segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Projeto Memorvale - Casa Peter Forbici - Rua Amazonas 1680 - Garcia - Na Paisagem




Casa Peter Forbici -  Novembro 1987.

Casa com estrutura enxaimel e fechamento com tijolos aparentes, ainda está localizada na Rua Amazona, N° 1680, descaracterizada e com uso comercial, foi construída no final do século XIX pela família de Peter Forbici. A tipologia, de acordo, com a classificação organizada por nós no livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, tem características da Casa Permanente Rural, na região. Nessa, se destaca a presença dos anexos: frontal - na forma de varanda e também, o posterior, quase sempre onde estava localizado o local da cozinha. As fachadas são marcadas pela simetria e não poderia deixar de ter a "quebra" do telhado, cuja cumeeira sempre quase tem sua linha paralela à estrada.


A edificação construída por Formici está muito próxima da centralidade de Blumenau e da foz do Ribeirão Garcia, local do histórico  Stadtplaz de Blumenau e mesmo assim, suas características são, curiosamente, da Casa Permanente Rural. A escala de cidade no final do século XIX era muito diferente da usual, no tempo presente.


Peter Forbici emprestou seu nome para a rua que passa ao lado direito da casa que residia, saindo da Rua Amazonas.

Peter Forbici

Peter Forbici nasceu em 16 de maio de 1866 em Cremona - Itália. Seus pais foram: Baptist Forbici e Santa n. Sbaraini.
Cremona - Itália.



Peter Forbici era Mestre de Sapateiro e adquiriu uma colônia em Blumenau, no início do Garcia, onde construiu sua casa enxaimel. Peter se casou com Lina Bertha Agnes Richter  em 9 de maio de 1888 em Blumenau. Lina nasceu em 8 de setembro de 1870 e foi filha de August Richter e Dorothea Moll. 
O casal teve  10 filhos. São eles:
  1. Paul Richard August Forbici (28.10.1889) - mecânico em Bom Retiro, casou com Auguste Frieda Stange de Amman/Saxônia, filha de Emil Stange, mestre marceneiro em Blumenau, e Marie Elsabeth Nordmann. 
  2.  Dorothea Forbici -  Oscar Bürger;
  3. Rudolf Forbici (02.10.1895);
  4. Adolf Forbici  (21.04.1900) Pintor de paredes em Blumenau, casou com Bertha Lüttke, filha de Carl Lütke, em Máximo, e Justine Krüger.
  5. Virginia Forbicci ()28.01.1891); 
  6. Alice Forbici  (21.07.1898);
  7. Adolf Forbici ( 21.04.1900);
  8. Elsbeth Forbici (07.09.1902);
  9. Peter Forbici  (02.05.1907);
  10. Auguste Forbici (02.05.1908).
De acordo com Índice Onomástico dos Requerimentos ao Governo do Estado de Santa Catarina, Peter Forbici também foi carcereiro  da Cadeia de Blumenau. Em um documento de 10 de novembro de 1915, requeria pagamento para a alimentação dos presos e para a iluminação da Cadeia de Blumenau
Peter Forbici faleceu de problemas cardíacos com a idade de 73 anos em 25 de outubro de 1938 e está sepultado no Cemitério Luterano Centro - Blumenau.

A Casa Forbici
O Google Maps nos permite observar o patrimônio desde o ano de 2011.


Entre 2013 e 2014, "encostaram de vez, o telhada da construção mais nova no patrimônio.





Casa  Peter Forbici - Registro Mermovale
Casa Peter Forbici
 em Agosto de 2023.






De acordo com as imagens do Google Maps, isso aconteceu entre os anos de 2013 e 2014.







Belíssimo detalhe em madeira.


A Casa Peter Forbici deveria ter esta configuração em sua forma original, ou semelhante,  principalmente na varanda. Fotografia de Sara Barbosa da Silva.


A Casa Peter Forbici deveria ter esta configuração em sua forma original, ou semelhante,  principalmente na varanda. Fotografia de Sara Barbosa da Silva.






