzke e Emilie Erdmann migraram para o Brasil, interior da Colônia Blumenau, região de Timbó. Eles se casaram na Prussia/Alemanha e tiveram  7 filhos. São eles: Albert Klitzke (1874–1941), Minna Henriette Anna Klitzke (1876–1954), Albert Julius Carl Klitzke (1878–1947), Bertha Emilie Auguste Klitzke (1881–   ), Johanna Marie Mathilde Klitzke (1883–1948), Emil Carl Albert Klitzke (1885–1970) e Wilhelm Hermann Ernst Klitzke.
Na pesquisa encontramos nome de um dos irmãos de Karl sepultado no Cemitério Municipal de Timbó SC, o que identifica que outros familiares seus, também migraram para a região.
Karl Klitzke faleceu em 22 de setembro de 1936, em Timbó, onde está sepultado no Cemitério Municipal, (localizado nos fundos da Igreja Luterana de Timbó). 

Geração de Albert e Rosalie - 2° Geração no Brasil

Assinatura original de Albert e Rosalie.
Entre os filhos de  Karl e Emilie, os pioneiros, estava seu filho mais velho  Albert Klitzke, nascido em 2 de maio de 1874, na localidade de Rio dos Cedros, Santa Catarina. Albert se casou em Indaial, em 11 de abril de 1896, com Rosalie Ewald. O casal constituiu família em Benedito Novo. Tiveram 6 filhos. São eles: Rudolf Klitzke (1896–1974), Oscar Klitzke (1898–1973), Ervin Klitzke (1900–1976), Gustavo Klitzke (1902–1985), Leopoldo Klitzke (1904–1988) e Richard Klitzke (1907–1993).
Geração de Richard e Linda - 3° Geração no Brasil

Entre os filhos de Albert e Rosalie estava o filho mais jovem - Richard Klitzke, nascido em 2 de março de 1907. Quando Richard nasceu, seus pais: Albert tinha tinha 33 anos e Rosalie tinha 29 anos. Richard se casou em 17 de janeiro de 1931, em Benedito Timbó, atual Benedito Novo, com Linda Lunge - local foi registrado como Blumenau, porque fazia parte do território de Blumenau. O Casal teve 5 filhos: Werner Klitzke, Alexandre Klitzke, Benno Klitzke,  Selma (1931- 2000) e o Conrado Klitzke (1936-2003). O casal construiu uma casa com estrutura autoportante e acabamentos em estuque com "almas" de bambu, localizada na propriedade onde atualmente residem sua neta e bisneto e onde está localizado o Recanto Grünenberg.
Richard faleceu em 15 de janeiro de 1993, em Benedito Novo, com 85 anos, e foi sepultado em Benedito Novo.
Geração de Selma e Ottmar - 4° Geração no Brasil

A filha do casal Richard e Linda, Selma nasceu em 25 de junho de 1931, em Benedito Timbó, atual Benedito Novo. 

Selma se casou com Ottmar Franke de família de Blumenau, em Bendito Novo, em 16 de outubro de 1954. Ottmar nasceu em 16 de março de 1934 e faleceu em 17 de fevereiro de 2006. Selma faleceu em 5 de março de 2000. O casal Selma e Ottmar teve 2 filhas.


Geração de Darci e Harry Steuck - 5° Geração no Brasil

Darci e o filho Harley Harry Steuck - 2023.


O casal teve as filhas Carmen Klitzke (casada: Grundmann) e Darci Klitzke. Darci se casou com Harry Steuck de Timbó e tiveram 4 filhos. São eles: Jeferson Ricardo Steuck, Dirceu Dimas Steuck, Katy Aline Franke Steuck e Harley Steuck, que nos recebeu no local, falando dos seus antepassados e sobre a importância de manter a memória, não somente para a família, mas para a sociedade da cidade.
Darci Franke e o filho Jeferson R. Steuck - 2017
Carmen Franke (Grundmann)
Geração de Harley Harry Steuck - 6° Geração no Brasil
Harley Harry Steuck.

Harley é filho de Darci, que ao seu lado, trabalham na propriedade que pertenceu ao seus antepassados Richard Klitzke e Linda Klitzke.
Com projetos em andamentos, abriu as portas da propriedade histórica familiar à visitação, disponibilizando a história na paisagem e a gastronomia familiar capitaneada por sua mãe Darci.
Darci (solteira Klitzke)Franke.
Vídeo

Casa de Richard e Linda Klitzke - Recanto Grünenberg
Casa construída por Richard Klitzke em 1954.






































Darci Steuck e seu filho Harley Steuck - 5 e 6 geração da família no Brasil.



Um Registro para a História.

Leitura Complementares - Para ler - Clicar sobre o título:

  1. Cemitério XXXIII - Cemitério Municipal de Timbó SC
  2. Arquitetura Pioneira - Passando por Benedito Novo SC
  3. Timbó - SC - Um pouco de história da Colônia Blumenau e paisagem atual
  4. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  5. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  6. Detalhes do Caminho de Blumenau para Itaiópolis SC - Salto Donner - Doutor Pedrinho e Igreja de madeira São Pedro e São Paulo - Distrito de Moema - Outros
  7. Descrição de Viagens em Carros de Mola da Comitiva de Friedrich Richard Krauel - O primeiro embaixador alemão que visitou a região do Vale do Itajaí - Século XIX - então Colônia Blumenau
  8. Igreja Enxaimel - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade - Benedito Novo SC
  9. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  10. Porcelana Schmidt - Tradição
  11. Erwin Curt Teichmann - Personagem de Vanguarda - Nas Artes plásticas e Design - Século XX - No Vale do Itajaí
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário