sábado, 5 de agosto de 2023

Dicas e algumas receitas de Tortas - Receitas de Henriette Davidis - Culinária Alemã - Episódio 2

Será um trabalho contínuo até terminar o livro de Henriette Davidis que apresenta receitas de todos o tipos, desde doces e salgadas, salvaguardada, para o almoço, jantar, lanches...
Iniciamos com as tortas, para criar um "movimento" e nos familiarizarmos com a tradução. Tortas tem receitas mais conhecidas e mais usadas.
Seguimos nas páginas 528 e 529, na sequência das páginas das tortas e bolos.
Nessa tradução, concluímos que a cuca, (Como se fosse a única iguaria desse tipo na mesa do alemão) que foi herdada pelos descendentes dos imigrantes alemães, que na verdade é Kuchen, é uma adaptação mal feita do que realmente se fazia na Europa. Isso foi consequência de algumas questões históricas e locais, inclusive na Europa. Um dos motivos, começa pela limitação dos ingredientes, sendo que nunca faltou leite, manteiga e ovos, pela autossuficiência das propriedades coloniais, ao menos, aqui em Santa Catarina.
Dica de como fazer uma boa massa folhada.
Ingredientes

1/2 kg de farinha seca fina;
1/2 kg de manteiga boa;
1-1/2 xícara de água fria;
um copo pequeno de rum ou arrat;
um ovo inteiro.


Modo de Preparo
Em "Cruz" para dobrar.
Na noite anterior, a manteiga é lavada à mão para ficar bem dura, espalhada com o dedo e colocada num prato, na adega
(local fresco)
No dia seguinte você coloca a farinha no meio de uma vasilha limpa, faz um espaço no meio da farinha e adiciona o ovo, a água e o rum. Mistura a farinha com uma faca e trabalha a massa com as mãos como se faz com a massa de pão. Não deve ser muito duro, mas também não deve grudar nas mãos. Em seguida, estenda na espessura de um dedo mindinho, coloque a manteiga por cima e dobre a massa à direita e à esquerda sobre a manteiga, assim como os outros dois lados, e deixe descansar no frio por 1/2 hora (Geladeira). Em seguida, é desenrolado, usando apenas um pouco de farinha para polvilhar por cima e por baixo. A massa é agora polvilhada com uma peneira para que as mãos permaneçam limpas e sem farinha. Amassado uma segunda vez da maneira indicada e deixada para descansar novamente por 1/2 hora. Isso acontece mais duas vezes. Antes de estender a massa pela quarta vez, corte um pedaço da borda. Abra o pedaço maior e estique bem fino. Coloque uma tampa de lata ou uma tigela do tamanho desejado, passe uma roda de bolo em volta, polvilhe um pouco de farinha sobre ela, dobre a massa em cruz, porque é mais fácil colocar no prato assim. Tire o pó da farinha, pincele bem onde vai ficar a borda, só não nas laterais, com um pouco de ovo ou água. Coloque uma borda da massa cortada e enrolada e espete-a em vários lugares com a faca, evitando bolhas. 
Depois de pronta a massa, ela deve ir imediatamente ao forno, sem demora, caso contrário, a massa folhada não sairá. Asse a (temperatura) de aquecimento, não mais do que, até que tenha subido e colorido bem.


Massa folhada de Saarbrücken
Ingredientes
330 g de manteiga preparada de acordo com o anterior;
330 g de farinha seca fina;
2 colheres de sopa de Arrak (Cachaça indiana - aguardente de cana de açúcar);
Meia xicara cheia de água fria.

Modo de Preparo

Com a metade da farinha é feita uma massa misturando a água e o Arrak. Depois, a manteiga é bem amassada com a outra metade da farinha, cada parte é enrolada individualmente, depois colocada uma sobre a outra e enrolada mais três vezes.

          Algumas receitas de tortas e bolos
Boa massa para tortas e bolos. 

 Ingredientes

1/2 kg de farinha fina;
375 g de boa manteiga lavada;
1 ovo inteiro;
1 gema;
2 colheres de sopa de álcool ou rum.

Modo de Preparo

Coloque a farinha em uma tigela, quebre a manteiga em pedaços pequenos e misture bem com a farinha. Em seguida, faz-se um buraco no meio e colocar os ovos e mais meio copo de água, juntam-se com o conhaque. Fazer uma massa esticada  e dobrada quatro vezes como massa folhada. Usada para qualquer tipo de torta.
Observação: Este pastel é particularmente recomendado no verão, quando o folhado é difícil de fazer para pessoas inexperientes devido ao calor.
Massa inglesa para tortas e pequenos pastéis
Ingredientes
 1/2 kg de farinha fina;
125 g de açúcar peneirado;
125 g de amêndoas trituradas;
1 gema de ovo;
9 ovos cozidos cuja parte amarela é ralada muito finamente;
330 g de manteiga lavada e quebrada em pedaços pequenos;
vinho branco suficiente para fazer uma massa que é fácil de enrolar. 

A partir disso, uma folha superior e inferior ou um bolo em forma de treliça.

Boa massa quebrada para bolos 
Ingredientes
570 g de farinha fina;
1/2 kg de manteiga lavada;
70 g de açúcar;
meio copo de vinho com água fria

Modo de Preparo









A massa é misturada (não amassada) de acordo com as regras gerais até que tudo esteja bem misturado. Em seguida, deixe a massa descansar por algumas horas. Também pode ser de um dia para o outro. Abra a massa e asse em fogo médio.
Massa levedada fina para bolos de fruta
Ingredientes

1/2 kg de farinha fina aquecida;
250 g de manteiga lavada;
1 ovo;
2 gemas;
3 colheres de sopa de açúcar;
1/4 7 de leite morno;
30 g de fermento, preparado de acordo com o item 1 desta seção;
1 colher de chá de sal.
Modo de Preparo

Misture metade da farinha com o leite e metade do fermento, deixe levedar bem, depois trabalhe com a restante farinha, manteiga amolecida, fermento e sal. Bata a massa conforme e enrole ou pressione com o rolo de macarrão ou com as mãos e coloque em um local quente e sem correntes de ar para crescer novamente.


Despeje em um bolo grande de ameixas frescas
17 creme de leite grosso;
 4 ovos;
2 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de chá de canela;
baunilha esmagada;
cardamomo ou um pouco de raspas de limão.

Modo de Preparo

Bata vigorosamente as natas com os ovos inteiros e regue com uma colher quando o bolo estiver quase pronto. Após o cozimento, polvilhe bem com açúcar moído.


Continua no próximo Publicação do livro de Henriete Davidis

 Tradução: Angelina Wittmann

 

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Leituras complementares, clicar sobre o link escolhido:


Nenhum comentário:

Postar um comentário