Nosso comentário: Uma tipologia rara, com características rurais, da região, praticamente inexistentes no entorno da centralidade de Blumenau. A casa têm condições de ser restaurada e há profissionais que poderiam pô-la de maneira original como o era no início do século XX.

Um registro para a História!

Projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico Memorvale

O projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale foi a efetivação do cadastramento das principais tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau e região, nas décadas de 1980 e 1990 e, que teve como epílogo, o tombamento, pela Fundação Catarinense de Cultura, de vários imóveis no centro de Blumenau e outros restaurados. Professor Vilmar Vidor foi o idealizador e proponente do projeto, tendo em sua equipe, dentre outras pessoas, a professora Amábile M. T. Dorigatti, que também coordenou o projeto, em determinada época.
Para a efetivação prática do projeto, Professor Vilmar Vidor contou com o apoio da FURB, através da participação de estagiários acadêmicos da instituição, que elaboraram o cadastro de imóveis antigos, de todos os tipos, linguagem e técnicas construtivas, entre os quais, aqueles construídos com a técnica construtiva enxaimel. O cadastro individual de cada tipologia, continha um pequeno relatório técnico, descrição, planta baixa, elevações e fotografias dos imóveis selecionados.

Fichas do Cadastro do Patrimônio Arquitetônico - Memorvale 

Tivemos acessos a mais de 1100 fichas pertencentes ao Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale (E que apresentaremos de modo individual - listada neste espaço), semelhantes a esta pequena amostra apresentada abaixo, onde estão listadas algumas das centenas de tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel, autoportante, e outras técnicas, dentro de diferentes estilos e recortes de tempo, que existem e existiam na cidade de Blumenau região. O modelo da ficha foi criado pelo Professor Vilmar Vidor e sua equipe e usado para elaborar o pioneiro cadastro do Patrimônio Histórico Arquitetônico, conhecido como Memorvale. De acordo com o Professor Vidor, pioneiro nesta pesquisa no Vale do Itajaí, em entrevista cedida ao jornalista Altair Pimpão, em 2 de março de 2014, 2/3 das edificações cadastradas de Blumenau, foram demolidas. Atualmente, mais, com certeza.
O assunto patrimônio e este trabalho eram tão novos dentro da academia, na cidade de Blumenau e região, que em algumas fichas, as casas foram definidas como “enchaimel”

O acervo e seu destino

Ainda na entrevista cedida ao jornalista Altair Carlos Pimpão em 2 de março de 2014, o Professor Vilmar Vidor explicou que o fichário dos imóveis foi repassado para a Fundação Cultural de Blumenau, para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau – IPPUB e para a FURB, onde pesquisamos o acervoO trabalho foi desenvolvido em parceria, entre a FURB e o IPPUB, foi muito facilitado e viabilizado, porque o Professor Vidor era Presidente do IPPUB, e simultaneamente, professor da FURB, o que lhe permitiu "diminuir distâncias" e a burocracia para o êxito do projeto.
A partir do projeto de Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico, conhecido como Memorvale, a Professora do Curso de Serviço Social da FURB – Amábile M. T. Dorigatti, criou a Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos; importante para o êxito do projeto, sua fluidez, levantamentos e efetivação dos cadastramentos das edificações históricas, viabilizando diálogos, projetos e parcerias entre proprietáriospesquisadores e poder público. 
Desta forma, a equipe de pesquisas coordenada pelo Professor Vilmar Vidor mantinha um diálogo permanente com os proprietários de imóveis antigos, através da associação que tinha uma cadeira no Conselho do Patrimônio Histórico de Blumenau, e também, no Conselho de Planejamento Urbano de Blumenau. Nas assembleias desta Associação, a municipalidade e os proprietários debatiam sobre a manutenção do patrimônio e sobre possíveis políticas preservacionistas. Existia um Estatuto e as reuniões eram periódicas.
Este material da Memorvale que pesquisamos, acessamos o Setor de Documentos Especiais da Biblioteca da FURB.

Na sequência os link's das Edificações Históricas, demolidas ou não, seus estudos, fotografias e a ficha do Memorvale. Para acessar, basta clicar sobre o Link, na edificação/ficha escolhida - No total somam 1100 fichas - em construção.
  1. Projeto Memorvale - Casa Peter Forbici - Rua Amazonas 1680 - Garcia - Na Paisagem
  2. Johannastift, o Hotel Alameda, a Turismo Holzmann, Zum Weissen Rössel (Cavalinho Branco), a Escola do SENAC Bistrô Johannastift, a Casa de Comércio de Blumenau - 100 anos de História e uso em 2023 - Arquitetura de Blumenau
  3. Projeto Memorvale - Casa Paul Lang - Rua São Paulo 1731 - Demolida!
  4. Projeto Memorvale - Casa Soares - Rua São Paulo  1729
  5. Casa Rischbieter - Ficha Rua São Paulo 1960
  6. Casa Ingrid Friedler Ficha Rua Paraíba N° 281 (DEMOLIDA!!)
  7. Casa Renato Vianna Ficha Rua Itajaí N° 574
  8. Casa Gropp - Ficha Rua Itajaí N° 667 (DEMOLIDA!!)
  9. Casa Gropp - Ficha Rua Itajaí N° 799 (DEMOLIDA!!)
  10. Projeto Memorvale - Refrigeração Martendal Ltda. - Rua São Paulo N° 1410 - DEMOLIDA em 1988
  11. Projeto Memorvale - Casa Spernau - Rua Bahia N° 1281 - DEMOLIDA em  27 de maio de 2022 -  com autorização da Prefeitura Municipal de Blumenau
  12. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
  13. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
Referências
  • Índice Onomástico dos Requerimentos para o Governo do Estado (1911/30-48-62-66/1971), Volume 3, Caixa 35, Florianópolis, outubro de 2014. Florianópolis, Fevereiro de 2015. Atualização. Disponível em: https://acervo.arquivopublico.sc.gov.br/uploads/r/arquivo-publico-do-estado-de-santa-catarina/c/4/5/c45fc25d25a801e06949d1f17403db06dd5162dd3cd716a4370b92eac1f83410/REQ._PARA_GOV._1911_a_30_-_48-62-66_a_71_v._3.pdf Acesso em: 19 de agosto de 2023 - 1h32.
  • Pioneiros da Colônia Blumenau. Famílias Evangélicas de confissão Lutherana da colônia Blumenau - Período: 1856 – 1940. Disponível em: https://riodoscedros.sc.gov.br/uploads/sites/444/2022/04/2209611_pioneiros_da_colonia_blumenau.pdf . Acesso em 19 de agosto de 2023 - 1h43.
  • VIDOR, Vilmar. Indústria e urbanização no nordeste de Santa Catarina. Blumenau: Edifurb, 1995. 248p, il.
  • WITTMANN, Angelina. Enxaimel e Sustentabilidade. UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects. Paper Procedings – Paper Proceedings – Volumes I – III – ISBN 978-1-944214-31-9. Rio de Janeiro. 2021. Páginas 1568/1571. Disponível em: https://www.acsa-arch.org/chapter/enxaimel-e-sustentabilidade/. Acesso em 26 de agosto de 2021 – 00:45h.
  • WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel. Blumenau: AmoLer, 2019. 408pp.:Il.:
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Agenda:

  • Dias 24 e 25 de agosto estaremos apresentando o livro Fragmentos Históricos e fazendo a palestra “Gottlieb Reif de Santa Catarina para Pouso Redondo” na 7ª Feira do Livro de Pouso Redondo.
  • Dias 31 de agosto, com a equipe do jornal O Município Blumenau estaremos no Norte Shopping para o lançamento da exposição No alvo da história, homenagem aos mais de 40 Clubes de Caça e Tiro – mantenedores, entre outros, da tradição na região








Nenhum comentário:

Postar um comentário